segunda-feira, 25 de junho de 2012

RODOVIA TRANSAAMAZÔNICA

Rodovia TransamazônicaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação, pesquisa BR-230 Rodovia Transamazônica (nome oficial) Trecho da BR-230 Extensão 4 223 km Inauguração 30 de Agosto de 1972 Tipo Rodovia Transversal Limite Leste Cabedelo, Paraíba Interseções BR-101 em João Pessoa, BR-405 em Marizópolis, BR-010 e BR-226 em Estreito/Aguiarnópolis, BR-153 e BR-155 em Marabá, BR-163 em Itaituba, BR-319 em Humaitá. Limite Oeste Lábrea, Amazonas Concessão pública No período de outubro à março, o trecho da rodovia entre Itupiranga, no Pará e Lábrea, no Amazonas, fica intransitável por causa das chuvas por não ser pavimentada. Lista de Rodovias do Brasil Oeste < Lábrea, Amazonas BR-230 Leste Cabedelo, Paraíba > A Rodovia Transamazônica (BR-230), projetada durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974) sendo uma das chamadas "obras faraônicas" devido às suas proporções gigantescas, realizadas pelo regime militar, é a terceira maior rodovia do Brasil, com 4 223 km de comprimento, ligando Cabedelo, na Paraíba à Lábrea, no Amazonas, cortando sete estados brasileiros; Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas. Nasce na cidade de Cabedelo, na Paraíba, e segue até Lábrea, no Amazonas. É classificada como rodovia transversal. Em grande parte, principalmente no Pará e no Amazonas, a rodovia não é pavimentada. Índice [esconder] 1 História 2 Características 3 Percurso 3.1 Paraíba 3.2 Tocantins 3.3 Pará 3.4 Amazonas 4 Galeria 5 Ligações externas [editar] HistóriaPlanejada para integrar melhor o Norte brasileiro com o resto do país, foi inaugurada em 30 de agosto de 1972. Inicialmente projetada para ser uma rodovia pavimentada com 8 mil quilômetros de comprimento, conectando as regiões Norte e Nordeste do Brasil com o Peru e o Equador, não sofreu maiores modificações desde sua inauguração. Depois o projeto foi modificado para 4 977 km até Benjamin Constant, porém a construção foi interrompida em Lábrea totalizando 4 223 km. Os trabalhadores ficavam completamente isolados e sem comunicação por meses. Alguma informação era obtida apenas nas visitas ocasionais a algumas cidades próximas. O transporte geralmente era feito por pequenos aviões, que usavam pistas precárias. Por não ser pavimentada, o trânsito na Rodovia Transamazônica é impraticável nas épocas de chuva na região (entre outubro e março). O desmatamento em áreas próximas à rodovia é um sério problema criado por sua construção. É o sonho de muitos jipeiros, pois sua precariedade instiga aos mais aventureiros sua travessia em veículos off-road. [editar] CaracterísticasA BR-230 ou Transamazônica é uma rodovia transversal e considerada a terceira mais longa rodovia do Brasil com 4 223 km de extensão, ligando cidade portuária de Cabedelo na Paraíba ao município de Lábrea, no Amazonas cortando algumas das principais cidades do estado do Pará: Marabá ,Altamira e Itaituba. Na Paraíba representa o principal eixo de circulação de pessoas e mercadorias entre seus municípios, tendo como referencial o porto de Cabedelo e as cidades de João Pessoa e Campina Grande, os maiores pólos econômicos do estado. Percorre o solo paraibano por 521 km, com boa condição de tráfego até a divisa com o estado do Ceará. O segmento de 147,6 quilômetros de extensão entre Cabedelo - onde se encontra o seu marco 0 - e Campina Grande, passando pela Grande João Pessoa que congrega os municípios de Bayeux, Santa Rita e Várzea Nova, dentre outros, foi duplicado no governo FHC, facilitando o escoamento dos produtos agrícolas e industriais, agilizando o comércio e incentivando o turismo. [editar] Percurso Início da TransamazônicaA partir do km 0 em Cabedelo (PB), algumas das cidades localizadas às margens ou próximas à BR-230 são as seguintes: [editar] ParaíbaCabedelo - Ponto extremo Leste João Pessoa - Interseção com a BR-101 Acesso a Natal (Rio Grande do Norte) Bayeux Santa Rita Cruz do Espírito Santo Sobrado Caldas Brandão Gurinhém Mogeiro Ingá Riachão do Bacamarte Massaranduba Campina Grande Soledade Patos Pombal Sousa Cajazeiras [editar] TocantinsAguiarnópolis Nazaré/Santa Terezinha do Tocantins (a 2 e a 3 km da rodovia, respectivamente) Luzinópolis Cachoeirinha (a 2 km da rodovia) São Bento do Tocantins Araguatins (a 8 km da rodovia) Acesso pela TO-010 no povoado Transaraguaia Travessia sobre o Rio Araguaia [editar] ParáPalestina do Pará (centro da cidade a 6 km da rodovia) Brejo Grande do Araguaia (a 2 km da rodovia) São Domingos do Araguaia (a 4 km da rodovia) Marabá Acesso a Parauapebas, a Xinguara e a Redenção pela BR-155 Itupiranga Novo Repartimento Acesso a Tucuruí pela BR-422 Pacajá Anapu Travessia sobre o Rio Xingu Altamira Acesso a Vitória do Xingu pela PA-415 Brasil Novo Medicilândia Uruará Placas Rurópolis Acesso a Belterra e a Santarém pela BR-163 (Rodovia Cuiabá-Santarém) Campo Verde (distrito do município de Itaituba) Acesso a Trairão, a Novo Progresso e a Cuiabá (MT) pela BR-163 Itaituba Travessia sobre o Rio Tapajós Jacareacanga (a 7 km da rodovia) [editar] AmazonasApuí Humaitá Acessos a Porto Velho (RO) e a Manaus pela BR-319 Lábrea Benjamin Constant (trecho planejado) [editar] GaleriaA BR-230 (esq.) na cidade de Anapu (PA) Rodovia Gov. Antônio Mariz nome atribuído a BR-230 no trecho duplicado entre Campina Grande (PB) e João Pessoa (PB) A BR-230 na cidade de Pombal (PB) [editar] Ligações externasPercurso detalhado da BR-230 (tabelas) (em português) no Ministério dos Transportes http://www.amazonialegal.com.br/textos/Transamazonica.htm http://www.pa.gov.br/conhecaopara/uruara.asp [Expandir]v • e Rodovias federais do Brasil Rodovias radiais 010 • 020 • 030 • 040 • 050 • 060 • 070 • 080 • 090 Rodovias longitudinais 101 • 104 • 110 • 116 • 120 • 122 • 135 • 146 • 153 • 154 • 155 • 156 • 158 • 163 • 174 Rodovias transversais 210 • 222 • 226 • 230 • 232 • 235 • 242 • 251 • 259 • 262 • 265 • 267 • 272 • 277 • 280 • 282 • 283 • 285 • 287 • 290 • 293 Rodovias diagonais 304 • 307 • 308 • 316 • 317 • 319 • 324 • 330 • 342 • 343 • 349 • 352 • 354 • 356 • 359 • 361 • 363 • 364 • 365 • 367 • 369 • 373 • 374 • 376 • 377 • 381 • 383 • 386 • 392 • 393 Rodovias de ligação 401 • 402 • 403 • 404 • 405 • 406 • 407 • 408 • 409 • 410 • 411 • 412 • 413 • 414 • 415 • 416 • 417 • 418 • 419 • 420 • 421 • 422 • 423 • 424 • 425 • 426 • 427 • 428 • 429 • 430 • 431 • 432 • 433 • 434 • 437 • 448 • 450 • 451 • 452 • 453 • 454 • 455 • 456 • 457 • 458 • 459 • 460 • 461 • 462 • 463 • 464 • 465 • 466 • 467 • 468 • 469 • 470 • 471 • 472 • 473 • 474 • 475 • 476 • 477 • 478 • 479 • 480 • 481 • 482 • 483 • 484 • 485 • 486 • 487 • 488 • 489 • 490 • 491 • 492 • 493 • 494 • 495 • 496 • 497 • 498 • 499 • 600 • 610 Este artigo sobre uma rodovia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Rodovia_Transamazônica&oldid=30147875" Categoria: Rodovias federais do BrasilCategorias ocultas: !Esboços maiores que 5000 bytes!Esboços sobre rodovias Ferramentas pessoaisCriar conta Entrar Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasčesky Deutsch English español français עברית lietuvių Nederlands polski slovenčina Esta página foi modificada pela última vez à(s) 20h54min de 13 de maio de 2012. 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