quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MICHAEL GORBATCHEV

Mikhail GorbachevOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mikhail Gorbachev

Mikhail Gorbachev
Secretário-geral do Partido Comunista
da União Soviética
Mandato 11 de Março de 1985
a 24 de Agosto de 1991
Antecessor(a) Konstantin Chernenko
Sucessor(a) Vladimir Ivashko
Presidente da União Soviética
Mandato 15 de Março de 1990
a 25 de Dezembro de 1991
Antecessor(a) ele mesmo
(como comandante do Soviete Supremo)
Sucessor(a) extinção do cargo
Vida
Nascimento 2 de Março de 1931 (80 anos)
Stavropol, RSFS da Rússia
União Soviética
Prêmio(s) Nobel da Paz (1990), Prêmio Dresden (2010)
Primeira-dama Raíssa Gorbachova
Partido Partido Comunista da União Soviética
Assinatura
ver
Mikhail Serguéievich Gorbachev ou Gorbatchev[1] (em russo ? Михаи́л Серге́евич Горбачёв, IPA: mʲɪxɐˈil sʲɪrˈgʲeɪvʲɪʨ gərbɐˈʨof) (Stavropol, 2 de março de 1931) é o ex-secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética de 1985 a 1991. As suas tentativas de reforma conduziram ao final da Guerra Fria e, ainda que não tivesse esse objectivo, terminou com o poderio do Partido Comunista no país, levando, até mesmo à dissolução da União Soviética.

Índice [esconder]
1 Vida e carreira
2 Governo
3 Vida pós-soviética
4 Ligações externas
5 Referências

[editar] Vida e carreiraEstudou Direito na Universidade de Moscovo, onde conheceu a sua futura esposa, Raíssa Gorbacheva. Casaram-se em Setembro de 1953 e fixaram-se na terra natal de Gorbachev, Stavropol no sul da Rússia, onde se licenciou em 1955.

Mikhail Gorbachev inscreveu-se no Partido Comunista em 1952 com 21 anos de idade. Em 1966, com 35 anos, completou os estudos no Instituto Agrícola como economista-agrónomo. Começou, então, a progredir rapidamente na sua carreira política. Em 1970 foi nomeado Primeiro Secretário da Agricultura e, no ano seguinte, membro do Comité Central. Em 1972, dirigiu uma delegação soviética à Bélgica e, dois anos mais tarde, em 1974, tornou-se representante do Soviete Supremo. Fez parte do Politburo em 1979. Aí, recebeu a protecção de Iuri Andropov, chefe do KGB, também natural de Stavropol, e foi promovido durante o breve período em que Andropov se tornara líder do partido, antes da sua morte em 1984.

As posições que tomou no partido deram-lhe a oportunidade de realizar viagens a diversas partes do mundo, o que terá influenciado o seu ponto de vista político e social, como líder do seu país. Em 1975, dirige uma delegação à República Federal da Alemanha e em 1983 lidera outra ao Canadá, onde se encontra com o primeiro-ministro Pierre Trudeau, com os membros da Câmara dos Comuns e do Senado, sempre.

[editar] GovernoCom a morte de Konstantin Chernenko, Mikhail Gorbachev, com 54 anos de idade, é eleito secretário geral do Partido Comunista a 11 de Março de 1985. Sendo, efectivamente, o verdadeiro líder da União Soviética.


Gorbachev em um dos seus encontros com o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan.Em 1985, viaja até ao Reino Unido, onde se encontra com Margaret Thatcher. A partir de seu governo, Gorbatchev tenta reformar o partido, que dava então mostras de decadência, ao apresentar o seu projecto que se resumia nas expressões glasnost ("transparência") e perestroika ("reestruturação") e que é apresentado no 27.º Congresso do Partido Comunista Soviético em Fevereiro de 1986.

Em 1986, Gorbachev também tem de lidar com a explosão do reator da Usina Nuclear de Chernobyl, localizada na Ucrânia, que provocou uma onda de radiação por toda a Europa. A desorganização e as informações escassas na época contribuíram para que o regime comunista já estivesse chegando ao fim.


Foto oficial de Gorbachev, em 1987Em 1988, Gorbatchev anuncia que a União Soviética abandonava oficialmente a Doutrina Brejnev, ao admitir que a Europa de Leste adotasse regimes democráticos, se desejassem. Seu porta-voz, Gennady Guerasimov, em jeito de graça, autodenominou esta disposição como Doutrina Sinatra. Isto levou à corrente de revoluções de 1989, nos países de leste, através das quais o comunismo colapsou. Revoluções essas que se realizaram de forma pacífica, como na Alemanha, com a queda do muro de Berlim, sendo que houve excepção no caso da Roménia. Terminava assim a Guerra fria, o que justificou a atribuição do Nobel da paz a Gorbachev em 15 de Outubro de 1990. Nesse mesmo ano, as duas Alemanhas, capitalista e comunista, se reunificariam.

Contudo, a democratização da URSS e dos países de Leste, ao levar à perda de poder do Partido Comunista, conduziu à situação que culminou com o Golpe de Agosto de 1991, como objectivo de o retirar do poder. Durante este tempo foi forçado a passar três dias (de 19 de Agosto até ao dia 21) numa dacha na Crimeia, antes de ser libertado e reaver o poder. Nessa altura, Boris Iéltsin começava a receber mais apoios em detrimento de Gorbatchov. Este viu-se obrigado a demitir um grande número de membros do Politburo e, em vários casos, houve ordem de prisão. Entre estes encontravam-se o "Gang dos Oito" que tinha conduzido o golpe.

Ver artigo: Queda da União Soviética
Gorbachev foi eleito como primeiro presidente executivo da União Soviética em 15 de Março de 1990 mas resignou a 25 de Dezembro de 1991. Nessa mesma noite a bandeira soviética foi recolhida do Kremlin.

[editar] Vida pós-soviéticaEm termos gerais, Gorbachev é bem visto no mundo ocidental graças à sua contribuição para o fim da Guerra Fria. Contudo, na Rússia, a sua reputação não é tão favorável devido à crise económica e social que se instalou logo após a queda da URSS.

Criou a Fundação Gorbachev em 1992. Em 1993, fundou também a Cruz Verde Internacional. Foi um dos principais promotores da Carta da Terra, em 1994. Tornou-se, igualmente, membro do Clube de Roma.

Obteve menos de um por cento dos votos na eleição presidencial de 1996.[2]


Gorbachev no Fórum Urbano Mundial Barcelona/2004. Fonte: Antônio Milena/ABr.Em 1997, Gorbachev entrou num anúncio da Pizza Hut, que passou na televisão norte-americana, com o fim de obter fundos para os Arquivos Perestroika.

A 26 de Novembro de 2001, Gorbachev fundou, igualmente, o Partido Social Democrata Russo, como resultado da união de vários partidos que partilhavam esta ideologia. Demitiu-se como líder partidário em Maio de 2004 em consequência de desacordos com o presidente do partido em relação às opções tomadas durante as eleições de Dezembro de 2003.

No início de 2004, Gorbachev registrou a sua marca de nascença, na testa, devido à sua utilização por uma marca de vodka que lhe fazia referência. O caso é tanto mais curioso quanto Gorbachev implementou algumas leis de combate ao alcoolismo enquanto líder da União Soviética. A referida marca de vodka mudou, entretanto, de rótulo.

Em 8 de Fevereiro de 2004, foi galardoado com um Grammy, juntamente com Bill Clinton e Sophia Loren pela narração conjunta do disco Prokofiev: Peter and the Wolf/Beintus: Wolf Tracks sobre Pedro e o lobo, de Prokofiev, uma versão moderna da história, com intuitos ecológicos - o que vai ao encontro das preocupações ambientais que têm marcado os últimos anos.

[editar] Ligações externasO Commons possui uma categoria com multimídias sobre Mikhail GorbachevFundação Gorbachev (em inglês e russo)
www.mikhailgorbachev.org (em inglês)
Perfil no sítio oficial do Nobel da Paz 1990 (em inglês)
Referências↑ Devido à falta de convenções para a transcrição do alfabeto cirílico ao latino, seu nome é corriqueiramente grafado como Gorbatchev, Gorbachev, Gorbatchof, entre outras variações. Uma possível transcrição fonética para o português seria Mihaíl Serguiêievitch Garbatchóf.
↑ http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/7645982.stm
Precedido por
Konstantin Chernenko Secretário-Geral do
Partido Comunista da União Soviética
1985 — 1991 Sucedido por
cargo extinto
Precedido por
Tenzin Gyatso Nobel da Paz
1990 Sucedido por
Aung San Suu Kyi

[Expandir]v • ePresidentes do Soviete Supremo da União Soviética
Vladimir Lênin (1917-1924) • Iossif Stálin (1924-1953) • Nikita Khrushchov (1953-1964) • Leonid Brejnev (1964-1982) Iúri Andropov (1982-1984) • Konstantin Chernenko (1984-1985) • Mikhail Gorbachev (1985-1991)

[Expandir]v • eHistória da União Soviética (1964–1985) e a Era da Estagnação
Eventos Políticos 1964–1982: Liderança Coletiva · Conferência de Glassboro · Reabilitação de Stálin · Primavera de Praga · Invasão da Tchecoslováquia · Doutrina da Soberania Limitada · Atentado contra Leonid Brejnev · Conflito Fronteiriço Sino-Soviético · Détente · Acordos de Helsínquia · Constituição Soviética de 1977 · Intervenção no Afeganistão · Jogos Olímpicos de Verão de 1980 · Reação à Crise da Polônia · Exercícios Zapad · Morte e Funeral de Leonid Brejnev · O Legado de Leonid Brejnev · Máfia Piramida
1982–1985: Planos de Mísseis Nucleares · Caso do Boeing Coreano · Able Archer 83 · Boicote aos Jogos Olímpicos de 1984
Membros do Politburo
Aliyev · Andropov · Brejnev · Tchebrikov · Chernenko · Demitchev · Dolgikh · Gorbachev · Grechko · Grishin · Gromiko · Kirilenko · Kiselyov · Konayev · Kossygin · Kulakov · Kuznetsov · Masherov · Mazurov · Mikoyan · Mzhavanadze · Pelše · Podgorny · Polyansky · Ponomarev · Rashidov · Romanov · Shcherbytsky · Shelepin · Shelest · Shevardnadze · Shvernik · Solomentsev · Suslov · Tikhonov · Ustinov · Voronov · Vorotnikov
Líderes Leonid Brejnev (Tróika: Brejnev · Kossyguin · Podgorni) · Iuri Andropov · Konstantin Chernenko
Familiares de Brejnev Churbanov (genro) · Galina (filha) · Liubov (sobrinha) · Viktoria (esposa) · Iakov (irmão) · Iuri (filho)
União Soviética

[Expandir]v • eNobel da Paz (1901–2011)
1901 — 1925 Henri Dunant e Frédéric Passy • Élie Ducommun e Charles Albert Gobat • William Randal Cremer • IDI • Bertha von Suttner • Theodore Roosevelt • Ernesto Teodoro Moneta e Louis Renault • Klas Pontus Arnoldson e Fredrik Bajer • Auguste Marie François Beernaert e Estournelles de Constant • Gabinete Internacional Permanente para a Paz • Tobias Michael Carel Asser e Alfred Hermann Fried • Elihu Root • Henri La Fontaine • Comitê Internacional da Cruz Vermelha • Thomas Woodrow Wilson • Léon Victor Auguste Bourgeois • Karl Hjalmar Branting e Christian Lous Lange • Fridtjof Nansen • Austen Chamberlain e Charles Gates Dawes

1925 — 1950 Aristide Briand e Gustav Stresemann • Ferdinand Édouard Buisson e Ludwig Quidde • Frank Billings Kellogg • Nathan Söderblom • Jane Addams e Nicholas Murray Butler • Ralph Norman Angell Lane • Arthur Henderson • Carl von Ossietzky • Carlos Saavedra Lamas • Robert Cecil • Comitê Internacional Nansen para os Refugiados • Comitê Internacional da Cruz Vermelha • Cordell Hull • Emily Greene Balch e John Raleigh Mott • Conselho da Sociedade dos Amigos e Comitê Americano da Sociedade dos Amigos • John Boyd Orr • Ralph Johnson Bunche

1951 — 1975 Léon Jouhaux • Albert Schweitzer • George Marshall • ACNUR • Lester Bowles Pearson • Dominique Pire • Philip Noel-Baker • Albert Lutuli • Dag Hammarskjöld • Linus Pauling • Comitê Internacional da Cruz Vermelha e Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho • Martin Luther King Jr. • UNICEF • René Cassin • Organização Internacional do Trabalho • Norman Borlaug • Willy Brandt • Henry Kissinger e Lê Đức Thọ • Seán MacBride e Eisaku Sato • Andrei Sakharov

1976 — 2000 Betty Williams e Mairead Corrigan • Anistia Internacional • Anwar Al Sadat e Menachem Begin • Madre Teresa de Calcutá • Adolfo Pérez Esquivel • ACNUR • Alva Reimer Myrdal e Alfonso García Robles • Lech Wałęsa • Desmond Tutu • Médicos Internacionais para a Prevenção da Guerra Nuclear • Elie Wiesel • Óscar Arias • Forças de manutenção da paz das Nações Unidas • Tenzin Gyatso • Mikhail Gorbachev • Aung San Suu Kyi • Rigoberta Menchú • Nelson Mandela e Frederik Willem de Klerk • Yasser Arafat, Shimon Peres e Yitzhak Rabin • Joseph Rotblat e Conferências Pugwash sobre Ciência e Negócios Mundiais • Carlos Filipe Ximenes Belo e José Ramos-Horta • Campanha Internacional para a Eliminação de Minas e Jody Williams • John Hume e David Trimble • Médicos sem Fronteiras • Kim Dae-jung

2001 — 2011 Organização das Nações Unidas e Kofi Annan • Jimmy Carter • Shirin Ebadi • Wangari Maathai • AIEA e Mohamed ElBaradei • Muhammad Yunus e Banco Grameen • Al Gore e IPCC • Martti Ahtisaari • Barack Obama • Liu Xiaobo • Ellen Johnson-Sirleaf, Leymah Gbowee e Tawakel Karman



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Mikhail_Gorbachev&oldid=28559028"
Categorias: Presidentes da União SoviéticaNobel da PazPolíticos da RússiaPolíticos da União SoviéticaAteus da RússiaCategorias ocultas: !Páginas que podem ser avaliadas pelos leitores!Artigos bons na Wikipédia em espanhol
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Alemannisch Aragonés العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Башҡортса Bikol Central Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български বাংলা Brezhoneg Bosanski Català Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Frysk Gaeilge 贛語 Gàidhlig Galego עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Қазақша 한국어 Kurdî Latina Lëtzebuergesch Lietuvių Latviešu Олык Марий Македонски മലയാളം मराठी Кырык мары Bahasa Melayu Malti မြန်မာဘာသာ مازِرونی Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Ирон Polski پنجابی Runa Simi Română Русский संस्कृतम् Саха тыла Sardu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska Ślůnski தமிழ் ไทย Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça Українська Tiếng Việt Walon Winaray Yorùbá 中文 粵語 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 10h33min de 29 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas