segunda-feira, 30 de agosto de 2010

2863- A BOMBA DE COBALTO

Cobalto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O cobalto (do alemão Kobold, duende, demônio das minas) é um elemento químico , símbolo Co, número atômico 27 (27 prótons e 27 elétrons) e massa atómica 59 uma, encontrado em temperatura ambiente no estado sólido.

É um metal de transição situado no grupo 9 (8B) da Classificação Periódica dos Elementos. É utilizado para a produção de superligas usadas em turbinas de gás de aviões, ligas resistentes a corrosão, aços rápidos, carbetos e ferramentas de diamante. O Co-60, radioisótopo é usado como fonte de radiação gama em radioterapia, esterilização de alimentos ( pasteurização).

Ferro - Cobalto - Níquel
Co
Rh



Tabela periódica

Geral
Nome, símbolo, número Cobalto, Co, 27
Classe , Série química metal , metal de transição
Grupo, Período, Bloco 9, 4 , d
Densidade, Dureza 8900 kg/m3, 5,0
Cor e aparência metálico, acinzentado

Propriedades atómicas
Massa atómica 58,933195(5) u
Raio atómico (calc.) 152 pm
Raio covalente 126 pm
Raio de van der Waals n/a pm
Configuração electrónica [Ar]3d74s2
elétrons por Nível de energia 2, 8, 15, 2
Estados de oxidação (óxido) 2,3 (anfótero)
Estrutura cristalina hexagonal
Propriedades físicas
Estado da matéria sólido (ferromagnético)
Ponto de fusão 1768 K (1495 °C)
Ponto de ebulição 3200 K (2927 °C)
Volume molar 6,67 ×10−6 m3/mol
Entalpia de vaporização 376,5 kJ/mol
Entalpia de fusão 16,19 kJ/mol
Pressão de vapor 175 Pa at 1768 K
Velocidade do som 4720 m/s at 293,15 K
Informações diversas
Electronegatividade 1,88 (Escala de Pauling)
Capacidade calorífica 420 J/(kg*K)
Condutividade elétrica 17,2 106/m ohm
Condutividade térmica 100 W/(m*K)
1o Potencial de ionização 760,4 kJ/mol
2o Potencial de ionização 1648 kJ/mol
3o Potencial de ionização 3232 kJ/mol
4o Potencial de ionização 4950 kJ/mol
Isótopos mais estáveis
iso AN Meia-vida MD ED MeV PD
56Co 77,27 dias captura e- 4,566 56Fe
57Co {sin.} 271.79 dias captura e- 0,836 57Fe
58Co {sin.} 70,86 dias captura e- 2,307 58Fe
59Co 100% Co é isótopo estável com 32 nêutrons
60Co {sin.} 5,2714 anos β- 2,824 60Ni

Unidades SI e CNTP exceto onde indicado o contrário.
Índice [esconder]
1 Características principais
2 Aplicações
3 Papel biológico
4 História
5 Abundância e obtenção
6 Compostos
7 Isótopos
8 Precauções
9 Ligações externas


[editar] Características principais
O cobalto é um metal duro , ferromagnético, de coloração branca azulada. Sua temperatura de Curie é de 1388 K. Normalmente é encontrado junto com o níquel, e ambos fazem parte dos meteoritos de ferro. É um elemento químico essencial para os mamíferos em pequenas quantidades. O Co-60, um radioisótopo, é um importante traçador e agente no tratamento do câncer.

O cobalto metálico é normalmente constituído de duas formas alotrópicas com estruturas cristalinas diferentes: hexagonal e cúbica centrada nas faces, sendo a temperatura de transição entre ambas de 722 K.

Apresenta estados de oxidação baixos. Os compostos nos quais o cobalto possui um estado de oxidação de +4 são pouco comuns. O estado de oxidação +2 é muito frequente, assim como o +3. Também existem complexos importantes com o cobalto apresentando estado de oxidação +1.

[editar] Aplicações
ligas metálicas: superligas usadas em turbinas de gás de aviões, ligas resistentes a corrosão, aços rápidos, carbetos e ferramentas de diamante.
Imãs do tipo (Alnico) e em cintas magnéticas
Catálise do petróleo e indústria química.
Revestimentos metálicos por eletrodeposição devido ao seu aspecto, dureza e resistência a corrosão.
Secante para pinturas: tintas e vernizes.
Revestimento base de esmaltes vitrificados.
Pigmentos: cobalto azul e cobalto verde.
Eletrodos de baterias elétricas.
Cabos de aço de pneumáticos.
O Co-60, radioisótopo é usado como fonte de radiação gama em radioterapia, esterilização de alimentos (pasteurização fria) e radiografia industrial para o controle de qualidade de metais (detecção de fendas).
[editar] Papel biológico
O cobalto em pequena quantidade é um elemento químico essencial para numerosos organismos, incluindo os humanos. A presença de quantidades entre 0,13 e 0,30 ppm no solo melhora sensivelmente a saúde dos animais de pastoreio. O cobalto é um componente central da vitamina B12 ( cianocobalamina ).

[editar] História
O elemento foi descoberto por Georg Brandt. A data do descobrimento é incerta, variando nas diversas fontes entre 1730 e 1737. Brandt foi capaz de demonstrar que o cobalto era o responsável pela coloração azul do vidro , que previamente era atribuído ao bismuto.

O nome do elemento é proveniente do alemão kobalt ou kobold , que significa espírito maligno ou demônio das minas, chamado assim pelos mineiros devido a sua toxicidade, e os problemas que ocasionava eram semelhantes aos do níquel, contaminando e degradando os elementos que se desejava extrair. Uma outra possível etimologia desta palavra é atribuída aos mineiros Harz e Erzgebirge, que sentiram-se logrados, já que, além de não possuir o valor esperado, este metal era nocivo à saúde e à prata (metal que ocorre junto com o cobalto); segundo a lenda, acreditavam os mineiros que um duende roubava a prata, deixando o cobalto em seu lugar.

Durante o século XIX, entre 70 e 80% da produção mundial de cobalto era obtido na fábrica norueguesa Blaafarveværket do industrial prussiano Benjamin Wegner.

Em 1938 John Livingood e Glenn Seaborg descobriram o cobalto-60. A primeira máquina de radioterapia, bomba de cobalto, foi construída no Canadá por uma equipe liderada por Ivan Smith e Roy Errington, utilizada num paciente em 27 de outubro de 1951. O equipamento atualmente se encontra exposto no Saskatoon Cancer Centre, na cidade de Saskatoon (Saskatchewan).

[editar] Abundância e obtenção
O metal não é encontrado em estado nativo, mas em diversos minerais, razão pela qual é extraído normalmente junto com outros produtos, especialmente como subproduto do níquel e do cobre. As principais minas de cobalto são a cobaltita, eritrina, cobaltocalcita e skuterudita. Os maiores produtores de cobalto são a China , Zâmbia , Rússia e Austrália.

[editar] Compostos
Devido aos vários estados de oxidação que apresenta, existem numerosos compostos de cobalto. Os óxidos CoO ( temperatura de Néel 291 K ) e Co3O4 ( temperatura de Néel 40 K ) sao ambos antiferromagnéticos a baixas temperaturas.

[editar] Isótopos
O cobalto natural contém um único isótopo estável, o Co-59. Se tem caracterizado 22 radioisótopos sendo os mais estáveis Co-60, o Co-57 e o Co-56 com meias-vidas de 5,2714 anos, 271,79 dias e 70,86 dias, respectivamente. Os demais isótopos radioativos apresentam meias vidas inferiores a 18 horas e a maioria menos de 1 segundo. O cobalto apresenta quatro metaestáveis, todos com meias vidas inferiores a 15 minutos.

A massa atómica dos isótopos do cobalto oscila entre 50 uma ( Co-50 ) e 73 uma ( Co-73 ). Os isótopos mais leves que o estável ( Co-59 ) se desintegram principalmente por captura eletrônica originando isótopos de ferro, e os mais pesado que o isótopo estável se desintegram por emissão beta originando isótopos de níquel.

O cobalto-60 é usado em radioterapia em substituição ao rádio devido ao seu menor preço. Produz raios gamas com energias de 1,17 MeV e 1,33 MeV. Como fonte para unidades de cobaltoterapia possuí uns dois centímetros de diâmetro por dois de altura (Forma de um cilindro). Tais tipos de fonte provocam a aparição de zonas de penumbra (por causa de sua extensão)nas bordas do campo de irradiação. O metal tende a produzir um pó muito fino que dificulta a proteção frente a radiação. A fonte de Co-60 tem uma vida útil de aproximadamente 5 anos, porém superado este tempo continua sendo muito radioativo, motivo pelo qual estas fontes tem perdido, em certa medida, sua popularidade no ocidente.

[editar] Precauções
O cobalto metálico em pó finamente dividido é inflamável. Os compostos de cobalto geralmente devem ser manipulados com cuidado devido à ligeira toxicidade do metal.

O Co-60 é radioativo e a exposição a sua radiação pode provocar câncer. Na ingestão de Co-60 ocorre a acumulação de alguma quantidade nos tecidos, que é eliminada muito lentamente. Numa eventual guerra nuclear , a emissão de nêutrons converteria o ferro em Co-60 multiplicando os efeitos da radiação após a explosão, prolongando no tempo os efeitos da contaminação radioativa. Com este propósito se desenham algumas armas nucleares denominadas armas sujas ( do inglês dirty bomb ). A Máquina do Juízo Final, do filme Dr. Strangelove, e a lista do cobalto, da série National Kid, fazem alusão a esta bomba de cobalto. Na ausência de guerra nuclear, o risco provém da inadequada manipulação ou manutenção das unidades de radioterapia.

[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre CobaltoEnciclopedia Libre - Cobalto
Los Alamos National Laboratory - Cobalto
WebElements.com - Cobalto
EnvironmentalChemistry.com - Cobalto
London celebra 50 años de Radioterapia con Cobalt-60 (pdf)
[Esconder]Tabela periódica
H He
Li Be B C N O F Ne
Na Mg Al Si P S Cl Ar
K Ca Sc Ti V Cr Mn Fe Co Ni Cu Zn Ga Ge As Se Br Kr
Rb Sr Y Zr Nb Mo Tc Ru Rh Pd Ag Cd In Sn Sb Te I Xe
Cs Ba La Ce Pr Nd Pm Sm Eu Gd Tb Dy Ho Er Tm Yb Lu Hf Ta W Re Os Ir Pt Au Hg Tl Pb Bi Po At Rn
Fr Ra Ac Th Pa U Np Pu Am Cm Bk Cf Es Fm Md No Lr Rf Db Sg Bh Hs Mt Ds Rg Cn Uut Uuq Uup Uuh Uus Uuo


Metais alcalinos Metais alcalino-terrosos Lantanídeos Actinídeos Metais de transição Metais representativos Semimetais Não-metais Halogênios Gases nobres


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Cobalto"
Categoria: Elementos químicos
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Afrikaans العربية Asturianu Azərbaycan Беларуская Български বাংলা Bosanski Català Corsu Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch ދިވެހިބަސް Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Furlan Gaeilge Galego Gaelg Hak-kâ-fa עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban ಕನ್ನಡ 한국어 Kurdî Latina Lëtzebuergesch Líguru Lietuvių Latviešu Македонски മലയാളം मराठी Bahasa Melayu Plattdüütsch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Diné bizaad Occitan ਪੰਜਾਬੀ Polski پنجابی Runa Simi Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Seeltersk Svenska Kiswahili Тоҷикӣ ไทย Türkçe Uyghurche‎ / ئۇيغۇرچە Українська O'zbek Tiếng Việt Winaray Хальмг Yorùbá 中文 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 10h51min de 21 de julho de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas