terça-feira, 1 de março de 2011

9444 - O BIBLIÓFILO JOSÉ MINDLIN

Páginas
Início Sobre o Libere Libri Autor Contato


Morre aos 95 o bibliófilo José Mindlin





Morreu na manhã deste domingo(28/02/2010), em São Paulo, o bibliófilo José Mindlin. Ele tinha 95 anos e estava internado há cerca de um mês no hospital Albert Einstein. A morte foi causada por falência múltipla de órgãos.
O corpo do bibliófilo está sendo velado no hospital e o enterro está marcado para as 15h no Cemitério Israelita.

Em 2006, Mindlin entrou para a Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira número 29, antes pertencente ao historiador e escritor Josué Montello.
José Ephim Mindlin nasceu em São Paulo em 8 de setembro de 1914. Formou-se em Direito em 1936, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Advogou até 1950, quando foi um dos fundadores e presidente da empresa Metal Leve S/A, empresa pioneira em pesquisa e desenvolvimento tecnológico próprio no seu campo de atuação. Em sua atividade empresarial desenvolveu grande esforço em prol do avanço tecnológico brasileiro e no processo de exportação de produtos manufaturados brasileiros.

Mindlin foi dono de uma das mais importantes bibliotecas privadas do país, que começou a formar aos 13 anos e, em 2006, doou cerca de 45 mil volumes, entre coleções e folhetos, para a Brasiliana USP, no campus da universidade, em São Paulo.

Apaixonado por livros, José Mindlin começou sua biblioteca aos 13 anos
"A gente passa, os livros ficam". Esta era uma das frases célebres de José Mindlin, um dos mais reconhecidos bibliófilos brasileiros que morreu hoje, aos 95 anos, em São Paulo.

Em entrevista à Folha em 2004, época em que lançava o livro "Memórias Esparsas de uma Biblioteca", Mindlin se definiu como um "compulsivo patológico" na arte de colecionar livros. Aos 13 anos, começou a formar a biblioteca que reuniu mais de 35 mil títulos ao longo dos anos em sua casa.

Questionado sobre se existia um livro preferido em meio a tantos que colecionava, Mindlin disse que uma das características da bibliofilia era a poligamia. "Não há como dizer prefiro este ou aquele", afirmou.

Entre os destaques da sua coleção particular estavam a versão original de "Grande Sertão: Veredas", de João Guimarães Rosa, a primeira edição de "Os Lusíadas", de Camões, e outras primeiras edições, como as de "O Guarani", de José de Alencar, e "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo.

"Eu passei 15 anos atrás de um exemplar de 'O Guarani'. Soube que estava com um grego, mandei muitas cartas a ele, que nunca respondia. Estava em Paris quando um livreiro me disse que estava com esse grego. Depois de muitas idas e vindas, o livro está comigo", disse em 2004.

Conservação
José Mindlin tinha técnicas específicas para conservar seus livros, entre elas o cuidado para o ambiente não receber muita luz e a limpeza diária dos exemplares. "Estante fechada é coisa do passado", afirmou à Folha.






Mindlin doou cerca de 40 mil volumes para biblioteca na USP

Colecionador de livros desde os 13 anos, o bibliófilo José Mindlin decidiu, em 2006, doar seu acervo à USP (Universidade de São Paulo), criando a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. O nome é uma homenagem ao bibliófilo e sua mulher, Guita Mindlin, que morreu em 2006.

Veja repercussão da morte do bibliófilo José Mindlin

"José Mindlin foi um gigante da cultura brasileira. Como todo grande homem, deixa um grande legado, que é a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o resultado de uma vida dedicada aos livros, que por sua generosidade hoje é um patrimônio de todos os brasileiros."
Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo

"Mindlin era um emblema do livro, tinha com ele uma relação orgânica. Lembro com saudade o dia em que estivemos juntos, com Evanildo Bechara, na inauguração do Museu da Língua, em São Paulo, e eu lhe fiz o convite para ingressar na Academia. Vamos sentir muito a sua falta."
Marcos Vilaça, presidente da Academia Brasileira de Letras

"O exemplo de vida que ele deixou é que além de ter sido um grande profissional na sua área, era voltado também para as coisas do espírito. As pessoas que o conheciam o tem como exemplo. As coisas da alma permanecem eternas, o exemplo dele como bibliófilo e amante dos livros ficará."
Júlio Medaglia, maestro

"Era um homem exemplar, um empresário líder, bibliófilo líder. Tudo o que ele fez foi perfeito. O brasil perde um grande modelo. Como empresário, esteve sempre na fronteira da tecnologia, estimulou o Senai e o aprendizado."
José Pastore, sociólogo

"Um homem íntegro, um homem que enxergava a ética: a ética na politica, a ética na cultura. Ele era um homem impecável. Eu tive o privilégio de ter o apoio dele em momentos dramáticos e traumáticos na história do país. Vou sentir falta do dr. José Mindlin. Eu me sentia tão pequeno quando me encontrava na biblioteca dele. Ele era um livro: a vida dele, a bondade, a delicadeza, a integridade... esses foram os capítulos do maior livro da biblioteca dele. O maior livro chama-se dr. José Mindlin."
Henri Sobel, rabino

"José Mindlin foi um homem que sempre pensou grande. Como empresário, incentivador da cultura e da educação. Criou o maior acervo particular de livros do país que, em mais um grandioso gesto, doou para a USP, gerando a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Por isso, e diversas tantas outras razões, a morte de José Mindlin é uma grande e incalculável perda para o país."
Orestes Quércia, ex-governador de São Paulo

"É uma pessoa que se dedicou a uma causa e foi exitoso naquilo que se dedicou, não só em ser um dos grandes colecionadores de livros do mundo, mas eu acho que ele será lembrado pelo seu último gesto que foi doar à USP, a nossa universidade, a sua biblioteca. E também agora os seus herdeiros estão ajudando também a contretizar tudo isso, porque está sendo construída a biblioteca, sendo feita a digitalização dos livros, e tudo isso vai possibilitar todas as pessoas a usufruírem desse tesouro que ele juntou a vida inteira. E isso é importante porque no Brasil nós não temos a prática das pessoas que possuem bens muito especiais, ou que têm muitos recursos, de doar para alguma coisa como no nível que José Mindlin fez e dedicou toda a sua vida."
Marta Suplicy, ex-prefeita de São Paulo

"A perda de José Mindlin foi algo que marcou, porque ele teve uma vida marcante. Muitas vezes se referem a Mindlin como um bibliófilo. Ele o foi, mas foi muito mais que isso. Foi um resistente contra um regime autoritário. Eu sou testemunha disso, quando nós fomos postos para fora da universidade em 1969 e fizemos um centro de pesquisa para podermos permanecer no Brasil. Todo mundo tinha medo, porque havia perseguições, mas o Mindlin emprestou o apoio, emprestou o nome da família e ajudou. Quando Herzog foi morto ele também atuou, porque Herzog havia trabalhado com ele.
Então, Mindlin era muito mais do que um bibliófilo, era uma pessoa preocupada com o país, uma pessoa que tinha forte sentimento democrático, além de um ser humano extraordinário que promoveu a música e a cultura artística. Em toda parte ele deixa amigos sinceros, alguns dos quais puderam vir aqui prestar homenagem, mas há centenas de outros que não puderam. Enfim, é uma grande perda."
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República

Confira no site os frutos deste grande ser humano: www.brasiliana.usp.br.

Um abraço.
Duda Cechinel






Poderá também gostar de:

Eclipse, de Stephenie Meyer
Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol
Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol
Amanhecer, de Stephenie Meyer LinkWithin
Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz 0 comentários:
Postar um comentário

Links para esta postagem
Criar um link

Postagem mais recente Início
Assinar: Postar comentários (Atom) Translate

Livros Mais Lidos
A Última Música, de Nicholas Sparks
Clique na imagem Sinopse: Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando seu...
Por que os Homens Amam as Mulheres Poderosas?, de Sherry Argov
Você cancela todos os seus planos esperando um possível telefonema de um homem que acabou de conhecer? Tem a sensação de que, por mais qu...
A Cabana, de William Young
A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinad...
Quem Pensa Enriquece, de Napoleon Hill
Conheça as características que vencedores têm em comum e descubra como esta obra de Napoleon Hill tem ajudado pessoas a se tornarem ricas....
Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, de Leandro Narloch
Existe um esquema repetido para contar a história do Brasil, que basta misturar chavões, mudar datas ou nomes. Nesse livro, o jornalista L...
Morre aos 95 o bibliófilo José Mindlin
Morreu na manhã deste domingo(28/02/2010), em São Paulo, o bibliófilo José Mindlin. Ele tinha 95 anos e estava internado há cerca de um m...
O Monge e o Executivo,de James Hunter
Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem c...
O Símbolo Perdido, de Dan Brown
Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus conhecimentos ...
Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol
Sinopse: Esta edição de bolso da obra 'Alice no país das Maravilhas' conta a história das aventuras de Alice ao cair numa toca de c...
Cartas entre Amigos, de Fábio de Melo e Gabriel Chalita
Primeira Carta Querido irmão padre Fábio Tenho saudade dos meus dois irmãos que estão com Deus. Meu irmão Sávio morreu aos 21 anos de ida...
Categorias
Auto-ajuda (11)
Bibliófilos (1)
Ficção (7)
Não-ficção (6)
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Amigos

Downloads
A Arte da Guerra
A Cabana
Casais Inteligentes Enriquecem
Comer, Rezar, Amar
Mentes Perigosas
Nunca Desista de Seus Sonhos
O Monge e o Executivo
O Símbolo Perdido
Os Segredos da Mente Milionária
Quem me Roubou de Mim
Uma Breve História do Mundo
Audiobook
Comer, Rezar e Amar – Elizabeth Gilbert
Busca de emprego Selecione a área Indiferente Banquete e Eventos Bar Cozinha Financeiro e Administrativo Governança Lazer e Recreação Recepção e Reservas Restaurante Turismo



Submarino.com.br


Modelo Picture Window. Imagens de modelo por duncan1890. Tecnologia do Blogger.




COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas