sexta-feira, 20 de maio de 2011

10682 - ANA DA INGLATERRA

Ana da Grã-BretanhaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ana
Pela Graça de Deus, Rainha da Grã-Bretanha e Irlanda

Ana
Reinado 8 de Março de 1702 – 1 de Agosto de 1714
Coroação 23 de Abril de 1702
Nascimento 6 de Fevereiro de 1665
Palácio de St. James, Londres, Reino Unido
Morte 1 de Agosto de 1714
Palácio de Kensington, Londres, Reino Unido
Sepultamento Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra
Antecessor Guilherme III
Herdeiro Jorge I
Sucessor Jorge I
Consorte Príncipe Jorge da Dinamarca
Casa Real Casa de Stuart
Dinastia Stuart
Pai Jaime II da Inglaterra
Mãe Anne Hyde
Ana da Grã-Bretanha (6 de Fevereiro de 1665 — 1 de Agosto de 1714) foi rainha da recém-formada Grã-Bretanha e Irlanda entre 1702 e 1714. Sucedeu a sua irmã Maria II e seu cunhado Guilherme III e ao seu pai Jaime II; deposto pela Revolução Gloriosa.

A Grã-Bretanha surgiu da união da Inglaterra e da Escócia em um único reino, em Maio de 1707. Ana era a segunda filha do rei Jaime II de Inglaterra, deposto em 1689 pela Revolução Gloriosa. Sucedeu ao cunhado, o príncipe Guilherme de Orange, viúvo da sua irmã mais velha Maria II, sendo a última monarca da Casa de Stuart. Foi sucedida por um primo distante, o futuro Jorge I, da Casa de Hanôver.

Índice [esconder]
1 Infância
2 Guerra de Sucessão Espanhola
3 Reinado
4 Morte

[editar] InfânciaAna nasceu no St.James Palace em Londres, foi a segunda filha de Jaime II e Anne Hyde. Por conta de uma infecção ocular, a princesa foi para a França, onde viveu com sua avó até 1670. Com a conversão de seu pai ao catolicismo, Maria e Ana foram forçadas a tornarem-se anglicanas.

[editar] Guerra de Sucessão EspanholaPróxima de se tornar rainha, Ana se deparou com a Guerra de Sucessão Espanhola, a guerra que movimentava todos os Estados da Europa. A Inglaterra entrara na guerra a fim de estabilizar o poder francês na Europa, visto que se o candidato francês se tornasse rei da Espanha e França, a França se tornaria a maior nação do continente. Como uma de suas primeiras ações, Ana organizou as frotas e o ataque. Seu marido foi apontado por ela como chefe das frotas.

[editar] ReinadoComo o sistema que vigorava na Inglaterra era a monarquia parlamentar, Ana fez o possível para estabelecer amizades com o máximo de parlamentares influentes. Como forma disso, ela estabelecia majestosos jantares e oferecia presentes caros - uma grande jogada para que se tornasse mais ativa na participação política. Estava sempre presente nas reuniões parlamentares, mesmo as com menos importância.

Seu marido, o Principe Jorge faleceu em 1708, com suspeita de pneumonia. A rainha ficou completamente arrasada com o acontecido.

Foi um assunto em que a Rainha mais se ocupou durante o seu reinado. Expandiu o território das 13 colônias (na América do Norte), e decretou a exploração de alguns produtos na Geórgia e Virgínia. E conquistou o Suriname em 1710. Sendo um grande passo para a economia inglesa, já que muitos produtos tropicais foram exportados.

[editar] MorteAna morreu devido à gota. Embora já tivesse sofrido da doença anteriormente, fora medicada com remédios turcos que a curaram na época. Infelizmente, a doença retornou e acabou tirando-lhe a vida. Ela está enterrada na Abadia de Westminster

O Commons possui multimídias sobre Ana da Grã-BretanhaPrecedida por:
Guilherme III da Inglaterra Rainha de Inglaterra
8 de Março de 1702 - 1 de Maio de 1707 Sucedida por:
Tratado de União de 1707 unindo a Inglaterra e a Escócia, formando a Grã-Bretanha
Precedida por:
Guilherme III da Inglaterra Rainha da Escócia
8 de Março de 1702 - 1 de Maio de 1707 Sucedida por:
Tratado de União de 1707 unindo a Inglaterra e a Escócia, formando a Grã-Bretanha
Precedida por:
Guilherme III da Inglaterra Rainha da Irlanda
8 de Março de 1702 - 1 de Agosto de 1714 Sucedida por:
Jorge I da Grã-Bretanha
Precedida por:
Novo título
Tratado de União de 1707 unindo a Inglaterra e a Escócia, formando a Grã-Bretanha Rainha da Grã-Bretanha
1 de Maio de 1707 - 1 de Agosto de 1714 Sucedida por:
Jorge I da Grã-Bretanha
Precedida por:
Guilherme III - TITULAR -
Rainha de França
8 de março de 1702 - 1 de agosto de 1714 Sucedida por:
Jorge I




Este artigo sobre uma Rainha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[Esconder]v • eMonarcas da Bretanha
Monarcas do Reino da Grã-Bretanha

Ana • Jorge I • Jorge II • Jorge III

Monarcas do Reino Unido
Jorge III • Jorge IV • Guilherme IV • Vitória • Eduardo VII • Jorge V • Eduardo VIII • Jorge VI • Isabel II






Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_da_Gr%C3%A3-Bretanha"
Categorias: Monarcas britânicos | Reis da Irlanda | Casa de Stuart | Rainhas soberanas
Categorias ocultas: !Esboços sobre rainhas | !Artigos bons na Wikipédia em alemão | !Artigos destacados na Wikipédia em latim | !Artigos destacados na Wikipédia em sueco
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Ænglisc العربية Беларуская Български Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Gaeilge Gàidhlig Galego עברית Hrvatski Magyar Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Latviešu Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Scots Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 13h49min de 19 de maio de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIG WIKIPÉDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas