segunda-feira, 16 de agosto de 2010

2558 - O QUINHENTISMO

SlideShare. Present yourself. Home Business Channels Events Browse Upload
SignupLoginAdvertiseQuinhentismo2 years ago Email Favorite
Favorited ×
Download Embed More…
Embed this presentation
Copy the code below and paste it into your website. Customize Without related content

For WordPress.com blogs
Close
We have emailed the verification/download link to "".
Login to your email and click the link to download the file directly.

To request the link at a different email address, update it here. Close
Validation messages. Success message. Fail message.
Check your bulk/spam folders if you can't find our mail.

Favorited!
You could add some tags too


Have an opinion? Make a quick comment as well.
Cancel
Edit your favorites
Cancel
Send to your Group / Event Select Group / Event
Add your message
Cancel


1 commentComments 1 - 1 of 1 comment previous next Post a comment

cristianfreitas 9 months ago mt obrigado tava precisando mt!!!!!!!!
Login or Signup to post a comment

Email:
Subscribe to comments Unsubscribe from comments
Edit your comment Cancel Notes on slide 1no notes for slide #1

no notes for slide #1
1 Favorite Rashmi Sinha , CEO at SlideShare, 2 years ago
more
Quinhentismo - Presentation Transcript

Quinhentismo na Itália
Profunda diferença espiritual na concepção histórica, na cultura literária e filosófica e no campo da produção artística e da teoria da arte, que se evidencia pelas obras de Donato Bramante e Michelângelo Buonarroti.
Superam a visão bruneleschiniana de espaço coordenado e limitado por superfícies – de solene monumentalidade – de formas concentradas – de adoção de cúpulas e de espaço unitário e abstrato.
Bramante preso às medidas do classicismo, pretendendo equilíbrio de conjunto, determina uma posição clássica.
Michelângelo se coloca em sentiso anti-clássico, concebe a forma com espírito dramático e confia uma ânsia dinâmica à articulação plástico expressiva das massas.
O clássico de Bramante e o anti-clássico de Michelângelo norteiam toda a arquitetura italiana do século XVI

Donato di Angelo del Pasciuccio , conhecido como o Bramante , (Urbino, 1444 - Roma, 11 de Março de 1514) foi um dos melhores arquitectos renascentistas.
Estudou e pintura e trabalhou posteriormente em Milão (1477-1499), tentado conciliar a cultura humanista de se estabeleceu em Florença com o novo movimento artístico que iria surgir na cidade de Milão. Foi Andrea Mantegna, o seu professor, quem o levou a conhecer a arte clássica pela qual Bramante se apaixonou de imediato.
Alcançou a fama através do seu trabalho sobre geometria de desenho de perspectiva e a sua obra exerce notável influência sobre a obra de Michelangelo ou mesmo de Rafael.
Uma das suas obras mais emblemáticas é o Tempietto de S. Pietro in Montorio, igreja encomendada a Bramante pelo Papa Júlio II, a obra que melhor reflecte as suas concepções de estilo, é, seguramente, o projecto da Basílica de S. Pedro, no Vaticano. De facto, esta foi projectada por Bramante, embora o projecto final (que consistia no projecto inicial mais algumas alterações) seja da autoria de Michelangelo.
Donato Bramante




Leonardo di ser Piero da Vinci (Anchiano, 15 de Abril (Calendário Juliano) ou 25 de Abril (Calendário Gregoriano) de 1452 — Cloux, Amboise, 2 de Maio de 1519) foi um pintor, escultor, arquitecto, físico, engenheiro, botânico e músico do Renascimento italiano. É considerado um dos maiores gênios da história da Humanidade, embora não tivesse nenhuma formação na maioria dessas áreas, como na engenharia e na arquitetura. Não tinha propriamente um sobrenome, sendo "di ser Piero" uma relação ao seu pai, "Messer Piero" (algo como Sr. Pedro), e "da Vinci", uma relação ao lugar de origem de sua família, significando "vindo de Vinci" .
Nascido num pequeno vilarejo próximo ao município toscano de Vinci, Leonardo era filho ilegítimo de Piero da Vinci, um jovem notário e de Caterina. A mãe de Leonardo era provavelmente uma camponesa, embora seja sugerido, com poucas evidências, que ela era uma escrava judia oriunda do Oriente Médio comprada por Piero. O próprio Leonardo da Vinci assinava seus trabalhos simplesmente como Leonardo ou Io Leonardo. A maioria das autoridades refere-se aos seus trabalhos como Leonardos e não da Vincis. Presume-se que ele não usou o nome do pai por causa do estado ilegítimo.
Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado por Catherine Cox, em 1926, seu QI foi estimado em cerca de 180. Outras fontes mencionam 220.
São Jerônimo no deserto
A Última Ceia
Madona do Fuso (Cópia)
Mona Lisa Em 1503, Leonardo inicia sua mais celebre pintura, a Mona Lisa. A Mona lisa demonstrou o ótimo controle deste em relação as técnicas por ele criadas, a técnica sfumato (Esfumaçado) e o chiaroscuro (Claro e Escuro), mas o sfumato é a técnica principal dessa obra de Arte. Leonardo somente conseguiu concluir a sua celebre obra prima em cerca de 2 a 4 anos; fora pintado três versões antes da atual no mesmo painel, devido a esse excesso de tinta com o tempo surgiram muitas rachaduras que danificaram a pintura. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito, é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. Não se sabe quem seria a modelo da pintura mas, há hipóteses que seja Isabella d'Este ou mesmo Cecilia Gallerani, e ainda Lisa del giocondo (daí La Gioconda); mas tudo leva a crer que seja realmente Isabella d'Este (possivelmente representada em 1490, como La Belle Ferronière). O nome Monna Lisa foi-lhe atribuído por Giorgio Vasari, em 1550, trinta e um anos após a morte de Leonardo. O Nome La Gioconda, foi atribuído por Cassiano del Piombo em 1625, por pensar que fosse o retrato de "Lisa" (ou (Elisa) Gherardini, mulher do comerciante abastado de Florença Francesco dal Giocondo.

Rafael , em italiano Raffaello Sanzio, (Urbino, 6 de abril de 1483 — Roma, 6 de abril de 1520) foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Também é conhecido por Raffaello Sanzio, Raffaello Santi, Raffaello de Urbino ou Rafael Sanzio de Urbino.
Auto-Retrato
As Três Graças, c. 1503/4 (Museu Condé, Chantilly).
Retrato de Maddalena Doni, c. 1506 (Galleria Palatina, Florença)
Transfiguração, 1518/20. (Museu do Vaticano)

Michelangelo ("Miguel Ângelo") di Ludovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de Março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de 1564) foi um pintor, escultor, poeta e arquitecto renascentista italiano.
Apesar de ter feito poucas atividades além das artes, sua versatilidade em vários campos fez com que rivalizasse com Leonardo da Vinci no título de ícone da Renascença. Michelangelo foi genial em vários campos e, além disso, também recebeu tarefas diplomáticas. Duas biografias foram escritas sobre ele ainda em vida (uma de Giorgio Vasari). Também era apelidado de Il Divino.
Duas de suas mais famosas obras (a Pietà e o David) foram realizadas antes de seus trinta anos. Apesar de sua pouca afeição à pintura, criou duas obras históricas: as cenas do Gênesis, no teto da Capela Sistina, e o O Juízo Final, também no mesmo local. Projetou também a cúpula da Basílica de São Pedro, em Roma. Entre suas outras esculturas, contam-se a também a Virgem, o Baco, o Moisés, a Raquel, a Léa e membros da família Médici.
Michelangelo
David
A Criação de Adão
O Fruto Proibido
O Juízo Final

Giorgione (Castelfranco Veneto , c. 1477 — Veneza, fins de 1510) como é conhecido Giorgio Barbarelli da Castelfranco, foi um pintor do Renascimento na Itália. Por ter morrido com apenas 33 anos, deixou uma obra pequena em quantidade, mas de alta qualidade e grande influência em seu tempo. A vida de Giorgione foi descrita por Vasari, em seu livro Vidas
Principais obras
Para Castelfranco, Giorgione pintou a Pala de Castelfranco uma peça sacra convencional, mostrando a Madona entronada com dois santos formando um triângulo eqüilátero. Entretanto a riqueza da paisagem ao fundo da peça marcou uma inovação na arte de Veneza.
A Venus Adormecida, hoje em Dresden mostra o novo uso de uma paisagem como moldura para a deusa. Este quadro foi completado após sua morte por Tiziano, servindo de modelo para sua Vênus de Urbino. O mesmo conceito de beleza idealizada é evocado na sua pensativa virgem de Laura ou Retrato de uma Jovem Noiva, hoje no Kunsthistorisches Museum, Viena, uma grande pintura que exibe as qualidades de Giorgione como colorista e paisagista. `Ele e Tiziano revolucionaram o gênero retrato, sendo impossível diferenciar as primeiras obras de um e outro. A Tempestade vem sendo chamada de a primeira paisagem com figuras da arte ocidental. Embora a intenção desta obra seja desconhecida, a maestria do autor é evidente.
A Venus Adormecida
A Tempestade

Tiziano Vecellio ou Vecelli (Pieve di Cadore cerca de 1490 - Veneza 27 de Agosto de 1576) foi um dos principais representantes da escola veneziana no Renascimento antecipando diversas características do Barroco e até do Modernismo. Ele também é conhecido como Tizian Vecellio De Gregorio, Ticiano , Titian ou ainda como Titien.
Reconhecido por seus contemporâneos como "o sol entre as estrelas", Tiziano foi um dos mais versáteis pintores italianos, igualmente bom em retratos ou paisagens, temas mitológicos ou religiosos.
Se tivesse morrido cedo, teria sido conhecido como um dos mais influentes artistas do seu tempo, mas como viveu quase um século, mudando tão drasticamente seu modo de pintar, vários críticos demoram a acreditar se tratar do mesmo artista. O que une as duas partes de sua obra é seu profundo interesse pela cor, sua modulação policromática é sem precedentes na arte ocidental.
Auto-Retrato
Vênus de Urbino
Retrato do Imperador Carlos V
Quinhentismo na Europa
Simultaneamente a ascensão e a rápida queda sucessiva do primado italiano, finaliza-se definitivamente o francionamento feudal.
A longa Guerra dos Cem anos entre França e Inglaterra termina com reforço territorial e político da monarquia francesa, inultilmente atacada pela extrema reação dos grandes feudatários.
Na Espanha os reinos cristãos eliminam todo o resíduo de poder Muçulmano.

Ascensão da Burguesia
As autonomias citadinas extraem descobrimento da América e de novos Tráfegos ocoânicos, a máxima vantagem.
A Inglaterra encontra-se no começo do lento processo que a tornará o primeiro estado industrial da Europa. Entretanto lutas religiosas e rigoristas serpenteiam movimentos de revoltas dos camponeneses. Estados nacionais se estabelecem ainda com heranças feudais.
Escultura de Claus SLUTER - Well of Moses
Escultura de Claus SLUTER - Well of Moses ( Cristo ) – Fragmento

Jan van Eyck (Maastricht, c. 1390 — Bruges, 1441) foi um pintor flamengo do século XV, irmão de Hubert van Eyck e pupilo de Robert Campin. Foi também o fundador de um estilo pictórico do estilo gótico tardio, influenciando em muito o Renascimento nórdico. Como tal, é visto como o mais célebre dos primitivos flamengos.
Teve como bases para a sua carreira artística o escultor Klaus Sluter e Broedeldam, duas distintas personagens da arte flamenga.
Foi um pintor igualmente caracterizado pelo naturalismo, imperando na sua obra meticulosos pormenores e vivas cores, além de uma extrema precisão nas texturas e na busca por novos sistemas de representação da tridimensionalidade, ou seja, a perspectiva.
O Casal Arnolfini
Detalhe do Casal Arnolfi
Adoração do Cordeiro Místico (parte do Retábulo de Gand)
Retábulo de Gand aberto
Retábulo de Gand fechado

Rogier van der Weyden ou Rogier de Bruxelles , cujo verdadeiro nome é Rogier de la Pasture , nasceu em Tournai em 1400 e faleceu em Bruxelas em 18 de junho de 1464. Foi um dos mais notáveis e importantes pintores góticos flamengos.
Ao ser proclamado pintor oficial da cidade de Bruxelas, adoptou o nome de Rogier van der Weyden, que era, notoriamente, um nome flamengo. Rogier trabalhou bastante em Bruxelas, especialmente na corte do Duque da Borgonha. Era um discípulo de Robert Campin. Partiu para Itália em 1450 e viveu em Roma e Ferrara, embora tenha voltado a Bruxelas no final da sua vida.
Rogier foi bastante aclamado durante sua vida inteira e vários pintores europeus, como Zanetto Bugatto, foram enviados para a oficina de Rogier para aprender com o mestre. Sua obra influenciou vários outros artistas como Hugo van der Goes, Hans Memling, Petrus Christus, Dieric Bouts, Gerard David, Joos van Cleef e Frans Floris.
Seus quadros são hoje disputados pelos melhores museus e coleccionadores de todo o mundo, encontrando-se algumas das suas obras no Museu do Prado, em Madrid e no Museu do Louvre, em Paris
Retrato de Mulher
A Descida da Cruz

Hugo van der Goes foi um pintor flamengo.
Ele entrou na guilda de artistas da região em 1467. Logo foi eleito chefe da guilda. Casou-se com Maria Maddalena Baroncelli em 1470 e teve dez filhos. Sofria de uma doença mental e retirou-se para um monastério para se recuperar. Foi considerado um membro leigo da organização. Tentou suicídio em 1480 e morreu dois anos depois.
Sua obra mais famosa é o Retábulo Portinari, encomendado pela igreja do Hospital da Igreja de Santa Maria Nuova, em Florença, por Tommaso Portinari, representante da Família Médici em Bruges. Suas obras mostram a influência de pintores como Jan van Eyck e Rogier van der Weyden.
O Retábulo Portinari

Jeroen van Aeken , cujo pseudónimo é Hieronymus Bosch , e também conhecido como Jeroen Bosch, , nasceu em 1450 e faleceu em Agosto de 1516. Foi um pintor e gravador neerlandês dos séculos XV e XVI.
Muitos dos seus trabalhos retratam cenas de pecado e tentação, recorrendo à utilização de figuras simbólicas complexas, originais, imaginativas e caricaturais, muitas das quais eram obscuras mesmo no seu tempo.
Pintores alemães como Martin Schongauer, Matthias Grünewald e Albrecht Dürer influenciaram a obra de Bosch. Apesar de ter sido quase contemporâneo de Jan van Eyck, seu estilo era completamente diferente.
Especula-se que sua obra terá sido uma das fontes do movimento surrealista do século XX, que teve mestres como Max Ernst e Salvador Dalí.
Pieter Brueghel o Velho foi influenciado pela arte de Bosch e produziu vários quadros em um estilo semelhante.
Presumível auto - retrato
A Tentação de Santo Antão

Albrecht Dürer nasceu em Nurembergue, em 21 de Maio de 1471 e faleceuem Nurembergaue, em 6 de Abril de 1528. Foi um gravador, pintor e ilustrador alemão.
Dürer era filho de um ourives de origem húngara, tendo morado duas vezes na Itália quando adulto. Em 1512 é nomeado pintor de corte de Maximiliano I da Germânia. Em 1520, depois da morte do imperador, parte para os Países Baixos, tendo visitado muitas das cidades do norte e conhecido pintores e homens de Letras, entre os quais Erasmo de Roterdão. Nos últimos anos da sua vida, em Nurembergague, trabalhou em tratados teóricos, pois os seus interesses, no espírito humanista do Renascimento, abrangiam muitos campos: a matemática, a geografia, a arquitectura, a geometria e a fortificação.
Auto-retrato , 1493, óleo sobre tela
Adão e Eva Lebre jovem , 1502, aquarela e guache em papel
Bruno Conti
Trabalho História da Arte
1º Semestre
UNAR
Bruno Conti + Follow

6029 views, 1 fav, 1 embed

Related
Leonardo da Vinci, Galileu, Giotto...

373 views

Os Pintores Do Renascimento

35145 views
Leonardo%20di%20ser%20 piero%20da%20vinci %20lázaro[1]

42 views
Documento

55 views
Documento

19 views
Documento

22 views


How To Sell Online Without A Website - Resources for Artists

1756 views

Leonardo da Vinci

6005 views

Os Segredos de Da Vinci

2340 views


Artists And Audiences In A Connected World Gerd Leonhard Futurist

3938 views

FáBio Querido

151 views
RecommendedMore by user
Quatrocentismo

2401 views

Arqueologia No Brasil

8109 views

Equilibrium

1082 views

Escola de Frankfurt

1874 views
View all presentations from this user

About this presentation
Usage Rights
© All Rights Reserved

Stats
1
Favorites
1
Comments
86
Downloads
5,968
Views on
SlideShare
61
Views on
Embeds
6,035
Total Views
Embed views
61 views on http://www.slideshare.net
Accessibility
View text version

Additional Details
Uploaded via SlideShare Uploaded as Microsoft PowerPoint Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate
Select your reason for flagging this presentation as inappropriate. If needed, use the feedback form to let us know more details.

None Pornographic Defamatory Illegal/Unlawful Spam Other Terms Of Service Violation Cancel
File a copyright complaint
Categories
Travel
Education
Tags
michelangelo mona david lisa vinci art
Follow SlideShare
Twitter
Facebook
SlideShare Blog
2
tweets 3
shares WordPress
Blogger
More
options

What's New
Generate leads for your business with LeadShare. Free to start!Learn About Us

About
Blog
Press
Advertise
Jobs
Help

Get Help
Using SlideShare

Quick Tour
Terms of Use
Privacy Policy
Copyrights & DMCA
Community Guidelines
SlideShare Business

LeadShare
AdShare
Explore

Find your Friends
Karaoke
Slidecasting
SlideShare+YouTube
Widgets

SlideShare Playlist
Presentation Pack
Mini Badges
Sidebar Widget
Developers & API

Developers & API
Developers Group
SlideShare Outside

LinkedIn App
Facebook App
XING App
SlideShare in PowerPoint
SlideShare Mobile
© 2010 SlideShare Inc. All rights reserved.

Get Analytics

You are one step away from learning more about your viewers.
Analytics will give you a full view of activity for your presentations, documents & videos.
See all the tweets for your content
How many people shared and liked on Facebook
What organizations & countries your visitors are from
What search terms bring people to your content
What referring URLs are people coming from
UpgradePRO FEATURE: Analytics is a PRO feature. To enable analytics upgrade to a PRO account (only $19 a month)

Cancel
×

COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas