terça-feira, 3 de maio de 2011

10477 - ARGÉLIA

ArgéliaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados, veja Argélia (desambiguação).
Coordenadas: 27° 15' N, 3° 27' O
الجمهورية الجزائرية الديمقراطية الشعبية
(Al-Yumhūriyya al-Yazāiiriyya ad-Dīmuqrāţiyya ash-Sha`biyya)
Tigduda tamegdayt taɣerfant tažžayrit
République algérienne démocratique et populaire
República Democrática e Popular da Argélia

Bandeira Brasão de armas

Lema: بالشعب وللشعب
(A revolução do povo e para o povo)
Hino nacional: Kassaman ("O Juramento")
Gentílico: Argelino 1



Capital Argel مدينة الجزائر
36°42'N 3°13'L
Cidade mais populosa Argel
Língua oficial Árabe, francês e línguas bérberes2
Governo República Semipresidencialista
- Presidente Abdelaziz Bouteflika
- Primeiro-Ministro Ahmed Ouyahia
Independência da França
- Declarada 5 de Julho de 1962
Área
- Total 2 381 741 km² (11.º)
- Água (%) desprezível
População
- Estimativa de 2005 32 531 853 hab. (36.º)
- Densidade 13,3 hab./km² (168.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2004
- Total US$ : 217,2 bilhões USD (38.º)
- Per capita US$ : 6 799 USD (85.º)
Indicadores sociais
- IDH (2010) 0,677 (84.º) – elevado[1]
- Esper. de vida 72,3 anos (93.º)
- Mort. infantil 31,1/mil nasc. (120.º)
- Alfabetização 69,9% (135.º)
Moeda Dinar argelino (DZD)
Fuso horário CET (UTC+1)
- Verão (DST) (UTC+1)
Org. internacionais OPEP, Liga Árabe, União Africana, ONU, (FMI, OMS, FAO)
Cód. ISO DZA/DZ
Cód. Internet .dz
Cód. telef. +213
Website governamental www.el-mouradia.dz



1 Também pode utilizar-se Argeliano[2]
2 O Francês é utilizado como língua administrativa. As línguas bérberes são consideradas línguas nacionais.
Argélia ou Algéria (em arabe: الجزائر, transl. al-Jazā’ir; em tamazight: Dzayer), oficialmente a República Argeliana Democrática e Popular, é um país da África do Norte que faz parte do Maghreb. Sua capital é Argel, no norte do país, na costa do mediterrâneo. Com uma superfície de 2 381 741 km², ele é o maior país próximo ao Mediterrâneo e o segundo mais extenso da África, sendo apenas menor que o Sudão. Ele partilha suas fronteiras terrestres ao nordeste com a Tunísia, a leste com a Líbia, ao sul com o Níger e o Mali, a sudoeste com a Mauritânia e o território contestado do Saara Ocidental, e ao oeste com o Marrocos.

A Argélia é membro da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Africana (UA) e da Liga Árabe praticamente depois de sua independência, em 1962. Argélia integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em 1969. Em fevereiro 1989, a Argélia participou com os outros Estados maghrebes, para a criação da organização da União do Maghreb Árabe (UMA).

A Constituição argeliana define "o islã, o árabe e o berberes" como "componentes fundamentais" da identidade do povo argeliano e do país como a terra do Islã, parte integrante do Grande Maghreb, Mediterrâneo e África.

Índice [esconder]
1 História
2 Geografia
3 Demografia
3.1 Religião
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
7 Infraestrutura
7.1 Educação
8 Cultura
8.1 Língua
9 Referências e notas
10 Ver também
11 Ligações externas

[editar] HistóriaVer artigo principal: História da Argélia
A Argélia tem sido habitada pelos berberes desde pelo menos 10.000 a.C. A partir de 1.000 a.C. os cartagineses passaram a exercer influência sobre os berberes ao instalarem assentamentos ao longo da costa. Os primeiros reinos berberes começaram a surgir, destacando-se o reino da Numídia, e aproveitaram a oportunidade oferecida pelas guerras púnicas para se tornarem independentes de Cartago. Sua independência, no entanto, não durou muito já que em 200 a.C. eles foram anexados por Roma, então uma república. Com a queda do Império Romano do Ocidente os berberes tornaram-se independentes outra vez retomando o controle da maior parte do seu antigo território, com exceção de algumas zonas que foram ocupadas pelos Vândalos que por sua vez foram expulsos pelos bizantinos. Com sua vitória o Império Bizantino manteve, ainda que com dificuldades, o domínio sobre a parte leste do país até à chegada dos Árabes no século VIII.

A Argélia foi anexada ao Império Otomano por Khair-ad-Don e seu irmão Aruj que estabeleceram as atuais fronteiras argelinas ao norte e fizeram da costa uma importante base de corsários. As atividades dos corsários atingiram seu pico por volta do século XVII. Ataques constantes a navios norte americanos no mediterrâneo resultaram na primeira e segunda guerra berbere. Sob o pretexto de falta de respeito para com seu cônsul a França invade a Argélia em 1830. A forte resistência de personalidades locais e da população dificultou a tarefa da França, que só no século XX obtém o completo controle do país.

Mesmo antes da obtenção efetiva desse controle, a França já havia tornado a Argélia parte integrante de seu território, uma situação que só acabaria com o colapso da Quarta República. Milhares de colonizadores da França, Itália, Espanha e Malta se mudaram para a Argélia para cultivar as planícies costeiras e morar nas melhores partes das cidades argelinas, beneficiando-se do confisco de terras populares realizado pelo governo francês. Pessoas de descendência europeia (conhecidos como pieds-noirs), assim como judeus argelinos eram considerados cidadãos franceses, enquanto que a maioria da população muçulmana argelina não era coberta pelas leis francesas, não tinha cidadania francesa e não tinha direito a voto. A crise social chegou ao seu limite neste período, com índices de analfabetismo subindo cada vez mais enquanto que a tomada de terras desapropriou boa parte da população.

A Argélia é obrigada a enfrentar uma guerra prolongada de libertação em virtude da resistência dos colonos franceses (apelidados na metrópole de pieds noirs, ou pés pretos), que dominam as melhores terras. Em 1947, a França estende a cidadania francesa aos argelinos e permite o acesso dos muçulmanos aos postos governamentais, mas os franceses da Argélia resistem a qualquer concessão aos nativos. Nesse mesmo ano é fundada a Frente de Libertação Nacional (FLN), para organizar a luta pela independência. Uma campanha de atentados antiárabes (1950-1953) desencadeada por colonos direitistas, tem como reação da FLN uma onda de atentados nas cidades e guerra de guerrilha no campo. Em 1958, rebeldes exilados fundam no Cairo um governo provisório republicano. A intervenção de tropas de elite da metrópole (Legião Estrangeira e pára-quedistas) amplia a guerra. Ações terroristas, tortura e deportações caracterizam a ação militar da França. Os nacionalistas e oficiais ultradireitistas dão um golpe militar na Argélia em 1958.

No ano seguinte o presidente francês, Charles de Gaulle, concede autodeterminação aos argelinos. Mas a guerra se intensifica em 1961, pela entrada em ação da organização terrorista de direita OAS (Organização do Exército Secreto), comandada pelo general Salan, um dos protagonistas do golpe de 1958. Ao terrorismo da OAS a FLN responde com mais terrorismo. Nesse mesmo ano fracassam as negociações franco-argelinas, por discordâncias em torno do aproveitamento do petróleo descoberto em 1945. Em 1962 é acertado o Armistício de Evian, com o reconhecimento da independência argelina pela França em troca de garantias aos franceses na Argélia. A República Popular Democrática da Argélia é proclamada após eleições em que a FLN apresenta-se como partido único. Ben Bella torna-se presidente.

Com a saída dos franceses, após a independência, os cristãos ficaram reduzidos a 1% da população, dos quais, 0,5% são estrangeiros. Foi aprovado o Decreto 06-03 que restringe cultos não islâmicos e a minoria cristã passou a ser perseguida [1]. Apesar da legislação local tentar evitar medidas extremas contra minorias religiosas, incidentes contra pregadores e padres são constantes, em dezembro de 2009, uma igreja foi incendiada e seu pastor ameaçado [2]

[editar] GeografiaVer artigo principal: Geografia da Argélia
A Argélia tem duas regiões geográficas principais, a região norte, e a região do deserto do Saara, na região ao sul do país. A região norte é formada por quatro zonas: uma pequena faixa de planície acompanhando a costa do Mediterrâneo; a região da cadeia de montanhas do Atlas, que possuem um clima mediterrâneo e solo fértil abundante; a região semi-árida e parcamente povoada do Chotts, o qual contém lagos salgados (chotts) e onde se localizam em maior número os criadores de ovelhas e cabras; e a região das montanhas do Atlas do Saara, uma série de montanhas e massivos, também sendo uma região semi-árida e usada essencialmente como pastagem. O rio Chéliff é o maior do país.

O norte argelino está sujeito a terremotos e, como em 1954, 1980 e 2003, pode devastar, matar e ferir milhares de pessoas.

A maioria região árida do Saara é coberta com cascalhos e pedras, com pouca vegetação; há também grandes áreas de dunas de areia no norte e no leste. Alguns oásis importantes são: Touggourt, Biskra, Chenachane, In Zize, e Tin Rerhoh.

A maior parte da área costeira da Argélia é acidentada, por vezes mesmo montanhosa, e há poucos bons portos. A área imediatamente a sul da costa, conhecida como o Tell, é fértil. Mais para sul situam-se os montes Atlas e o deserto do Saara. Argel, Oran e Constantina são as principais cidades.

O clima da Argélia é árido e quente, se bem que o clima da costa seja suave, e os invernos nas áreas montanhosas possam ser rigorosos. A Argélia é afectada pelo siroco, um vento quente e carregado de pó e areia, especialmente comum no verão.

[editar] DemografiaVer artigo principal: Demografia da Argélia
A população da Argélia ascende a 32 531 853 habitantes (2005). Aproximadamente 75% dos argelinos usam línguas berberes (cerca de 25 milhões de habitantes) e mais de 85% usam o árabe (cerca de 28 milhões de habitantes), as duas línguas oficiais. Entre 25% e 33% da população fala francês (cerca de 9 a 11 milhões de habitantes). Na Argélia, os árabes normalmente usam uma variante do idioma local, que difere em parte, da língua árabe clássica. Desde a independência, os governos da Argélia têm procurado promover a expansão do árabe clássico, as expensas das variantes locais, e em contraste com francês e tamazigth. Estima-se que em 2025 a população seja cerca de 44 milhões de habitantes.

Dos milhões de colonos franceses que viviam na Argélia antes da independência, há agora 576 mil. A adição de todos os europeus e seus descendentes é estimada para formar 18% da população da Argélia (6,5 milhões).

Em muitos lares argelinos, há pelo menos duas televisões, uma para mulheres e menores (com canais que transmitem a sua produção em árabe), e um para os homens adultos (com canais que a programação televisiva em francês). A língua dentro do governo argelino e a política é o árabe, enquanto a maioria que usa a linguagem para o comércio e a cultura usa o francês (embora não seja oficial, o francês é a segunda língua). O tamazigth é frequentemente marginalizada pelo Estado, mas um resultado da pressão dos berberes foi finalmente reconhecido como língua cooficial na Argélia.

A taxa de mortalidade infantil é 31,1 por mil[3] e a expectativa de vida de 72,3 anos[4]. Fora das grandes cidades, a assistência médica é rudimentar. A taxa de fecundidade é de 2,38 filhos por mulher, uma das mais baixas do continente africano.

O valor do Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,687 (2010)[1] e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,687 (2001).

Cidades mais populosas da Argélia ver • editar
Posição Cidade Província População Posição Cidade Província População
Argel

Orã

Constantina


1 Argel Argel 3 518 083 11 Biskra Biskra 207 987
2 Orã Orã 771 066 12 Tébessa Tebessa 203 922
3 Constantina Constantina 507 224 13 Tiaret Tiaret 198 213
4 Annaba Annaba 383 504 14 Ouargla Ouargla 183 238
5 Batna Batna 317 206 15 Bugia Bugia 182 131
6 Blida Blida 264 598 16 Skikda Skikda 178 687
7 Setif Setif 246 379 17 Tlemcen Tlemcen 172 540
8 Chlef Chlef 235 062 18 Bordj Bou Arreridj Bordj Bou Arreridj 167 230
9 Djelfa Djelfa 221 231 19 Béchar Béchar 157 430
10 Sidi Bel Abbes Sidi Bel Abbes 208 498 20 Médéa Médéa 155 852
[editar] Religião99% da população são de muçulmanos, 1% é católica. Há uma pequena minoria judaica (500 por todo o país) que vive na Argélia, principalmente em Argel. O resto da grande população judaica prévia à criação de Israel fugiu ou foi expulsa depois da independência do país.

[editar] Política
Abdelaziz Bouteflika, presidente da Argélia.Ver artigo principal: Política da Argélia
A Argélia é governada sob a Constituição de 1976, a qual foi revisada inúmeras vezes. O poder Executivo é liderado pelo Presidente, que é eleito pelo voto popular para um mandato de 5 anos. O primeiro-ministro é indicado pelo presidente. O Parlamento bicameral consiste em 380 cadeiras para a Assembleia Nacional Popular e 144 assentos no Conselho de Nações. O sistema legal argelino é baseado nas leis francesa e islâmica.

Após a independência, a Frente de Libertação Nacional (FLN) torna-se o único partido do país. Após os motins de outubro de 1988 o multipartidarismo é instaurado. O país conta com mais de 30 partidos políticos, porém o mais importante continua sendo a FLN.

A imprensa argelina obteve uma relativa independência nos anos 90, apesar do assassinato de vários jornalistas. Em contrapartida, o Estado manteve seu monopólio no setor audiovisual. Desde 2004, a imprensa enfrenta novamente uma pressão das autoridades. A década de terrorismo entre 1992 e fim dos anos 90 custou a vida de vários jornalistas, intelectuais e agentes de Estado. 1992 é o ano da instauração do estado de urgência. Esta foi decretada pelo Exército após a vitória dos islamistas do FIS (Frente Islâmica de Salvação) nas eleições legislativas. Em 1999, e novamente em 2005, a política de paz e segurança nacional levada a cabo pelo presidente Bouteflika tenta erradicar os focos radicais.

[editar] SubdivisõesVer artigo principal: Subdivisões da Argélia

Subdivisões da Argélia.A Argélia é dividida em 48 wilayas. Além da capital, as maiores cidades incluem Annaba, Blida, Constantina, Mostaganem, Oran, Setif, Sidi Bel Abbes, Skikda e Tlemcen.

Adrar
Ain Defla
Ain Temouchent
Argel
Annaba
Batna
Bechar
Bejaia
Biskra
Blida
Bordj Bou Arreridj
Bouira
Boumerdes
Chlef
Constantina
Djelfa
El Bayadh
El Oued
El Tarf
Ghardaia
Guelma
Illizi
Jijel
Khenchela
Laghouat
Mascara
Medea
Mila
Mostaganem
M'Sila
Naama
Oran
Ouargla
Oum el Bouaghi
Relizane
Saida
Setif
Sidi Bel Abbes
Skikda
Souk Ahras
Tamanghasset
Tebessa
Tiaret
Tindouf
Tipaza
Tissemslit
Tizi Ouzou
Tlemcen

[editar] Economia
Costa de Argel, capital do país.Ver artigo principal: Economia da Argélia
O sector dos hidrocarbonetos é o pilar da economia da Argélia, sendo responsável por cerca de 60% das receitas orçamentais, 30% do PIB e mais de 95% das receitas de exportação. A Argélia tem a sétima maior reserva de gás natural do mundo e é o segundo maior exportador de gás. É ainda o 14º país com maiores reservas de petróleo.

As finanças argelinas em 2000 e 2001 beneficiaram dos aumentos nos preços do petróleo e de uma política fiscal apertada por parte do governo, que levou a um grande aumento no excedente comercial, a máximos históricos nas reservas de divisas e a uma redução na dívida externa. Os esforços do governo para diversificar a economia através da atracção de investimento estrangeiro e doméstico fora do sector energético tem tido pouco sucesso na redução do elevado nível de desemprego e na melhoria do nível de vida. Em 2001, o governo assinou um Tratado de Associação com a União Europeia que irá, eventualmente, baixar as tarifas e aumentar as trocas comerciais. A dívida externa da Argélia foi em 2004 de 21,9 bilhões de dólares, contra US$ 24 bilhões em 2000.

[editar] Infraestrutura[editar] EducaçãoVer artigo principal: Educação na Argélia

Béjaïa University.Educação é oficialmente compulsória na Argélia para crianças com idade entre 6 e 15 anos. Em 1997 havia uma quantidade enorme de professores e estudantes nas escolas primárias.

Na Argélia há 43 universidades, 10 colégios, e 7 instituições de ensino superior. A University of Algiers (fundada em 1909), localizada na capital da Argélia, possui cerca de 267,142 estudantes.[5]

O sistema escolar da Argélia é estruturado em níveis "Básico", "Secundário geral", "Secundário Técnico":

Básico: Ecole fondamentale (Escola Fundamental)
Duração: 16 anos
Faixa de idade: 6 a 15
Certificado/diploma recebido: Brevet d'Enseignement Moyen B.E.M.
Secundário geral: Lycée d'Enseignement général (Escola de ensino geral), lycées polyvalents (Escola de propósitos gerais)
Duração: 3 anos
Faixa de idade: 15 a 18
Certificado/diploma recebido: Baccalauréat de l'Enseignement secondaire
(Bachelor's Degree of Secondary School)
Secundário Técnico: Lycées d'Enseignement technique (Escola Técnica)
Duração: 3 anos
Certificado/diploma recebido: Baccalauréat technique (Technical Bachelor's Degree)
[editar] CulturaVer artigo principal: Cultura da Argélia

Pescador no litoral argelino.A grande maioria dos argelinos são descendentes de árabes e berberes; os berberes, a partir do século VII adotaram a língua árabe e o islamismo dos poucos árabes que habitavam a região.
A Argélia conheceu um período de esplendor cultural na época do domínio almôada, nos séculos XII e XIII, que coincidiu com o apogeu da civilização andaluza. A influência berbere se manifestou sobretudo no campo da literatura, em que se destacaram os poetas al-Qalami (século XII) e Ibn al-Qafun. Mais tarde continuou-se a cultivar as ciências e os estudos de tecnologia, história e direito, até que, com o início da colonização francesa em 1830, a cultura argelina se foi assimilando progressivamente à da metrópole. O árabe se manteve como língua literária na obra de alguns autores nativos, como os dramaturgos Ksentini e Mahiedine, além do poeta Mohamed al-Id, e ganhou novo impulso depois da independência, embora o francês continuasse a ser amplamente utilizado.

[editar] LínguaAtualmente a árabe é a língua principal. Cerca de 15% da população ainda fala a língua berbere; estes habitantes vivem maioritariamente nas regiões do norte do país, mas também incluem os tuaregues do Saara. A francês é largamente falada, e cerca de 1% da população argelina é descendente europeia, e antes da independência os europeus eram 10% da população. A questão da língua é um problema crucial na Argélia, devido à política de arabização feita pelo Estado , devido à resistência dos falantes da língua berbere e dos favoráveis ao uso do francês. Nem a língua berbere nem o francês possuem o status de língua oficial, este lugar quem ocupa é a língua árabe, já que o presidente Abdelaziz Bouteflika negou tal status aos berbere em 2002, e novamente em setembro de 2005, o que causou grande revolta e um boicote por parte dos berberes ao referendo pela paz e conciliação nacional, realizado em 29 de setembro de 2005.

Referências e notas↑ a b Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
↑ Portal da Língua Portuguesa - Dicionário de Gentílicos e Topónimos
↑ A taxa de mortalidade infantil é a quinta menor da África. Os três menores são em Reunião (França) (13,4/mil nascidos vivos. A Ilha Reunião é uma região autônoma da França), em Maurícia (14,0/mil nascidos vivos), na Líbia (18,0/mil nascidos vivos) e na Tunísia (19,3/mil nascidos vivos).
↑ Sua expectativa de vida é a quinta maior da África. As maiores são da Ilha de Reunião (França) (76,4 anos), Líbia (74,0 anos), Tunísia (73,9 anos), Maurícia (72,8 anos).
↑ Algeria - Education. Nationsencyclopedia.com. Página visitada em 2008-11-24.
[editar] Ver tambémOutros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Citações no Wikiquote
Imagens e media no Commons
Commons
Wikiquote
África
Lista de países
Missões diplomáticas da Argélia
Guerra Civil da Argélia
Pied-noir
[editar] Ligações externasEmbaixada da Argélia no Brasil (em português)
Embaixada da Argélia em Portugal (em português)
A Country Study: Algeria. (em inglês) Library of Congress.
Site oficial do parlamento da Argélia (em inglês)
(em inglês) (em francês) Pré-história da Argélia e Marrocos, com imagens
Paysage d'Algérie. Portal contendo fotos, informações históricas e geográficas sobre a Argélia.
Todas as cidades da Argélia
Algeria no Open Directory Project
Guia de viagens sobre Argélia no Wikitravel.
Argélia
Bandeira • Brasão • Cultura • Demografia • Economia • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Imagens

[Expandir]Argélia
[Expandir]v • eÁfrica
Países África do Sul • Angola • Argélia • Benim • Botswana • Burkina Faso • Burundi • Cabo Verde • Camarões • Chade • Comores • Congo • Costa do Marfim • Djibouti • Egito • Eritreia • Etiópia • Gabão • Gâmbia • Gana • Guiné • Guiné-Bissau • Guiné Equatorial • Lesoto • Libéria • Líbia • Madagáscar • Malawi • Mali • Marrocos • Maurícia • Mauritânia • Moçambique • Namíbia • Níger • Nigéria • Quénia • República Centro-Africana • República Democrática do Congo • Ruanda • São Tomé e Príncipe • Senegal • Serra Leoa • Seychelles • Somália • Suazilândia • Sudão • Tanzânia • Togo • Tunísia • Uganda • Zâmbia • Zimbabwe
Territórios Ilha de Alborão • Penedo de Alhucemas • Bassas da Índia • Canárias • Ceuta • Ilhas Chafarinas • Ilha Europa • Ilhas Gloriosas • João da Nova • Mayotte • Melilla • Pantelária • Ilhas Pelágias • Ilha de Perejil • Reunião • Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha • Saara Ocidental • Somalilândia • Ilha Tromelin • Penedo de Vélez de la Gomera

[Expandir]v • eUnião Africana (UA)
África do Sul • Argélia • Angola • Benim • Botswana • Burkina Faso • Burundi • Cabo Verde • Camarões • Chade • Costa do Marfim • Djibouti • Egito • Eritreia • Etiópia • Gabão • Gâmbia • Gana • Guiné • Guiné-Bissau • Guiné Equatorial • Lesoto • Libéria • Líbia • Madagascar • Malawi • Mali • Maurícia • Mauritânia • Moçambique • Namíbia • Níger • Nigéria • Quênia • República Centro-Africana • República do Congo • República Democrática do Congo • Ruanda • Saara Ocidental • São Tomé e Príncipe • Senegal • Serra Leoa • Seychelles • Somália • Suazilândia • Sudão • Tanzânia • Togo • Tunísia • Uganda • Zâmbia • Zimbabwe

[Expandir]v • e União do Magrebe Árabe
Membros Argélia • Líbia • Marrocos • Mauritânia • Tunísia
Ver também Bandeira • Emblema • Tratado de Marraquexe • Magrebe • Árabe magrebino

[Expandir]v • eLiga Árabe
Arábia Saudita • Argélia • Bahrain • Comores • Djibouti • Egito • Emirados Árabes Unidos • Iémen • Iraque • Jordânia • Kuwait • Líbano • Líbia • Mauritânia Marrocos • Omã • Palestina • Qatar • Síria • Somália • Sudão • Tunísia

[Expandir]v • e Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP)
Angola • Arábia Saudita • Argélia • Equador • Emirados Árabes Unidos • Irão • Iraque • Kuwait • Líbia • Nigéria • Qatar • Venezuela

[Expandir]v • eG15
Países: Argélia • Argentina • Brasil • Chile • Egito • Índia • Indonésia • Irão • Jamaica • Quênia • Nigéria • Malásia • México • Peru • Senegal • Sri Lanka • Venezuela • Zimbabwe

[Expandir]v • ePatrimônio Mundial na Argélia
Alcalá de Beni Hammad • Ruínas de Djémila • Vale de M'Zab • Sítio arqueológico de Tassili n'Ajjer • Ruínas de Timgad • Ruínas de Tipasa • Kasbah de Argel


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Arg%C3%A9lia"
Categoria: Argélia
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página CorrelatosCommons Wikiquote Noutras línguasAcèh Afrikaans Alemannisch አማርኛ Aragonés Ænglisc العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Asturianu Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Bahasa Banjar Bamanankan বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski ᨅᨔ ᨕᨘᨁᨗ Català Нохчийн Cebuano کوردی Qırımtatarca Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް ཇོང་ཁ Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Gaelg هَوُسَ Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Igbo Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Taqbaylit Къэбэрдеибзэ / Qabardjajəbza Kongo Қазақша ភាសាខ្មែរ ಕನ್ನಡ 한국어 Къарачай-Малкъар Kurdî Kernowek Кыргызча Latina Ladino Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Malagasy Олык Марий Македонски മലയാളം मराठी Bahasa Melayu Malti မြန်မာဘာသာ مازِرونی Dorerin Naoero Nāhuatl Nnapulitano Plattdüütsch नेपाल भाषा Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Diné bizaad Occitan Иронау Kapampangan Papiamentu Deitsch Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی پښتو Runa Simi Rumantsch Română Armãneashce Русский Русиньскый Kinyarwanda संस्कृत Саха тыла Sardu Sicilianu Scots Sámegiella Sängö Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Gagana Samoa Soomaaliga Shqip Српски / Srpski SiSwati Seeltersk Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Türkçe Xitsonga Татарча/Tatarça ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Walon Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá Zeêuws 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 21h22min de 2 de maio de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas