História das religiões
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Símbolos das religiõesA História das Religiões é uma ciência humana para o estudo das religiões, ou melhor conjuntos de práticas e crenças, ritos e mitos. Essa disciplina fez sua aparição em universidades oficiais, na segunda metade do século XIX, no desenvolvimento das ideias seculares , o debate sobre a separação entre a Igreja e o Estado e do desenvolvimento das ciências sociais.
Índice [esconder]
1 Definição
2 História
3 Obras clássicas
4 Bibliografia
5 Ligações externas
[editar] Definição
A história das religiões aborda o fenômeno religioso a partir de uma postura não-denominacional, em uma perspectiva histórica, antropológica, mas também, no tempo e no espaço. É neste contexto, estreitamente ligado a outras disciplinas das ciências sociais, a começar com a etnologia, história e filologia. Disciplinas como irmãs, a história das religiões é uma ciência de observação baseada na análise dos dados, bem como a comparação.
Esta disciplina também possui outros nomes, como Ciências da Religião, que vem do alemão Religionswissenschaft, primeiro um conceito cunhado por Friedrich Max Müller, um famoso orientalista, mitologista e estudioso das tradições indo-europeias do século XIX. Na altura, o estudo das religiões parece estar enraizada na romântica romântico. Também encontra-se muitas vezes o termo estudo comparativo das religiões, sobretudo no mundo de fala inglesa.
[editar] História
O exercício da história das religiões tem sido sempre comparativo. Em tempos antigos, já desde Heródoto, os gregos observaram os curiosos costumes e tradições dos outros povos(os egípcios, persas, judeus) para a posição de si. Plutarco, no primeiro século de nossa era, nos deu uma série de obras que poderiam ser chamados mitologia comparativa. Posteriormente, os Padres da Igreja, que irão comparar as diferentes religiões (e para forjar o conceito de paganismo) para explicar o surgimento e a superioridade do cristianismo. Trata-se dos conceitos descritos neste quadro feito pelos Padres da Igreja (por exemplo, Daylight, imitação ou mal), que servirá para explicar, após a descoberta do novo mundo, o estranho hábito destes índios se reunirem aí e que se assemelham aos dos pagãos antes do cristianismo. A comparação será, então, jogada em três níveis: o Velho, e os selvagens. Assim, a "História apologética" do dominicano Bartolomeu de las Casas (século XVI) e "As formas hábitos silvestres dos americanos, em comparação com os primeiros dias", do jesuíta Joseph François Lafitau (século XVIII). Estamos ainda em uma apologética. A história das religiões está crescendo a partir do lado do cristianismo em relação a outras religiões.
No século XIX, no final do processo lançado pela deconfessionalização dos filósofos do Iluminismo, a história da religião vai lentamente se tornar uma verdadeira disciplina científica, livre do jugo da religião, justamente, a fim de melhorar seu objeto de estudo. A história das religiões é diferente, em primeiro lugar, das disciplinas teológicas, mesmo que cresça também uma profunda revisão das suas tradições. Será marcada pela Estudos Orientais, questões, incluindo a descoberta do sânscrito, crítica bíblica (Ernest Renan), mas também e sobretudo pela antropologia anglo-saxônica (Robertson Smith, Edward Tylor, James George Frazer) e da escola sociológica francesa (Emile Durkheim, Marcel Mauss, Henri Hubert).
No século XX, a história das religiões será influenciada por abordagens psicológicas (Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, Karol Kérény), fenomenológica (Rudolf Otto, Mircea Eliade), ou a figura da mitologia comparativa (Georges Dumezil) ou em antropologia social (Claude Lévi-Strauss).
Hoje em dia, muitas associações e organizações incluem especialistas em diferentes campos da história das religiões. Diferentes abordagens, a partir de uma escola para outra ainda são praticadas, mas o exercício da comparação e perspectiva histórico-antropológica são mais frequentemente requeridas.
[editar] Obras clássicas
Müller, Karl Otfried [1], Prolegomena zu einer wissenschafltichen Mythologie, mit einer antikritischen Zugabe, Göttingen, 1825.
Müller, Friedrich Max, Einleitung in die Vergleichende Religionswissenschaft, Strassburg, 1874
Smith, William Robertson, The Religion of the Semites, 1889 (2e éd. 1894).
Frazer, James George, The Golden Bough. A Study in Comparative Religion, 2 vol., Londres/ New York, 1890 (trad. française: Le Rameau d'or, 4 vol., Paris, 1981-1984.) ; cf. Ackerman, R., J.G. Frazer. His Life and Work, Cambridge UP, 1987.
Durkheim, Emile, Les formes élémentaires de la vie religieuse. Le système totémique en Australie, Libraire Félix Alcan, 2e éd, Paris, 1925 (spécialement livre I, chap. 1; livre III, chap. 5), (réédition Quadrige, Paris, PUF, 1998).
Freud, Sigmund, Totem et tabou, Totem et tabou. Quelques concordances entre la vie psychique des sauvages et celle des névrosés(1912-1913), trad. M. Weber, Paris, Gallimard, trad. M. Weber, Paris, Gallimard, 1993.
Caillois, Roger, L’homme et le sacré, Paris, 1939.
Hubert, Henri, et Mauss, Marcel, «Essai sur la nature et la fonction du sacrifice», dans M. Mauss, Oeuvres, Paris, édition de Minuit, 1968, pp. 195-354.
Jung, Karl Gustav, Psychologie et religion, Paris, 1958.
Eliade, Mircea , Traité d'histoire des religions, Paris, 1949.
Eliade, Mircea, Le mythe de l’éternel retour, Paris, 1949.
Eliade, Mircea, Le sacré et le profane, Paris, 1965.
Lévi-Strauss, Claude, Mythologiques, 4 vols., Paris, Plon, 1964-1971.
Lévi-Strauss, Claude, Anthropologie structurale, Paris, Plon, 1958.
Lévi-Strauss, Claude, Anthropologie structurale deux, Paris, Plon, 1976.
Puech, Henri-Charles (dir.), Histoire des religions, Paris, Gallimard, 1970
Dumézil, Georges, Mythes et épopées, 3 vol., Paris, 1968-1973.
Burkert, Walter, Homo Necans, Berlin, 1972.
Leroi-Gourhan, André, Les religions de la préhistoire, Paris, 1964.
Meslin, Michel Pour une science des Religions, 1973.
[editar] Bibliografia
Philippe Borgeaud, Aux Origines de l'histoire des religions, Paris, 2004.
Maurice Olender, Les langues du Paradis, Paris, 1993.
[editar] Ligações externas
Revista Brasileira de História das Religiões
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Categoria: História da religião
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