quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

OTÃO I, O GRANDE - SACRO IMPÉRIO ROMANO-GERMÃNICO

Otão I, Sacro Imperador Romano-GermânicoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Otão I, o Grande
Sacro Imperador Romano-Germânico

Otão I, o Grande
Governo
Reinado 2 de julho de 936—7 de maio de 973
Consorte Edite de Wessex
Sucessor Oto II
Dinastia Otoniana
Vida
Nascimento 23 de novembro de 912
Wallhausen
Morte 7 de maio de 973 (60 anos)
Memleben
Sepultamento Catedral de Magdeburg
Pai Henrique I
ver
Otão I, o Grande (Otto I), também Oto I (Wallhausen, 23 de novembro de 912 — Memleben, 7 de maio de 973), filho de Henrique I, o Passarinheiro (Heinrich I.), rei dos Germanos, e Matilde de Ringelheim, foi duque da Saxónia. Com a morte do pai foi coroado rei dos Germanos em Aquisgrana (Aix-La-Chapelle, em francês, ou Aachen, em alemão), em 936, segundo a tradição carolíngia. Em 955, em Lechefeld na Alemanha, Oto I comandou os exércitos germânicos que derrotaram completamente os húngaros, povo de origem eurasiana (semi-nômade), que vinha espalhando terror na Europa ocidental. Foi, provavelmente, o primeiro Sacro Imperador Romano coroado pelo Papa João XII em 962 (embora Carlos Magno tenha sido coroado imperador em 800, o seu império desagregou-se devido às disputas entre os seus descendentes pela sucessão, e depois do assassínio de Berengar de Friuli em 924, o trono imperial permaneceu vazio durante quase quarenta anos).

Índice [esconder]
1 Início do reinado
2 Campanhas na Itália e Europa Oriental
3 O sistema otoniano
3.1 Renascença Otoniana
4 Título imperial
5 Ligações externas

[editar] Início do reinadoOto sucedeu a seu pai como rei dos Alemães em 936. No seu banquete de coroação, Oto fez com que os outros quatro duques do império (os duques da Francônia, Suábia, Baviera e Lorena) o servissem como seus atendentes pessoais, seguindo a tradição carolíngea. Assim, do começo de seu reinado, ele indicou que ele era o sucessor de Carlos Magno, cujos últimos herdeiros na França Oriental morreram em 911, e que ele possuía o apoio da igreja alemã, com seus poderosos bispos e abades. Oto pretendia dominar a igreja e usá-la como uma instituição unificadora nas terras alemãs para estabelecer um poder imperial teocrático. A igreja oferecia bens, poder militar e seu monopólio da educação. O imperador oferecia poder e proteção contra os nobres.

Em 938, um rico veio de prata foi descoberto em Rammelsberg na Saxônia. A riqueza mineral ajudou a fundar as atividades de Oto durante seu reinado.


Oto I aceitando a rendição de Berengário de Ivrea.O início do reinado de Oto I foi marcado por uma série de revoltas ducais. Em 938, Everardo, o novo duque da Baviera, recusou-se a reconhecer Oto. Após Oto depô-lo em favor de seu tio Bertoldo, Eberhard da Francônia iniciou uma revolta, com o auxílio da nobreza saxã, que tentou substituir Oto por seu meio-irmão mais velho Thankmar (filho da primeira esposa de Henrique, Hatheburg). Embora Oto tenha vencido e matado Thankmar, a revolta continuou no ano seguinte, quando Gilbert, duque de Lorena, jurou fidelidade ao rei Luís IV da França. Nesse interim, o irmão mais novo de Oto, Henrique, conspirou com Frederico, Arcebispo de Mainz, para assassiná-lo. A rebelião terminou em 939 com a vitória de Otona Batalha de Andernach, onde pereceram os duques da Francônia e Lorena. Henrique fugiu para a França, e Oto respondeu dando apoio a Hugh o grande na sua campanha contra o trono francês. Mas em 941 Oto e Henrique se reconciliaram através dos esforços de sua mãe. No ano seguinte Oto saiu da França após Luís reconhecer sua suserania sobre o Ducado da Lorena.

Para evitar mais revoltas, Oto arranjou que todos os ducados importantes no Reino Alemão pertencessem a membros próximos de sua família. Ele manteve o ducado que se tornou vacante da Francônia como seu feudo particular e deu a Conrado o Vermelho o ducado de Lorena. Conrado posteriormente casou-se com sua filha Luitgard. Nesse interim, Oto arranjou que seu filho Liutdolf casasse com Ida, a filha do duque Herman da Suábia e herdasse este ducado quando Herman morresse em 947. Um arranjo similar levou Henrique a tornar-se duque da Baviera em 949.

[editar] Campanhas na Itália e Europa Oriental
Oto I ao lado de Adelaide na Catedral de MeißnerEnquanto essa história se desenvolvia no território que viria a ser a Alemanha, a Itália havia caído num caos político. Com a morte (950), possivelmente envenenado, de Lotário de Arles, o trono italiano foi herdado por uma mulher, Adelaide da Itália, respectivamente a filha, nora e viúva dos três últimos reis da Itália. Um nobre local, Berengário de Ivrea, declarou-se rei da Itália, abduziu Adelaide, e tentou legitimizar seu reino forçando Adelaide a casar-se com seu filho Adalberto. Entretanto, Adelaide conseguiu escapar para Canossa e requisitar a intervenção alemã. Luidolf e Henrique invadiram independentemente a Itália para se aproveitar da situação, mas em 951 Oto frustrou as ambições de seu filho e irmão ao invadir a Itália ele mesmo. Ele foi recebido pela nobreza italiana, assumiu o título de "Rei dos Lombardos" e em 952 forçou Berengário e Adalberto a reconhecê-lo, permitindo que eles reinassem a Itália como seus vassalos. Estando viúvo desde 946, casou-se ele próprio com Adelaide.

Quando Adelaide deu à luz um filho, Liudolf temeu por sua posição como herdeiro de Oto. Em 953, ele se rebelou junto com Conrado o Vermelho e o Arcebispo de Mainz. Embora Oto tenha conseguido inicialmente restabelecer sua autoridade em Lorena, ele foi capturado enquanto atacava Mainz, e no ano seguinte a rebelião se espalhou pelo reino. Entretanto, Conrado e Luitdolf erraram ao se aliarem com os Magiares (húngaros). Pilhagens extensas no sul da Alemanha pelos Magiares em 954 levaram os nobres alemães a se reunirem e, na Convenção de Auerstadt, Conrad e Luitdolf perderam seus títulos e a autoridade de Oto foi restabelecida. Em 955 Oto fortaleceu sua autoridade ao expulsar as forças magiares na Batalha de Lechfeld (10 de agosto de 955) e Obodritas na Batalha de Recknitz (16 de outubro de 955).

[editar] O sistema otoniano
O Sacro Império Romano-Germânico quando da morte de Oto I.
Mgft. = marca/margraviato
Hzt. = ducado
Kgr. = reinoComo elemento chave de sua política doméstica, Oto tentou fortalecer as autoridades eclesiásticas, especialmente os bispos e abades, em detrimento da nobreza secular que ameaçava seu poder. Para controlar as forças que a Igreja representava, Oto fez uso consistente de três instituições. Uma foi a investidura real de bispos e abades. "Sob estas circunstâncias a eleição clerical tornou-se uma mera formalidade e o rei preencheu o episcopado com seus próprios parentes e com seus oficiais leais, que também foram apontados como abades dos monastérios mais importantes" (Cantor, 1994 p. 213). A segunda instituição estava mais estabelecida nos territórios otonianos, aquela da propriedade das igrejas(Eigenkirchen). Na lei alemã, qualquer estrutura construída na terra de algum lorde pertencia àquele, a menos que especificado explicitamente em contrário. Oto e sua chancelaria agressivamente retomaram os direitos sobre muitas das terras das igrejas e monastérios. O terceiro instrumento de poder otoniano foi o sistema de advocatus (alemão Vogt). O advocatus era o gerente secular da terra eclesiástica, que tinha direito a parte da produção agrícola e outros rendimentos e era responsável pela segurança e ordem. Este título não era hereditário e era mantido apenas enquanto aprovado pelo imperador ao qual ele servia.

Oto forneceu grandes tratos de terra aos bispados a abadias, sobre os quais as autoridades seculares não podiam cobrar taxas nem tinham jurisdição legal. Como um exemplo extremo, quando Conrado, o vermelho perdeu seu título de duque, Oto apontou seu irmão Bruno, já arcebispo de Colônia como o novo duque de Lorena. Oto I fundou vários bispados nas terras que conquistou dos Wends e outros povos Eslavos nas suas fronteiras orientais.

Devido ao fato de Oto I indicar pessoalmente os bispos e abades, sua autoridade central foi fortalecida, e as classes superiores da igreja Alemã funcionavem de certa forma como parte da burocracia imperial. Os conflitos por estes poderosos bispados pelos sucessores de Oto e o poder crescente do papado durante as Reformas Gregorianas levariam eventualmente, no século XI, ao Conflito da Investidura e a derrocada da autoridade central na Alemanha.

[editar] Renascença OtonianaUma renascença limitada das artes e arquitetura foi patrocinada por Oto e seus sucessores imediatos. A "Renascença Otoniana" manifestou-se no restabelecimento de algumas escolas de catedrais, tais como as de Bruno I, Arcebispo de Colônia, e na produção de manuscritos iluminados, a maior forma de arte dessa época, de alguns scriptoria, tais como o da Abadia de Quedlinburg, fundada por Oto em 936. As abadias e a corte imperiais tornaram-se centros de vida espiritual e religiosa, lideradas pelo exemplo das mulheres da família real. Escandalizado pelo estado da liturgia em Roma, Oto comissionou o primeiro Livro Pontifical da história, um livro litúrgico contendo preces e rituais. A compilção do Pontifical Romano-Germânico, como é chamado agora, foi supervisionada pelo arcebispo Guilherme de Mainz.

[editar] Título imperial
Túmulo de Oto I em MagdeburgNo início dos anos 960, a Itália novamente encontrava-se em tumulto político e quando Berengário ocupou o norte dos Estados Papais, o Papa João XII pediu ajuda a Oto. Oto voltou a Itália e em 2 de fevereiro de 962 o papa o coroou imperador. Dez dias depois o papa e o imperador ratificaram o Diploma Ottonianum, sob o qual o imperador tornou-se o guardião da independência dos estados papais. Esta foi a primeira garantia efetiva desta proteção desde o Império Carolíngio. Após Oto deixar Roma e reconquistar os Estados Papais de Berengário, entretanto, Joâo XII ficou temeroso do poder do imperador e enviou diplomatas aos Magiares e ao Império Bizantino para formar uma liga contra Otto. Em novembro de 963, Oto retornou a Roma e conclamou um sínodo de bispos que depôs João e coroou Leão VIII, na época um leigo, como papa. Quando o imperador saiu de Roma, entretanto, ocorreu uma guerra civil na cidade entre os que apoiavam o imperador e os que apoiavam João. João voltou ao poder no meio de grande derramamento de sangue e excomungou aqueles que o depuseram, forçando Oto a voltar a Roma pela terceira vez e depor em julho de 964 o Papa Benedito V (João havia morrido dois meses antes). Nesta ocasião Oto conseguiu que os cidadãos de Roma prometessem não eleger um papa sem aprovação imperial.

Oto atacou sem sucesso o sul da Itália em diversas ocasiões entre 966 e 972. Em 967, ele deu o ducado de Spoleto para Pandulfo, príncipe de Benevento e Cápua, um aliado poderoso no Mezzogiorno. No ano seguinte (968), Oto passou o cerco de Bari para o comando de Pandulfo, mas o duque aliado foi capturado na batalha de Bovino pelos Bizantinos. Em 972, o imperador bizantino João I Tzimisces reconheceu o título imperial de Oto e concordou com um casamento entre o filho e herdeiro de Oto, Oto II, e sua sobrinha Theophano. Pandulfo foi liberto.

Após sua morte em 973, Oto foi enterrado ao lado de sua primeira esposa Edite de Wessex na Catedral de Magdeburg.

[editar] Ligações externasLiteratura de e sobre Otão I, Sacro Imperador Romano-Germânico no catálogo da Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão)
O Commons possui multimídias sobre Otto I.Die Seite beschreibt die Herrschaft Otto I.. (em alemão)



Precedido por
Henrique I Rei da Alemanha
936 - 973 Sucedido por
Oto II
Precedido por
'vago' Imperador do Sacro Império Romano-Germânico
962 - 973 Sucedido por
Oto II
Precedido por
Berengário II Rei da Itália
951 - 973 Sucedido por
Oto II
Precedido por
Henrique I duque da Saxônia
936 - 961 Sucedido por
Hermann
Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.




Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ot%C3%A3o_I,_Sacro_Imperador_Romano-Germ%C3%A2nico&oldid=28305007"
Categorias: Mortos em 973Monarcas católicos romanosHistória da AlemanhaReis da GermâniaDinastia OtonianaImperadores do Sacro Império RomanoCategorias ocultas: !Esboços maiores que 15000 bytes!Esboços de biografias!Artigos destacados na Wikipédia em alemão
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAragonés العربية Беларуская Български Brezhoneg Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Frysk Gaeilge Gàidhlig עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Lietuvių मराठी Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska Ślůnski ไทย Türkçe Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 17h04min de 10 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel

COPÝRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas