Microscópio eletrônico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O artigo ou secção Microscopia Eletrônica deverá ser fundido aqui.
Se não concorda, discuta sobre esta fusão na página de discussão deste artigo.
Um microscópio eletrônico.O microscópio eletrônico é um microscópio com potencial de aumento muito superior ao óptico. Foi inventado em 1932 e vem sendo aperfeiçoado desde então.
A diferença básica entre o microscópio óptico e o eletrônico é que neste último não é utilizada a luz, mas sim feixes de elétrons. No microscópio eletrônico não há lentes de cristal e sim bobinas, chamadas de lentes eletromagnéticas. O objetivo do sistema de lentes do MEV, situado logo abaixo do canhão de elétrons, é o de demagnificar a fonte de elétrons (do~10-50 μm no caso das fontes termoiônicas) para um tamanho final de 1 nm - 1 μm ao atingir a amostra. Isto representa uma demagnificação da ordem de 10 000 vezes e possibilita que a amostra seja varrida por um feixe muito fino de elétrons.
Os elétrons podem ser focados pela ação de um campo eletrostático ou de um campo magnético. As lentes presentes dentro da coluna, na grande maioria dos microscópios, são lentes eletromagnéticas. Essas lentes são as mais usadas pois apresentam menor coeficiente de aberração. Após o feixe de elétrons incidir na amostra isso acarreta a emissão de elétrons com grande espalhamento de energia, que são coletados e amplificados para fornecer um sinal elétrico que é utilizado para modular a intensidade de um feixe de eletrons num tubo de raios catódicos, assim em uma tela é formada uma imagem de pontos mais ou menos brilhantes (eletromicrografia ou micrografia eletrônica), semelhante à de um televisor em branco e preto.
Não é possível observar material vivo neste tipo de microscópio. O material a ser estudado passa por um complexo processo de desidratação, fixação e inclusão em resinas especiais, muito duras, que permitem cortes ultrafinos obtidos através das navalhas de vidro do instrumento conhecido como ultramicrótomo.
Existem três tipos de microscópio eletrônico básico:
De transmissão - usado para a observação de cortes ultrafinos;
De varredura (ou M.E.V.) - capaz de produzir imagens de alta ampliação para a observação de superfícies;
De tunelamento (ou M.E.V.T.) - para visualização de átomos.
Este artigo sobre Física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsc%C3%B3pio_eletr%C3%B4nico"
Categorias: Instrumentação eletrônica | Óptica | Microscopia
Categorias ocultas: !Artigos a sofrerem fusão | !Artigos de qualidade desconhecida sobre física | !Artigos de importância desconhecida sobre física | !Esboços sobre física
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Afrikaans العربية Български Bosanski Català Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español فارسی Suomi Français Galego עברית हिन्दी Hrvatski Kreyòl ayisyen Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 ქართული Lietuvių Latviešu Македонски Bahasa Melayu Nederlands Norsk (bokmål) Polski Română Русский Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Српски / Srpski Seeltersk Svenska தமிழ் తెలుగు ไทย Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 07h53min de 19 de julho de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais
COPYRIGHT WIKIPÉDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário