MENU
:: Principal
:: Conteúdos
:: Atualidades
:: Cotidiano
:: Curiosidades
:: Dicas (Professores)
:: Bibliografias
ESPAÇO DO ALUNO
:: Fórum
:: Bate-papo
:: Downloads
:: Teste
SOBRE A PÁGINA
:: Apresentação
:: Equipe
FALE CONOSCO
:: Mande suas sugestões, dúvidas e críticas.
::
Tipos de Microscópios
MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE TRANSMISSÃO
Foto de Karina Mancini (Unicamp) Foto de Heidi Dolder (Unicamp)
Foto de Heidi Dolder (Unicamp) Foto da Profª Adelina Ferreira (UFMT)
Imagens de Microscopia Eletrônica de Transmissão
Enquanto o microscópio de luz utiliza fótons como a radiação visível para observação do material celular, o microscópio eletrônico, por sua vez emprega feixes de elétrons. Estes após atravessarem a célula chegam a uma tela fluorescentes onde formam uma imagem visível sobre uma chapa fotografica que depois serão reveladas podendo ser ampliadas 2 a 4 vezes, sendo chamadas de micrografias. Os elétrons desviados por certas estruturas da célula não contribuirão para formar a imagem e aparecem escuras e são chamadas de eletron-densas. Os componentes celulares que desviam uma pequena percentagem de elétrons aparecerão em diversas tonalidades de cinza.
As técnicas de coloração empregadas para observação nestes tipos de microscópio são metais pesados como o ouro, o ósmio, uranio e chumbo.
Hoje limite de resolução de um microscópio eletronico de transmissão é 40.000 vezes melhor do que a resolução do microscópio óptico e 2 milhões de vezes melhor que a resolução do olho humano. No entanto não se é possível ainda aproveitar inteiramente a capacidade resolutiva dos melhores microscópios eletrônicos assim ele passa somente a ter 2.000 vezes melhor resolução dos microscópios ótico.
Foto retirada do CD interativo que acompanha o livro: Histologia Básica, Junqueira e Carneiro, 10ª ed. - Guanabara Koogan,
Voltar
Conteúdos | Página Principal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Av. Fernando Correia da Costa - Cidade Universitária - Cuiabá-MT - CEP 78.060-900
COPYRIGHT UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Nenhum comentário:
Postar um comentário