segunda-feira, 25 de junho de 2012

CUIABÁ-SANTAREM (BR-163 )

BR-163Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação, pesquisa BR-163 "Rodovia Cuiabá-Santarém" Trecho da BR-163 Extensão 3467 km Tipo Rodovia Longitudinal Limite Norte Pelotão Especial de Fronteira de Tiriós, Pará Interseções BR-230 BR-364 BR-070 BR-262 BR-060 BR-267 BR-463 BR-272 BR-369 BR-277 BR-280 BR-282 BR-386 BR-472 Limite Sul Tenente Portela, Rio Grande do Sul Rodovias do Brasil Norte < Pelotão Especial de Fronteira de Tiriós, PA BR-163 Sul Tenente Portela, RS > A BR-163 é uma rodovia longitudinal do Brasil. Tem 3467 km de extensão, sendo quase 1000 km não asfaltados. É a rodovia que integra o Centro Norte do Brasil ao Centro Oeste e Sul do Brasil, asfaltada do Sul para o norte até Guarantã do Norte, MT, a 702 km de Cuiabá, MT, dai sentido Santarém, PA, são 1152 km de estradas de chão. Possui fundamental importância para o escoamento da produção da parte paraense da Região Norte e norte da Região Centro-Oeste do Brasil. Desde 2009 a BR-163 conta com o policiamento de mais 340 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a qual já conta com bases espalhadas pela rodovia, além das que estão em fase de construção para receber os novos policiais. Índice [esconder] 1 Trajeto 1.1 Trecho Mato Grosso e Pará (Cuiabá-Santarém) 1.2 Trecho Rio Grande do Sul a Mato Grosso do Sul 2 Ligações externas [editar] TrajetoLiga os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará. [editar] Trecho Mato Grosso e Pará (Cuiabá-Santarém)A Cuiabá-Santarém liga a capital do Mato Grosso, Cuiabá, a Santarém, no Pará. A estrada atravessa uma das regiões mais ricas do País em recursos naturais e potencial econômico, sendo marcada pela presença de importantes biomas brasileiros, como a Floresta Amazônica e o Cerrado e áreas de transição entre eles, além de bacias hidrográficas importantes, como a do Amazonas, do Xingu e Teles Pires-Tapajós. Os serviços nesse trecho serão divididos em 2 lotes: O lote 1 compreende o segmento que vai da divisa do Mato Grosso com o Pará até o município de Novo Progresso. Serão contemplados 318 quilômetros. Para este lote, as obras foram avaliadas em R$ 20,6 milhões. O Lote 2 segue do município de Novo Progresso até o início do trecho pavimentado da rodovia. Os serviços de manutenção se estenderão por 344 quilômetros a um custo total de R$ 22,7 milhões. Segundo o DNIT, esse trecho da rodovia possui, em novembro de 2010, 6 contratos de Manutenção/Conservação, 3 de Restauração e 3 de Construção/Pavimentação, além de 13 convênios, na sua maioria com Prefeituras Municipais; um desses convênios é com o 9º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, que pavimenta o trecho entre Guarantã do Norte e a divisa entre o Mato Grosso e o Pará. No lado norte do Rio Amazonas, também existem os trechos entre Alenquer e a localidade de Onças, em Oriximiná, além do trecho entre a Cachoeira Porteira no Rio Trombetas e o final da rodovia, logo após o entroncamento com a BR-210, também em Oriximiná. Este último trecho possui um total de 233 km e está entre os trechos rodoviários mais isolados do Brasil. Esse trecho compreende as seguintes localidades: BR-163 em Novo Progresso (PA). Trecho da BR-163 que coincide com os das BR-070 e BR-364, perto de Cuiabá, no Mato Grosso.Pelotão Especial de Fronteira de Tiriós-PA (próximo à fronteira com o Suriname) Santarém-PA Rurópolis-PA Trairão-PA Itaituba-PA (distrito de Moraes de Almeida) Novo Progresso-PA Altamira-PA (Distrito de Castelo dos Sonhos) Peixoto de Azevedo-MT Guarantã do Norte-MT Sinop-MT Sorriso-MT Várzea Grande-MT Cuiabá-MT (cruzamento com a BR-364 e BR-070) Jaciara-MT Rondonópolis-MT [editar] Trecho Rio Grande do Sul a Mato Grosso do SulDe Tenete Portela-RS até Cascavel-PR possui pista simples, com largura de 6,6m e acostamento reduzido. Esse trecho está em fase de alargamento. A partir de Cascavel em direção norte, a rodovia dá acesso também para Ponta Porã, Porto Murtinho (acessos para o Paraguai) e Corumbá (acesso para a Bolívia). Apesar deste trecho da rodovia ser de pista simples, está em finalização a obra de duplicação de todo o trecho da BR-163 a partir de Cascavel, o que vai incluir todo o Mato Grosso do Sul. A rodovia é o principal corredor de exportação do estado do Mato Grosso Sul para atingir os portos dos estados do Paraná e Santa Catarina. Esse trecho compreende as seguintes localidades: Cidade de Dourados, importante entroncamento da BR-163 Cidade de Cascavel (Paraná), outro importante entroncamento da BR-163Sonora-MS Coxim-MS Rio Verde-MS São Gabriel do Oeste-MS Bandeirantes-MS Jaraguari-MS Campo Grande-MS (cruzamento com a BR-262 e BR-060) Nova Alvorada do Sul-MS (cruzamento com a BR-267) Rio Brilhante-MS (cruzamento com a BR-267) Dourados-MS (cruzamento com a BR-463) Naviraí-MS (cruzamento com a BR-487) Mundo Novo-MS Guaíra-PR (cruzamento com a BR-272) Marechal Cândido Rondon-PR Mercedes-PR Cascavel-PR (cruzamento com a BR-277 e BR-369) Capitão Leônidas Marques-PR Santo Antônio do Sudoeste-PR Dionísio Cerqueira-SC São Miguel do Oeste-SC (cruzamento com a BR-282) Iporã do Oeste-SC (cruzamento com a BR-386) Tenente Portela-RS (cruzamento com a BR-472) Terra Roxa-PR [editar] Ligações externasCondições das Rodovias - Site do DNIT Percurso detalhado da BR-163 (tabelas) (em português) no Ministério dos Transportes Página de um Comite Gestor da BR-163 (Site desatualizado, fala apenas sobre as obras no trecho Cuiabá - Santarém) [Expandir]v • e Rodovias federais do Brasil Rodovias radiais 010 • 020 • 030 • 040 • 050 • 060 • 070 • 080 • 090 Rodovias longitudinais 101 • 104 • 110 • 116 • 120 • 122 • 135 • 146 • 153 • 154 • 155 • 156 • 158 • 163 • 174 Rodovias transversais 210 • 222 • 226 • 230 • 232 • 235 • 242 • 251 • 259 • 262 • 265 • 267 • 272 • 277 • 280 • 282 • 283 • 285 • 287 • 290 • 293 Rodovias diagonais 304 • 307 • 308 • 316 • 317 • 319 • 324 • 330 • 342 • 343 • 349 • 352 • 354 • 356 • 359 • 361 • 363 • 364 • 365 • 367 • 369 • 373 • 374 • 376 • 377 • 381 • 383 • 386 • 392 • 393 Rodovias de ligação 401 • 402 • 403 • 404 • 405 • 406 • 407 • 408 • 409 • 410 • 411 • 412 • 413 • 414 • 415 • 416 • 417 • 418 • 419 • 420 • 421 • 422 • 423 • 424 • 425 • 426 • 427 • 428 • 429 • 430 • 431 • 432 • 433 • 434 • 437 • 448 • 450 • 451 • 452 • 453 • 454 • 455 • 456 • 457 • 458 • 459 • 460 • 461 • 462 • 463 • 464 • 465 • 466 • 467 • 468 • 469 • 470 • 471 • 472 • 473 • 474 • 475 • 476 • 477 • 478 • 479 • 480 • 481 • 482 • 483 • 484 • 485 • 486 • 487 • 488 • 489 • 490 • 491 • 492 • 493 • 494 • 495 • 496 • 497 • 498 • 499 • 600 • 610 Este artigo sobre uma rodovia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=BR-163&oldid=29763616" Categoria: Rodovias federais do BrasilCategorias ocultas: !Esboços maiores que 5000 bytes!Esboços sobre rodovias Ferramentas pessoaisCriar conta Entrar Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasEnglish español français Esta página foi modificada pela última vez à(s) 03h32min de 18 de abril de 2012. 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