sexta-feira, 6 de maio de 2011

4501 - DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ

RADIO NEWSHome
--------------------------------------------------------------------------------
« Um Livro Que Deve Ser Lido Por...
» Paulo Rocha Quer Evitar Tragédia em...

--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------
Divisão do Estado do Pará em Debate O debate sobre a divisão do território paraense para criação de novos estados definitivamente chegou à capital, Belém. Há bem pouco tempo, o assunto estava restrito às micro-regiões do Oeste e Sul do Pará. O sonho por um Território Federal do Marajó ainda é de domínio dos políticos interessados em perpetuar um feudo eleitoral na área, pois os 250 mil habitantes da maior ilha flúvio-marítima do planeta, por enquanto, acompanham à distância essa questão.


O crescente movimento pela divisão do estado levou a Associação Comercial do Pará a lançar uma campanha de oposição aos separatistas e de luta pela manutenção da unidade territorial do Pará. As peças de propaganda estão sendo feitas em parceria com o maior grupo de comunicação da Amazônia, responsável pelos veículos com a marca Liberal – jornais, TV e rádios.


Mas a peleja manutenção versus divisão territorial não está somente na mídia. Ela se faz presente no cotidiano do belemense, principalmente nas instituições de ensino. Assim, promete ser quente o debate que a FAP – Faculdade do Pará realiza hoje à noite, a partir das 19h em seu auditório. Essa instituição de ensino privado colocará na arena pesos-pesados: de um lado, o deputado federal Giovani Queiróz (PDT) – defensor da criação do estado de Carajás e o vice-governador Aldair Corrêa, que fez nome defendo a implantação do estado do Tapajós. Do outro lado, em defesa do Pará atual estarão o deputado estadual Arnaldo Jordy (PPS) e o deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB).


É inegável que a discussão sobre a divisão territorial seja uma realidade em todo o estado. No Sul do Pará tanto os políticos quanto a população expressam com veemência cada vez mais intensa o desejo pela criação do estado de Carajás, que seria formado pelos municípios que apresentam os maiores índices de crescimento na agricultura, pecuária e mineração Mas estes são também os municípios que apresentam o maior índice de degradação ambiental, trabalho infanto-juvenil e condições análogas ao trabalho escravo.


O estado do Tapajós é a esperança da população do Oeste do Pará, região em que os municípios não apresentam desenvolvimento econômico, mas vive, porém, sob a ameaça de graves problemas ambientais por causa da monocultura da soja e da devastação das florestas por madeireiros e fazendeiros. Desde o declínio dos garimpos do Tapajós, nos anos 80 do século passado, a região não consegue encontrar um caminho de crescimento econômico e desenvolvimento humano.
divisao, para
quinta 25 outubro 2007 16:23
permalink 41 comentário(s) Compartilhar
--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

41 comentário(s)

Rogério Sex 06 Mai 2011 02:15 Dividir o estado em 4 estados é ruim para o resto do brasil, porque gastaria bilhões e bilhões de dinheiro criando as capitais e sem falar que se tornariam os estados mais ricos do brasil.PORQUE , iriam para lá universidades, montadoras de carros, usinas de petróleo, usinas de energias,porque lá tem grandes rios, e isso sem falar nas multinacionais.É igual na região sudeste que dividiu em SP , MG, RJ, ES. Nós não dividiremos a nossa riqueza com o Pará não eles que consigam sua dependencia por si próprio. Coitados pra que foram para lá? Charley Sex 11 Mar 2011 02:37 Eu tenho uma idéia melhor, separemos o Pará do resto Brasil, deportemos todos os separatistas para seus Estados de origem e condenemos todos os nativos traidores a trabalhos forçados.Pronto fim de papo. michel Qua 05 Jan 2011 17:06 mais podemos resolver tudo sem dividir o estado do Pará e só transferir a sua capital pro centro do estado e termos uns políticos que respeite a população do Pará........... francisco cruz Qua 03 Nov 2010 19:41 as pessoas que são contra a divisão certamente desconhecem a realidade dos municípios distantes.que não recebem a devida ateção do estado.pra se ter uma idéia a própria região metropolitana (região das ilhas ananindeua,marituba) já são esquecidas, imaginem aquelas estão a centenas de km da capital...... Mauro Amorim Qui 30 Set 2010 00:11 O Sr. Giovani Queiróz, deveria ser PRESO e, deportado, para seu estado de origem (MG), e o Sr. vice governador Aldair Corrêa, tbm PRESO, por TRAIÇÃO AO POVO PARAENSE! JOSE MONTEIRO Sáb 25 Set 2010 05:41 Sinceramente, todos os argumentos até hoje colocados, para a cisão do Estado do Pará, seguramente não me convenceram dessa necessidade. É preciso sim, união e uma distribuição mais justa, dos recursos gerados.
PORTANTO NÃO A DIVISÃO DO ESTADO. walter pinto Qua 25 Ago 2010 16:11 sou a favor,divisao ja. Araken Qui 01 Jul 2010 17:54 O que importa o tamanho do estado?as pessoas tem que ser felizes, se voce vai passar a morar aqui ou na outra esquina não importa!seu lugar vai estar garantido, se vc mora no norte do estado e o sul ficou melhor, mude pra lá entrão e vice versa! agora que é mais facil limpar uma kitnet do que uma mansão, pode ter certeza que é!!!! paulo roberto Sáb 19 Jun 2010 14:23 acho uma pessima ideia pois os politicos querem dividir o estado, só para grescer o numero de governantes !
isso é mais uma deles"! Julha Qua 02 Jun 2010 20:28 Oi
Oi
tudo bem ?
tudo e com você ?
tudo otimo. 1 2 3 4 5
--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------
Seu comentário : Seu texto:






Seu nome:
Seu email:(Opcional)
Seu blog:(Opcional)
Copiar o texto abaixo:
Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (187.15.57.10) para se identificar

--------------------------------------------------------------------------------
« Um Livro Que Deve Ser Lido Por...
» Paulo Rocha Quer Evitar Tragédia em...
Todos os artigos página 1 página 2 página 3 página 4 página 5 página 6 Home O último artigo - Humberto Werneck declara guerra aos “lugares comuns” - Escritor Moacyr Scliar Que Estará Quarta em Belém Para Lançar Seu Novo Livro - Moacyr Scliar Lança em Belém “O Texto: Ou, A Vida” - Definidas as Emendas dos Deputados Federais do Pará ao Plano Plurianual - Paulo Rocha Quer Evitar Tragédia em Pacoval, Município de Santarém - Divisão do Estado do Pará em Debate - Um Livro Que Deve Ser Lido Por Todas as Pessoas Que São Contra a Violência - Rádio Novelas Educativas lançado na Rádio Liberal AM, Programa “Bom-dia Cidadão” - Alerta Sobre o Trabalho Infantil, a Violência Doméstica e Sexual - Doenças Atacam os Mais Pobres. - Médicos Param Dia 21 de Novembro. Perfil Radio News é um espaço dedicado a divulgar e comentar fatos que tenham impac ... Ler a continuaçãoVer amigos Escrever uma mensagem Convidar um amigo Data de criação : 07/08/28
Última atualização : 11/02/23 09:57
28 Artigos publicados Cadastro a newsletterReceba por e-mail as novidades desse blog.

cadastre-se clique aqui
buscas arquivadasBusca Palavras chavecajueiro curso deputados paraenses destruicao devastacao divisao eca eletreficacao emendas parlamentares investimentos marajo medicos para paralizacao ppa queimadas radialistas reforma agraria saude trabalho infantil
Comentários sobre este blogVocê também pode comentar! vote para este blog
Excelente! Links Favoritos:Radio News Fotos Rádio Margarida Discos do Brasil Fotos do Rancho Este blog contém algum conteúdo censurável? / Divulgar este blog Você também pode criar o seu blog. Clique aqui!
| copyright © www.blogorama.com.br Abrir a barraFechar a barra Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para radionews
Precisa estar conectado para adicionar radionews para os seus amigos
radionews
Adicionar aos meus amigos | Escrever uma mensagem
Site : arteblog.com.br bebeblog.com.br bigbrotherblog.com.br cineblog.com.br esporteblog.com.br fashionblog.com.br futblog.com.br gamingblog.com.br loveblog.com.br musicblog.com.br novelablog.com.br receitablog.com.br spaceblog.com.br tuningblog.com.br viajeblog.com.br Criar um blog





COPYRIGHT WEIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas