Blogs de Ciência
Blogs de Ciência – Divulgação de todos os blogs em Português que versam a ciência. Parte do Projecto Divulgar a Ciência(.com) Home
Sobre nós
O seu blog aqui?
--------------------------------------------------------------------------------
Archive for the microscopio eletronico
Quer ver um nanocristal de ouro?
Essa é a imagem de um cristal de ouro obtida por Microscopia de Força Atômica, que ganhou o segundo lugar do prêmio Science as Art de 2008, promovido pela MRS. A "artista" é Violeta Navarro, da Universidad Complutense de Madrid (Espanha).
(Na minha graduação, eu tive uma colega que dizia que o sonho dela era ainda ver um átomo. Bem... aí está, um monte deles!) Enjoy.
Glossário:
Microscopia de Força Atômica (AFM, da sigla em inglês): permite visualizar átomos sobre superfícies (tal qual na imagem acima). Nessa técnica, uma ponteira altamente precisa passa pela amostra e é elevada quando há um átomo na superfície. O sistema do microscópio entende que a elevação da ponteira é um átomo e faz um registro que é convertido em pixels pelo computador.
Continue a ler Quer ver um nanocristal de ouro?
Fernanda Poletto @ Bala Mágica Categorias: AFM, Ciência Geral, imagens artisticas, microscopio eletronico, nanomateriais, ouro
Uma fria manhã de inverno
Imagine uma fria manhã de inverno. Você acorda, olha pela janela e vê tudo branquinho lá fora (pelo menos aqui no sul....). Aí você acha tão lindo que tira uma foto! Ela vai se parecer muito com essa aí em cima, embora uma coisa não tenha nada a ver com a outra.... Essa imagem na verdade corresponde a nanofibras de SnO2 - a técnica para sua obtenção foi a microscopia eletrônica de varredura, e o artista chama-se Suresh Donthu, da Northwestern University. Essa imagem ganhou o primeiro lugar do prêmio Science as Art de 2007, promovido pela MRS.
P.S.: Se eu mesma não tivesse lido no site que se trata de imagem de nanofibras, não teria acreditado.
P.S.: Essa brincadeira de descobrir o que são as imagens obtidas por microscopia eletrônica está sendo feita pelo pessoal da Globo na série de reportagens sobre nanotecnologia do Jornal Bom Dia Brasil, que passa às 7h30 - se quiser ver as imagens, clique aqui. Até o momento, nenhum absurdo foi dito - só acho que poderia ter sido traçado um panorama mais amplo sobre as pesquisas brasileiras na área, há muita gente boa trabalhando com o assunto nesse Brasilzão e é legal valorizar isso.
Continue a ler Uma fria manhã de inverno
Fernanda Poletto @ Bala Mágica Categorias: Ciência Geral, Nanotecnologia, imagens artisticas, microscopio eletronico, nanofibras, nanomateriais
Grandes personalidades da nanociência e nanotecnologia: Sumio Iijima
Sumio Iijima, o descobridor dos nanotubos de carbono
Dez anos depois de Norio Taniguchi cunhar o termo "nanotecnologia", nossa percepção sobre o papel dessa área do conhecimento para a humanidade sofreria um profundo impacto. Foi em 1991 que o físico japonês Sumio Iijima, do NEC Corp. Fundamental Research Laboratory, descreveu moléculas de carbono cilíndricas e ocas com novas propriedades - tais como alta resistência e alta eficiência em conduzir calor - em um artigo que se tornou um clássico da área, intitulado Helical microtubules of graphite carbon (Nature 354, p. 56–58, 1991 - doi:10.1038/354056a0).
Esses fios nanométricos foram denominados NANOTUBOS DE CARBONO. Desde então ocorreu um boom sobre o assunto. As propriedades especiais dos nanotubos de carbono são causadas pela sua gigantesca relação entre comprimento e largura (de mais de 28 000 000 nm : 1 nm), a ponto de alguns cientistas se referirem a esse material como condutor unidimensional de calor.
Há certas controvérsias quanto ao fato de Sumio Iijima ser ou não o verdadeiro "pai" dos nanotubos de carbono - alguns químicos afirmam que já haviam publicado artigos descrevendo filamentos de carbono nanométricos, mas que estes só haviam sido lidos por outros químicos e por isso não tiveram tanta repercussão. Brigas de paternidade à parte, é inegável que Sumio Iijima foi o responsável pela tremenda divulgação do assunto e por descrever as potencialidades dos nanotubos de carbono, cujas possíveis aplicações vêm sendo pesquisadas até hoje, em áreas tão díspares quanto a engenharia espacial e a medicina.
Continue a ler Grandes personalidades da nanociência e nanotecnologia: Sumio Iijima
Fernanda Poletto @ Bala Mágica Categorias: Cientistas, Ciência Geral, História, microscopio eletronico, nanofibras, nanomateriais, nanotubos de carbono
O espaço… a fronteira final.
Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Sua missão de cinco anos: explorar novos e estranhos mundos, procurar novas formas de vida, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve ...
Sim, sou nerd e gosto de Star Treck. O capitão Kirk era meio canastrão, mas o Dr. McCoy era impagável! E, claro, tinha o Spock. Quando vi a imagem aí em cima, juro que pensei naquela musiquinha de abertura da série antiga.
E você, acha que a foto acima é de algum objeto estelar? Há! Não é não! Tudo bem, você já deve estar descolado e não se deixou enganar, não é mesmo? A imagem foi obtida por microscopia eletrônica e nada mais é que pólen revestido por dióxido de titânio (que é a mesma substância que compõe protetores solares para a pele e está presente em várias maquiagens).
O tamanho do pólen está muito longe das dimensões planetárias - é de apenas 200 micrômetros (o que equivale à espessura de uns 2 fios de cabelo juntos). A cor e os efeitos de luz ficam por conta do programa de imagem usado pelo "artista", Samuel Shian, do Georgia Insitute of Technology.
(essa imagem ganhou o segundo lugar no prêmio "Science as Art" de 2007 da MRS)
Além de nerd, como diria alguém, adoro um clichê. Então, nada mais justo que encerrar esse post com um:
"Vida longa e próspera!"
Hehehe, até mais :-D
Continue a ler O espaço… a fronteira final.
Fernanda Poletto @ Bala Mágica Categorias: Ciência Geral, imagens artisticas, microscopio eletronico
Grandes personalidades da nanociência e nanotecnologia: Gerd Binnnig e Heinrich Rohrer
1981. Grande ano! Você lembra dele? Bem, eu não - minha memória não chega a tanto, pois nesse ano longínquo ocorreu justamente o meu nascimento. Como a relevância de tal fato para o resto do mundo (excluindo a minha mãe, obviamente) não é lá grande coisa, vou tratar de um acontecimento realmente impactante de 1981 que mudou a forma como a humanidade enxerga o mundo... literalmente!
Foi nesse ano que dois criativos funcionários da IBM, o suíço Heinrich Rohrer e o alemão Gerd Binning, desenvolveram uma técnica de microscopia eletrônica capaz de mostrar imagens na escala do átomo em uma superfície metálica ou semicondutora. A técnica foi batizada de microscopia eletrônica de tunelamento. Nessa técnica, uma ponta metálica de dimensões quase atômicas passa a uma distância muito próxima da superfície da amostra (como um scanner) de forma que ocorre o tunelamento de elétrons entre a ponta metálica e a amostra. A ponta metálica atua como aquela agulha dos aparelhos para escutar disco de vinil, subindo e descendo conforme a rugosidade da superfície. O resultado é uma imagem digital tridimensional da superfície, muito útil para detectar a presença de defeitos de superfície e para determinar o tamanho e conformação de moléculas e agregados ali presentes.
Tunelamento eletrônico é um efeito quântico que permite que ocorra uma corrente de elétrons entre duas superfícies muito, muito próximas. O espaço entre duas superfícies é considerado uma barreira de potencial, e quanto mais fina for a espessura dessa barreira, maior é a probabilidade do elétron de atravessá-la. Quando eu me refiro a "fina", é fina mesmo, na escala de Angstrons (ou seja, igual a 0,0000000001 m !!!!).
O primeiro microscópio desse tipo foi desenhado pelo cientista alemão Ernst Ruska. A invenção da técnica que permitiu que o mundo "visse" átomos na superfície de materiais e os manipulasse rendeu a Rohrer e Binning o prêmio Nobel de Física em 1986, e originou uma foto que se tornou lendária além dos muros da academia.
(crédito: Laboratórios de pesquisa da IBM em Almaden)
Continue a ler Grandes personalidades da nanociência e nanotecnologia: Gerd Binnnig e Heinrich Rohrer
Fernanda Poletto @ Bala Mágica Categorias: Cientistas, Ciência Geral, Nanotecnologia, microscopio eletronico
Il nome della rosa
Imagem que ganhou o primeiro lugar, empatado com mais duas (uma delas é o nano-ursinho Teddy) no concurso de 2008 da MRS.
Autoria: PaiChun Wei, National Taiwan University.
“Stat rosa pristina nomine, nomina nuda tenemus”
(A rosa antiga permanece no nome, nada temos além dos nomes)
A rosa é uma flor cheia de significados nas culturas ocidental e oriental. Essa flor era consagrada à deusa egípcia Isís, e era também símbolo da deusa grega do amor Afrodite. Para os romanos, as rosas eram uma criação de Flora, deusa da primavera e das flores. Na tradição Hindu, a deusa do amor Lakshmi nasceu de uma rosa. Posteriormente, o cristianismo adotou a rosa como o símbolo de Maria.
Inúmeros são os mitos sobre a rosa, que como sabemos é símbolo do amor. Algo que não é tão notório é que o miolo da rosa fechado fez com que a flor também fosse símbolo de segredo em muitas culturas. Um costume medieval era colocar uma rosa no teto da sala de reuniões indicando que, onde houvesse a flor no teto, os assuntos deveriam ser mantidos em segredo.
É claro que algo tão carregado de simbolismo não poderia faltar no mundo nano!!! A imagem acima, que parece uma linda rosa vermelha, foi obtida através da reação de indio e ácido hidrazoico (HN3), que produziu uma estrutura cristalina de nitreto de indio (InN) do tipo wurtzita. Cabe salientar que a imagem foi obtida por microscopia eletrônica e colorizada depois em computador.
Wurtzita parece uma daquelas palavras de sociedades secretas medievais? Que nada, é só o nome de como os íons se organizam no espaço para formar um certo tipo de cristal. As unidades cristalinas de sal de cozinha, por exemplo, se organizam como cubos - sendo que o cloreto e o sódio ficam nos vértices do cubo. O cristalzinho de sal que vemos é a união de milhares de unidades cristalinas de cloreto de sódio. Viu? Nenhum segredo - apesar da nano-rosa no teto desse post.
Jacob do Bandolim - Rosa
Continue a ler Il nome della rosa
Fernanda Poletto @ Bala Mágica Categorias: Ciência Geral, Nanotecnologia, imagens artisticas, microscopio eletronico, nanomateriais
Um campo de girassóis poético
(primeiro lugar do prêmio "Science as Art" de 2008, da MRS, de autoria de K. Hark, Chinese University of Hong Kong - "Field of Sunflowers")
Linda foto de girassóis, não é mesmo?
Hummm, girassóis? Parece... mas não é !
Essa é mais uma daquelas imagens obtidas por microscopia eletrônica e colorizada depois com fins artísticos. Também há arte e poesia no nano(bio)mundo!
Nanofibras de óxidos de silício possuem a habilidade de se organizar de várias formas, inclusive como essa, que se assemelha de forma impressionante a girassóis. Gálio e ouro atuaram como catalisadores da reação entre silício e oxigênio que resultou nessas lindas nanofibras, cada uma com cerca de 10 nm de diâmetro.
Não acha a reação das nanofibras poética? Pois bem, para ninguém dizer que não há poesia nesse post, transcrevo abaixo um dos meus poetas favoritos, no seu melhor heterônimo (na minha humilde opinião):
"O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo..."
(Alberto Caeiro)
Continue a ler Um campo de girassóis poético
Fernanda Poletto @ Bala Mágica Categorias: Ciência Geral, Nanotecnologia, Poesia, imagens artisticas, microscopio eletronico, nanomateriais, silicio
Gregos e troianos no nano(bio)mundo
Diz a lenda que a mulher mais bela do mundo era Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta. Quando Páris, príncipe de Tróia, foi a Esparta em missão diplomática, apaixonou-se por Helena e ambos fugiram para Tróia, enfurecendo Menelau (quem não se enfureceria no lugar dele, não é mesmo?). Para pegá-la de volta, os gregos resolveram atacar Tróia. Porem, a cidade só foi tomada graças a um artifício bolado por Ulisses, que fazia parte do exército grego: fingindo ter desistido da guerra, os gregos deixaram “para trás” um enorme cavalo de madeira, que os troianos decidiram levar para o interior de sua cidade, como símbolo de sua vitória. À noite, quando todos dormiam, os soldados gregos que se escondiam dentro da estrutura oca de madeira do cavalo saíram e abriram os portões para que todo o exército invadisse a cidade. Apanhados de surpresa, os troianos foram vencidos e a cidade incendiada.
(história contada na Ilíada, de Homero)
No nano(bio)mundo, também podemos ter soldados, Tróia e um cavalo oco que pode ser um presente de grego... Acha que eu agitei demais no fim-de-semana e estou escrevendo delírios aqui? Na, na, não... Provo para você! Pesquisadores nos Estados Unidos deram uma de Ulisses e usaram um cavalo de Tróia celular para liberar nanopartículas (os soldados) em tumores. Os cavalos foram os monócitos, que são células brancas do sangue responsáveis por eliminar corpos estranhos do organismo. Quando há tumores malignos, os monócitos correm para lá. Passando do sangue ao tumor, os monócitos se transformam em macrófagos e são “educados” a promover a progressão do tumor (é o que chamamos de infiltrado, e que leva a um prognóstico que não é dos melhores). Como ficou evidente, o tumor é Tróia nessa história toda.
Os autores prepararam nanopartículas de cerca de 60 nm, compostas por um núcleo de sílica revestido com ouro. Essas nanopartículas podem absorver luz no infravermelho próximo, gerando calor que mata as células (um efeito semelhante à hipertermia magnética). Um tumor esferóide de células mamárias malignas foi usado como modelo in vitro do estudo. Esse tumor foi incubado com macrófagos e com nanopartículas de ouro. Paralelamente, um tumor incubado apenas com macrófagos foi usado como controle. A fagocitose das nanopartículas de ouro pelos macrófagos, bem como a infiltração dos macrófagos para dentro do tumor foram monitorados por microscopia de transmissão
…
Continue a ler Gregos e troianos no nano(bio)mundo
Fernanda Poletto @ Bala Mágica Categorias: Ciência Geral, Nanotecnologia, câncer, microscopio eletronico, nanobiotecnologia, nanopartículas, ouro, quimioterapia, research blogging, vetorização
Nano ursinho Teddy
(Nano Teddy Bear - um dos três trabalhos empatados como primeiro lugar do prêmio Science as Art no encontro da MRS de 2009 - de autoria de Helia Jalili, University of Waterloo)
Essa é pelo dia dos namorados. Que tal dar um (nano)ursinho para sua namorada nessa sexta-feira? Essa é mais uma imagem de nanocoisas, colorizada depois de obtida para ficar "artística". O que nos parece um ursinho fofo no meio de outros bichinhos de pelúcia na verdade é óxido de zinco depositado em um substrato de óxido de indio. A técnica empregada para obter a imagem chama-se microscopia eletrônica de varredura, e o óxido de zinco foi depositado por uma técnica de deposição eletroquímica.
A deposição eletroquímica funciona assim: o elemento metálico (no caso, zinco), que está inicialmente na forma de um eletrólito solúvel no meio, é transformado em uma forma insolúvel (no caso, óxido de zinco) através de eletrólise. Estando insolúvel, ele se deposita sobre o substrato (no caso, óxido de indio), formando um filme finíssimo na sua superfície. O eletrólito de partida para produzir a imagem acima foi o nitrato de zinco hexaidratado (cuja fórmula química é [Zn(NO3)2 . 6H2O] ).
Perdeu um pouco do romantismo? Que nada, é só olhar a imagem novamente - eu, por exemplo, continuo vendo um ursinho muito fofo!
Glossário:
Eletrólise = é um processo que separa os elementos químicos de um composto através do uso da eletricidade.
A reação feita para produzir o revestimento de óxido de zinco na imagem acima é:
2[Zn(NO3)2 . 6H2O] -----> 2ZnO + NO2(g) + O2(g) + 6H2O
Continue a ler Nano ursinho Teddy
Fernanda Poletto @ Bala Mágica Categorias: Ciência Geral, Nanotecnologia, eletrodeposição, imagens artisticas, microscopio eletronico
Nano spaghetti com almôndegas
(One of three first place winners of the the Science as Art competition at the 2009 MRS Spring Meeting. Submitted by Blythe G. Clark, Sandia National Lab., and Dan Gianola, Forschungszentrum Karlsruhe GmbH)
Essa foto está na última Newsletter da Materials Research Society. É uma imagem obtida pela técnica de microscopia eletrônica de varredura, e colorizada depois para ficar "artístico". O "spaghetti" da foto nada mais é que uma coleção de nanofibras de ouro com 100 nm de diâmetro. As "almôndegas" são feitas de partículas de silício, com diâmetro de cerca de 1,5 um.
Na microscopia eletrônica de varredura, feixes de elétrons são emitidos por um filamento capilar de tungstênio e incidem sobre a amostra. O resultado que vemos é a transcodificação da energia emitida pelos elétrons em uma imagem que reflete a "topografia" da amostra.
Buon appetito !
Continue a ler Nano spaghetti com almôndegas
Fernanda Poletto @ Bala Mágica Categorias: Ciência Geral, Nanotecnologia, imagens artisticas, microscopio eletronico, ouro, silicio
← Previous Entries Arquivos
Seleccionar Mês Agosto 2010 Julho 2010 Junho 2010 Maio 2010 Abril 2010 Março 2010 Fevereiro 2010 Janeiro 2010 Dezembro 2009 Novembro 2009 Outubro 2009 Setembro 2009 Agosto 2009 Julho 2009 Junho 2009 Maio 2009 Abril 2009 Março 2009 Fevereiro 2009 Janeiro 2009 Dezembro 2008 Novembro 2008 Outubro 2008 Setembro 2008 Agosto 2008 Julho 2008 Junho 2008 Maio 2008 Abril 2008 Março 2008 Fevereiro 2008 Janeiro 2008 Dezembro 2007 Novembro 2007 Outubro 2007 Setembro 2007 Agosto 2007 Julho 2007 Junho 2007 Maio 2007 Abril 2007 Março 2007 Fevereiro 2007 Janeiro 2007 Dezembro 2006 Novembro 2006 Outubro 2006 Setembro 2006 Agosto 2006 Julho 2006 Junho 2006 Maio 2006 Abril 2006 Março 2006 Fevereiro 2006 Janeiro 2006 Dezembro 2005 Novembro 2005 Outubro 2005 Setembro 2005 Agosto 2005 Julho 2005 Junho 2005 Maio 2005 Abril 2005 Março 2005 Janeiro 2005 Outubro 2004 Agosto 2004 Setembro 2000 Janeiro 2000 Dezembro 1969
Google Comment
Conversa no Twitter sobre
Ciência!
rarrais @AndreaDestefani Legal, realmente estamos expostos a diversas influências a todo instante. Eu falo +/- sobre isso em http://bit.ly/cd7YGu 2 minutes ago reply
revistaquo CIENCIA: India le da una prórroga de dos meses a Blackberry: El gobierno indio cortará el servicio de mensajería d... http://bbc.in/aLrC3j 2 minutes ago reply
FTBrasil RT @confef: Interessante análise - "Reação à obesidade tem se limitado a discurso repetitivo, diz especialista" http://bit.ly/bYj6sx about 1 minute ago reply
Artour_Walrus @jihiq mi trabajo de hombre y ciencia nos dio chance de entregar el trabajo el viernes y era para hoy #privilegiosde7mosemestre about 1 minute ago reply
Join the conversation
Blogs consultados
+mat
2009 BioAÇÃO.
A r b o r e t t o
A ciência não é neutra
A MATEMÁTICA ANDA POR AÍ
ABRIMUS
Análise da Ciência
Análise e Síntese
Angelita Scardua
Anilhagem de Aves no Parque Biológico de Gaia
Antepassados Esquecidos
Assim como assim
Astromatemática
Atlas
AVIStando O COSMOS
Átomo e meio
Ócio Científico
Baboseiras Epistemológicas
Bafana Ciência
BAH…LAIUH DA GATA
Bala Mágica
Bar des Sciences
Biogeografia da Amazônia
Biologia do Envolvimento
Biologia Evolutiva
Biomedcenter
Bioquímica (s)em rede
Biorritmo
Biossegurança em Foco Blog
BioTerra
Blacksmoker
Blógui-Ci!
Blog Ciência
Blog de Astronomia do astroPT
BLOG DE MATEMÁTICA RECREATIVA
Blog do NEMO
Blog do Tophe
Blog Risco Relativo
Blogómica
BlogMed.Com
Brontossauros em meu Jardim
Caapora
CADERNO DE SOCIOLOGIA
Café com Ciência
Caminhos do Conhecimento
Chi vó non pó
CIÊNCIAS DA NATUREZA – AL
Ciência – Uma Vela no Escuro
Ciência Ao Natural
Ciência à Bessa
Ciência às Cores
Ciência é…
Ciência e Psicologia
Ciência e Saúde XXI
Ciência e Tecnologia
ciência na mídia
Ciência no Quotidiano
Ciência Pública
Ciência sob receita
Ciência Social Ceará
Ciência Total
Ciência Tube
Ciências Climáticas
Científica Mente
CienTecno.com – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Cultura!
Cientista Curioso
Ciudad Megalitica
Clube os Curiosos
CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde
Complexo de Inclusão
Conexão Arte
Conexões Epistemológicas
Conjurado
ConsCiência no Dia-a-Dia
Conta Natura
Crónica da Ciência
Criticau
Cultura Ciência
Cultura Científica
Cultura, Educação e(m) Ciências
CurioFísica
Curiosid@des online
Dúvida Metódica
De Rerum Natura
Dept. Educacional do Zoomarine
Desafios Matemáticos! – O site da Matemática
Descomplicando o cérebro…
desenvolvimento ecologicamente sustentável
diale.org
Dias com árvores
Discutindo Ecologia
DuvidoLogias
ECOCRIAÇÕES – ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL
EdafoPedos
Educação Ambiental Crítica
Educação Ibirite
Efeito Joule
Engenhocas
Enigmas do Cotidiano
Ensinar & Aprender
Ensino de Química
Entropicando Ciência
Estrela Cansada
eu mesmo
Evolução E Desenvolvimento
FÍSICA E QUÍMICA
Física com Química
Física Fácil – Easy Physics
FísicosLX
Filosofando na Penumbra – Gilberto Miranda Jr.
Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas
Geófagos
Geologia de Buteco
Geoprocessamento – ArcGis
GERAMAT
Histórias das Ciências
Horta Bio
Imperativo Científico
Info and Tech in Signals
Insectos a florir
Inteligência ecológica
Interdino
Invariância
KitHorta
Kymographica
LabNet: Laboratório Virtual
Laudas Críticas
lingüístic@.com
Lucas Nápoli
Lusitanicus > Luis Quinta
Lusodinos- Dinossauros de Portugal
Mamãe passou açúcar em mim
MARCO EVOLUTIVO
Marquesa
Mensagens de blog de todos – Reflexus Nexum Amplexus
Meu amigo Soxhlet
Micro & Macro
MITOS CLIMÁTICOS
MUNDO, VASTO MUNDO
N u P F a H
NA COPA DAS ÁRVORES
nanotecnologia
Nanotecnologia wow
NEBIOQ-UP
Neuro-com-Ciência
Neuroeconomia
NeuroNews-Notícias de Neurociências
NEUROtícias – O Blog das Neurociências
Nypoa’s Blog
O amigo de Wigner
O Estrelado – Ideias debaixo da cúpula celeste
O Formigueiro da Camponotus
O GLOBO » Blogs » Nosso planeta
O Médico e o Paciente
O Mundo dos Sentidos
O Universitário de Física
O Universo numa casca de “nós”
Onde Encontro?
Orquidofilia e Orquidologia
outra Física
Páginas de Filosofia
Planetas Extrasolares
PlanetBio.
Plantas aromáticas, medicinais e condimentares
Plutão não é um planeta
Poisor Tristesi
polegaropositor.com.br
Ponto Triplo
Por Dentro da Ciência
Portal Brasil Ambiental
Portal Brasil Ambiental
Portal Rede Psicologia
PRÓ-CIÊNCIA
problemas | teoremas
Projeto Pioneiras
Quarks e Gluões
Química – A Essência da Vida!
Química de Produtos Naturais
Quinta do Sargaçal
Quintal – Idéias para um mundo melhor
Radicais Livres, Antioxidantes e Ferro
Rastos de Luz
researchcafe.net
Ricardo Raele
RNAm
RNAm
Sadeck – Geotecnologias
Salada de Números
scienciae
Scientia
SEMCIÊNCIA
Serpsico
Solariso
sono consciente
Sustentabilidade é Acção
T
Tage des Glücks
Tecnologia. Inteligente.
Teoria do Big Bang
Transferência Horizontal
Tuba Física
uôleo
ULE, União Local de Ecólogos (Inpa): Ecologia da Amazônia
Um longo argumento
Unfer TC e cia. iLTDA
Universo Paralelo
Vídeos para o Ensino da Física e da Química
Vida-Exacta
Viridarium
Visões do Futuro
Viver a Ciência
Viver no Campo
Vivo Verde
Você que é Biólogo… Na escola
Voo de Galinha
www.portalphilosophia.org
WWW.RAIZES.ORG
Xis-Xis
[BioLógicas]
--------------------------------------------------------------------------------
Blogs de Ciência © 2007 - 2010 All Rights Reserved.
Entries (RSS) and Comments (RSS).
Padangan ver 1.6.3 design by WP GPL
COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário