quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

HERMES DA FONSECA

Hermes da FonsecaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo ou secção contenha fonte(s) no fim do texto, esta(s) não é/são citada(s) no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto sempre que necessário.
Hermes Rodrigues da Fonseca

8º presidente do Brasil
Mandato 15 de novembro de 1910
a 15 de novembro de 1914
Vice-presidente Venceslau Brás
Antecessor(a) Nilo Peçanha
Sucessor(a) Venceslau Brás
Ministro da Guerra do Brasil
Mandato 15 de novembro de 1906
a 27 de maio de 1908
Antecessor(a) Francisco de Paula Argolo
Sucessor(a) Luís Mendes de Morais
Vida
Nascimento 14 de maio de 1855
São Gabriel, Rio Grande do Sul
Falecimento 9 de setembro de 1923 (68 anos)
Petrópolis, Rio de Janeiro
Partido PRC
Profissão Militar
Serviço militar
Serviço/ramo Exército
Anos de serviço 1871-1906
Graduação Marechal
Comandos Brigada Policial do Rio de Janeiro
Batalhas/guerras Revolta da Esquadra, Revolta da Vacina
ver
Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca (São Gabriel, 12 de maio de 1855 — Petrópolis, 9 de setembro de 1923) foi um militar e político brasileiro, presidente do Brasil entre 1910 e 1914.

Era sobrinho do Marechal Deodoro da Fonseca, 1º presidente do Brasil, do General João Severiano da Fonseca, Patrono do Serviço de Saúde do Exército, e filho do marechal Hermes Ernesto da Fonseca e de Rita Rodrigues Barbosa.

Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 Carreira militar
1.2 A eleição de 1910
1.3 Na presidência da República
1.4 Após a presidência
2 Composição do governo
2.1 Órgãos da Presidência
2.2 Ministérios
3 Representações na cultura
4 Referências
5 Bibliografia
6 Ligações externas

[editar] BiografiaSeu pai era natural de Alagoas e, sendo militar, foi transferido para São Gabriel, onde Hermes nasceu, em 1855. Quando o pai foi enviado para a Guerra do Paraguai, a família retornou para o Rio de Janeiro.

[editar] Carreira militar
Partidário do positivismo e filiado à maçonaria, o capitão Hermes da Fonseca participou, ao lado do tio, marechal Deodoro da Fonseca, do movimento de 15 de novembro de 1889. Anos mais tarde, também marechal, seria eleito e empossado como o oitavo presidente da república.Em 1871, aos 16 anos, formou-se bacharel em Ciências e Letras e ingressou na Escola Militar do Rio de Janeiro, onde foi aluno de Benjamin Constant, um dos introdutores das ideias de Auguste Comte no Brasil, e não escapou assim à influência do mestre, embora não se tornasse um positivista ortodoxo. Quando se formou serviu como ajudante de ordens do príncipe Gastão de Orléans, conde d'Eu.

Apoiou a república proclamada por seu tio Manuel Deodoro da Fonseca, e foi convidado por este a ser ajudante-de-campo e secretário militar após o golpe. Em dez meses passou de capitão a tenente-coronel.[1]

Por ocasião da revolta da esquadra (1893), destacou-se, em Niterói, no comando da defesa do governo de Floriano Peixoto. De 1894, quando foi promovido a coronel, a 1896 comandou o 2° Regimento de Artilharia Montada, depois foi nomeado chefe da Casa Militar da presidência.[1] Comandou a Brigada Policial do Rio de Janeiro (atual Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) entre 1899 e 1904, quando assumiu o comando da Escola Militar do Realengo, que formava os oficiais do exército.

Como comandante da Escola Preparatória do Realengo, em 1904, reprimiu a Revolta da Vacina, movimento que, em nome da liberdade individual, protestou contra a obrigatoriedade da vacina antivariólica, traduzindo, também, a insatisfação popular mais ampla contra o regime. O presidente Rodrigues Alves promoveu-o a marechal. Desempenhou vários cargos governamentais até se tornar ministro da Guerra, durante o governo de Campos Sales.

Continuou na pasta da Guerra no governo seguinte, de Afonso Pena (1906-1909), e reformou o exército e o ministério com a criação de serviços técnicos e administrativos. Dessas inovações, a mais importante foi a instituição do serviço militar obrigatório, conquanto essa lei só fora legitimada em 1964, Lei nº 4.375, de 17 de Agosto de 1964. [2] Devido à discussão na Câmara sobre a participação dos militares na vida política do país, pediu demissão do cargo. Foi depois ministro do Supremo Tribunal Militar (STM).

[editar] A eleição de 1910
A festa durante a posse em 1910.Em novembro de 1908, após regressar de uma viagem à Alemanha, onde assistira a manobras militares como convidado de Guilherme II, foi indicado para a sucessão presidencial. Contou com o apoio do presidente Nilo Peçanha que substituiu Afonso Pena e das representações estaduais no Congresso Nacional, à exceção das bancadas de São Paulo e Bahia, que apoiavam o nome do senador Rui Barbosa e o presidente de São Paulo Albuquerque Lins como candidato a vice-presidente, e deram início à campanha civilista.

Pela primeira vez no regime republicano se instalou um clima de campanha eleitoral com a disputa entre civilistas e hermistas. Com o convite de Nilo Peçanha para que retornasse ao cargo no ministério, se fortaleceu e venceu as eleições de 1910 contra Rui Barbosa.

Na eleição de 1 de março de 1910, o país se dividiu: Bahia, São Paulo, Pernambuco, o estado do Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, apoiaram o candidato Rui Barbosa, que tinha o presidente de São Paulo, Albuquerque Lins, como seu vice-presidente, e os demais estados apoiaram a candidatura de Hermes da Fonseca, que tinha Venceslau Brás como seu vice. Hermes e Wencesláu Brás venceram. Hermes teve 403.867 votos contra 222.822 votos dados a Rui Barbosa.[3]

Depois de eleito, viajou à Europa, onde assistiu à queda da monarquia em Portugal.

[editar] Na presidência da República
Marechal Hermes da Fonseca.Hermes da Fonseca enfrentou, logo na primeira semana de governo, em novembro de 1910, a Revolta da Chibata, arquitetada por cerca de dois anos e que culminou num motim dos marinheiros no Encouraçado Minas Gerais, Encouraçado São Paulo, Encouraçado Deodoro e Cruzador Bahia, revolta liderada pelo marinheiro João Cândido Felisberto. Depois de conseguido o objetivo, o fim da aplicação da Chibata na Marinha, e concedida a anistia a todos os mais de dois mil marinheiros amotinados, o governo traiu sua palavra e começou um processo de expulsão de marinheiros. O primeiro motim, já controlado, foi seguido de um levante no batalhão de fuzileiros navais sem causa aparente. O Marechal Hermes ordenou o bombardeio aos portos e colocou o país em estado de sítio. Mais de 1200 marinheiros foram expulsos e centenas foram presos e mortos. Apesar de ser bastante popular quando eleito, sua imagem ficou bastante abalada depois da revolta. Logo outra revolta veio conturbar o seu governo, a Guerra do Contestado, que não chegou a ser debelada até o fim de seu governo.

Manteve a ordem e apoiado pelo Partido Republicano Conservador, liderado pelo senador Pinheiro Machado, retomou o esquema das administrações anteriores, sem poder, contudo, conter o surto militarista das chamadas "salvações", que consistiam na derrubada das oligarquias que dominavam as regiões Norte e Nordeste. Foi no seu Governo que foi criada a Faixa Presidencial, pelo Decreto número 2.299, de 21 de Dezembro de 1910.

A Política das Salvações, nem sempre pacífica, consistiu em promover intervenções federais sucessivamente nos Estados de Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas, alegando a prática de corrupção e a fim de colocar militares na chefia dos Estados, em substituição aos políticos. As intervenções provocaram violenta oposição, que resultou no bombardeio a Manaus e Salvador.

Em seu governo ocorreu nova renegociação da dívida externa brasileira, em 1914, com um segundo funding loan (o primeiro fora negociado por Campos Sales), pois a situação financeira do Brasil não andava bem. Sua política externa manteve a aproximação com os Estados Unidos, traçada pelo chanceler barão do Rio Branco, que continuou no cargo de ministro, até 1912, quando faleceu.

No plano interno, prosseguiu o programa de construção de ferrovias, incluindo a ferrovia Madeira-Mamoré e de escolas técnico-profissionais, delineado no governo Afonso Pena. Instalou a Universidade do Paraná. Concluiu as reformas e obras da Vila Militar de Deodoro e do Hospital Central do Exército (HCE), entre outras, além das vilas operárias, no Rio de Janeiro, no subúrbio de Marechal Hermes e no bairro da Gávea.

Foi o único presidente a casar-se durante o mandato presidencial, sua primeira esposa, Orsina Francioni da Fonseca, com que casou-se em 1878 veio a falecer em 1912. Sua segunda esposa foi a caricaturista Nair de Tefé von Hoonholtz, filha do barão de Teffé. Nair seria hoje considerada uma feminista - e, em sua longa vida, chegaria a participar das primeiras comemorações do Ano Internacional da Mulher. Casaram-se no dia 8 de dezembro de 1913, no Palácio do Catete - Rio de Janeiro (embora ele tenha pedido a sua mão em 6 de janeiro).

Durante seu governo, foi editado um decreto instituindo o uso da faixa presidencial no Brasil, sendo ele mesmo o primeiro presidente a usá-la e o primeiro a passá-la a seu sucessor. Desde então, todos os presidentes a recebem na ocasião da posse. Hermes da Fonseca é um dos dois únicos militares a chegar na Presidência de forma direta e eleitoral. O outro foi Eurico Gaspar Dutra. Durante todo o seu mandato andou fardado, inclusive durante as reuniões ministeriais.[1]

[editar] Após a presidênciaAo deixar a presidência, em novembro de 1914, candidatou-se ao Senado pelo Rio Grande do Sul, mas recusou-se a assumir a cadeira, em virtude do assassinato de Pinheiro Machado, no dia em que deveria ser diplomado, em setembro de 1915. Viajou para a Europa, afastando-se da política, e só retornou ao Brasil após seis anos de vida na Suíça (1920), quando se iniciava uma nova campanha presidencial.

Acolhido carinhosamente pelos militares, foi conduzido à presidência do Clube Militar em 1921. Nesta condição entrou em conflito com o governo de Epitácio Pessoa ao prestigiar as forças políticas que apoiaram a candidatura de Nilo Peçanha, no movimento "reação republicana", e envolver-se na frustrada revolta militar de 1922, conhecida como revolta do forte de Copacabana.

Durante a eleição presidencial de 1922, cartas falsas contra Hermes da Fonseca, onde era chamado de sargentão sem compostura, foram atribuídas à autoria de Artur Bernardes, o que causou tumulto imenso naquelas eleições

Sua prisão foi então decretada pelo presidente Epitácio Pessoa. Seis meses depois foi libertado graças a um habeas corpus. Doente, retirou-se para Petrópolis (RJ), onde morreu em 9 de setembro de 1923. Foi sepultado no cemitério da cidade.

[editar] Composição do governoA composição do governo do marechal Hermes da Fonseca foi[4][5]:

[editar] Órgãos da PresidênciaÓrgão Nome Período
Início Fim
Secretaria da Presidência da República Alcebíades Peçanha 15 de novembro de 1910 7 de abril de 1913
Jesuíno Ubaldo Cardoso de Mello 7 de abril de 1913 10 de novembro de 1914
Consultoria Geral da República Tristão de Alencar Araripe Júnior 15 de novembro de 1910 29 de outubro de 1911
Rodrigo Octavio de Langgaard Meneses 9 de novembro de 1911 12 de abril de 1912
Manoel Álvaro de Souza Sá Vianna 12 de abril de 1912 1 de agosto de 1913
Rodrigo Octavio de Langgaard Meneses 1 de agosto de 1913 15 de novembro de 1914
[editar] MinistériosMinistério Ministro(s) Período
Início Fim
Ministério da Justiça e Negócios Interiores Rivadávia da Cunha Correia 15 de novembro de 1910 12 de agosto de 1913
Uladislau Herculano de Freitas 12 de agosto de 1913 15 de novembro de 1914
Ministério da Marinha contra-almirante Joaquim Marques Batista de Leão 15 de novembro de 1910 11 de janeiro de 1912
vice-almirante Manuel Inácio Belfort Vieira 11 de janeiro de 1912 12 de julho de 1913
general Vespasiano Gonçalves de Albuquerque e Silva (interino) 12 de julho de 1913 2 de agosto de 1913
vice-almirante Alexandrino Faria de Alencar 2 de agosto de 1913 15 de novembro de 1914
Ministério da Guerra general Emídio Dantas Barreto 15 de novembro de 1910 12 de setembro de 1911
general Antônio Adolfo da Fontoura Mena Barreto 12 de setembro de 1911 30 de março de 1912
general Vespasiano Gonçalves de Albuquerque e Silva 30 de março de 1912 15 de novembro de 1914
Ministério das Relações Exteriores José Maria da Silva Paranhos Júnior, barão do Rio Branco (interino) 15 de novembro de 1910 10 de fevereiro de 1912
Enéas Martins (interino) 10 de fevereiro de 1912 14 de fevereiro de 1912
Lauro Müller 14 de fevereiro de 1912 15 de novembro de 1914
Ministério da Fazenda Francisco Antônio de Salles 15 de novembro de 1910 9 de maio de 1913
Rivadávia da Cunha Correia 9 de maio de 1913 15 de novembro de 1914
Ministério da Viação e Obras Públicas José Joaquim Seabra 15 de novembro de 1910 26 de janeiro de 1912
Pedro Manuel de Toledo (interino) 26 de janeiro de 1912 26 de fevereiro de 1912
José Barbosa Gonçalves 26 de fevereiro de 1912 15 de novembro de 1914
Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio Pedro Manuel de Toledo 5 de novembro de 1910 18 de novembro de 1913
José Joaquim Seabra (interino) 3 de março de 1911 30 de março de 1911
José Barbosa Gonçalves (interino) 4 de maio de 1912 29 de maio de 1912
Manuel Edviges de Queirós Vieira 19 de novembro de 1913 15 de novembro de 1914
[editar] Representações na culturaO marechal Hermes da Fonseca já foi retratado como personagem na televisão, interpretado por Othon Bastos na minissérie "Mad Maria" (2005).

Referências↑ a b c MCCANN, Frank D., Soldados da Pátria:História do Exércido Brasileiro, 1889-1937 Editora Companhia das Letras, 1999, ISBN 8535910840, ISBN 9788535910841, 744 pp.
↑ http://www2.camara.gov.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4375-17-agosto-1964-377695-normaatualizada-pl.html
↑ PORTO, Walter Costa, O voto no Brasil, Editora Topbooks, 2002
↑ Presidência da República. Governo Hermes da Fonseca (em português). Página visitada em 7 de agosto de 2008.
↑ Presidência da República. Governo Hermes da Fonseca - Ministros de Estado (em português). Página visitada em 7 de agosto de 2008.
[editar] BibliografiaDicionário de Estrela, José Alfredo Schierholt
FONSECA, Hermes Rodrigues da, Entrevista com o Marechal Hermes da Fonseca, Editora Jornal do Comércio, 1908.
FONCECA, Walter, Fonseca, uma Família e uma História, Editora Fonseca, 1982.
FONSECA FILHO, Hermes da, Marechal Hermes, Editora IBGE, Rio de Janeiro, 1961.
KOIFMAN, Fábio, Organizador - Presidentes do Brasil, Editora Rio, 2001.
SILVA, Hélio, Hermes da Fonseca 1910-1914, Editora Três, 1984.
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Citações no Wikiquote
Imagens e media no Commons
Commons
Wikiquote
[editar] Ligações externasSítio oficial da Presidência da República - O governo Hermes da Fonseca (em português)
Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, Ministro de Estado da Guerra, em maio de 1907 (em português)
Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, Ministro de Estado da Guerra, em junho de 1908 (em português)
Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, Ministro de Estado da Guerra, em maio de 1909 (em português)
Mensagem ao Congresso Nacional 1911 (em português)
Mensagem ao Congresso Nacional 1912 (em português)
Mensagem ao Congresso Nacional 1913 (em português)
Mensagem ao Congresso Nacional 1913 (2º parte) (em português)
Mensagem ao Congresso Nacional 1914 (em português)
Precedido por
José Maria Marinho da Silva Comandante da 1ª RM
1904 — 1906 Sucedido por
Luís Mendes de Morais
Precedido por
Francisco de Paula Argolo Ministro da Guerra do Brasil
1906 — 1908 Sucedido por
Luís Mendes de Morais
Precedido por
Nilo Peçanha Presidente do Brasil
1910 — 1914 Sucedido por
Venceslau Brás

[Expandir]v • eComandantes do Exército Brasileiro (1808 — 2012)
Colônia e
Reino Unido Rodrigo de Sousa Coutinho • João de Almeida Melo e Castro • Fernando José de Portugal e Castro • Antônio de Araújo e Azevedo • João Paulo Bezerra de Seixas • Tomás Antônio de Vila Nova Portugal • Pedro de Sousa Holstein • Silvestre Pinheiro Ferreira

Regência do Príncipe
D. Pedro Francisco José Vieira • Carlos Frederico de Paula

Primeiro reinado
(D. Pedro I) Joaquim de Oliveira Álvares • Luís Pereira da Nóbrega de Sousa Coutinho • João Vieira de Carvalho • José de Oliveira Barbosa • João Gomes da Silveira Mendonça • Francisco Vilela Barbosa • Bento Barroso Pereira • Francisco Cordeiro da Silva Torres de Sousa Melo e Alvim • Tomás Joaquim Pereira Valente • José Manuel de Morais

Período regencial Manuel da Fonseca de Lima e Silva • Antero José Ferreira de Brito • Joaquim Vieira da Silva e Sousa • João Paulo dos Santos Barreto • José Félix Pereira de Burgos • João Vieira de Carvalho • Salvador José Maciel • José Saturnino da Costa Pereira • Sebastião do Rego Barros • Joaquim José Rodrigues Torres • Jacinto Roque de Sena Pereira

Segundo reinado
(D. Pedro II) Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque • José Clemente Pereira • Jerônimo Coelho • Antônio Francisco de Paula de Holanda Cavalcanti de Albuquerque • Antônio Manuel de Melo • Manuel Felizardo de Sousa e Melo • Joaquim Antão Fernandes Leão • Manuel Felizardo de Sousa e Melo • Pedro de Alcântara Bellegarde • Luís Alves de Lima e Silva • Jerônimo Coelho • José Antônio Saraiva • Sebastião do Rego Barros • Luís Alves de Lima e Silva • Manuel Marques de Sousa • Polidoro Jordão • Miguel Calmon du Pin e Almeida • José Mariano de Matos • Francisco Carlos de Araújo Brusque • Henrique Pedro Carlos de Beaurepaire-Rohan • José Egídio Gordilho de Barbuda Filho • Ângelo Moniz da Silva Ferraz • João Lustosa da Cunha Paranaguá • Manuel Vieira Tosta • João Frederico Caldwell • Raimundo Ferreira de Araújo Lima • Domingos José Nogueira Jaguaribe • José Maria da Silva Paranhos • João José de Oliveira Junqueira • Luís Antônio Pereira Franco • Eduardo de Andrade Pinto • Manuel Luís Osório • João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu • Homem de Melo • José Antônio Correia da Câmara • Franklin Dória • Afonso Augusto Moreira Pena • Carlos Afonso de Assis Figueiredo • Antônio Joaquim Rodrigues Júnior • Filipe Franco de Sá • Cândido Luís Maria de Oliveira • Antônio Eleutério de Camargo • Alfredo Rodrigues Fernandes Chaves • Joaquim Delfino Ribeiro da Luz • Tomás José Coelho de Almeida • Rufino Eneias Gustavo Galvão

República Velha
(1.ª República) Benjamin Constant Botelho de Magalhães • Eduardo Wandenkolk • Floriano Peixoto • Antônio Nicolau Falcão da Frota • José Simeão de Oliveira • Custódio de Melo • Francisco Antônio de Moura • Antônio Eneias Gustavo Galvão • Bibiano Sérgio Macedo Costallat • Bernardo Vasques • Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira • Francisco de Paula Argolo • Carlos Machado Bittencourt • João Tomás de Cantuária • João Nepomuceno de Medeiros Mallet • Francisco de Paula Argolo • Hermes da Fonseca • Luís Mendes de Morais • Carlos Eugênio de Andrade Guimarães • José Bernardino Bormann • Emídio Dantas Barreto • Antônio Adolfo da Fontoura Mena Barreto • Vespasiano Gonçalves de Albuquerque e Silva • José Caetano de Faria • Alberto Cardoso de Aguiar • Alfredo Pinto Vieira de Melo • Pandiá Calógeras • Setembrino de Carvalho • Nestor Sezefredo dos Passos

2.ª, 3.ª e 4.ª
Repúblicas José Fernandes Leite de Castro • Augusto Inácio do Espírito Santo Cardoso • Pedro Aurélio de Góis Monteiro • João Gomes Ribeiro Filho • Eurico Gaspar Dutra • Pedro Aurélio de Góis Monteiro • Canrobert Pereira da Costa • Newton Estillac Leal • Ciro do Espírito Santo Cardoso • Euclides Zenóbio da Costa • Henrique Teixeira Lott • Odílio Denys • João de Segadas Viana • Nélson de Melo • Amaury Kruel • Jair Dantas Ribeiro

Ditadura Militar
(5.ª República) Costa e Silva • Ademar de Queirós


--------------------------------------------------------------------------------
Aurélio de Lira Tavares • Orlando Geisel • Vicente de Paulo Dale Coutinho • Sylvio Frota • Fernando Belfort Bethlem • Walter Pires de Carvalho e Albuquerque
Nova República
(6.ª República) Leônidas Pires Gonçalves • Carlos Tinoco Ribeiro Gomes • Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena • Gleuber Vieira


--------------------------------------------------------------------------------

Gleuber Vieira • Francisco Roberto de Albuquerque • Enzo Martins Peri

Até 1967 o responsável pela gestão do Exército era o ministro da Guerra. De 1967 até 10 de junho de 1999, data da criação do Ministério da Defesa, o responsável era o ministro do Exército. Após essa data, passou a ser denominado comandante do Exército.

[Expandir]v • ePresidentes do Brasil (1889–presente)
Presidencialismo no Brasil • Palácio do Planalto • Palácio da Alvorada • Granja do Torto
República Velha (1889–1930) Deodoro da Fonseca • Floriano Peixoto • Prudente de Morais • Manuel Vitorino • Campos Sales • Rodrigues Alves • Afonso Pena • Nilo Peçanha • Hermes da Fonseca • Venceslau Brás • Rodrigues Alves • Delfim Moreira • Epitácio Pessoa • Artur Bernardes • Washington Luís • Júlio Prestes
Era Vargas (1930–1945) Junta de 1930 • Getúlio Vargas
Período populista (1945–1964) José Linhares • Eurico Gaspar Dutra • Getúlio Vargas • Café Filho • Carlos Luz • Nereu Ramos • Juscelino Kubitschek • Jânio Quadros • Ranieri Mazzilli • João Goulart
Ditadura militar (1964–1985) Ranieri Mazzilli • Castelo Branco • Costa e Silva • Junta de 1969 • Emílio Garrastazu Médici • Ernesto Geisel • João Figueiredo
Nova República (1985–) Tancredo Neves - José Sarney • Fernando Collor de Mello • Itamar Franco • Fernando Henrique Cardoso • Luiz Inácio Lula da Silva • Dilma Rousseff


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Hermes_da_Fonseca&oldid=28380047"
Categorias: Mortos em 1923Candidatos a Presidência da República do BrasilPresidentes do BrasilMinistros do Governo Afonso PenaMinistros do Exército do BrasilMarechais do BrasilMilitares do Rio Grande do SulPolíticos do Rio Grande do SulMaçons do BrasilNaturais de São GabrielLuso-brasileirosCategoria oculta: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde março de 2011
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página CorrelatosCommons Wikiquote Noutras línguasCatalà Deutsch English Esperanto Español Eesti Français Galego עברית Bahasa Indonesia Ido Italiano ქართული Latina Nederlands Occitan Русский Slovenščina Українська Yorùbá 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 17h11min de 16 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas