domingo, 1 de maio de 2011

10430 - FILIPE, DUQUE DE EDIMBURGO

Eduardo, conde de WessexOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eduardo
Conde de Wessex

Nascimento 10 de Março de 1964 (47 anos)
Londres, Inglaterra
Reino Unido
Consorte Sophie Rhys-Jones
Filhos Lady Louise Windsor
James Windsor, Visconde Severn
Casa Real Windsor
Pai Filipe, Duque de Edimburgo
Mãe Isabel II
O Príncipe Eduardo, Conde de Wessex (Edward Antony Richard Louis Mountbatten-Windsor; nascido em 10 de março de 1964) é um membro da família real britânica, o terceiro e mais jovem filho da Rainha Elizabeth II. Ele detém o título Conde de Wessex desde 1999 e atualmente é o sétimo na linha de sucessão ao trono.

O conde de Wessex é famoso por sua produção de televisão e por sua carreira de apresentador, bem como por seu breve serviço no corpo de fuzileiros da Marinha Real Britânica. Em conexão com a produção de televisão, ele tem usado os nomes Edward Windsor e Edward Wessex, o que fez o jornal The Guardian se referir a ele como "Edward, o ex-príncipe".

Índice [esconder]
1 Nascimento
2 Educação
3 Carreira
4 Casamento
5 Deveres reais
6 Trivialidade
7 Títulos
8 Referências

[editar] NascimentoEdward nasceu no Palácio de Buckingham, em Londres. Sua mãe é o atual monarca reinante do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e da Commonwealth, a Rainha Elizabeth II, filha mais velha do Rei Jorge VI e da Rainha Elizabeth. Seu pai é o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, o único filho do Príncipe André da Grécia e Dinamarca e da Princesa Alice de Battenberg.

Ele foi batizado na Capela Privada do Castelo de Windsor em 2 de maio de 1964, por Robert Woods, Deão de Windsor. Seus padrinhos foram: o Príncipe Richard, Duque de Gloucester, o Príncipe Luís de Hesse e do Reno, o Conde de Snowdon, a Duquesa de Kent e a Princesa Jorge de Hanôver.

[editar] EducaçãoFamília Real Britânica

SM a Rainha
SAR o Duque de Edimburgo

SAR o Príncipe de Gales
SAR a Duquesa da Cornualha
SAR o Duque de Cambridge
SAR a Duquesa de Cambridge
SAR o Príncipe Harry de Gales
SAR o Duque de Iorque
SAR a Princesa Beatriz de Iorque
SAR a Princesa Eugénia de Iorque
SAR o Conde de Wessex
SAR a Condessa de Wessex
Lady Louise Windsor
Visconde Severn
SAR a Princesa Real

--------------------------------------------------------------------------------

SAR o Duque de Gloucester
SAR a Duquesa de Gloucester
SAR o Duque de Kent
SAR a Duquesa de Kent
SAR o Príncipe Michael de Kent
SAR a Princesa Michael de Kent
SAR a Princesa Alexandra

v • e
O príncipe Edward foi educado, assim como outras crianças da realeza, por uma governanta particular até completar sete anos de idade. Depois ele foi matriculado em Gibbs School, em Kensington, oeste de Londres. Em 1972, foi para a Escola Preparatória de Heatherdown, perto de Ascot, Berkshire. Edward então seguiu os passos de seu pai e de seus irmãos, estudando em Gordonstoun School, na Escócia, e foi apontado aluno representante da escola em seu último período do ano letivo.

Como seu irmão, o Príncipe Andrew, Edward passou um gap year fora, estudando em Wanganui Collegiate School, em Wanganui, Nova Zelândia, como um mestre tutor/júnior da casa durante setembro de 1982.

Tendo retornado à Inglaterra, Edward estudou História em Jesus College, na Universidade de Cambridge. Em 1986, graduou-se com um Bacharelado de Artes. Isso faz do príncipe Edward um dos cinco membros da família real que obtiveram um grau universitário; os outros são o Príncipe William de Gloucester, o Príncipe Richard, Duque de Gloucester, Charles, Príncipe de Gales e o Príncipe William de Gales.

[editar] CarreiraAo deixar a universidade, o príncipe Edward juntou-se ao corpo de fuzileiros navais da Marinha Real Britânica. Mas essa experiência provou ser exigente demais para o príncipe, e ele desistiu de sua comissão em janeiro de 1987. Isso trouxe um forte criticismo público a Edward, por ser "muito fraco".

O príncipe subseqüentemente ficou mais envolvido com teatro, uma atividade que ele gostava desde os tempos da escola e da universidade. No final dos anos 80, ele trabalhou em duas companhias de produção teatral, sendo uma pertencente a Andrew Lloyd Webber. Edward trabalhou em peças como O fantasma da ópera, Starlight Express e Cats. Por dois anos, namorou a atriz Ruthie Henshall.

A primeira incursão do príncipe Edward no mundo da produção de televisão foi o programa - amplamente ridículo - It's a Royal Knockout, em junho de 1987, no qual times patrocinados por ele mesmo ou por outros membros da realeza competiam por caridade.

Em 1993, o príncipe Edward formou a companhia de produção Ardent Television, com o nome de Edward Windsor. Ardent envolveu-se com a produção de documentários e dramas, particularmente sobre famílias reais da Europa. Com acesso exclusivo dos Arquivos Reais, no Castelo de Windsor, Edward obteve abundância de matérias para seu trabalho. Entretanto, foi acusado na mídia de usar suas conexões reais para ganho pessoal e de negócios. Além disso, a Ardent teve problemas financeiros desde sua fundação: foram registradas perdas em todos os seus anos de existência, exceto um.

Em 2002, o príncipe anunciou que se tornaria diretor de produção e diretor de administração da Ardent, para poder se concentrar em seus deveres públicos e ajudar a Rainha durante seu ano de Jubileu de Ouro.

[editar] CasamentoNo dia 6 de janeiro de 1999, o príncipe anunciou seu noivado com Sophie Rhys-Jones, uma administradora de relações públicas de sua própria firma. O casamento tomou lugar na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, a 19 de junho de 1999. O casamento de Edward e de Sophie representou o fim da tradição de casamentos reais grandes e formais na Abadia de Westminster. O casamento silenciou os rumores de que Edward era homossexual, mas não os eliminou totalmente.

No dia de seu casamento, a Rainha lhe concedeu os títulos Conde de Wessex e Visconde Severn. Mais uma tradição foi quebrada, visto que normalmente os filhos do soberano eram titulados Duques depois de seus casamentos. O título de Wessex era incomum; a última pessoa conhecida como "Conde de Wessex" foi Harold Godwinson, antes de sua ascensão ao trono inglês em 1066. Foi também anunciado naquele momento que o príncipe Edward seria titulado Duque de Edimburgo quando a atual criação desse ducado, detida pelo Príncipe Philip desde 1947, revertesse à coroa.

O Conde e a Condessa de Wessex tiveram uma filha, Lady Louise Windsor, em 8 de novembro de 2003. Eles residem em Bagshot Park, em Surrey, que uma vez foi a residência da família do Duque de Connaught.

Em 2 de julho de 2007, o Palácio de Buckingham anunciou que a Condessa de Wessex estava esperando seu segundo filho, James Windsor, que nasceu em 17 de dezembro de 2007. Como nasceu menino, recebeu o título de Visconde Severn.

[editar] Deveres reais
Brasão de armas do Príncipe Eduardo, Conde de Wessex.O Conde e a Condessa de Wessex recebem anualmente £141.000 libras esterlinas do governo para realizarem seus deveres reais em honra da Rainha. O conde substituiu seu pai como Presidente da Federação dos Jogos da Commonwealth (desde 2006, seu vice-patrono) e inaugurou os Jogos da Commonwealth de 1998 na Malásia. Ele também assumiu o projeto Prêmio do Duque de Edimburgo. Seus interesses maiores são esportes e artes.

Em 19 de Junho de 2010 o Príncipe Eduardo e a sua esposa Condessa de Wessex representaram a rainha Elizabeth II e o Príncipe Filipe[1] no casamento da Princesa Vitória e Daniel que foi celebrado na Catedral de Estocolmo, Suécia.

[editar] TrivialidadeEm 1994, líderes do partido monarquista da Estônia, com 10% dos lugares do Parlamento Nacional Estoniano, escreveram para o príncipe Edward que, caso conseguissem o poder, gostariam de lhe oferecer a posição de Rei da Estônia. A razão da decisão é a admiração que sentiam "por Edward, pelo Reino Unido, por sua monarquia, democracia e cultura". Não se sabe se o Conde de Wessex respondeu à carta.

[editar] Títulos10 de março de 1964-19 de junho de 1999: Sua Alteza Real O Príncipe Edward
19 de junho de 1999-: Sua Alteza Real O Conde de Wessex



O Commons possui multimídias sobre Eduardo, conde de WessexPrecedido por
Princesa Eugenie de York Linha de sucessão ao trono britânico
7º Sucedido por
James Windsor, Visconde Severn
Referências↑ [1]
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo,_conde_de_Wessex"
Categorias: Condes de Wessex | Família real britânica | Casa de Windsor | Ex-alunos do Jesus College (Cambridge)
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Ænglisc العربية Български Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch English Español Eesti Suomi Français עברית Íslenska Italiano 日本語 한국어 Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Simple English Svenska ไทย Türkçe 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 06h21min de 1 de maio de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas