terça-feira, 20 de março de 2012

BIOGRAFIA DE SAUSSURE

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Trabalhos relacionadosBiografia de Ferdinand Saussure
Trabalho por Rafael Jacob Freire da Paz, estudante de Comunicação @ , Em 18/05/2004
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Ferdinand Saussure


Ferdinand Saussure nascido em Genebra, Suíça, em 1857, foi um dos mais engajados lingüistas de nossa história. Estudou em Leipzig, Alemanha,escola onde os chamados "novos gramáticos" estavam renovando os métodos da gramática comparada.

Saussure dedicou sua vida ao estudo e o ensino do sânscrito (antiga língua sagrada e literária da Índia, pertencente ao grupo Indo-Europeu), gramática comparada e, nos últimos anos de sua vida, lingüística geral. Defendeu sua tese de doutorado sobre o uso do caso genitivo no Sânscrito, sendo lhe concedido o seu doutoramento summa cum laude.

O presente trabalho reserva ênfase especial para esse último objeto de estudo do mestre genebrino. Não na sua teoria geral, mas em um aspecto específico de sua obra: as relações entre signo-mundo.

No intuito de expor a teoria lingüística de Saussure, na abordagem das relações signo-mundo, e realizando uma reflexão crítica à teoria do autor suíço, segue-se o presente trabalho.


Saussure e as Relações Signo e Mundo

Para podermos estabelecer as relações entre signo-mundo na obra de Ferdinand Saussure, precisamos nos inteirar de sua teoria lingüística. Saussure começou a elaborar suas considerações sobre a lingüística, pois estava insatisfeito com as teorias existentes em sua época, não vendo em nenhuma delas um objeto de estudo definido.

Sua primeira missão, na construção de uma nova teoria, foi definir tal objeto de estudo. De sua definição, podemos entender que o objeto de estudo da lingüística é a língua, que junto com a fala, forma a linguagem. A linguagem, por sua vez, é um sistema de signos, onde um som só pode ser considerado como linguagem se estiver expressando idéias. Tais signos são compostos por um significante, que seria uma "forma que significa" , e um significado, sendo "uma idéia significada" . O signo é, então, o fato central da linguagem.

Antes, porém, de nos determos nesse que é o fato central da linguagem, cabem algumas considerações importantes sobre a linguagem, ou seja, a combinação entre língua e fala. Ao se estudar Saussure, é muito comum alguns estudiosos desse lingüista aludirem às dicotomias saussurianas. A dicotomia langue - parole, ou língua e fala, em português, é uma dessas. Segundo as palavras de Culler: "A langue é o sistema de uma língua, a língua como um sistema de formas, enquanto a parole é a fala real, os atos de fala tornados possível pela língua" (Culler, p. 23;1979). Percebe-se que a parole é a realização do sistema que é a langue. A função principal de se ter essa definição para Saussure, é a de isolar o objeto de investigação do lingüista, ou seja, a língua.

Ao signo, retomando, é atribuída por Saussure uma natureza arbitrária, de onde podemos basear a relação entre o signo e o mundo. Mas o que seria essa natureza arbitrária? Diretamente explicando, significa que não há nenhuma relação natural ou inevitável entre o significado e o significante de um signo; ou seja, entre o conceito (fonema, imagem, palavra) do signo e sua imagem acústica (a associação que se dá na mente das pessoas) não existe nenhum elo de ligação. Exemplificando: não há nada que me impeça de chamar o objeto bola de guismo, pois a relação entre a palavra bola e aquilo que entendemos por bola é puramente convencional no português, não havendo um vínculo natural entre o seu significado e o seu significante. A arbitrariedade é um dos pontos mais importantes na formulação da teoria de Saussure.

Mesmo que tendo em comum a arbitrariedade, as diversas línguas não podem ser consideradas como um sistema de nomenclaturas. A idéia de ‘sistema de nomenclaturas’ nos remete à idéia de que existem conceitos universais, que são traduzidos de diferentes formas para cada


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