quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

OTÃO II, VERMELHO - SACRO IMPÉRIO ROMANO - GERMÂNICO

Otão II, Sacro Imperador Romano-GermânicoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Otão II
Sacro Imperador Romano-Germânico

Otão II
Governo
Reinado 26 de maio de 961—
7 de dezembro de 983
Consorte Teofânia de Bizâncio
Sucessor Oto II
Dinastia Otoniana
Vida
Nascimento 955
Morte 7 de dezembro de 983)
Roma
Sepultamento Basílica de São Pedro, Roma
Pai Otão o Grande
Mãe Adelaide da Itália
ver
Otão II ou Oto II (955 — Roma, 7 de dezembro de 983) foi o segundo Sacro Imperador Romano-Germânico e terceiro governante germânico da dinastia otoniana, da Casa de Saxónia. Era filho de Otão o Grande e Adelaide da Itália.

Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 Educação, primeiros anos do reinado
1.2 Alemanha
1.3 Itália
2 Ver também

[editar] Biografia[editar] Educação, primeiros anos do reinadoOtão recebeu uma boa educação sob os cuidados de seu tio, Bruno, arcebispo de Colônia, e seu meio-irmão ilegítimo, Guilherme, arcebispo de Mainz. Inicialmente co-reinou com seu pai, Otão I mas foi escolhido como o rei alemão em Worms em 961, sendo coroado na Catedral de Aachen em 26 de maio desse ano. Em 25 de dezembro de 967, Otão I foi coroado co-imperador em Roma pelo Papa João XIII.

Casou-se com a princesa grega Teofânia, sobrinha do imperador romano do oriente João I Tzimisces, no dia 14 de abril de 972. Depois de participar das campanhas de seu pai na Itália, voltou à Alemanha e tornou-se imperador único, sem qualquer oposição, após a morte de seu pai em maio de 973.

Otão II prosseguiu a política do seu pai no sentido de fortalecer o domínio imperial na Germânia, além de a estender de forma mais profunda na península Itálica.

[editar] Alemanha
Oto IIApós suprimir uma rebelião na Lorena, surgiram dificuldades no sul da Alemanha, provavelmente devido a Oto ter recusado dar o ducado da Suábia a Henrique II da Baviera. Em 974 a mãe de Henrique, Judite, iniciou uma conspiração contra o imperador, a qual incluiu Henrique, o bispo Abraão de Freising, duques da Boémia e Polônia, e vários membros do clero e da nobreza que estavam descontentes com a política do imperador. Entretanto, o plano foi descoberto e facilmente suprimido. No mesmo ano, as forças de Oto conseguiram acabar com uma tentativa de Harald I da Dinamarca de se liberar do jugo alemão; no entanto, sua expedição contra os Boêmios em 975 foi um fracasso parcial devido ao início de mais problemas na Baviera. No ano seguinte ele restabeleceu a ordem uma segunda vez na Lorena e forçou Henrique II a fugir de Regensburg para a Boémia. A Baviera foi dada a seu parente Oto da Baviera. Em 977, o rei realizou mais uma expedição à Boêmia, onde o rei Boleslaus II prometeu voltar à sua aliança anterior. Mieszko I da Polónia também foi subjugado.

Após Oto acabar com uma tentativa de Henrique de recuperar a Baviera, o rei Lotário da França invadiu a Lorena com um exército de 20 000 homens e ocupou a capital Aachen por cinco dias. Oto inicialmente fugiu para Colónia e então para a Saxónia. Sua mãe, de origem francesa, ficou do lado de Lotário e se mudou para a Borgonha. Em setembro de 978, com 30 000 homens, Oto retaliou invadindo a França. Encontrou pouca resistência, mas doença nas suas tropas o obrigou a levantar o cerco de Paris e na viagem de volta a retaguarda de seu exército foi destruída e a os bens que carregava tomado pelos franceses. Uma expedição contra os poloneses seguiu uma paz com a França: Lotário renunciou a Lorena (980), e, em troca, Oto reconheceu os direitos do filho de Lotário, Luís V.

[editar] ItáliaOto sentiu-se então livre para viajar para a Itália. O governo da Alemanha foi deixado nas mãos do arqui-chanceler Willigis e do duque Bernardo I da Saxonia. Ele foi acompanhado de sua esposa, seu filho, Otto of Baviera, dos bispos de Worms, Metz e Merseburg e vários outros condes e barões. Cruzando os alpes através do que hoje é a Suíça, ele se reconciliou com sua mãe em Pavia e celebrou o Natal de 980 em Ravena.

O Papa Benedito VI, eleito por seu pai, havia sido emprisionado pelos romanos no Castelo Sant'Angelo, onde ele morreu em 974. Seu sucessor, Bonifácio VII fugiu para Constantinopla e Benedito VII, bispo de Sutri, tornou-se papa. Precedido por Benedito, Oto entrou cerimoniosamente em Roma na Páscoa de 981.


Oto II e Teofânia: Placa bizantina de marfim (Museu de Cluny)Oto teve nesta cidade uma corte esplêndida, frequentada por príncipes e nobres de todas as partes da Europa Ocidental. Requisitou-se então que ele punisse os ataques sarracenos na Itália e, acima de tudo, a política agressiva do emir siciliano Abu al-Qasim, cuja frota estava atacando a Apúlia e cujas tropas haviam invadido a Calábria. Em setembro de 981, Oto marchou para o sul da Itália. Inicialmente viu-se cercado dos conflitos entre os príncipes lombardos locais, que haviam dividido a área após a morte de Pandolfo. Oto fracassou no cerco de Manso I de Amalfi em Salerno, mas por fim obteve o reconhecimento de sua autoridade de todos os principados lombardos. Em janeiro de 982 as tropas alemãs marcharam em direção a Apúlia bizantina para anexar esta região ao Império Ocidental.

Quando Oto saiu de Taranto, ele teve uma grande derrota perto de Stilo em julho de 982 (na qual, entre outros, al-Qasim foi morto). Sem revelar sua identidade, o imperador escapou num navio grego até Rossano. Ele voltou a Roma em 12 de novembro de 982.

Numa dieta em Verona em junho de 983, em meio a diversos príncipes alemães e italianos, seu filho Oto III foi confirmado como rei da Alemanha. Ele então preparou-se para outra campanha contra os sarracenos. Ele também obteve um acordo com a República de Veneza, cujo auxílio era muito necessário após a derrota em Stilo. Indo para Roma, Oto conseguiu garantir a eleição de Pedro de Pávia como Papa João XIV.

Quando notícias de um levante das tribos eslavas na fronteira oriental da Alemanha o alcançaram, ele morreu em seu palácio em Roma no dia 7 de dezembro de 983. Deixou o futuro imperador Oto III e três filhas. Foi enterrado no átrio da Basílica de São Pedro e, quando a igreja foi reconstruída, seus restos mortais foram movidos para a cripta, onde seu túmulo pode ser visto ainda hoje.

Oto, algumas vezes chamado de o "Vermelho", era um homem baixo, por natureza corajoso e impulsivo, e por treinamento um cavaleiro competente. Foi generoso com a igreja e ajudou no avanço da cristandade de várias formas.

[editar] Ver tambémGuerra dos três Henriques
Precedido por
Oto I Rei da Alemanha
961 - 983 Sucedido por
Oto III
Precedido por
Oto I Sacro Imperador Romano-Germânico
967 - 983 Sucedido por
Oto III
Precedido por
Oto I Rei da Itália
973 - 983 Sucedido por
Oto III

[Esconder]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ot%C3%A3o_II,_Sacro_Imperador_Romano-Germ%C3%A2nico&oldid=28603998"
Categorias: Monarcas católicos romanosImperadores do Sacro Império RomanoReis da GermâniaDinastia OtonianaMortos em 983Categoria oculta: !Artigos destacados na Wikipédia em alemão
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasالعربية Беларуская Български Brezhoneg Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Español Eesti فارسی Suomi Français Galego עברית Hrvatski Magyar Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Lietuvių Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Slovenčina Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 09h36min de 1 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas