quinta-feira, 29 de março de 2012

BIODIVERSIDADE

PrincipalPaula SaldanhaO InstitutoObjetivosProjetosRELATÓRIO DE ATIVIDADESMotirõBiodiversidadeExpedições à NascenteGaiaMicrobacia dos LúciosAcervo EtnográficoTV ComunidadesExposiçõesTerra AzulImprensaContato"Nossa missão é contribuir para a formação de uma
consciência crítica das novas gerações e melhorar a qualidade
de vida das populações brasileiras, dando ao grande público
uma macrovisão do país e sua gente."


Biodiversidade
Biodiversidade será tema de projeto para TV e internet.

Projeto da jornalista Paula Saldanha em parceria com o ICMBio vai criar séries para TV, Portal bilíngue na Internet e centros de difusão de conhecimentos sobre a riqueza natural do País e a inter-relação de diversas populações das regiões documentadas com o meio ambiente.

Em 2011, ano em que seu Instituto completa 20 anos, a jornalista Paula Saldanha, que há mais de três décadas é engajada na defesa do meio ambiente e das populações tradicionais no Brasil, comemora a aprovação de mais um projeto: Biodiversidade. O objetivo é conscientizar e mobilizar a população brasileira acerca da vasta biodiversidade do País e das influências sobre ela exercidas pelo Homem. A iniciativa foi tomada com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente, através de Termo de Reciprocidade assinado em 27 de agosto de 2010.

Com a marca de credibilidade dos 35 anos de trabalho da jornalista sobre questões ambientais na TV (TV Globo, TV Manchete, TV Cultura e TV Brasil), os produtos da parceria vão divulgar o “país número um da megadiversidade” para o grande público: o Brasil é o país de maior diversidade de flora, fauna e ecossistemas do Planeta. O Instituto Paula Saldanha será responsável por coordenar produção de conteúdos sobre os temas. “Queremos comunicar e dar conhecimento aos brasileiros da importância da megadiversidade que temos em nosso país, que concentra grande parte de toda a diversidade biológica do Planeta e tem um povo extremamente criativo e engajado com alternativas e novas soluções na relação com o meio ambiente.”, destaca Paula Saldanha.

Esse tesouro natural está preservado em 310 unidades de conservação federais, como parques nacionais e reservas ambientais, distribuídas pelos vários biomas. As reservas são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia do Ministério do Meio Ambiente, criada há quatro anos, com a reestruturação do Ibama. Para o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, o tema precisa de destaque: “Nós conhecemos hoje pouco mais de 5% da nossa biodiversidade e somos um grande país megadiverso. Assim como temos essa megadiversidade, temos também um desconhecimento dela. Precisamos conhecê-la”, afirma.

O projeto destacará as relações ‘ambiente-populações’, para mostrar formas sustentáveis de produção, nas mais diversas regiões do país.

O Termo de Reciprocidade prevê a produção de 'clipes' de 1 minuto (interprogramas) sobre a biodiversidade e de uma nova série de TV, com programas de 30 minutos, a ser comandada por Paula Saldanha e exibida nas TVs públicas. A estreia da série está prevista para 2011, coincidindo com o Ano Internacional das Florestas. Além disso, o projeto inclui a criação de um Portal de Internet gratuito bilíngue, disponibilizando em português e inglês os conteúdos produzidos para os interprogramas e programas de TV.

A parceria prevê, numa outra etapa, a criação de Centros de Biodiversidade, que funcionarão como espaços de difusão de conhecimentos sobre a riqueza natural do Brasil. Nos Centros, que serão montados a partir da estrutura já existente nas unidades de conservação e prédios do ICMBio nos estados, o público poderá ter acesso, entre outras informações, a todas as imagens e informações produzidas pelo Instituto Paula Saldanha para este projeto.

Mais informações:

Ascom/ICMBio (61) 3341-9280/9289 e RWCine (21) 2543-3331/2152

www.paulasaldanha.org.br
O projeto

GALERIA












© 2010 - Todos os direitos reservados - Instituto Paula Saldanha

[x] close

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas