quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

NIKITA KRUSHCHOV

Nikita KhrushchovOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nikita Serguêievitch Khrushchov
Ники́та Серге́евич Хрущёв
Nikita Serguêievitch Khrushchov
Ники́та Серге́евич Хрущёв
Primeiro-Secretário do Partido Comunista da União Soviética
Mandato 7 de Setembro de 1953
a 14 de Outubro de 1964
Antecessor(a) Josef Stalin
Sucessor(a) Leonid Brejnev
--------------------------------------------------------------------------------

Primeiro-ministro da União Soviética
Mandato 27 de Março de 1958 a
14 de Outubro de 1964
Antecessor(a) Nikolai Bulganin
Sucessor(a) Alexey Kosygin
Vida
Nascimento 17 de abril de 1894
Kalinovka
Império Russo
Falecimento 11 de setembro de 1971 (77 anos)
Moscou, União Soviética
Partido Partido Comunista
Religião Sem religião
Profissão Político, militar
Assinatura
ver
Nikita Serguêievitch Khrushchov (também grafado Khrushchev, em cirílico Ники́та Серге́евич Хрущёв, transl. Nikíta Syerguêievitch Khruchtchof; Kalinovka, Oblast de Kursk, 17 de Abril de 1894 — Moscou, 11 de Setembro de 1971) foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) entre 1953 e 1964 e líder político do mundo comunista até ser afastado do poder por sua perspectiva reformista e substituído na direção da URSS pelo político conservador Leonid Brejnev.

Índice [esconder]
1 Biografia
2 Principais ações políticas
3 Ver também
4 Referências

[editar] BiografiaKhrushchov nasceu na pequena vila de Kalinovka, perto da cidade de Kursk, na então Rússia tsarista no fim do século XIX. Ainda criança, sua família mudou-se para a cidade de Donetsk, na Ucrânia, onde recebeu apenas dois anos de educação escolar; apesar de ser considerada uma criança inteligente, Nikita só receberia instrução completa já na casa dos vinte anos.

Em sua adolescência e juventude, trabalhou em fábricas e minas e após a revolução Bolchevique de 1917 integrou-se ao Exército Vermelho, tornando-se membro do Partido Comunista em 1918 passando a exercer diversas atividades políticas na Ucrânia, durante os anos 20.

Nos anos 1930, Khrushchov foi transferido para Moscou, continuando a exercer funções de comando dentro da burocracia governamental soviética e em 1939 entrou para o Politburo, o órgão máximo do Partido Comunista da URSS.

Durante a II Guerra Mundial, ficou famoso como comissário político (maior autoridade do Partido Comunista na região) de Josef Stalin durante a sangrenta Batalha de Stalingrado, que virou a sorte da guerra em favor da União Soviética, e após esse triunfo passou o resto do conflito como principal líder político no sul do país.


Khrushchev com Josef Stalin em 1936.Com a morte de Josef Stalin em 1953, Khrushchov chegou ao poder como líder do PCUS, vencendo uma sangrenta disputa interna com políticos poderosos da era stalinista - como Gueórgui Malenkov, Lazar Kaganovitch, Viatcheslav Molotov e Nikolai Bulganin. A disputa culminou na prisão e execução de Laurenti Béria, o líder da temida NKVD - a polícia política da URSS - e Ministro do Interior.

Khrushchov iniciou uma série de reformas no país, priorizando a fabricação de bens de consumo para a população soviética ao invés da ênfase no desenvolvimento da indústria pesada.


Khrushchov e o então vice-presidente dos Estados Unidos Richard Nixon, debatendo sobre as diferenças entre capitalismo e comunismo em uma exposição de produtos estadounidenses (Moscou, julho de 1959). Este encontro informal ficou conhecido como o debate da cozinha.[1][2]Em 23 de fevereiro de 1956, durante o XX Congresso do PCUS, Khrushchov chocaria a nação e o mundo ao fazer seu famoso “discurso secreto”, no qual acusava Josef Stalin do crime de genocídio durante os grandes expurgos realizados nos anos 1930 na URSS e denunciava o culto da personalidade que o cercava.

Seu ato acabou afastando-o dos líderes soviéticos mais conservadores, mas ele acabou derrotando-os numa disputa interna que visava derrubá-lo do poder em 1957.

Em 1958, Khrushchov substituiu Nikolai Bulganin como primeiro-ministro da União Soviética. Ao se tornar o líder inconteste da URSS, teve condições para dar maior agilidade ao processo de implementação de suas reformas.

Khrushchov era um líder pouco diplomático, de instrução apenas básica, a quem faltavam entendimento e conhecimento da história e do mundo fora de suas fronteiras, apesar de reconhecidamente inteligente por seus adversários, dentro e fora da URSS. Ficou conhecido no período da Guerra Fria por suas atitudes anticonvencionais e grosseiras, famoso por interromper oradores de outros países em eventos internacionais para insultá-los e por suas atitudes insólitas como tirar os sapatos e batê-los na mesa de discussões durante sessões do Conselho de Segurança das Nações Unidas ou brandir uma bota na cara do líder chinês Mao Tsé Tung ou ainda fazer comentários xenófobos e racistas sobre o povo búlgaro com o próprio premier da Bulgária.

Em 1959 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz. Neste mesmo ano, em visita aos EUA, um repórter anônimo perguntou-lhe: "O quê o senhor fez durante a época de Stálin?" Sem conseguir identificar o autor da pergunta, Khrushchov respondeu:

“ Bem, fiz o mesmo que a pessoa que perguntou acabou de fazer. Fiquei de boca fechada.[3] ”

Conjuntamente com erros estratégicos, tanto na condução da economia agrícola soviética, como na derrota política sofrida frente aos Estados Unidos na crise dos mísseis de Cuba (1962), seu comportamento e suas atitudes humilhavam seus companheiros do Politburo e acabaram por causar sua queda.

Em 14 de outubro de 1964, Khrushchov foi apeado do poder na União Soviética por seus adversários do Politburo, acusado de erros políticos graves e desorganização da economia soviética, a principal acusação foi se meter em uma guerra armamentista iniciada pela invasão da Baía dos Porcos, cuja atribuição, segundo os soviéticos foi única e exclusiva de John F. Kennedy, iniciando-se a chamada Guerra Fria. Passou os restantes sete anos de sua vida em prisão domiciliar, até morrer em Moscou a 11 de setembro de 1971.


Gamal Abdel Nasser (centro) e Khrushchov em Maio de 1964.
Encontro de Fidel Castro com Khrushchov.
Khrushchov e John Kennedy cumprimentando-se (1961).
[editar] Principais ações políticasCriou, em 1955, o Pacto de Varsóvia, em resposta à criação da OTAN pelos Estados Unidos e países da Europa Ocidental.
Reconciliou-se com o líder comunista da Iugoslávia, Josip Broz Tito.
Ordenou a invasão da Hungria por tropas soviéticas, pondo fim à Revolução Húngara de 1956.
Foi o principal mentor da doutrina da coexistência pacífica entre a URSS e os Estados Unidos e seus aliados (ver: Détente).
Foi o responsável pelo afastamento da China de Mao Tsé Tung das relações com a URSS por manter conversações com os EUA e se recusar a ajudar o programa nuclear chinês.
Iniciou o programa espacial soviético, que levou ao espaço o Sputnik, em 1957, e o cosmonauta Yuri Gagarin, em 1961, alcançando a liderança inicial da corrida espacial, disputada com os estadounidenses.
Forneceu apoio político e militar ao Egito durante a Crise do Canal de Suez, em 1956.
Aprovou a construção do Muro de Berlim, em 1961, após a recusa do Oeste em aceitar seu ultimato para que Berlim Ocidental fosse incorporada ao restante da cidade e tornada área “livre e desmilitarizada”.
Chefe de Estado quando da Crise dos mísseis de Cuba, em outubro de 1962, fez um acordo secreto com os EUA, trocando a retirada dos mísseis soviéticos da ilha de Fidel Castro pela retirada dos mísseis norte-americanos da Turquia, em um tratado que muitos historiadores e analistas políticos consideram como uma das principais causas de sua desgraça junto aos demais dirigentes do Politburo soviético. Porém esse acordo evitou uma terceira guerra mundial.

Khrushchov em 1963.
Túmulo de Khrushchov no Cemitério Novodevichy
[editar] Ver tambémDesestalinização
Era Khrushchov
Referências↑ (em inglês) The New York Times - The Cold War’s Hot Kitchen. Página acessada em 29 de Novembro de 2011.
↑ (em inglês) Sympatico - The Kitchen Debate: An exploration into Cold War ideologies and propaganda. Página acessada em 29 de Novembro de 2011.
↑ (em português) Os Grandes Líderes: Kruschev de Martin Ebon. Editora Nova Cultural, 1987, pág. 72.
Precedido por
Josef Stalin Secretário-Geral do
Partido Comunista da União Soviética
1953 — 1964 Sucedido por
Leonid Brejnev

[Expandir]v • ePrêmio Lenin da Paz
Década de 1950 1950: Frédéric Joliot-Curie - Soong Ching-ling - Hewlett Johnson - Eugénie Cotton - Arthur Moulton - Pak Chong Ae - Heriberto Jara Corona • 1951: Guo Moruo - Monica Felton - Oyama Ikuo - Pietro Nenni - Anna Seghers - Jorge Amado • 1952: Johannes Becher - Eliza Branco - Ilya Ehrenburg - James Gareth Endicott - Yves Farge - Saifuddin Kitchlew - Paul Robeson • 1953: Andrea Andreen - John Desmond Bernal - Isabelle Blume - Howard Fast - Andrew Gaggiero - Leon Kruczkowski - Pablo Neruda - Nina Vasilevna Popova - Sahib-singh Sokhey - Pierre Cot • 1954: Alain Le Léap - Baldomero Sanincano - Prijono - Bertolt Brecht - André Bonnard - Thakin Kodaw Hmaing - Felix Iversen - Nicolás Guillén - Denis Nowell Pritt • 1955: Lázaro Cárdenas - Mohammed Al-Ashmar - Joseph Wirth - Ton Duc Thang - Akiko Seki - Ragnar Forbeck • 1957: Louis Aragon - Emmanuel d'Astier - Heinrich Brandweiner - Danilo Dolci - Maria Rosa Oliver - Chandrasekhara Venkata Raman - Udakandawala Saranankara Thero - Nikolay Semenovich Tikhonov • 1958: Josef Lukl Hromádka - Artur Lundkvist - Louis Saillant - Kaoru Yasui - Arnold Zweig • 1959: Otto Buchwitz - William Edward Burghardt Du Bois - Nikita Khrushchov - Ivor Montagu - Kostas Varnalis

Década de 1960 1960: Laurent Casanova - Cyrus Eaton - Sukarno • 1961: Fidel Castro - Ostap Dlussky - William Morrow - Rameshvari Neru - Mihail Sadoveanu - Antoine Tabet - Ahmed Sékou Touré • 1962: István Dobi - Olga Poblete de Espinosa - Faiz Ahmed Faiz - Kwame Nkrumah - Pablo Picasso - Georgi Traikov - Manolis Glezos • 1963: Oscar Niemeyer • 1964: Dolores Ibárruri - Rafael Alberti - Aruna Asaf Ali - Kaoru Ota • 1965: Miguel Ángel Asturias - Mirjam Vire-Tuominen - Peter Ayodele Curtis Joseph - Giacomo Manzù - Jamtsarangiyn Sambuu • 1966: Herbert Warnke - Rockwell Kent - Ivan Málek - Martin Niemöller - David Siqueiros - Bram Fischer • 1967: Joris Ivens - Nguyen Thi Dinh - Jorge Zalamea - Romes Chandra - Endre Sík - Jean Effel • 1968-1969: Akira Iwai - Jarosław Iwaszkiewicz - Khaled Mohieddin - Linus Pauling - Shafie Ahmed el Sheikh - Bertil Svahnstrom - Ludvík Svoboda

Década de 1970 1970-1971: Eric Henry Stoneley Burhop - Ernst Busch - Tsola Dragoicheva - Renato Guttuso - Kamal Jumblatt - Alfredo Varela • 1972: James Aldridge - Salvador Allende - Leonid Brejnev - Enrique Pastorino • 1973-1974: Luis Corvalán - Raymond Goor - Jeanne Martin-Cissé • 1975-1976: Hortensia Bussi de Allende - János Kádár - Seán MacBride - Samora Machel - Agostinho Neto - Yannis Ritsos • 1977-1978: Kurt Bachmann - Freda Yetta Brown - Angela Davis - Vilma Espín Guillois - Kumara Padma Sivasankara Menon - Halina Skibniewska • 1979: Hervé Bazin - Lê Duẩn - Urho Kekkonen - Abd al-Rahman al-Sharqawi - Miguel Otero Silva

Década de 1980 1980-1982: Mahmoud Darwish - John Morgan - Líber Seregni - Míkis Theodorákis • 1983-1984: Indira Gandhi - Jean-Marie Léger - Eva Palmer - Nguyễn Hữu Thọ - Luis Vidales - Joseph Weber - Charilaos Florakis • 1985-1986: Miguel d'Escoto - Dorothy Hodgkin - Herbert Mies - Julius Nyerere - Petr Tanchev • 1986-1987: Evan Litwack

Década de 1990 1990: Nelson Mandela


[Expandir]v • ePresidentes do Soviete Supremo da União Soviética
Vladimir Lênin (1917-1924) • Iossif Stálin (1924-1953) • Nikita Khrushchov (1953-1964) • Leonid Brejnev (1964-1982) Iúri Andropov (1982-1984) • Konstantin Chernenko (1984-1985) • Mikhail Gorbachev (1985-1991)

[Expandir]v • ePessoa do Ano segundo a Revista Time
[Expandir] 1927–1950

Charles Lindbergh (1927) · Walter Chrysler (1928) · Owen Young (1929) · Mahatma Gandhi (1930) · Pierre Laval (1931) · Franklin Delano Roosevelt (1932) · Hugh Samuel Johnson (1933) · Franklin Delano Roosevelt (1934) · Haile Selassie (1935) · Wallis Simpson (1936) · Chiang Kai-shek / Soong May-ling (1937) · Adolf Hitler (1938) · Josef Stalin (1939) · Winston Churchill (1940) · Franklin Delano Roosevelt (1941) · Josef Stalin (1942) · George Marshall (1943) · Dwight D. Eisenhower (1944) · Harry Truman (1945) · James F. Byrnes (1946) · George Marshall (1947) · Harry Truman (1948) · Winston Churchill (1949) · Forças Armadas dos Estados Unidos (1950)


[Expandir] 1951–1975

Mohammed Mossadegh (1951) · Elizabeth II (1952) · Konrad Adenauer (1953) · John Foster Dulles (1954) · Harlow Curtice (1955) · Hungarian Freedom Fighters (1956) · Nikita Khrushchev (1957) · Charles de Gaulle (1958) · Dwight D. Eisenhower (1959) · U.S. Scientists: George Beadle / Charles Draper / John Enders / Donald A. Glaser / Joshua Lederberg / Willard Libby / Linus Pauling / Edward Purcell / Isidor Rabi / Emilio Segrè / William Bradford Shockley / Edward Teller / Charles Townes / James van Allen / Robert Woodward (1960) · John F. Kennedy (1961) · Papa João XXIII (1962) · Martin Luther King, Jr. (1963) · Lyndon B. Johnson (1964) · William Westmoreland (1965) · The Generation Twenty-Five and Under (1966) · Lyndon B. Johnson (1967) · The Apollo 8 Astronauts: William Anders / Frank Borman / James Lovell (1968) · The Middle Americans (1969) · Willy Brandt (1970) · Richard Nixon (1971) · Henry Kissinger / Richard Nixon (1972) · John Sirica (1973) · King Faisal (1974) · American Women: Susan Brownmiller / Kathleen Byerly / Alison Cheek / Jill Conway / Betty Ford / Ella Grasso / Carla Hills / Barbara Jordan / Billie Jean King / Carol Sutton / Susie Sharp / Addie Wyatt (1975)


[Expandir] 1976–2000

Jimmy Carter (1976) · Anwar Sadat (1977) · Deng Xiaoping (1978) · Ayatollah Khomeini (1979) · Ronald Reagan (1980) · Lech Wałęsa (1981) · The Computer (1982) · Ronald Reagan / Yuri Andropov (1983) · Peter Ueberroth (1984) · Deng Xiaoping (1985) · Corazon Aquino (1986) · Mikhail Gorbachev (1987) · The Endangered Earth (1988) · Mikhail Gorbachev (1989) · George H. W. Bush (1990) · Ted Turner (1991) · Bill Clinton (1992) · The Peacemakers: Yasser Arafat / F.W. de Klerk / Nelson Mandela / Yitzhak Rabin (1993) · Papa João Paulo II (1994) · Newt Gingrich (1995) · David Ho (1996) · Andrew Grove (1997) · Bill Clinton / Kenneth Starr (1998) · Jeffrey P. Bezos (1999) · George W. Bush (2000)


[Expandir] 2001–presente

Rudolph Giuliani (2001) · The Whistleblowers: Cynthia Cooper / Coleen Rowley / Sherron Watkins (2002) · The American Soldier (2003) · George W. Bush (2004) · The Good Samaritans: Bono Vox / Bill Gates / Melinda Gates (2005) · Você (2006) · Vladimir Putin (2007) · Barack Obama (2008) · Ben Bernanke (2009) · Mark Zuckerberg (2010) · O Manifestante (2011)


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Citações no Wikiquote
Categoria no Commons
Commons
Wikiquote
Portal da Rússia Portal da política

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Nikita_Khrushchov&oldid=28808084"
Categorias: Mortos em 1971Políticos da RússiaPolíticos da União SoviéticaPessoas da Guerra FriaAteus da RússiaCategoria oculta: !Artigos destacados na Wikipédia em inglês
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página CorrelatosCommons Wikiquote Noutras línguasAragonés العربية Azərbaycanca Žemaitėška Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български বাংলা Brezhoneg Bosanski Català Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego עברית Hrvatski Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Қазақша 한국어 Latina Lëtzebuergesch Lietuvių Latviešu Олык Марий Македонски मराठी Bahasa Melayu Malti မြန်မာဘာသာ Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Română Русский Саха тыла Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் ไทย Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça Українська اردو Tiếng Việt Yorùbá 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 23h55min de 9 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas