quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

VLADIMIR PUTIN

Vladimir PutinOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vladímir Vladímirovitch Putin
Владимир Владимирович Путин
Vladímir Vladímirovitch Putin
Владимир Владимирович Путин
Primeiro-Ministro da Rússia
Mandato 8 de maio de 2008 - atualidade
Antecessor(a) Viktor Zubkov
2º Presidente da Rússia
Mandato 7 de maio de 2000 - 7 de maio de 2008
Antecessor(a) Bóris Iéltsin
Sucessor(a) Dmitri Medvedev
Vida
Nascimento 7 de outubro de 1952 (59 anos)
Leningrado, URSS
(atual São Petersburgo, Rússia)
Primeira-dama Ludmila Alexandróvna Putina
Partido Rússia Unida (Yedinaya Rossiya)
Profissão ex-oficial da KGB, político
Assinatura
ver
Vladímir Vladímirovitch Putin (em russo Влади́мир Влади́мирович Пу́тин; São Petersburgo, 7 de outubro de 1952) é um político russo. Atualmente ocupa o cargo de primeiro-ministro do país, e anteriormente exerceu o cargo de presidente do país (entre 31 de dezembro de 1999 e 7 de maio de 2008).

Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 Artes marciais
1.2 Pintura
2 Presidência
3 Referências
4 Ligações externas

[editar] BiografiaEstudou direito na Universidade de São Petersburgo, graduando-se 1975. Casou-se em 28 de julho de 1983 com Ludmila Alexandrovna Putina, com quem teve duas filhas, Maria e Catarina.

Ex-agente da KGB (serviço secreto russo durante a Guerra Fria), onde ingressou em 1975 e serviu durante 15 anos, Putin atuou seis anos em Dresden, na Alemanha Oriental, até a queda do muro de Berlim, em 1989, quando, no posto de coronel, abandonou a organização.

Putin foi diretor para assuntos externos da KGB da União Soviética. Quando Anatoly Sobchak, um ex-professor da universidade, é eleito prefeito de São Petersburgo, Putin começa a atuar politicamente, tornando-se vice-prefeito em 1994. Em 1996 foi nomeado diretor de políticas externas no governo do então presidente Bóris Iéltsin.

Em julho de 1998, o presidente Boris Ieltsin nomeia Putin como diretor do Serviço Federal de Segurança da Federação Russa, órgão sucessor da KGB. O ex-agente sobe rapidamente na hierarquia, tornando-se secretário do Conselho de Segurança e primeiro-ministro de Ieltsin, apontado para uma provável sucessão. Na renúncia de Iéltsin em 31 de dezembro do mesmo ano, assumiu como presidente interino e em março de 2000 .

Prometendo reconstruir o país, Putin é eleito presidente da Federação da Rússia em março de 2000 com cerca de 53% dos votos, reelegendo-se presidente em março de 2004, quando a economia russa crescia a passos largos após a prolongada recessão dos anos 90.

Em sua administração, Putin procurou a modernização do país e sua integração à Europa, misturando liberdade econômica com um processo de "política fechada" (restabelecimento na prática de um partido único que o apoia integralmente, controlando os meios de comunicação de massas, as organizações não-governamentais).

Putin trabalhou para diminuir a autonomia das províncias russas que lutam por separatismo e esteve em uma situação difícil durante a guerra da Tchetchênia, particularmente durante a luta de rebeldes separatistas contra tropas russas nas montanhas. Em 2002, o presidente declarou que a campanha contra os terroristas havia acabado, mas os conflitos continuaram.

No final de 2007, não podendo reeleger-se novamente, Putin indica como sucessor seu o vice-primeiro-ministro Dmitri Medvedev, eleito.

[editar] Artes marciaisPutin é conhecido praticante de artes marciais. Pratica sambô (graduado como mestre - faixa azul), e judô (faixa vermelha e branca, sexto dan).[1]

Embora não seja o primeiro político praticante de artes marciais, é o que possui os melhores resultados. Em função destes resultados, possui os títulos honorários de presidente da Federação Internacional Amadora de Sambô (FIAS) [2] e da Federação Internacional de Judô (FIJ) [3]

[editar] PinturaUm quadro pintado por Putin foi vendido, em São Petersburgo, por 37 milhões de rublos (860.000 euros).[4]

[editar] PresidênciaEleito com quase sessenta milhões de votos no primeiro turno, em março de 2000, Putin mudou, no ano seguinte, o hino nacional russo. Nas eleições de 2004, conseguiu mais de 70% dos votos. Sua popularidade permitiu que seus poderes fossem ampliados com a ajuda do legislativo.[5] Seus mandatos foram marcados por grande repressão aos rebeldes na Chechênia. Em 1 de setembro de 2004, terroristas invadiram uma escola em Beslan, o que, dias depois, terminaria na morte de 186 crianças. A diretoria internacional responsabilizou Putin pelo massacre, visto a política imposta aos rebeldes chechenos. Alguns acusaram Putin de incentivar a ação terrorista, para justificar uma maior repressão contra os rebeldes.[6][7]


Putin com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Putin também é acusado de cercear a liberdade de imprensa no país; grupos ligados à atividade o acusam da morte de dois jornalistas russos: Anna Politkovskaia e Alexander Litvinenko, que faziam oposição a seu governo, sobretudo sobre a maneira de conduzir o conflito na Chechênia. O presidente russo negou todas as acusações. Treze jornalistas já morreram na Rússia desde a ascensão de Putin ao cargo.[8][9]

Em 10 de fevereiro de 2007, Putin acusou os Estados Unidos de estarem se utilizando da força para impor sua vontade sobre o mundo, além de promover uma nova corrida armamentista. Suas declarações foram rechaçadas indiretamente pelo secretário de segurança norte-americano, Robert Gates, dizendo que "uma guerra fria já havia sido suficiente".[10]

Apesar das críticas à sua posição autoritária, feitas principalmente pela imprensa internacional, Putin teve alto índice de aprovação entre os russos - 77% em julho de 2006. Sua posição quanto a nacionalização do petróleo e controle dos meios de comunicação encontram respaldo na população, que vêem um futuro mais democrático para o país.[carece de fontes?]

Desde quando tomou posse, em 1999, a economia do país cresceu aceleradamente, chegando a um aumento de 10% do PIB em 2000 - recuperação que ocorre após a crise econômica de 1998, quando a inflação chegou a 86% ao ano.

Entregou a presidência da Rússia a Dmitri Medvedev (eleito em primeiro turno, pelas eleições presidenciais russas, em 2 de março de 2008), no dia 7 de maio de 2008, sendo nomeado pelo mesmo como primeiro-ministro do país.

Referências↑ Putin lança vídeo como judoca faixa preta em aniversário - O Estado de S.Paulo, 7 de outubro de 2008 (visitado em 22-8-09).
↑ FIAS President - FIAS (visitado em 22-8-09)
↑ Putin: presidente honorário da Federação Internacional de Judô - O Estado de S.Paulo, 24 de maio de 2008 (visitado em 22-8-09).
↑ Pintura de Putin é leiloada por 860 mil euros - AFP, 17 de janeiro de 2009 (visitado em 22-8-09).
↑ Parlamentares russos aprovam lei que amplia poder de Moscou - Folha Online, 29 de outubro de 2004. (visitado em 22-8-09).
↑ Putin não pede perdão às mães de Beslan - Folha Online, 4 de setembro de 2005 (visitado em 22-8-09).
↑ Putin tenta legitimar guerra contra a Tchetchênia, diz especialista - Folha Online, 25 de setembro de 2004 (visitado em 22-8-09).
↑ Milionário irá colaborar com investigação sobre morte de ex-espião - Folha Online, 6 de fevereiro de 2007 (visitado em 22-8-09).
↑ Pai de Litvinenko acusa Vladimir Putin de matar seu filho - Folha Online, 16 de dezembro de 2006 (visitado em 22-8-09)
↑ EUA respondem a Putin que uma Guerra Fria já foi suficiente - Folha Online, 11 de fevereiro de 2007 (visitado em 22-8-09).
[editar] Ligações externasOutros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Citações no Wikiquote
Categoria no Commons
Commons
Wikiquote
Primeiro-ministro da Rússia (site oficial)
Precedido por
Boris Iéltsin Presidente da Rússia
2000–2008 Sucedido por
Dmitri Medvedev
Precedido por
Viktor Zubkov Primeiro ministro da Rússia
2008–atualidade Sucedido por


[Expandir]v • ePresidentes da Federação Russa
Presidentes Boris Iéltsin (1991—1999) • Vladimir Putin (2000—2008) • Dmitri Medvedev (2008-atual)
Vice-presidente
(cargo extinto em 1993) Alexander Rutskoy (1991—1993)
Presidentes em exercício Alexander Rutskoy (1993, autoproclamação) • Viktor Chernomyrdin (1996) • Vladimir Putin (1999—2000)

[Expandir]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.





Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Vladimir_Putin&oldid=28686814"
Categorias: Políticos da RússiaPresidentes da RússiaPrimeiros-ministros da RússiaCategorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé!Esboços maiores que 10000 bytes!Esboços de biografias de políticos!Artigos bons na Wikipédia em chinês!Artigos destacados na Wikipédia em hebraico
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página CorrelatosCommons Wikiquote Noutras línguasАҧсуа Afrikaans Aragonés العربية Asturianu Azərbaycanca Башҡортса Žemaitėška Bikol Central Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Frysk Gaeilge Galego עברית हिन्दी Hrvatski Hornjoserbsce Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Interlingue Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 Kurdî Кыргызча Latina Ladino Lëtzebuergesch Лакку Lietuvių Latviešu Мокшень Олык Марий Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Malti မြန်မာဘာသာ Эрзянь Dorerin Naoero Plattdüütsch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Occitan Ирон Kapampangan Polski پښتو Runa Simi Rumantsch Română Русский संस्कृतम् Саха тыла Sicilianu Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் Тоҷикӣ ไทย Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт Українська O'zbek Vepsän kel' Tiếng Việt Winaray 吴语 ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 17h07min de 4 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas