terça-feira, 3 de maio de 2011

10481 - LIGA ÁRABE

Liga ÁrabeOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:s-fontes}}.
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus
Liga Árabe
جامعة الدول العربية (árabe)

Bandeira da Liga Árabe Símbolo

Gentílico: árabe


Localização da Liga Árabe

Capital Cairo, Egito
Cidade mais populosa Cairo
Língua oficial Árabe
Governo Organização internacional
- Secretário Geral Amr Moussa
- Conselho da Liga Árabe Síria
Formação
- Protocolo da Alexandria 22 de março de 1945
Área
- Total 13,953,041 km² (2.º)
População
- Estimativa de 2007 339,510,535 hab. (3.º)
- Densidade 24.33 hab./km²
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
- Total US$ 2,364,871 (6.º)
- Per capita US$ 11,013 (70.º)
Moeda várias (-)
Fuso horário +0 a +4
Cód. telef. +vários
Website governamental [1]
A Liga Árabe, nome corrente para a Liga de Estados Árabes (em árabe: جامعة الدول العربية) é uma organização de estados árabes fundada em 1945 no Cairo por sete países, com o objectivo de reforçar e coordenar os laços económicos, sociais, políticos e culturais entre os seus membros, assim como mediar disputas entre estes. Actualmente a Liga Árabe compreende vinte e dois estados, que possuem no total uma população superior a 200 milhões de habitantes.

Os países-membros originais eram Líbano, Egito, Iraque, Síria, Emirado da Transjordânia (atual Jordânia), Arábia Saudita, Iêmen e representantes dos árabes palestinos. Posteriormente juntaram-se Sudão, Líbia, Tunísia, Marrocos, Kuait, Argélia, Iêmem do Sul, Bahrein, Qatar, Omã, Emirados Árabes Unidos, Mauritânia, Somália, e Djibuti.

Embora seja considerada pelas Nações Unidas uma organização regional, tal classificação não corresponde à realidade, visto que seus Membros estão espalhados pelos continentes africano e asiático. O principal fator de união, que era a vinculação com o mundo árabe, passou a ser a religião islâmica. Sob alguns aspectos, a Liga Árabe se assemelha à Comunidade Britânica.

Índice [esconder]
1 Estados-membros
2 História
3 Estrutura
3.1 Conselho
3.2 Conselho de Defesa Conjunta
3.3 Conselho Econômico e Social
3.4 Secretariado Geral
4 Ligações externas

[editar] Estados-membros
Mapa dos membros da Liga ÁrabePaís Data de adesão
Egito 22 de Março de 1945
Iraque 22 de Março de 1945
Jordânia 22 de Março de 1945
Líbano 22 de Março de 1945
Arábia Saudita 22 de Março de 1945
Síria 22 de Março de 1945
Iémen/Iêmen 5 de Maio de 1945
Líbia 28 de Março de 1953
Sudão 19 de Junho de 1956
Marrocos 1 de Outubro de 1958
Tunísia 1 de Outubro de 1958
Kuwait 20 de Julho de 1961
Argélia 16 de Agosto de 1968
Emirados Árabes Unidos 12 de Junho de 1971
Bahrein 11 de Setembro de 1971
Qatar 11 de Setembro de 1971
Omã 29 de Setembro de 1971
Mauritânia 26 de Novembro de 1973
Somália 14 de Fevereiro de 1974
Palestina 9 de Setembro de 1976
Djibouti 9 de Abril de 1977
Comores 20 de Novembro de 1993
Eritreia observador desde 2003
Brasil observador desde 2006
Venezuela observador desde 2007
Índia observador desde 2006

Em Janeiro de 2003 a Eritreia aderiu à Liga Árabe na qualidade de observador, seguida pelo Brasil, Venezuela e Índia em 2006. Europa

[editar] HistóriaA Liga Árabe foi oficialmente instituída a 22 de Março de 1945, na cidade egípcia do Cairo, com a adopção da "Carta da Liga dos Estados Árabes". Contudo, a ideia de uma Liga Árabe foi em primeiro lugar estimulada pelo Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, numa tentativa de conquistar aliados na guerra contra a Alemanha Nazi e os países do Eixo. Outros factores que contribuíram para a formação da Liga Árabe foram o aumento das relações económicas entre países árabes, o desenvolvimento dos movimentos nacionalistas e pan-árabes, bem como as ligações históricas e religiosas entre estes países.

A 25 de Setembro de 1944 o governo egípcio organizou no Cairo um conferência na qual estiveram presentes representantes do Egipto, Iraque, Síria, Líbano e Transjordânia (Jordânia a partir de 1950). As conclusões do encontro traduziram-se na elaboração de um protocolo que visava aumentar a cooperação entre os países árabes. Esse protocolo ficou conhecido como Protocolo de Alexandria e foi assinado a 7 de Outubro do mesmo ano, que propunha a formação de uma Liga de Estados Árabes.

Na época, a Liga Árabe teve pouco peso nas Nações Unidas, devido ao pequeno número de países a ela vinculados, mas, aos poucos, à medida que os países árabes foram adquirindo a sua independência, passou a adquirir muita importância, além de ser o símbolo da unidade árabe.

O objetivo da Liga era proteger a independência e a integridade dos Estados-membros. Deu esperanças à Síria e ao Líbano de receberem ajuda árabe para a consolidação de sua independência do domínio francês e confirmou o sentimento de solidariedade árabe pela Palestina. A Liga desenvolveu-se em um corpo indefinido, que organizou depois de 1948 o boicote econômico contra Israel. O Egito foi expulso depois do acordo de paz com Israel de 26 de Março de 1979, sendo as instalações da Liga transferidas para a cidade de Tunes, na Tunísia. Em 1989 o Egipto foi readmitido na Liga e as instalações regressaram ao Cairo em 1990.

Em Agosto de 1990 um encontro extraordinário condenou a invasão iraquiana ao Kuwait. Contudo, o envolvimento de países ocidentais no movimento de libertação do Kuwait da invasão iraquiana gerou tensões na Liga.

A Invasão do Iraque, iniciada em 2003, gerou novamente uma divisão entre os membros, com o Kuwait, o Qatar e o Bahrain a disponibilizarem instalações para facilitar a invasão, enquanto que outros membros, como a Síria, foram frontalmente contra a intervenção militar dos Estados Unidos. Em Janeiro de 2005 entrou em funcionamento uma zona de mercado livre formada por 17 países da Liga.

[editar] Estrutura[editar] ConselhoÉ o órgão supremo da Liga, sendo composto por representantes dos estados-membro. Esses representantes são em geral os ministros dos Negócios Estrangeiros, os seus representantes ou delegados permanentes. Cada estado tem direito a um voto no Conselho, independentemente do seu tamanho ou número de habitantes.

As decisões adoptadas por maioria são vinculantes apenas para os estados que as aceitem.

Pode decidir sobre a adesão de novos membros, bem como sobre a introdução de emendas à Carta. Deve também servir de mediador em caso de conflitos entre estados-membro.

O Conselho realiza duas reuniões anuais, uma em Maio e outra em Setembro. Encontra-se prevista a possibilidade de uma reunião extraordinária a pedido de dois estados-membro.

[editar] Conselho de Defesa ConjuntaConstituído pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa dos estados-membros, pode adoptar as medidas que entenda necessárias à manutenção da defesa dos estados da Liga, incluindo o uso da força contra estados que atacaram um membro da Liga.

[editar] Conselho Econômico e SocialO seu objectivo é garantir a prosperidade económica e social dos membros. É constituído pelos ministros da economia dos estados-membro.

[editar] Secretariado GeralÉ o órgão administrativo e executivo da Liga, sendo independente dos estados que a compõem. É composta pelo Secretário-Geral, secretários assistentes e outros funcionários.

Uma das funções do Secretariado é preparar o orçamento da Liga, que envia ao Conselho para aprovação. Tem também como responsabilidade agendar as reuniões do Conselho.

O Secretário-Geral é eleito para um mandato de cinco anos, renovável. Desde Maio de 2001 o Secretário-Geral da Liga Árabe é o egípcio Amr Moussa.

Secretários-Gerais da Liga Árabe Nome Nacionalidade Mandato
Abdul Rahman Hassan Azzam Egípcia 1945-1952
Abdul Khlek Hassouna Egípcia 1952-1972
Mahmoud Riad Egípcia 1972-1979
Chedi Klibi Tunisina 1979-1990
Ahmad Esmat Abd al Meguid Egípcia 1991-2001
Amr Moussa Egípcia 2001-presente
[editar] Ligações externasO Commons possui multimídias sobre Liga ÁrabePágina oficial (ar)
[Esconder]v • eLiga Árabe
Arábia Saudita • Argélia • Bahrain • Comores • Djibouti • Egito • Emirados Árabes Unidos • Iémen • Iraque • Jordânia • Kuwait • Líbano • Líbia • Mauritânia Marrocos • Omã • Palestina • Qatar • Síria • Somália • Sudão • Tunísia

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga_%C3%81rabe"
Categoria: Liga Árabe
Categoria oculta: !Artigos que carecem de fontes
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAragonés العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Žemaitėška Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български বাংলা Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Võro Français Frysk Gagauz Galego Gaelg Hak-kâ-fa עברית Fiji Hindi Hrvatski Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული Қазақша 한국어 Къарачай-Малкъар Latina Líguru Lietuvių Latviešu Македонски മലയാളം मराठी Bahasa Melayu Mirandés مازِرونی Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Nouormand Occitan Иронау Polski پنجابی Română Русский Саха тыла Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் ไทย Tagalog Türkçe Українська اردو Tiếng Việt Winaray ייִדיש 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 05h58min de 6 de abril de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


copyright wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas