terça-feira, 24 de agosto de 2010

2623 - HISTÓRIA DO TRANSISTOR

-> O que é transístor?












O que é transístor?

Parte 1


O problema
A pesquisa que levou à descoberta do transístor buscava um substituto para as válvulas eletrônicas. O transístor é justamente isto: um substituto das válvulas. Ele é mais eficiente, mais barato, menor e gasta muito menos energia do que sua antecessora. Mas, então, para o que serviam as válvulas?

A história do transístor
No fim do século XIX, começaram as primeiras pesquisas com transmissão de ondas de rádio. Os cientistas conseguiam codificar sons em uma onda eletromagnética (é o que faz um microfone) e transmitir essa onda. Para detectá-la a distância, porém, havia dois problemas. O primeiro era a retirar a informação da onda que a carregava. O segundo problema era que a onda chegava muito fraca.

A solução para o primeiro problema consistia, basicamente em transformar uma corrente alternada (a onda que chegava) em corrente contínua, que poderia ir para um fone de ouvidos ou alto-falante. O problema foi inicialmente solucionado por cristais. O físico alemão Ferdinand Braun havia descoberto, em 1.874, que cristais, sob certas condições, conduziam corrente elétrica em apenas um sentido. Esse fenômeno, chamado retificação, era capaz de separar a informação da onda recebida. (ver artigo Rádios de Galena).

Vinha então o segundo problema: os primeiros experimentos somente conseguiam restituir o som original em fones de ouvidos, muito fracamente. O desafio era então aumentar o volume dos sons recebidos; para usar o termo que seria adotado futuramente, faltava amplificar o sinal recebido.



Introdução As válvulas




Copyright © 1999-2003 Todos os direitos reservados.



COPYRIHGT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas