domingo, 1 de maio de 2011

10429 - FILIPE. DUQUE DE EDIMBURGO

Filipe, Duque de EdimburgoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de Príncipe Felipe, veja Príncipe Felipe (desambiguação).
Filipe
Duque de Edimburgo
Barão de Greenwich
Conde de Merioneth

O duque de Edimburgo em 1992, por Allan Warren.
Nascimento 10 de Junho de 1921 (89 anos)
Villa Mon Repos, em Corfu
Grécia
Consorte Isabel II do Reino Unido
Filhos Carlos de Gales
Ana, Princesa Real
André, Duque de York
Eduardo, Conde de Wessex
Casa Real Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg
Pai Príncipe André da Grécia e Dinamarca
Mãe Princesa Alice de Battenberg
Philippos, Duque de Edimburgo (nascido Philippos Schleswig-Holstein Soenderburg-Glucksburg da Grécia e Dinamarca, 10 de Junho de 1921[1]) é o marido e consorte da Rainha Isabel II. Originalmente um príncipe da Grécia e Dinamarca, o príncipe Filipe abandonou tais títulos um pouco antes de seu casamento, apesar de manter a bandeira Grega (cruz branca num fundo azul) no seu brasão de armas. Nos tempos de seu noivado, ele era conhecido como Tenente Filipe Mountbatten.

Em 1947, casou-se com a princesa Elizabeth II, herdeira de Jorge VI do Reino Unido. O príncipe Philippos era um membro da Casa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg. Após seu casamento, Jorge VI o titulou Duque de Edimburgo, Conde de Merioneth e Barão Greenwich, com o estilo de Sua Alteza Real. Em 1957, tornou-se um príncipe do Reino Unido. O príncipe Philippos tomou o nome anglicizado de sua mãe, Mountbatten (outrora Battenberg), depois de se tornar um cidadão britânico.

Além de seus deveres reais, o duque de Edimburgo é também patrono de muitas organizações, como o The Duke of Edinburgh's Award e a Worldwide Fund for Nature, sendo o reitor da Universidade de Cambridge e da Universidade de Edimburgo.

É neto de Cristiano IX da Dinamarca, tetraneto da rainha Vitória I do Reino Unido e sobrinho de Louis Mountbatten, também é descendente por via masculina de Cristiano I da Dinamarca, Noruega e Suécia.

Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 Nascimento e infância
1.2 Educação
1.3 Carreira Naval
1.4 Casamento
1.5 Consorte da Rainha
2 Títulos e estilos e brasão de armas
2.1 Títulos e estilos
2.2 Brasão de armas
3 Ascendência
4 Galeria
5 Referências
6 Ver também
7 Ligações externas

[editar] Biografia[editar] Nascimento e infânciaFamília Real Britânica

SM a Rainha
SAR o Duque de Edimburgo

SAR o Príncipe de Gales
SAR a Duquesa da Cornualha
SAR o Duque de Cambridge
SAR a Duquesa de Cambridge
SAR o Príncipe Harry de Gales
SAR o Duque de Iorque
SAR a Princesa Beatriz de Iorque
SAR a Princesa Eugénia de Iorque
SAR o Conde de Wessex
SAR a Condessa de Wessex
Lady Louise Windsor
Visconde Severn
SAR a Princesa Real

--------------------------------------------------------------------------------

SAR o Duque de Gloucester
SAR a Duquesa de Gloucester
SAR o Duque de Kent
SAR a Duquesa de Kent
SAR o Príncipe Michael de Kent
SAR a Princesa Michael de Kent
SAR a Princesa Alexandra

v • e
Príncipe Felipe nasceu em Villa Mon Repos, na ilha grega de Corfu, em 10 de junho de 1921, sendo o único filho varão e quinto e último filho do Príncipe André da Grécia e Dinamarca e da Princesa Alice de Battenberg, sendo, portanto, neto paterno de Jorge I da Grécia e, por conseguinte, bisneto de Cristiano IX da Dinamarca, sobrinho-neto de Frederico VIII da Dinamarca, sobrinho de Constantino I da Grécia e primo-irmão dos reis Jorge II da Grécia e Paulo I da Grécia. Ademais, cumpre saber que além de os reis Frederico VIII da Dinamarca e Jorge I da Grécia serem irmãos, eles também foram cunhados de Alexandre III da Rússia e Eduardo VII da Inglaterra, cuja irmã foi, por sua vez, esposa de Frederico III da Alemanha. Portanto, Constantino I da Grécia, Cristiano X da Dinamarca, Haakon VII da Noruega, Jorge V da Inglaterra, o cáiser Guilherme II da Alemanha e o czar Nicolau II da Rússia eram todos primos-irmãos entre si! O Príncipe foi batizado na St. George Church, poucos dias após seu nascimento. Seus padrinhos foram: a sua avó paterna Olga da Grécia, Alexandre Kokotos, representando a comunidade de Corfu, o prefeito de Corfu, e Maniarizis Stylianos, presidente do Conselho da Cidade de Corfu.

[editar] EducaçãoFelipe foi educado na França. No entanto, em 1928, e sob a mão orientadora do seu tio, Louis Mountbatten, Conde Mountbatten, o príncipe foi enviado para o Reino Unido para estudar na Cheam School, tendo vivido com sua avó no Palácio de Kensington e seu outro tio, Jorge Mountbatten, Marquês de Milford Haven, em Lynden Manor. Nos três anos seguintes, todas as suas irmãs casaram com nobres alemães e mudaram-se para a Alemanha, a sua mãe foi colocada num asilo depois de lhe ter sido diagnosticado esquizofrenia, e seu pai mudou-se para um pequeno apartamento em Monte Carlo.

[editar] Carreira NavalO Príncipe Filipe ingressou, em 1939, na Marinha Real (Royal Navy) como um cadete.

Ele completou sua formação inicial no Royal Naval College, em Dartmouth, onde foi premiado com o King's Dirk e um prémio como o melhor cadete da sua entrada. Ele foi promovido a Tenente-Comandante em 1950 e, em seguida, nomeado no comando da Fragata HMS Magpie.

Em 1952 ele foi promovido a comandante, mas a sua carreira naval chegou ao fim após a morte de seu sogro, o rei Jorge VI, e a sua esposa, a Princesa Elizabeth, foi coroada Rainha, e ele renunciou sua carreira militar para apoiá-la, tornando-se Sua Alteza Real Sereníssima o Príncipe Filipe, Príncipe consorte. Mas ele se mantém, até hoje, estreitamente ligado a todos os ramos de Serviço Militar, visitando tropas nas suas unidades no exterior e em serviço. Em Outubro de 2006, por exemplo, ele viajou para Basra, no Iraque, para satisfazer as tropas britânicas em serviço na região.

Em 1952, ele foi nomeado Almirante do Mar Cadet Corps (até 1992). Em 1953 ele tornou-se Coronel-em-Chefe do Exército e Comandante-em-Chefe da Formação Air Corps. Também em 1953, ele foi promovido a almirante da frota e nomeado Campo Marechal e Marechal da Real Força Aérea.

Ele também é o Capitão-Geral da Royal Marines e Coronel-Chefe de um número regimentos britânicos ultramarinos. Ele também é padroeiro da Liga de Pilotos do Air e dos Air Navigators do Império Britânico, e é mestre da Casa Trinity desde 1969.

[editar] Casamento
Filipe e Elizabeth em visita ao Canadá, 1951.O envolvimento de Filipe Mountbatten com a Princesa Elizabeth foi anunciado em Julho de 1947 e o casamento aconteceu na Abadia de Westminster, em 20 de Novembro do mesmo ano.

A sua introdução formal ocorreu em Julho de 1939 durante uma visita do Rei Jorge VI e sua família para o Royal Naval College, em Dartmouth. Filipe tinha tornado-se noivo da Princesa Elizabeth na casa do capitão do Colégio, após o tempo em que tinha mantido uma correspondência regular e se reuniu em várias ocasiões.

Pouco antes do casamento, para o noivo foram criados os títulos de Duque de Edimburgo, Conde de Merioneth e Barão Greenwich com o estilo de Sua Alteza Real e nomeado Cavaleiro da Ordem da Jarreteira pelo rei Jorge VI.

Após o casamento, o duque de Edimburgo retomou sua carreira naval. Em 1949 ele foi colocado no HMS Chequers, líder de frota, em Malta. A Princesa Elizabeth foi a Malta para participar com ele, quando ela podia, vivendo a vida de uma mulher naval.

O Príncipe Filipe também começou a apoiar a sua esposa no seu Dever Real. Em Outubro e Novembro de 1951, a Princesa Elizabeth e o Duque de Edimburgo fizeram a sua primeira grande turné em conjunto, para o Canadá e os Estados Unidos. Posteriormente o duque foi feito Consultor particular da Princesa herdeira.

A Rainha e o Príncipe tiveram dois filhos antes da sua coroação (o príncipe Carlos e a princesa Ana) e após a sua coroação mais dois (o príncipe André e o príncipe Eduardo). Eles têm atualmente oito netos.

[editar] Consorte da Rainha
O príncipe Filipe, a primeira-dama Laura Bush, a rainha Elizabeth e o presidente George W. Bush em um jantar de estado na Casa Branca, 2007.A ascensão de Elizabeth ao trono levantou a questão do nome da casa real. O tio do duque, Louis Mountbatten, defendeu o nome de Casa de Mountbatten, como Elizabeth, normalmente, receberia os apelidos de Felipe devido ao casamento; porém, quando a rainha Maria de Teck, a avó paterna de Elizabeth, ouviu a sugestão, ela informou o primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, e ele mesmo depois aconselhou à rainha a emissão de um decreto real que declarasse que a casa real permanecia como Casa de Windsor. O duque reclamou: "Eu não sou nada, mas sou uma ameba sangrenta. Eu sou o único homem no país a quem não se permitiu dar seu nome aos seus filhos."

Só em 1960, após a morte da rainha Maria de Teck e da renúncia de Winston Churchill, o Conselho emitiu uma Ordem indicado que o sobrenome dos homens descendentes do Príncipe consorte e da Rainha que não são denominados como Alteza Real, ou com o título de príncipe ou princesa, seria Mountbatten-Windsor, mas na prática, os filhos do Príncipe Filipe utilizam o sobrenome Windsor, como eles preferem para si e para os seus filhos do sexo masculino. Depois de sua ascensão ao trono, a rainha também anunciou que o Príncipe Filipe teria "lugar, primazia e precedência" ao lado dela "em todas as ocasiões e em todas as reuniões, salvo disposição em contrário da lei do Parlamento". Isto fez com que o duque tomasse precedência sobre seu filho, o Príncipe de Gales, a não ser, oficialmente, no Parlamento britânico. Na verdade, porém, ele só frequenta o Parlamento britânico quando escolta a rainha para a sessão anual de abertura do Parlamento, onde ele anda e está sentado ao seu lado.

[editar] Títulos e estilos e brasão de armas[editar] Títulos e estilos Sua Alteza o Príncipe Filipe da Grécia e da Dinamarca
Sir Filipe, Tenente Comandante da Royal Navy
Sua Alteza Real Sereníssima o Príncipe Filipe
Sua Alteza Real o Duque de Edimburgo
Barão de Greenwich
Conde de Merioneth
[editar] Brasão de armas
Armas do Príncipe Filipe, Duque de EdimburgoNo brasão de armas do Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo ao contrário das armas utilizadas por outros membros da Família Real britânica, o brasão do Príncipe Felipe não apresenta o escudo do brasão de armas do Reino Unido, como os homens não têm direito a ter as armas de suas esposas. No entanto ele apresenta elementos que representam a Grécia e a Dinamarca, da qual ele é descendente por via masculina, as armas da família Mountbatten, da qual ele é descendente por via feminina, e da cidade de Edimburgo, onde ele é Duque.

Escudo: primeiro as armas da Dinamarca, que consiste em três leões azuis coroados, acompanhados por nove corações vermelhos, todos num escudo dourado, o segundo, as armas da Grécia, uma cruz branca sobre um escudo azul, em terceiro lugar, as armas da família Mountbatten, duas listras verticais pretas sobre um fundo branco, e quarto, as armas da cidade de Edimburgo, um castelo de preto e vermelho.

Suporte: Do lado direito um selvagem do brasão da Casa de Glücksburg, do lado esquerdo um leão sinistro de ouro (um símbolo tradicional britânico) coroado com uma coroa ducal e vestindo um colarinho com uma coroa naval.

Na parte superior do Brasão uma coroa ducal britânica, a cima dela um tradicional elmo britânico dourado e vermelho, um tradicional paquife britânico, o virol é uma coroa naval a cima do elmo e do paquife, fazendo alusão à carreira na Royal Navy, o timbre são plumas a cima da coroa naval.

Divisa: Deus é minha ajuda

Condecoração: A Ordem da Jarreteira - “Honni soit qui mal y pense” (Envergonhe-se quem nisto vê malícia)

Estandarte: Um estandarte de armas do duque é usado como seu padrão pessoal.

[editar] Ascendência[Expandir] Ancestrais de Filipe, Duque de Edimburgo


16. Frederico Guilherme, Duque de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg



8. Cristiano IX da Dinamarca



17. Luísa Carolina de Hesse-Kassel



4. Jorge I da Grécia



18. Prince William of Hesse-Kassel



9. Luísa de Hesse-Kassel



19. Luísa Carlota da Dinamarca



2. Príncipe André da Grécia e Dinamarca



20. Nicolau I da Rússia



10. Grão-duque Constantino Nicolau da Rússia



21. Alexandra Feodorovna



5. Olga Constantinovna da Rússia



22. José, Duque de Saxe-Altenburg



11. Princesa Alexandria de Saxe-Altenburg



23. Amélia de Württemberg



1. Príncipe Filipe, Duque de Edinburgo



24. Luís II, Grão-duque de Hesse



12. Alexandre de Hesse e de Rhine



25. Princesa Guilhermina de Baden



6. Príncipe Louis de Battenberg



26. Conde Johann Moritz von Hauke



13. Condessa Julia von Hauke



27. Sophie de la Fontaine



3. Princesa Alice de Battenberg



28. Carlos de Hesse e de Rhine



14. Luís IV, Grão-duque de Hesse



29. Princesa Isabel da Prússia



7. Princesa Victoria de Hesse-Darmstadt



30. Alberto de Saxe-Coburgo-Gota



15. Alice do Reino Unido



31. Vitória I do Reino Unido




[editar] GaleriaPríncipe Filipe, Duque de Edimburgo (1951)
Príncipe Filipe e a esposa, a Rainha Elisabeth II
[editar] Referências↑ Nascey no dia 10 de Junho de 1921 segundo o Calendário Gregoriano. Contudo, na altura, a Grécia ainda usava o Calendário Juliano; o país não adoptou a versão Gregoriana até 1 de Março de 1923. O seu certificado de nascimento mostra a data Juliana de 28 de Maio de 1921. (Charles Higham and Roy Moseley (1991), Elizabeth and Philip: The Untold Story, p.73.
[editar] Ver tambémLista de consortes reais britânicos
[editar] Ligações externasO Wikiquote possui citações de ou sobre: Filipe, Duque de EdimburgoPágina oficial de Filipe, Duque de Edimburgo (em inglês)
Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[Expandir]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Filipe,_Duque_de_Edimburgo"
Categorias: Príncipes consortes | Duques de Edimburgo | Família real britânica | Família real dinamarquesa | Família real grega | Chanceleres da Universidade de Cambridge | Grã-cruzes da Ordem Nacional da Legião de Honra | Cavaleiros da Ordem da Jarreteira | Casa de Glücksburg | Casa de Oldemburgo
Categorias ocultas: !Esboços maiores que 15000 bytes | !Esboços de biografias
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans العربية Azərbaycanca Български Bosanski Català Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Español Eesti فارسی Suomi Français Gàidhlig עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Lietuvių Македонски Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский සිංහල Simple English Српски / Srpski Svenska தமிழ் ไทย Türkçe Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 19h01min de 30 de abril de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas