quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PRESIDENTE AFONSO PENA

Afonso PenaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura pela avenida de Belo Horizonte, consulte Avenida Afonso Pena; se procura pelo aeroporto da capital paranaense, consulte Aeroporto Internacional de Curitiba.
Este artigo ou secção contenha fonte(s) no fim do texto, esta(s) não é/são citada(s) no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto sempre que necessário.
Afonso Augusto Moreira Pena

6º presidente do Brasil
Mandato 15 de novembro de 1906
a 14 de junho de 1909
Vice-presidente Nilo Peçanha
Antecessor(a) Rodrigues Alves
Sucessor(a) Nilo Peçanha
Vice-presidente do Brasil
Mandato 15 de novembro de 1902
a 13 de fevereiro de 1906
Antecessor(a) Silviano Brandão
Sucessor(a) Nilo Peçanha
Presidente de Minas Gerais
Mandato 14 de julho de 1892
a 7 de setembro de 1894
Antecessor(a) Eduardo Ernesto da Gama Cerqueira
Sucessor(a) Crispim Jacques Bias Fortes
Ministro da Justiça do Brasil
Mandato 6 de maio de 1885
a 20 de agosto de 1885
Antecessor(a) Francisco Maria Sodré Pereira
Sucessor(a) Joaquim Delfino Ribeiro da Luz
Vida
Nascimento 30 de novembro de 1847
Santa Bárbara (Minas Gerais), Minas Gerais
Falecimento 14 de julho de 1909 (61 anos)
Rio de Janeiro, Guanabara
Partido Partido Republicano Mineiro
Profissão Advogado e jurista
ver
Afonso Augusto Moreira Pena[nb 1] (Santa Bárbara[nb 2], 30 de novembro de 1847 — Rio de Janeiro, 14 de junho de 1909) foi um político brasileiro.

Foi presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1906 e 14 de junho de 1909, data de seu falecimento. Antes da carreira política, foi advogado e jurista.

Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 Início da carreira
1.2 Governador de Minas Gerais e vice-presidente da República
1.3 Na presidência da República
2 Morte e homenagens
2.1 De volta às origens
3 Composição do governo
3.1 Órgãos da presidência
3.2 Ministérios
4 Notas
5 Referências
6 Bibliografia
7 Ligações externas

[editar] Biografia[editar] Início da carreiraAfonso Pena nasceu em Santa Bárbara, Minas Gerais, filho do imigrante Português Domingos José Teixeira Pena e da brasileira Ana Moreira dos Santos.[1]

Diplomado em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1870, Afonso Pena foi um dos fundadores e diretor, em 1892, da "Faculdade Livre de Direito" de Minas Gerais, atual Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Exerceu o mandato de deputado pelo estado de Minas Gerais, em 1874.

Nos anos seguintes, enquanto se mantinha como deputado, também ocupou alguns ministérios: da Guerra (1882), da Agricultura, Comércio e Obras Públicas (1883 e 1884), e da Justiça (1885). Afonso Pena e Rodrigues Alves, seu colega de faculdade, foram os dois presidentes da república que foram antes conselheiros do Império do Brasil.

É o único membro do Gabinete Imperial de Dom Pedro II que se tornou Presidente da República do Brasil.

Afonso Pena presidiu a seguir a Assembleia Constituinte de Minas Gerais, nos primeiros anos da república.

[editar] Governador de Minas Gerais e vice-presidente da RepúblicaFoi governador do estado de Minas Gerais entre 1892 e 1894, sendo o primeiro governador de Minas Gerais a ser eleito pelo voto direto. Foi durante seu governo que se decidiu pela mudança da capital do estado, de Ouro Preto para a Freguesia do Curral d'El Rei, hoje Belo Horizonte. Foi presidente do Banco do Brasil, de 1895 a 1898 e depois senador por Minas Gerais.

Em 1 de março de 1902, Rodrigues Alves foi eleito presidente da República tendo Francisco Silviano de Almeida Brandão como seu vice-presidente. Silviano Brandão faleceu em setembro de 1902, antes de sua posse. Para ocupar seu lugar, Afonso Pena foi eleito vice-presidente, em 18 de março de 1903, e, empossado na vice presidência, em 23 de junho de 1903[2]

[editar] Na presidência da RepúblicaAfonso Pena foi eleito presidente da república, em 1 de março de 1906, obtendo a quase totalidade de votos. Obteve 288.285 votos contra 4.865 votos de Lauro Sodré e 207 votos de Rui Barbosa. Nilo Peçanha foi eleito, na mesma data, seu vice-presidente.[2]

Apesar de ter sido eleito com base na chamada política do café-com-leite, realizou uma administração que não se prendeu de tudo a interesses regionais. Incentivou a criação de ferrovias, e interligou a Amazônia ao Rio de Janeiro pelo fio telegráfico, por meio da expedição de Cândido Rondon.


Na caricatura de O Malho, Afonso Pena é criticado por ter jovens em sua equipe.Fez a primeira compra estatal de estoques de café, em vigor na República Velha, transferindo assim, os encargos da valorização do café para o Governo Federal, que antes era praticada regionalmente, apenas por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que haviam assinado o Convênio de Taubaté. Modernizou o Exército e a Marinha por meio do general Hermes da Fonseca, e incentivou a imigração. Seu lema era: "governar é povoar", lema absorvido e ampliado depois por Washington Luís: "Governar é povoar; mas, não se povoa sem se abrir estradas, e de todas as espécies; Governar é pois, fazer estradas".

Seus ministérios eram ocupados por políticos jovens e que respeitavam muito a autoridade dele. Estes jovens receberam a alcunha de Jardim da Infância. Chegou mesmo a declarar, em carta a Rui Barbosa, que a função dos ministros era executar seu pensamento:

"Na distribuição das pastas não me preocupei com a política, pois essa direção me cabe, segundo as boas normas do regime. Os ministros executarão meu pensamento. Quem faz a política sou eu".

Foi um grande incentivador das ferrovias, sendo que se destaca em seu governo, a construção da NOB e da ligação das ferrovias paulistas com as paranaenses, permitindo-se pela primeira vez, a ligação do sudeste do Brasil com o sul do Brasil por trem.

Em virtude de seu afastamento dos interesses tradicionais das oligarquias, na chamada República oligárquica, enfrentou uma crise por ocasião da sucessão. David Morethson Campista, indicado pelo presidente, foi rejeitado pelos grupos de apoio a Hermes da Fonseca (principalmente por Pinheiro Machado, mais influente congressista daquela época).

Ainda tentou indicar os nomes de Campos Sales e Rodrigues Alves, sem sucesso. Em meio a tudo isso, iniciou-se também a campanha civilista, lançada por Rui Barbosa.


Afonso Pena.[editar] Morte e homenagensAcabou falecendo durante o mandato, em 14 de junho de 1909, em meio à crise política gerada pelas disputas à sua sucessão que se daria em 1910, e pouco depois da morte de seu filho, Álvaro Pena. A presidência foi transferida ao vice-presidente Nilo Peçanha.

Seu filho, Afonso Augusto Moreira Pena Júnior, foi ministro de Artur Bernardes.

É homenageado dando seu nome à cidade de Penápolis e ao Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o CAAP (Centro Acadêmico Afonso Pena). Por ter sido seu fundador e primeiro diretor, a própria Faculdade é até hoje chamada carinhosamente de Vetusta Casa de Afonso Pena por seus alunos, ex-alunos, professores e funcionários, além de toda a comunidade acadêmica e jurídica que com ela interage. Em Belo Horizonte, ainda dá seu nome à avenida mais importante da cidade. De igual modo, em Campo Grande/MS seu nome figura na principal avenida.

É também homenageado em São José dos Pinhais, PR (Região Metropolitana de Curitiba), dando nome ao principal aeroporto da cidade, o Aeroporto Internacional Afonso Pena.

[editar] De volta às origensNo dia 13 de fevereiro de 2009 chegaram à histórica cidade de Santa Bárbara o mausoléu e os restos mortais do ex-presidente da República Afonso Pena. O traslado partiu do Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, para o casarão onde nasceu o político e advogado.

O monumento onde estavam os restos mortais de Afonso Pena, no Rio, foi inaugurado em 1912, e, provavelmente, esculpido na Itália. Ele foi construído em mármore de Carrara por José Maria Oscar Rodolfo Bernardelli, artista mexicano radicado no Brasil no fim do século 19. A figura, uma mulher chorando sobre a lápide de três toneladas, representa a Pátria. O estilo do mausoléu é eclético, misturando neoclássico e art-nouveau.

[editar] Composição do governoA composição do governo Afonso Pena foi[3][4]:

[editar] Órgãos da presidênciaÓrgão Nome Período
Início Fim
Vice-presidência Nilo Peçanha 15 de novembro de 1906 14 de junho de 1909
Secretaria da Presidência da República Rodrigues Alves 15 de novembro de 1906 8 de dezembro de 1906
Edmundo da Veiga 8 de dezembro de 1906 14 de junho de 1909
Consultoria Geral da República Tristão de Alencar Araripe Júnior 15 de novembro de 1906 14 de junho de 1909
[editar] MinistériosMinistério Ministro(s) Período
Início Fim
Ministério da Justiça e Negócios Interiores Augusto Tavares de Lira 15 de novembro de 1906 14 de junho de 1909
Ministério da Marinha Alexandrino Faria de Alencar 15 de novembro de 1906 14 de junho de 1909
Ministério da Guerra marechal Hermes da Fonseca 15 de novembro de 1906 27 de maio de 1909
general-de-divisão Luís Mendes de Morais (interino) 27 de maio de 1909 14 de junho de 1909
Ministério das Relações Exteriores José Maria da Silva Paranhos Júnior, barão do Rio Branco 15 de novembro de 1906 14 de junho de 1909
Ministério da Fazenda David Morethson Campista 15 de novembro de 1906 14 de junho de 1909
Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas Miguel Calmon du Pin e Almeida 15 de novembro de 1906 29 de dezembro de 1906
Ministério da Viação e Obras Públicas 29 de dezembro de 1906 14 de junho de 1909
[editar] Notas↑ A grafia original do nome do biografado, Affonso Augusto Moreira Penna, deve ser atualizada conforme a onomástica estabelecida a partir do Formulário Ortográfico de 1943, por seguir as mesmas regras dos substantivos comuns (Academia Brasileira de Letras – Formulário Ortográfico de 1943). Tal norma foi reafirmada pelos subsequentes Acordos Ortográficos da língua portuguesa (Acordo Ortográfico de 1945 e Acordo Ortográfico de 1990). A norma é optativa para nomes de pessoas em vida, a fim de evitar constrangimentos, mas após seu falecimento torna-se obrigatória para publicações, ainda que se possa utilizar a grafia arcaica no foro privado (Formulário Ortográfico de 1943, IX).
↑ Na época do nascimento de Afonso Pena, o município era chamado Santa Bárbara do Mato Dentro.
Referências↑ http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=467649
↑ a b PORTO, Walter Costa, O voto no Brasil, Topbooks, 2002
↑ Presidência da República. Governo Afonso Pena (em português). Página visitada em 8 de agosto de 2008.
↑ Presidência da República. Governo Afonso Pena - Ministros de Estado (em português). Página visitada em 8 de agosto de 2008.
Jornal: “O Angrense” nº 3111 de 27 de Junho de 1909, Depósito da Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo, Palácio Bettencourt.
[editar] Bibliografia
Estátua de Afonso Pena na Faculdade de Direito da UFMG._______, O Dr. Affonso Penna, Vice-presidente da República, Laemmert, 1903.
KOIFMAN, Fábio (org.) - Presidentes do Brasil, Editora Rio, 2001.
LACOMBE, Américo Jacobina, Afonso Pena e Sua Época , José Olympio, Rio de janeiro.
SILVA, Hélio, Os Presidentes - Afonso Pena, Grupo de Comunicação Três, 1983.
[editar] Ligações externasOutros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Citações no Wikiquote
Categoria no Commons
Commons
Wikiquote
Sítio oficial da Presidência da República - Governo Afonso Pena (em português)
Relatório apresentado à Assembléia Geral Legislativa na 2ª sessão da 18ª legislatura pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Guerra Afonso Augusto Moreira Pena, 25 de maio de 1882 (em português)
Relatório apresentado à Assembléia Geral na 4ª sessão da 18ª legislatura pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas Afonso Augusto Moreira Pena, 1884 (em português)
Relatório apresentado à Assembléia Geral Legislativa na 1ª sessão da 19ª legislatura pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Justiça Afonso Augusto Moreira Pena, 27 de maio de 1885 (em português)
Mensagem dirigida pelo presidente do Estado de Minas Gerais dr. Afonso Augusto Moreira Pena ao Congresso Mineiro, em sua 3ª sessão ordinária da 1ª legislatura, em 21 de abril de 1893 (em português)
Mensagem dirigida pelo presidente do Estado de Minas Gerais dr. Afonso Augusto Moreira Pena ao Congresso Mineiro, em sua 4ª sessão ordinária da 1ª legislatura, em 21 de abril de 1894 (em português)
Mensagem apresentada ao Congresso Nacional na abertura da 2ª sessão da 6ª legislatura pelo Presidente da República Afonso Augusto Moreira Pena, 3 de maio de 1907 (em português)
Mensagem apresentada ao Congresso Nacional na abertura da 3ª sessão da 6ª legislatura pelo Presidente da República Afonso Augusto Moreira Pena, 3 de maio de 1908 (em português)
Mensagem apresentada ao Congresso Nacional na abertura da 1ª sessão da 7ª legislatura pelo Presidente da República Afonso Augusto Moreira Pena, 3 de maio de 1909 (em português)
Precedido por
José Rodrigues de Lima Duarte Ministro da Marinha do Brasil
1882 Sucedido por
Bento Francisco de Paula Sousa
Precedido por
Franklin Dória Ministro da Guerra do Brasil
1882 Sucedido por
Carlos Afonso de Assis Figueiredo
Precedido por
Henrique Francisco d'Ávila Ministro dos Transportes do Brasil
e
Ministro da Agricultura do Brasil
1883 — 1884 Sucedido por
Antônio Carneiro da Rocha
Precedido por
Francisco Maria Sodré Pereira Ministro da Justiça do Brasil
1885 Sucedido por
Joaquim Delfino Ribeiro da Luz
Precedido por
Eduardo Ernesto da Gama Cerqueira Presidente de Minas Gerais
1892 — 1894 Sucedido por
Crispim Jacques Bias Fortes
Precedido por
Silviano Brandão Vice-presidente do Brasil
1902 — 1906 Sucedido por
Nilo Peçanha
Precedido por
Francisco de Assis Rosa e Silva Presidente do Senado Federal do Brasil
1902 — 1906 Sucedido por
Nilo Peçanha
Precedido por
Rodrigues Alves Presidente do Brasil
1906 — 1909 Sucedido por
Nilo Peçanha

v • eComandantes da Marinha do Brasil (1822 — 2012)
Primeiro reinado
(D. Pedro I) Manuel Antônio Farinha • Luís da Cunha Moreira • Pedro José da Costa Barros • Francisco Vilela Barbosa • Francisco Afonso Meneses Sousa Coutinho • Diogo Jorge de Brito • João Carlos Augusto de Oyenhausen-Gravenburg • Diogo Jorge de Brito • Miguel de Sousa Melo e Alvim • Francisco Vilela Barbosa • José Manuel de Almeida • Francisco Vilela Barbosa

Período regencial José Manuel de Almeida • Joaquim José Rodrigues Torres • Bento Barroso Pereira • Antero José Ferreira de Brito • Joaquim José Rodrigues Torres • Antero José Ferreira de Brito • João Paulo dos Santos Barreto • Joaquim Vieira da Silva e Sousa • José Pereira Pinto • Manuel da Fonseca de Lima e Silva • Salvador José Maciel • Tristão Pio dos Santos • Joaquim José Rodrigues Torres • Jacinto Roque de Sena Pereira • Joaquim José Rodrigues Torres

Segundo reinado
(D. Pedro II) Antônio F. de P. H. C. de Albuquerque • Francisco Vilela Barbosa • José Clemente Pereira • Francisco Vilela Barbosa • Joaquim José Rodrigues Torres • Salvador José Maciel • Joaquim José Rodrigues Torres • Jerônimo Francisco Coelho • Antônio F. de P. H. C. de Albuquerque • João Paulo dos Santos Barreto • Cândido Batista de Oliveira • Manuel Felizardo de Sousa e Melo • Joaquim Antão Fernandes Leão • Manuel Felizardo de Sousa e Melo • Manuel Vieira Tosta • Zacarias de Góis • Pedro de Alcântara Bellegarde • José Maria da Silva Paranhos • João Maurício Wanderley • José Maria da Silva Paranhos • José Antônio Saraiva • Antônio Paulino Limpo de Abreu • Francisco Xavier Pais Barreto • Joaquim José Inácio de Barros • José Bonifácio de Andrada e Silva • Joaquim Raimundo de Lamare • João Pedro Dias Vieira • Francisco Carlos de Araújo Brusque • Francisco Xavier Pinto de Lima • José Antônio Saraiva • Francisco de Paula da Silveira Lobo • José Antônio Saraiva • Francisco de Paula da Silveira Lobo • Afonso Celso de Assis Figueiredo • João Maurício Wanderley • Luís Antônio Pereira Franco • Manuel Antônio Duarte de Azevedo • Joaquim Delfino Ribeiro da Luz • Luís Antônio Pereira Franco • Eduardo de Andrade Pinto • João Ferreira de Moura • João Lustosa da Cunha Paranaguá • João Ferreira de Moura • Luís Pereira de Sousa • José Rodrigues de Lima Duarte • Afonso Augusto Moreira Pena • Bento Francisco de Paula Sousa • Antônio Carneiro da Rocha • João Florentino Meira de Vasconcelos • Antônio de Almeida e Oliveira • Joaquim Raimundo de Lamare • Luís Filipe de Sousa Leão • Alfredo Rodrigues Fernandes Chaves • Samuel Wallace MacDowell • Carlos Frederico Castrioto • Luís Antônio Vieira da Silva • Tomás José Coelho de Almeida • Joaquim Elísio Pereira Marinho • José da Costa Azevedo

República Velha
(1.ª República) Eduardo Wandenkolk • Fortunato Foster Vidal • Custódio de Melo • Filipe Firmino Rodrigues Chaves • Francisco José Coelho Neto • Bibiano Sérgio Macedo Costallat • João Gonçalves Duarte • Elisiário José Barbosa • Manuel José Alves Barbosa • Carlos Baltasar da Silveira • José Pinto da Luz • Júlio César de Noronha • Alexandrino Faria de Alencar • Joaquim Marques Batista de Leão • Manuel Inácio Belfort Vieira • Vespasiano Gonçalves de Albuquerque e Silva • Alexandrino Faria de Alencar • Antônio Coutinho Gomes Pereira • Raul Soares de Moura • Joaquim Ferreira Chaves • João Pedro da Veiga Miranda • Alexandrino Faria de Alencar • Arnaldo de Siqueira Pinto da Luz

2.ª, 3.ª e 4.ª
Repúblicas Isaías de Noronha • Conrado Heck • Protógenes Guimarães • Henrique Aristides Guilhem • Jorge Dodsworth Martins • Sílvio de Noronha • Renato de Almeida Guillobel • Edmundo Jordão Amorim do Vale • Antônio Alves Câmara Júnior • Jorge do Paço Matoso Maia • Sílvio Heck • Ângelo Nolasco de Almeida • Heitor Doyle Maia • Pedro Paulo de Araújo Suzano • Sílvio Borges de Sousa Mota • Paulo Mário da Cunha Rodrigues

Ditadura Militar
(5.ª República) Augusto Rademaker • Ernesto de Melo Batista • Paulo Bosísio • Zilmar Campos de Araripe Macedo • Augusto Rademaker • Adalberto de Barros Nunes • Geraldo Azevedo Henning • Maximiano Eduardo da Silva Fonseca • Alfredo Karam

Nova República
(6.ª República) Henrique Saboia • Mário César Flores • Ivan da Silveira Serpa • Mauro César Rodrigues Pereira • Waldemar Nicolau Canellas Junior • Sérgio Gitirana Florêncio Chagasteles


--------------------------------------------------------------------------------

Sérgio Gitirana Florêncio Chagasteles • Roberto de Guimarães Carvalho • Julio Soares de Moura Neto

Com a criação do Ministério da Defesa, em 10 de junho de 1999, o ministro da Marinha passou a ser denominado comandante da Marinha.

v • eComandantes do Exército Brasileiro (1808 — 2012)
Colônia e
Reino Unido Rodrigo de Sousa Coutinho • João de Almeida Melo e Castro • Fernando José de Portugal e Castro • Antônio de Araújo e Azevedo • João Paulo Bezerra de Seixas • Tomás Antônio de Vila Nova Portugal • Pedro de Sousa Holstein • Silvestre Pinheiro Ferreira

Regência do Príncipe
D. Pedro Francisco José Vieira • Carlos Frederico de Paula

Primeiro reinado
(D. Pedro I) Joaquim de Oliveira Álvares • Luís Pereira da Nóbrega de Sousa Coutinho • João Vieira de Carvalho • José de Oliveira Barbosa • João Gomes da Silveira Mendonça • Francisco Vilela Barbosa • Bento Barroso Pereira • Francisco Cordeiro da Silva Torres de Sousa Melo e Alvim • Tomás Joaquim Pereira Valente • José Manuel de Morais

Período regencial Manuel da Fonseca de Lima e Silva • Antero José Ferreira de Brito • Joaquim Vieira da Silva e Sousa • João Paulo dos Santos Barreto • José Félix Pereira de Burgos • João Vieira de Carvalho • Salvador José Maciel • José Saturnino da Costa Pereira • Sebastião do Rego Barros • Joaquim José Rodrigues Torres • Jacinto Roque de Sena Pereira

Segundo reinado
(D. Pedro II) Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque • José Clemente Pereira • Jerônimo Coelho • Antônio Francisco de Paula de Holanda Cavalcanti de Albuquerque • Antônio Manuel de Melo • Manuel Felizardo de Sousa e Melo • Joaquim Antão Fernandes Leão • Manuel Felizardo de Sousa e Melo • Pedro de Alcântara Bellegarde • Luís Alves de Lima e Silva • Jerônimo Coelho • José Antônio Saraiva • Sebastião do Rego Barros • Luís Alves de Lima e Silva • Manuel Marques de Sousa • Polidoro Jordão • Miguel Calmon du Pin e Almeida • José Mariano de Matos • Francisco Carlos de Araújo Brusque • Henrique Pedro Carlos de Beaurepaire-Rohan • José Egídio Gordilho de Barbuda Filho • Ângelo Moniz da Silva Ferraz • João Lustosa da Cunha Paranaguá • Manuel Vieira Tosta • João Frederico Caldwell • Raimundo Ferreira de Araújo Lima • Domingos José Nogueira Jaguaribe • José Maria da Silva Paranhos • João José de Oliveira Junqueira • Luís Antônio Pereira Franco • Eduardo de Andrade Pinto • Manuel Luís Osório • João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu • Homem de Melo • José Antônio Correia da Câmara • Franklin Dória • Afonso Augusto Moreira Pena • Carlos Afonso de Assis Figueiredo • Antônio Joaquim Rodrigues Júnior • Filipe Franco de Sá • Cândido Luís Maria de Oliveira • Antônio Eleutério de Camargo • Alfredo Rodrigues Fernandes Chaves • Joaquim Delfino Ribeiro da Luz • Tomás José Coelho de Almeida • Rufino Eneias Gustavo Galvão

República Velha
(1.ª República) Benjamin Constant Botelho de Magalhães • Eduardo Wandenkolk • Floriano Peixoto • Antônio Nicolau Falcão da Frota • José Simeão de Oliveira • Custódio de Melo • Francisco Antônio de Moura • Antônio Eneias Gustavo Galvão • Bibiano Sérgio Macedo Costallat • Bernardo Vasques • Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira • Francisco de Paula Argolo • Carlos Machado Bittencourt • João Tomás de Cantuária • João Nepomuceno de Medeiros Mallet • Francisco de Paula Argolo • Hermes da Fonseca • Luís Mendes de Morais • Carlos Eugênio de Andrade Guimarães • José Bernardino Bormann • Emídio Dantas Barreto • Antônio Adolfo da Fontoura Mena Barreto • Vespasiano Gonçalves de Albuquerque e Silva • José Caetano de Faria • Alberto Cardoso de Aguiar • Alfredo Pinto Vieira de Melo • Pandiá Calógeras • Setembrino de Carvalho • Nestor Sezefredo dos Passos

2.ª, 3.ª e 4.ª
Repúblicas José Fernandes Leite de Castro • Augusto Inácio do Espírito Santo Cardoso • Pedro Aurélio de Góis Monteiro • João Gomes Ribeiro Filho • Eurico Gaspar Dutra • Pedro Aurélio de Góis Monteiro • Canrobert Pereira da Costa • Newton Estillac Leal • Ciro do Espírito Santo Cardoso • Euclides Zenóbio da Costa • Henrique Teixeira Lott • Odílio Denys • João de Segadas Viana • Nélson de Melo • Amaury Kruel • Jair Dantas Ribeiro

Ditadura Militar
(5.ª República) Costa e Silva • Ademar de Queirós


--------------------------------------------------------------------------------
Aurélio de Lira Tavares • Orlando Geisel • Vicente de Paulo Dale Coutinho • Sylvio Frota • Fernando Belfort Bethlem • Walter Pires de Carvalho e Albuquerque
Nova República
(6.ª República) Leônidas Pires Gonçalves • Carlos Tinoco Ribeiro Gomes • Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena • Gleuber Vieira


--------------------------------------------------------------------------------

Gleuber Vieira • Francisco Roberto de Albuquerque • Enzo Martins Peri

Até 1967 o responsável pela gestão do Exército era o ministro da Guerra. De 1967 até 10 de junho de 1999, data da criação do Ministério da Defesa, o responsável era o ministro do Exército. Após essa data, passou a ser denominado comandante do Exército.

v • eMinistros dos Transportes do Brasil (1861 — 2012)
Segundo reinado
(D. Pedro II) Joaquim José Inácio de Barros • Manuel Felizardo de Sousa e Melo • Antônio Coelho de Sá e Albuquerque • João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu • Pedro de Alcântara Bellegarde • Domiciano Leite Ribeiro • João Pedro Dias Vieira • Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá • Antônio Francisco de Paula Sousa • Sousa Dantas • Joaquim Antão Fernandes Leão • Diogo Velho Cavalcanti de Albuquerque • Jerônimo José Teixeira Júnior • João Alfredo Correia de Oliveira • Teodoro Machado Freire Pereira da Silva • Cândido Borges Monteiro • Francisco do Rego Barros Barreto • José Fernandes da Costa Pereira Júnior • Tomás José Coelho de Almeida • João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu • Manuel Buarque de Macedo • Pedro Luís Pereira de Sousa • José Antônio Saraiva • Manuel Alves de Araújo • André Augusto de Pádua Fleury • Lourenço Cavalcanti de Albuquerque • Henrique Francisco d'Ávila • Afonso Augusto Moreira Pena • Antônio Carneiro da Rocha • João Ferreira de Moura • Antônio da Silva Prado • Rodrigo Augusto da Silva • Antônio da Silva Prado • Rodrigo Augusto da Silva • Lourenço Cavalcanti de Albuquerque

República Velha
(1.ª República) Quintino Bocaiuva • Demétrio Nunes Ribeiro • Francisco Glicério • Henrique Pereira de Lucena • João Barbalho Uchôa Cavalcanti • Antão Gonçalves de Faria • Serzedelo Correia • Antônio Paulino Limpo de Abreu • Antônio Francisco de Paula Sousa • João Filipe Pereira • Bibiano Sérgio Macedo Costallat • Antônio Olinto dos Santos Pires • Joaquim Murtinho • Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira • Sebastião Eurico Gonçalves de Lacerda • Jerônimo Rodrigues de Morais Jardim • Severino Vieira • Alfredo Eugênio de Almeida Maia • Epitácio Pessoa • Alfredo Eugênio de Almeida Maia • Antônio Augusto da Silva • Lauro Müller • Miguel Calmon du Pin e Almeida • Francisco Sá • José Joaquim Seabra • Pedro Manuel de Toledo • José Barbosa Gonçalves • Augusto Tavares de Lira • Afrânio de Melo Franco • José Pires do Rio • Francisco Sá • Vítor Konder

2.ª, 3.ª e 4.ª
Repúblicas Paulo de Morais Barros • Juarez Távora • Paulo de Morais Barros • José Américo de Almeida • Fernando Augusto de Almeida Brandão • João Marques dos Reis • Joaquim Licínio de Sousa Almeida • João de Mendonça Lima • Érico Delamare • Maurício Joppert da Silva • Edmundo de Macedo Soares e Silva • Luís Augusto da Silva Vieira • Clóvis Pestana • João Valdetaro de Amorim e Mello • Álvaro Pereira de Sousa Lima • Francisco Mendes • José Américo de Almeida • Lucas Lopes • Rodrigo Otávio Jordão Ramos • Otávio Marcondes Ferraz • Lucas Lopes • Lúcio Martins Meira • Ernani do Amaral Peixoto • Clóvis Pestana • Hélio Cruz de Oliveira • Virgílio Távora • Hélio de Almeida • Expedito Machado da Ponte

Ditadura Militar
(5.ª República) Hélio Cruz de Oliveira • Augusto Rademaker • Juarez Távora • José Crisanto Seabra Fagundes • Newton Tornaghi • Jaime Brasílio de Araújo • Mário Andreazza • Dirceu Araújo Nogueira • Eliseu Resende • Cloraldino Soares Severo

Nova República
(6.ª República) Affonso Camargo Neto • José Reinaldo Tavares • Ozires Silva • Eduardo de Freitas Teixeira • João Eduardo Cerdeira de Santana • Affonso Camargo Neto • Alberto Goldman • Margarida Coimbra do Nascimento • Rubens Bayma Denys • Odacir Klein • Alcides José Saldanha • Eliseu Padilha • Alderico Jefferson da Silva Lima • João Henrique de Almeida Sousa • Anderson Adauto • Alfredo Pereira do Nascimento • Paulo Sérgio Passos • Alfredo Pereira do Nascimento • Paulo Sérgio Passos


v • eMinistros da Agricultura do Brasil (1861 — 2012)
Segundo reinado
(D. Pedro II) Joaquim José Inácio de Barros • Manuel Felizardo de Sousa e Melo • Antônio Coelho de Sá e Albuquerque • João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu • Pedro de Alcântara Bellegarde • Domiciano Leite Ribeiro • João Pedro Dias Vieira • Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá • Antônio Francisco de Paula Sousa • Sousa Dantas • Joaquim Antão Fernandes Leão • Diogo Velho Cavalcanti de Albuquerque • Jerônimo José Teixeira Júnior • João Alfredo Correia de Oliveira • Teodoro Machado Freire Pereira da Silva • Cândido Borges Monteiro • Francisco do Rego Barros Barreto • José Fernandes da Costa Pereira Júnior • Tomás José Coelho de Almeida • João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu • Manuel Buarque de Macedo • Pedro Luís Pereira de Sousa • José Antônio Saraiva • Manuel Alves de Araújo • André Augusto de Pádua Fleury • Lourenço Cavalcanti de Albuquerque • Henrique Francisco d'Ávila • Afonso Augusto Moreira Pena • Antônio Carneiro da Rocha • João Ferreira de Moura • Antônio da Silva Prado • Rodrigo Augusto da Silva • Antônio da Silva Prado • Rodrigo Augusto da Silva • Lourenço Cavalcanti de Albuquerque

República Velha
(1.ª República) Quintino Bocaiuva • Demétrio Nunes Ribeiro • Francisco Glicério • Henrique Pereira de Lucena • João Barbalho Uchôa Cavalcanti • Antão Gonçalves de Faria • Serzedelo Correia • Antônio Paulino Limpo de Abreu (filho) • Interregno (1893-1909) • Antônio Cândido Rodrigues • Francisco Sá • Rodolfo Nogueira da Rocha Miranda • Pedro Manuel de Toledo · José Joaquim Seabra · Pedro Manuel de Toledo · José Barbosa Gonçalves · Pedro Manuel de Toledo • Manuel Edviges de Queirós Vieira • Pandiá Calógeras • José Rufino Bezerra Cavalcanti · Pandiá Calógeras · José Rufino Bezerra Cavalcanti · Carlos Maximiliano Pereira dos Santos · José Rufino Bezerra Cavalcanti • João Gonçalves Pereira Lima · João Gonçalves Pereira Lima • Antônio de Pádua Sales • Ildefonso Simões Lopes • José Pires do Rio • Miguel Calmon du Pin e Almeida • Geminiano Lira Castro

2.ª, 3.ª e 4.ª
Repúblicas Paulo de Morais Barros • Joaquim Francisco de Assis Brasil • Juarez Távora · Edmundo Navarro de Andrade · Juarez Távora · Edmundo Navarro de Andrade · Guilherme Edelberto Hermsdorff · Juarez Távora • Odilon Duarte Braga · José Solano Carneiro da Cunha · Odilon Duarte Braga • Fernando de Sousa Costa • Carlos de Sousa Duarte • Apolônio Jorge de Faria Sales · João Maurício de Medeiros · Apolônio Jorge de Faria Sales · João Maurício de Medeiros • Apolônio Jorge de Faria Sales • Teodureto Leite de Almeida Camargo • Neto Campelo • Daniel Serapião de Carvalho • Antônio de Novais Filho • João Cleofas de Oliveira • Osvaldo Aranha • Apolônio Jorge de Faria Sales • José da Costa Porto • Bento Munhoz da Rocha • Eduardo Catalão • Ernesto Dorneles • José Parsifal Barroso • Mário Meneghetti · Paulo Fróes da Cruz · Mário Meneghetti • Fernando Nóbrega • Antônio de Barros Carvalho • Romero Cabral da Costa • Ricardo Greenhalgh Barreto Filho • Armando Monteiro Filho • Renato Costa Lima • José Ermírio de Morais • Osvaldo Lima Filho

Ditadura Militar
(5.ª República) Arnaldo Lopes Süssekind • Oscar Thompson Flores • Hugo de Almeida Leme • Nei Braga • Severo Fagundes Gomes • Ivo Arzua Pereira · Raymundo Bruno Marussig · Ivo Arzua Pereira · Rui Correia Lopes · Ivo Arzua Pereira • Luís Fernando Cirne Lima • Moura Cavalcanti • Alysson Paulinelli • Antônio Delfim Netto • Ângelo Amaury Stábile • Nestor Jost

Nova República
(6.ª República) Pedro Simon • Iris Rezende • José Bernardo Cabral • Antônio Cabrera Mano Filho • Lázaro Ferreira Barboza • Wilson Brandi Romão • Nuri Andraus Gassani · Wilson Brandi Romão • José Antonio Barros Munhoz • José Eduardo de Andrade Vieira • Dejandir Dalpasquale • Alberto Duque Portugal • Sinval Guazzelli • José Eduardo de Andrade Vieira • Arlindo Porto · Ailton Barcelos Fernandes • Arlindo Porto · Washington Thadeu de Mello · Arlindo Porto · Enio Antônio Marques Pereira · Arlindo Porto • Francisco Turra • Marcus Vinícius Pratini de Moraes • João Roberto Rodrigues • Luis Carlos Guedes Pinto • Reinhold Stephanes • Wagner Rossi • Mendes Ribeiro Filho


v • eMinistros da Justiça do Brasil (1822 — 2012)
Primeiro reinado
(D. Pedro I) Caetano Pinto de Miranda Montenegro • Sebastião Luís Tinoco da Silva • Caetano Pinto de Miranda Montenegro • Clemente Ferreira França • Sebastião Luís Tinoco da Silva • José Joaquim Carneiro de Campos • Clemente Ferreira França • José Feliciano Fernandes Pinheiro • Estêvão Ribeiro de Resende • Lúcio Soares Teixeira de Gouveia • José Clemente Pereira • José Bernardino Batista Pereira de Almeida • Lúcio Soares Teixeira de Gouveia • João Inácio da Cunha • Manuel José de Sousa França • João Inácio da Cunha

Período regencial Manuel José de Sousa França • Diogo Antônio Feijó • Pedro de Araújo Lima • Honório Hermeto Carneiro Leão • Cândido José de Araújo Viana • Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho • Manuel Alves Branco • Antônio Paulino Limpo de Abreu • Gustavo Adolfo de Aguilar Pantoja • Francisco Jê Acaiaba de Montezuma • Bernardo Pereira de Vasconcelos • Francisco de Paula de Almeida e Albuquerque • Francisco Ramiro de Assis Coelho • José Antônio da Silva Maia • Paulino José Soares de Sousa

Segundo reinado
(D. Pedro II) Antônio Paulino Limpo de Abreu • Paulino José Soares de Sousa • Honório Hermeto Carneiro Leão • Manuel Alves Branco • Manuel Antônio Galvão • José Carlos Pereira de Almeida Torres • Antônio Paulino Limpo de Abreu • Joaquim Marcelino de Brito • José Joaquim Fernandes Torres • Caetano Maria Lopes Gama • Nicolau Pereira de Campos Vergueiro • Saturnino de Sousa e Oliveira Coutinho • José Antônio Pimenta Bueno • José Antônio Pimenta Bueno • Antônio Manuel de Campos Melo • Eusébio de Queirós • José Ildefonso de Sousa Ramos • Luís Antônio Barbosa • José Tomás Nabuco de Araújo Filho • Francisco Diogo Pereira de Vasconcelos • José Tomás Nabuco de Araújo Filho • Manuel Vieira Tosta • João Lustosa da Cunha Paranaguá • Francisco de Paula Negreiros de Saião Lobato • Francisco José Furtado • Caetano Maria Lopes Gama • João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu • João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu • Zacarias de Góis • Francisco José Furtado • José Tomás Nabuco de Araújo Filho • João Lustosa da Cunha Paranaguá • Martim Francisco Ribeiro de Andrada • José de Alencar • Joaquim Otávio Nébias • Manuel Vieira Tosta • José Ildefonso de Sousa Ramos • Francisco de Paula Negreiros de Saião Lobato • Manuel Antônio Duarte de Azevedo • João José de Oliveira Junqueira • Diogo Velho Cavalcanti de Albuquerque • Francisco Januário da Gama Cerqueira • Lafayette Rodrigues Pereira • Sousa Dantas • Rodolfo Epifânio de Sousa Dantas • Manuel da Silva Mafra • João Ferreira de Moura • Francisco Prisco de Sousa Paraíso • Francisco Maria Sodré Pereira • Afonso Augusto Moreira Pena • Joaquim Delfino Ribeiro da Luz • João Maurício Wanderley • Samuel Wallace MacDowell • Ferreira Viana • Francisco de Assis Rosa e Silva • Cândido Luís Maria de Oliveira

República Velha
(1.ª República) Ruy Barbosa • Campos Sales • Henrique Pereira de Lucena • Antônio Luís Afonso de Carvalho • Antão Gonçalves de Faria • Rodrigues Alves • Serzedelo Correia • Felisbelo Firmo de Oliveira Freire • Alexandre Cassiano do Nascimento • Antônio Gonçalves Ferreira • Alberto Torres • Bernardino José de Campos Júnior • Amaro Cavalcanti • Epitácio Pessoa • Sabino Barroso • José Joaquim Seabra • Félix Gaspar de Barros e Almeida • Augusto Tavares de Lira • Esmeraldino Olímpio Torres Bandeira • Rivadávia da Cunha Correia • Uladislau Herculano de Freitas • Carlos Maximiliano Pereira dos Santos • Amaro Cavalcanti • Urbano Santos da Costa Araújo • Alfredo Pinto Vieira de Melo • Ferreira Chaves • João Luís Alves • Aníbal Freire da Fonseca • Afonso Pena Júnior • Augusto Viana do Castelo

2.ª, 3.ª e 4.ª
Repúblicas Gabriel Loureiro Bernardes • Afrânio de Melo Franco • Osvaldo Aranha • Joaquim Maurício Cardoso • Francisco Campos • Afrânio de Melo Franco • Francisco Antunes Maciel Júnior • Vicente Rao • Agamenon Magalhães • José Carlos de Macedo Soares • Francisco Campos • Alexandre Marcondes Machado Filho • Fernando Antunes • Alexandre Marcondes Machado Filho • Agamenon Magalhães • Antônio de Sampaio Dória • Carlos Luz • Benedito Costa Neto • Adroaldo Mesquita da Costa • Honório Fernandes Monteiro • Adroaldo Tourinho Junqueira Aires • José Francisco Bias Fortes • Negrão de Lima • Tancredo Neves • Miguel Seabra Fagundes • Alexandre Marcondes Machado Filho • José Eduardo do Prado Kelly • Francisco de Meneses Pimentel • Nereu Ramos • Eurico de Aguiar Sales • Carlos Cirilo Júnior • Armando Falcão • Oscar Pedroso Horta • José Martins Rodrigues • Tancredo Neves • Alfredo Nasser • João Mangabeira • Carlos Molinari Cairoli • Abelardo de Araújo Jurema

Regime Militar
(5.ª República) Luís Antônio da Gama e Silva • Milton Campos • Luís Viana Filho • Juracy Magalhães • Mem de Azambuja Sá • Luís Viana Filho • Carlos Medeiros Silva • Luís Antônio da Gama e Silva • Alfredo Buzaid • Armando Falcão • Petrônio Portella • Golbery do Couto e Silva • Ibrahim Abi-Ackel

Nova República
(6.ª República) Fernando Lyra • Paulo Brossard • Oscar Dias Correia • Saulo Ramos • José Bernardo Cabral • Jarbas Passarinho • Célio Borja • Maurício José Corrêa • Alexandre de Paula Dupeyrat Martins • Nelson Jobim • Milton Seligman • Iris Rezende • José de Jesus Filho • Renan Calheiros • José Carlos Dias • José Gregori • Aloysio Nunes • Miguel Reale Júnior • Paulo de Tarso Ramos Ribeiro • Márcio Thomaz Bastos • Tarso Genro • Luiz Paulo Barreto • José Eduardo Cardozo


v • eGovernadores de Minas Gerais (1889 — 2012)
Santos Pires • Cesário Alvim • Pinheiro da Silva • Domingos da Rocha • Bias Fortes • Augusto Álvares • Augusto de Lima • Gama Cerqueira • Cesário Alvim • Gama Cerqueira • Afonso Pena • Bias Fortes • Silviano Brandão • Costa Sena • Antônio de Sales • Pinheiro da Silva • Bueno Brandão • Venceslau Brás • Bueno Brandão • Delfim Moreira • Artur Bernardes • Raul Soares • Olegário Maciel • Mello Vianna • Ribeiro de Andrada • Olegário Maciel • Capanema • Valadares • Batista de Oliveira • Correia Beraldo • Ferreira de Carvalho • Noraldino Lima (interventor federal) • Alcides Lins • Milton Campos • Kubitschek • Salgado da Gama • Bias Fortes • Magalhães Pinto • Israel Pinheiro • Rondon Pacheco • Aureliano Chaves • Ozanam Coelho • Francelino Pereira • Tancredo Neves • Hélio Garcia • Newton Cardoso • Hélio Garcia • Azeredo • Itamar • Aécio • Anastasia


v • eVice-presidentes do Brasil (1889 — 2012)
Floriano Peixoto • Manuel Vitorino Pereira • Francisco de Assis Rosa e Silva • Silviano Brandão • Afonso Pena • Nilo Peçanha • Venceslau Brás • Urbano Santos • Delfim Moreira • Bueno de Paiva • Estácio Coimbra • Mello Vianna • Vital Soares • Nereu Ramos • Café Filho • João Goulart • José Maria Alkmin • Pedro Aleixo • Augusto Rademaker • Adalberto Pereira dos Santos • Aureliano Chaves • José Sarney • Itamar Franco • Marco Maciel • José Alencar • Michel Temer


v • ePresidentes do Senado Federal do Brasil (1826 — 2012)
Primeiro reinado
(D. Pedro I) José Egídio Álvares de Almeida • José Caetano da Silva Coutinho

Período regencial Bento Barroso Pereira • Antônio Luís Pereira da Cunha • Manuel Jacinto Nogueira da Gama • Diogo Antônio Feijó

Segundo reinado
(D. Pedro II) Francisco Vilela Barbosa • Estêvão Ribeiro de Resende • José da Costa Carvalho • João Vieira de Carvalho • Luís José de Oliveira Mendes • Cândido José de Araújo Viana • Manuel Inácio Cavalcanti de Lacerda • Antônio Paulino Limpo de Abreu • José Ildefonso de Sousa Ramos • João Maurício Wanderley • Brás Carneiro Nogueira da Costa e Gama • João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu • Antônio Cândido da Cruz Machado • Paulino José Soares de Sousa

República Velha
(1.ª República) Floriano Peixoto • Prudente de Morais • Manuel Vitorino • Francisco de Assis Rosa e Silva • Afonso Augusto Moreira Pena • Nilo Peçanha • Venceslau Brás • Urbano Santos • Delfim Moreira • Bueno de Paiva • Estácio Coimbra • Melo Viana

2.ª, 3.ª e 4.ª
Repúblicas Antônio Garcia de Medeiros Neto • Valdomiro de Barros Magalhães • Nereu Ramos • Café Filho • Alexandre Marcondes Machado Filho • Apolônio Jorge de Faria Sales • João Goulart

Regime Militar
(5.ª República) Auro de Moura Andrade • Gilberto Marinho • João Cleofas de Oliveira • Petrônio Portella • Filinto Müller • Paulo Francisco Torres • Magalhães Pinto • Petrônio Portela Nunes • Luís Viana Filho • Jarbas Passarinho • Nilo Coelho • Moacir Dalla

Nova República
(6.ª República) José Fragelli • Humberto Lucena • Nelson Carneiro • Mauro Benevides • Humberto Lucena • José Sarney • Antônio Carlos Magalhães • Jáder Barbalho • Edison Lobão • Ramez Tebet • José Sarney • Renan Calheiros • Tião Viana • Garibaldi Alves Filho • José Sarney


v • ePresidentes do Brasil (1889–presente)
Presidencialismo no Brasil • Palácio do Planalto • Palácio da Alvorada • Granja do Torto
República Velha (1889–1930) Deodoro da Fonseca • Floriano Peixoto • Prudente de Morais • Manuel Vitorino • Campos Sales • Rodrigues Alves • Afonso Pena • Nilo Peçanha • Hermes da Fonseca • Venceslau Brás • Rodrigues Alves • Delfim Moreira • Epitácio Pessoa • Artur Bernardes • Washington Luís • Júlio Prestes
Era Vargas (1930–1945) Junta de 1930 • Getúlio Vargas
Período populista (1945–1964) José Linhares • Eurico Gaspar Dutra • Getúlio Vargas • Café Filho • Carlos Luz • Nereu Ramos • Juscelino Kubitschek • Jânio Quadros • Ranieri Mazzilli • João Goulart
Ditadura militar (1964–1985) Ranieri Mazzilli • Castelo Branco • Costa e Silva • Junta de 1969 • Emílio Garrastazu Médici • Ernesto Geisel • João Figueiredo
Nova República (1985–) Tancredo Neves - José Sarney • Fernando Collor de Mello • Itamar Franco • Fernando Henrique Cardoso • Luiz Inácio Lula da Silva • Dilma Rousseff


v • eMinistros dos Negócios do Império do Brasil (1808 — 1889)
Colônia e
Reino Unido Fernando José de Portugal e Castro • António de Araújo e Azevedo • João Paulo Bezerra de Seixas • Tomás Antônio de Vila Nova Portugal • Inácio da Costa Quintela

Regência do Príncipe
D. Pedro Marcos de Noronha e Brito • José Bonifácio de Andrada e Silva

Primeiro reinado
(D. Pedro I) José Bonifácio de Andrada e Silva • José Egídio Álvares de Almeida • José Bonifácio de Andrada e Silva • José Joaquim Carneiro de Campos • Francisco Vilela Barbosa • Pedro de Araújo Lima • João Severiano Maciel da Costa • Estêvão Ribeiro de Resende • Felisberto Caldeira Brant Pontes de Oliveira Horta • José Feliciano Fernandes Pinheiro • João Vieira de Carvalho • José Joaquim Carneiro de Campos • Pedro de Araújo Lima • José Clemente Pereira • José Joaquim Carneiro de Campos • João Inácio da Cunha • José Antônio da Silva Maia • Bernardo José da Gama • Antônio Luís Pereira da Cunha

Período regencial Bernardo José da Gama • Manuel José de Sousa França • José Lino dos Santos Coutinho • Diogo Antônio Feijó • Antônio Francisco de Paula de Holanda Cavalcanti de Albuquerque • Nicolau Pereira de Campos Vergueiro • Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho • Antônio Pinto Chichorro da Gama • Manuel do Nascimento Castro e Silva • Joaquim Vieira da Silva e Sousa • Antônio Paulino Limpo de Abreu • José Inácio Borges • Antônio Paulino Limpo de Abreu • Gustavo Adolfo de Aguilar Pantoja • Manuel da Fonseca de Lima e Silva • Antônio Paulino Limpo de Abreu • Manuel Alves Branco • Pedro de Araújo Lima • Bernardo Pereira de Vasconcelos • Francisco de Paula de Almeida e Albuquerque • Manuel Antônio Galvão • Francisco Ramiro de Assis Coelho • Caetano Maria Lopes Gama • Bernardo Pereira de Vasconcelos • Joaquim José Rodrigues Torres

Segundo reinado
(D. Pedro II) Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva • Cândido José de Araújo Viana • José Antônio da Silva Maia • José Carlos Pereira de Almeida Torres • Manuel Alves Branco • Joaquim Marcelino de Brito • Manuel Alves Branco • Francisco de Paula Sousa e Melo • Manuel Alves Branco • Nicolau Pereira de Campos Vergueiro • Manuel Alves Branco • José Carlos Pereira de Almeida Torres • José Pedro Dias de Carvalho • José da Costa Carvalho • Francisco Gonçalves Martins • Luís Pedreira do Couto Ferraz • Pedro de Araújo Lima • Sérgio Teixeira de Macedo • Ângelo Moniz da Silva Ferraz • João de Almeida Pereira Filho • Ângelo Moniz da Silva Ferraz • João de Almeida Pereira Filho • Francisco de Paula Negreiros de Saião Lobato • José Antônio Saraiva • José Ildefonso de Sousa Ramos • Zacarias de Góis • Pedro de Araújo Lima • José Bonifácio de Andrada e Silva • José Liberato Barroso • Pedro de Araújo Lima • José Joaquim Fernandes Torres • Paulino José Soares de Sousa • João Alfredo Correia de Oliveira • José Bento da Cunha Figueiredo • Antônio da Costa Pinto e Silva • Carlos Leôncio da Silva Carvalho • Francisco Maria Sodré Pereira • Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo • Sousa Dantas • Rodolfo Epifânio de Sousa Dantas • Pedro Leão Veloso • Francisco Antunes Maciel • João Florentino Meira de Vasconcelos • Filipe Franco de Sá • Afonso Augusto Moreira Pena • João Florentino Meira de Vasconcelos • Ambrósio Leitão da Cunha • José Fernandes da Costa Pereira Júnior • Antônio Ferreira Viana • Franklin Dória


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Afonso_Pena&oldid=28355079"
Categorias: Mortos em 1909Ministros da Justiça do BrasilCandidatos a Presidência da República do BrasilPresidentes do BrasilVice-presidentes do BrasilMinistros do Império do BrasilMinistros do Exército do Brasil (Império)Ministros da Marinha do BrasilMinistros dos Transportes do BrasilMinistros da Agricultura do Brasil (Império)Presidentes do Senado Federal do BrasilGovernadores de Minas GeraisDeputados federais de Minas GeraisProfessores da Universidade Federal de Minas GeraisEx-alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São PauloLuso-brasileirosNaturais de Santa Bárbara (Minas Gerais)Católicos do BrasilCategoria oculta: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde março de 2011
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página CorrelatosCommons Wikiquote Noutras línguasCatalà Deutsch English Esperanto Español Eesti Français Galego עברית Bahasa Indonesia Ido Italiano ქართული Latina मराठी Occitan Polski Русский Slovenščina Svenska Yorùbá 中文 粵語 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 18h53min de 14 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas