quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

BÓRIS IÉLTSIN

Boris IéltsinOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Boris Nicoláievitch Iéltsin
Борис Николаевич Ельцин

1º presidente da Rússia
Mandato 10 de julho de 1991
a 31 de dezembro de 1999
Vice-presidente Alexander Rutskoy (1993)[1]
Antecessor(a) nenhum (Mikhail Gorbachev era presidente da União Soviética)
Sucessor(a) Vladimir Putin
Vida
Nascimento 1 de fevereiro de 1931
Butka, Sverdlovsk
União Soviética
Falecimento 23 de abril de 2007 (76 anos)
Moscou (DFC)
Rússia
Religião Igreja Ortodoxa Russa
Profissão Engenheiro
Assinatura
ver
Bóris Nicoláievitch Iéltsin (Butka, 1º de fevereiro de 1931 — Moscou, 23 de abril de 2007) foi um político russo, com um importante papel na história recente da União Soviética e da Federação Russa.

Era casado com Naina Iosifovna Ieltsina, com quem teve duas filhas, Iélena e Tatiana, nascidas em 1957 e 1958, respectivamente.

Foi o primeiro presidente da Rússia em 1991, após o fim da União Soviética, e o primeiro eleito democraticamente na história daquele país governando entre 1991 e 1999. A sua eleição, em 1991, ficou em volta de muita expectativa e a 12 de Junho de 1991, Iéltsin ganha as eleições com 57% dos votos.

Em 1994 ordenou a invasão da Chechénia, originando a primeira Guerra Chechena, até chegar a um tratado de paz em 1996, violado pouco tempo depois.

Iéltsin foi o responsável por transformar a Rússia num Estado capitalista, deixando de lado o socialismo.

Engenheiro industrial, membro do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) desde 1961 e, entre 1976 e 1985, chefe do partido na região de Sverdlovsk, incorporou-se em 1981 ao Comitê Central, ocupando a presidência em 1985. Reformista convicto, Mikhail Gorbatchov solicitou sua presença em Moscou, onde dirigiu o PCUS e se apresentou, em 1985, como candidato ao Politburo. Enquanto Yeltsin ganhava popularidade na capital graças às reformas empreendidas na administração e à luta contra a corrupção, obtinha a inimizade das forças opositoras à reforma, que conseguiram sua destituição em 1988 como chefe do partido e candidato ao Politburo.

Nomeado então vice-primeiro-ministro para a Construção, em 1990 foi eleito presidente do Congresso dos Deputados da Rússia, impulsionando a aplicação da Perestroika. Mais tarde, abandonou o Partido Comunista. Na seqüência da introdução, em 1991, de um sistema presidencialista, alcançou a presidência da Rússia após as primeiras eleições livres e secretas da história do país.

Em agosto de 1991, opôs-se ao golpe conservador contra Gorbatchov, assumiu a missão de acabar com o PCUS e criou a formação da Comunidade de Estados Independentes (CEI), processo ligado à queda de Gorbatchov e à dissolução da União Soviética (dezembro de 1991). Yeltsin empreendeu uma reforma política que pretendia instaurar a economia de mercado, mas deparou com a resistência das forças reacionárias lideradas pelo vice-presidente Alexander Ruzcoi, que tentaram, em vão, provocar sua queda em outubro de 1993. Com a aprovação de uma nova Constituição (dezembro de 1993), Yeltsin reforçou seu poder, mas não obteve êxito na economia.

Em dezembro de 1993, teve de fazer concessões a seus adversários políticos na Duma, que ficaram ainda mais fortalecidos. Na política interna, graças ao apoio do ministro Victor Chernomirdin, prosseguiu com as reformas, de forma mais duvidosa, visando manter o poder. Na política externa, suas relações com os países da CEI baseavam-se na defesa dos interesses nacionais russos de forma hegemônica e conservadora. Combateu duramente Mussaiev D. Dudaiev em 1990, quando a Chechênia tentou separar-se da Federação Russa, sem sucessos militares significativos. As negociações de paz com os chechenos, nas eleições presidenciais de junho de 1996, a união eleitoral com o ex-general Alexander Liebed, seu conselheiro de Segurança, e diversas ações populistas asseguraram-lhe a permanência no cargo novamente.

Após uma cirurgia no coração, em 1996, empreendeu um novo rumo de reformas, alterando a composição dos órgãos de decisão e do aparelho político central. Nomeou Anatoli Chubais e Boris Nemzov vice-presidentes do governo, mantendo Chernomirdin em seu cargo. Ante a ampliação da Otan, com a incorporação de novos membros do antigo Pacto de Varsóvia, Yeltsin estreitou ainda mais a cooperação com a China. Por seu delicado estado de saúde, pelas críticas que vinha recebendo ao caráter autocrático de seu governo e a casos de corrupção, Yeltsin renunciou em 31 de dezembro de 1999. Nomeou para seu posto o primeiro-ministro Vladimir Putin, que lhe garantiu imunidade contra eventuais processos judiciais.[2]

Iéltsin faleceu aos 76 anos de idade, de complicações cardíacas, após uma visita à Jordânia.[3]. Encontra-se sepultado no Cemitério Novodevichy.

Precedido por
Oleg Lobov Primeiro-ministro da Rússia
1991 — 1992 Sucedido por
Iegor Gaidar
Precedido por
— Presidente da Rússia
1991 — 1999 Sucedido por
Vladimir Putin
Referências↑ O cargo de vice-presidente foi extinto na Rússia em 1993.
↑ NetSaber, Biografia
↑ BBC News, 23 de abril de 2007. Russian ex-president Yeltsin dies
[Esconder]v • ePresidentes da Federação Russa
Presidentes Boris Iéltsin (1991—1999) • Vladimir Putin (2000—2008) • Dmitri Medvedev (2008-atual)
Vice-presidente
(cargo extinto em 1993) Alexander Rutskoy (1991—1993)
Presidentes em exercício Alexander Rutskoy (1993, autoproclamação) • Viktor Chernomyrdin (1996) • Vladimir Putin (1999—2000)

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Boris_I%C3%A9ltsin&oldid=28754277"
Categorias: Mortos em 2007Presidentes da RússiaAnticomunistas
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasАҧсуа Afrikaans العربية Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Gaeilge Galego עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Қазақша 한국어 Kurdî Кыргызча Latina Lëtzebuergesch Lietuvių Latviešu Олык Марий Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Malti Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Ирон Polski Runa Simi Română Русский Саха тыла Sicilianu Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் ไทย Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça Українська اردو O'zbek Vepsän kel' Tiếng Việt Winaray Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 22h14min de 7 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas