terça-feira, 27 de março de 2012

EXPEDIÇÔES MARÍTIMAS

Ir direto para busca. Novo usuário? Cadastre-seEntrarAjudaIE8 agora mais seguro, atualize já!E-mailMeu Y! Yahoo! Yahoo! Brasil Respostas Buscar Buscar na Web
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação
Artes e Humanidades
Beleza e Estilo
Carros e Transportes
Casa e Jardim
Ciências Sociais
Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas
Computadores e Internet
Ecologia e Meio Ambiente
Educação e Referência
Eletrônicos
Entretenimento e Música
Esportes
Família e Relacionamentos
Governo e Política
Gravidez e Maternidade
Jogos e Recreação
Negócios Regionais
Negócios e Finanças
Notícias e Eventos
Produtos do Yahoo!
Restaurantes
Saúde e Beleza
Sociedade e Cultura
Viagens
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?
Pontos e Níveis
Regras da Comunidade
Painel dos líderes
Blog

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar RespondaDescubraPor que Yahoo! Respostas? Compartilhe seus conhecimentos, ajude os outros e seja um expert. Resgistre-se aqui.
O que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada
TF Membro desde:
31 de maio de 2009
Total de pontos:
101 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

História - Expedições maritimas?
Como as monarquias centralizadas, os papas, os comerciantes enriquecidos desde as cruzadas associaram-se nas expedições marítimas a partir do séc XV?
3 anos atrás Denuncie by ♪♫ Scarlet ♥ Yeshua ♪♫
Membro desde:
19 de abril de 2008
Total de pontos:
416.361 (Nível 7)
Marca:

Adicionar amigo

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida por votação
A expansão marítima no comércio europeu ganhou força já no início do século XV, após a guerra dos cem anos, países europeus estavam enfraquecidos. Sua centralização monárquica associado aos poderes políticos concentrados nas mãos do rei para favorecer o setor mercantil, teve papel decisivo na montagem das grandes navegações.
Essa aderência dos papas e comerciantes enriquecidos ( os burgueses ) à Monarquia, se deve de fato ao desejo de ampliar seus negócios com futuras colônias, além claro, de extrair delas possíveis produtos de valor.Todos eles se uniram em busca do lucro que proporcionaria mais riquezas a cada um deles.
3 anos atrás Denuncie 69% 9 Votos
Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para Buscar
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (1)
by Waldir Costa Membro desde:
15 de junho de 2008
Total de pontos:
35.347 (Nível 7)
Adicionar amigo

Bloquear

Os portugueses começaram por explorar a costa de África em 1419, com navegadores experientes servidos pelos mais avançados desenvolvimentos náuticos e cartográficos da época, desenvolvendo a caravela.

Após sucessivas viagens exploratórias, Bartolomeu Dias dobrou pela primeira vez o Cabo da Boa Esperança, entrando no Oceano Índico a partir do Atlântico em 1488.

A chegada de Cristóvão Colombo à América em 1492 levou a uma negociação entre D. João II e o Reino de Castela. Como resultado, foi assinado em 1494 o Tratado de Tordesilhas, dividindo o Mundo em duas áreas de exploração: a portuguesa e a castelhana, cabendo a Portugal as terras "descobertas e por descobrir" situadas antes do meridiano que demarcava 370 léguas (1.770 km) a oeste das ilhas de Cabo Verde, e à Espanha as terras que ficassem além dessa linha.

Pouco depois, em 1498, Vasco da Gama chegou à Índia. Em 1500, numa segunda viagem para a Índia Pedro Álvares Cabral desvia-se da rota na costa Africana e chega ao Brasil[4]. Nas décadas que se seguiram os navegadores portugueses continuaram a exploração das costas e ilhas da Ásia oriental, estabelecendo fortificações e postos comerciais.

Em 1571 uma cadeia de entrepostos ligava Lisboa a Nagasaki, cidade fundada no Japão pelos portugueses: o império tornara-se verdadeiramente global, trazendo no processo enormes riquezas para Portugal. Em 1572, três anos após regressar do Oriente, Luís Vaz de Camões publicaria a epopeia "Os Lusíadas", cuja acção central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, imortalizando os feitos dos portugueses.

Apesar dos formidáveis ganhos no Oriente, o interesse por Marrocos não enfraquece. Em 1578 o rei D. Sebastião procurou conquistar os territórios interiores, o que terminou na derrota em Alcácer-Quibir, seguindo-se uma crise sucessória que resultou na união com a coroa espanhola em 1580. Durante a Dinastia Filipina o império português sofreu grandes reveses ao ser envolvido nos conflitos de Espanha com a Inglaterra, a França e a Holanda, que tentavam estabelecer os seus próprios impérios[5].
Descobrimentos e vigens portugueses entre 1415-1543: principais rotas (azul), império no reinado de D. João III (verde)

Entre 1595 e 1663 foi travada a Guerra Luso-Holandesa com as Companhias Holandesas das Índias Ocidentais e Ocidentais, que tentavam tomar as redes de comércio portuguesas de especiarias asiáticas, escravos da áfrica ocidental e açúcar do Brasil[6] Após a perda de numerosos territórios [7], Portugal restaurou a independência em 1640. Em 1654 conseguiu recuperar o Brasil e Luanda, embora tendo perdido para sempre a proeminência na Ásia.

O Brasil ganhou assim importância no império, reforçada pela descoberta de grandes quantidades de ouro no fim do século XVII. Com a chegada da Corte portuguesa em 1808, protegendo-se dos exércitos de Napoleão I, passou a ser considerado um associado ao Reino, com a designação de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

Com o reconhecimento da declaração de independência do Brasil em 1825, Portugal acentuou a expansão territorial no interior da África, e a partir de 1870 teria enfrentar as potências europeias para conservar o resto do seu fragmentado Império: as ilhas de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, a Guiné continental, as costas da Angola e de Moçambique, as possessões portuguesas nas Índias, Macau e Timor.

Em 1946, como política para evitar ser considerado uma potência colonial nos fóruns internacionais, na esperança de preservar um Portugal intercontinental, o Estado Novo passou a designar as colónias por províncias ultramarinas, considerando que esses territórios não eram colónias, mas sim parte integrante e inseparável de Portugal, como uma "Nação Multirracial e Pluricontinental". Em 1961 iniciam-se em África os confrontos da Guerra Colonial Portuguesa, que duraria até à Revolução dos Cravos em (1974), resultando na independência das colónias em 1975.

O "fim" de jure do Império Português terá sido em 1999, quando Macau, último território sob a sua administração, foi devolvido à República Popular da China. Pode-se ainda considerar que este ocorreu em 2002, quando Portugal reconheceu a independência de Timor-Leste, libertada da ocupação indonésia em 1999. Pode dividir-se a história do império português em períodos distintos:

* "Primeiro Império" (1415-1580): Descobrimentos e expansão em África e no Oriente, que terminaria com a ocupação espanhola.

* "Segundo Império" (1580-1822): Com a perda de influência no Oriente o Brasil ganha importância.

* "Terceiro Império" (1822-1975): Após a independência do Brasil, África domina no Império Colonial Português.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9ri…

Abço
3 anos atrás Denuncie 31% 4 Votos
Descubra Perguntas em História
HISTORIAAA!!! INDIAS OCIDENTAIS?
Porque os EUA foram considerados os vencedores da 1º guerra mundial?
Como eram lançados os gases tóxicos na Primeira Guerra Mundial ?
Quais foram as ideias de Stalin na Revolução Russa?
PUBLICIDADE
Hoje no Yahoo!
Eles já namoraram, mas ninguém se lembra

Será que esses casais ainda são lembrados ou se tornaram uma baita novidade?

Concurso oferece salário de até R$ 6.800
Sandy estreia com pérola no TUF
Filha desmaia após reencontrar a mãe

Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2012 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas