sexta-feira, 22 de junho de 2012
A ESCOLA NOVA NO BRASIL
R7.comNotíciasEntretenimentoEsportesVídeosRede RecordE-mail Receba novidades em seu e-mail OK Procure no site Área do usuário
E-mail:
Senha:
Cadastre-se
Esqueci a senha
Educador
Brasil Escola
Vestibular
Monografias
Exercícios
Meu Artigo
Guerras
Cidades
Cursos
Shopping
Home Gestão Educacional Escola Nova e o movimento de renovação do ensino Pais
Comportamento
Orientação Escolar
Saúde na Escola
Sugestões para Pais e Professores
Pedagogia
Gestão Educacional
Política Educacional
Trabalho Docente
Professores
Ética
Notícias
Orientações
Saúde na Escola
Sugestões para Pais e Professores
Estratégia de Ensino
Biologia
Educação Física
Física
Geografia
História
Inglês
Matemática
Português
Química
Meu Artigo
Artigos de Pedagogia
Monografias de Pedagogia
Estudantes
Biologia
Drogas
Educação Física
Espanhol
Filosofia
Física
Geografia
Gramática
História do Brasil
História Geral
Inglês
Literatura
Matemática
Química
Redação
Sociologia
Vestibular
Correções de Provas
Enem
Notícias do Vestibular
Escola Nova e o movimento de renovação do ensino
No Brasil, as idéias da Escola Nova foram inseridas em 1882 por Rui Barbosa (1849-1923). O grande nome do movimento na América foi o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952). John Dewey, filósofo norte americano influenciou a elite brasileira com o movimento da Escola Nova. Para John Dewey a Educação, é uma necessidade social. Por causa dessa necessidade as pessoas devem ser aperfeiçoadas para que se afirme o prosseguimento social, assim sendo, possam dar prosseguimento às suas idéias e conhecimentos.
No século XX, vários educadores se evidenciaram, principalmente após a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932. Na década de 30, Getúlio Vargas assume o governo provisório e afirma a um grupo de intelectuais o imperativo pedagógico do qual a revolução reivindicava; esses intelectuais envolvidos pelas idéias de Dewey e Durkheim se aliam e, em 1932 promulgam o Manifesto dos Pioneiros, tendo como principal personagem Fernando de Azevedo. Grandes humanistas e figuras respeitáveis de nossa história pedagógica, podem ser citadas, como por exemplo Lourenço Filho (1897-1970) e Anísio Teixeira (1900-1971).
A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que foi especialmente forte na Europa, na América e no Brasil, na primeira metade do século XX . O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais. O rápido processo de urbanização e a ampliação da cultura cafeeira trouxeram o progresso industrial e econômico para o país, porém, com eles surgiram graves desordens nos aspectos políticos e sociais, ocasionando uma mudança significativa no ponto de vista intelectual brasileiro.
Na essência da ampliação do pensamento liberal no Brasil, propagou-se o ideário escolanovista. O escolanovismo acredita que a educação é o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade Então de acordo com alguns educadores, a educação escolarizada deveria ser sustentada no indivíduo integrado à democracia, o cidadão atuante e democrático.
Para John Dewey a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida. Assim, a educação tem como eixo norteador a vida-experiência e aprendizagem, fazendo com que a função da escola seja a de propiciar uma reconstrução permanente da experiência e da aprendizagem dentro de sua vida. Então, para ele, a educação teria uma função democratizadora de igualar as oportunidades. De acordo com o ideário da escola nova, quando falamos de direitos iguais perante a lei, devemos estar aludindo a direitos de oportunidades iguais perante a lei.
Autora: Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos
Gestão Educacional - Educador - Brasil Escola
Interagir | Imprimir | Digg it | Del.icio.us | Siga-nos no Twitter | 6 comentários
comentário
Cadastre-se Esqueci a senha
sexta-feira | 08/06/2012 | Barlianne MarquesDenuncie Responder 0 0 Muito interesante!
comentário
domingo | 27/05/2012 | EvaAparecida S...Denuncie Responder 0 0 ótimo artigo
comentário
sexta-feira | 30/12/2011 | nilcianeResponder 0 1 É um texto defácil compreensão.
comentário
quinta-feira | 08/12/2011 | sergioResponder 2 0 vejo c/ muito interesse a renovaçao da ed. bras.pois estou cansado de ver mercenarios do ensino destruirem a esperança do em obter uma boa ed/p/encheren-se de dinheiro,vedendo um ensino privado antidemocratico,psicologicamente destrutivo ,elitista e medieval.Devemos LUTAR,escarecer a todos, q/ o modelo q/,forjado na ditadura,64/85,n/p/ formrmar cidadaos atuantes e sim gado
comentário
Ver mais comentários (2)... TOP MATÉRIAS + PROCURADAS
1 Reforma Ortográfica: Entenda quais foram as modificações em nossa ortografia.
2 A importância da utilização do texto e a articulação entre as áreas de conhecimento.
3 História em quadrinhos: Entenda a importância dos quadrinhos no processo de aprendizagem.
4 A importância da parceria família e escola: Entenda a importância de acompanhar seu filho na escola.
5 Dez Jogos e Brincadeiras para Educação Infantil
Brasil Escola nas Redes Sociais
Quem Somos Anuncie no Brasil Escola Expediente Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco
--------------------------------------------------------------------------------
Resolução mínima de 1024x768. Copyright © 2002-2012 BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)
COPÝRIGHT AMÉLIA AURORA HAMZE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário