sexta-feira, 22 de junho de 2012

A ESCOLA NOVA NO BRASIL

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O grande nome do movimento na América foi o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952). John Dewey, filósofo norte americano influenciou a elite brasileira com o movimento da Escola Nova. Para John Dewey a Educação, é uma necessidade social. Por causa dessa necessidade as pessoas devem ser aperfeiçoadas para que se afirme o prosseguimento social, assim sendo, possam dar prosseguimento às suas idéias e conhecimentos. No século XX, vários educadores se evidenciaram, principalmente após a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932. Na década de 30, Getúlio Vargas assume o governo provisório e afirma a um grupo de intelectuais o imperativo pedagógico do qual a revolução reivindicava; esses intelectuais envolvidos pelas idéias de Dewey e Durkheim se aliam e, em 1932 promulgam o Manifesto dos Pioneiros, tendo como principal personagem Fernando de Azevedo. Grandes humanistas e figuras respeitáveis de nossa história pedagógica, podem ser citadas, como por exemplo Lourenço Filho (1897-1970) e Anísio Teixeira (1900-1971). A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que foi especialmente forte na Europa, na América e no Brasil, na primeira metade do século XX . O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais. O rápido processo de urbanização e a ampliação da cultura cafeeira trouxeram o progresso industrial e econômico para o país, porém, com eles surgiram graves desordens nos aspectos políticos e sociais, ocasionando uma mudança significativa no ponto de vista intelectual brasileiro. Na essência da ampliação do pensamento liberal no Brasil, propagou-se o ideário escolanovista. O escolanovismo acredita que a educação é o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade Então de acordo com alguns educadores, a educação escolarizada deveria ser sustentada no indivíduo integrado à democracia, o cidadão atuante e democrático. Para John Dewey a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida. Assim, a educação tem como eixo norteador a vida-experiência e aprendizagem, fazendo com que a função da escola seja a de propiciar uma reconstrução permanente da experiência e da aprendizagem dentro de sua vida. Então, para ele, a educação teria uma função democratizadora de igualar as oportunidades. De acordo com o ideário da escola nova, quando falamos de direitos iguais perante a lei, devemos estar aludindo a direitos de oportunidades iguais perante a lei. Autora: Amelia Hamze Educadora Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos Gestão Educacional - Educador - Brasil Escola Interagir | Imprimir | Digg it | Del.icio.us | Siga-nos no Twitter | 6 comentários comentário Cadastre-se Esqueci a senha sexta-feira | 08/06/2012 | Barlianne MarquesDenuncie Responder 0 0 Muito interesante! comentário domingo | 27/05/2012 | EvaAparecida S...Denuncie Responder 0 0 ótimo artigo comentário sexta-feira | 30/12/2011 | nilcianeResponder 0 1 É um texto defácil compreensão. comentário quinta-feira | 08/12/2011 | sergioResponder 2 0 vejo c/ muito interesse a renovaçao da ed. bras.pois estou cansado de ver mercenarios do ensino destruirem a esperança do em obter uma boa ed/p/encheren-se de dinheiro,vedendo um ensino privado antidemocratico,psicologicamente destrutivo ,elitista e medieval.Devemos LUTAR,escarecer a todos, q/ o modelo q/,forjado na ditadura,64/85,n/p/ formrmar cidadaos atuantes e sim gado comentário Ver mais comentários (2)... 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