quinta-feira, 29 de julho de 2010

2372 - HISTÓRIA DAS IGREJAS PROTESTANTES

EsconderWikipedia está a mudar de aparência.Ajude-nos a encontrar problemas e a completar as traduções da interface de utilizador.
Notou algo diferente? Fizemos algumas melhorias em Wikipedia. Saiba mais. [Esconder]
[Ajuda-nos com as traduções!]

Igreja Anglicana
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus
Igreja Anglicana

Abadia de Westminster

Orientação: Reformada e Católica
Origem: século XVI
Sede: Church House, Great Smith Street, Londres
Número de Membros: 13,4 milhões
Países em que atua: Inglaterra, Ilha de Man, Ilhas do Canal, Europa Continental, Gibraltar
A Igreja Anglicana (também denominada Igreja da Inglaterra, em inglês Church of England) é a Igreja cristã estabelecida oficialmente na Inglaterra e é o tronco principal da Comunhão Anglicana Mundial, bem como um membro fundador da Comunhão de Porvoo. Fora da Inglaterra, a Igreja Anglicana é denominada Igreja Episcopal, pricipalmente nos Estados Unidos e na Austrália.

A Igreja da Inglaterra compreende-se como católicos e reformados:

Católica na medida em que se define como uma parte da igreja universal de Jesus Cristo em perfeita continuidade com a apostólica.
Reformada, na medida em que ela foi moldada por alguns dos princípios doutrinários e institucionais da Reforma Protestante do século XVI. O caráter mais Reformada encontra-se na expressão dos Trinta e Nove Artigos de Religião, criado como parte da liquidação de religião sob a Isabel I. Os costumes e liturgia a Igreja da Inglaterra, tal como expresso no Livro de Oração Comum, são baseados em tradições pré-Reforma, mas foram influenciados pelos princípios da Reforma litúrgica e doutrinária.
Índice [esconder]
1 Origem
2 Anglicanos independentes
3 Anglicanismo no Brasil
4 Ligações externas


[editar] Origem
Não se sabe exatamente quando o cristianismo se estabeleceu nas Ilhas Britânicas, mas é certo que já existia antes do século III, possivelmente a partir de missionários fugidos das perseguições às quais os primeiros cristãos estavam sujeitos. Os primeiros registros da presença cristã naquela região foram feitos pelo historiador e escritor Tertuliano, no ano de 208 d.C. Mais tarde, no concílio de Arles, realizado em 314 d.C. na França, compareceram três bispos de uma Igreja que existia na Inglaterra sem o conhecimento da Igreja Romana.

A primeira Igreja Cristã organizada nas Ilhas Britânicas é a Igreja Celta. O povo Celta já habitava esta região antes mesmo da invasão anglo-saxônica. Esta Igreja, resistindo ao paganismo destes invasores, conseguiu manter uma Igreja Cristã independente, com organização monástica e tribal, sem nenhuma relação com a Igreja de Roma ou qualquer outra, embora mostrasse alguns hábitos e costumes orientais.

No ano de 595 d.C., o Papa Gregório I, também conhecido como Gregório Magno, o Grande, mandou uma comissão de monges, chefiada pelo monge Agostinho, prior do Convento de Santo André, na Cecília, para converter a Inglaterra ao Catolicismo. Agostinho foi o primeiro arcebispo de Cantuária, figura centralizadora da Comunhão Anglicana, e passou a ser conhecido como Agostinho de Cantuária. Boa parte dos costumes celtas cederam à dominante forma romana e latina do cristianismo ocidental.

Em 1534, a Igreja da Inglaterra (Anglicana) se separou em definitivo da Igreja Católica Romana, por iniciativa do rei Henrique VIII, valendo-se da questão com o Papa Clemente VII, relacionada com o pedido de anulação de seu casamento com Catarina de Aragão.

Esta separação, não obstante tenha acontecido por interesses pessoais e políticos, era um velho sonho da Igreja da Inglaterra, que nunca tinha aceito plenamente a dominação Romana. Não se pode, portanto, atribuir a Henrique VIII o título de fundador da Igreja Anglicana.

[editar] Anglicanos independentes
Divergências teológicas e administrativas fizeram surgir várias denominações anglicanas independentes, principalmente na América do Norte, Austrália e no Terceiro Mundo. Também houve movimentos de convergência, em que outros protestantes ou católicos aproximaram do anglicanismo e buscaram estabelecer igrejas de doutrina e práticas anglicanas, ainda que não necessariamente fossem dissidências da Igreja Anglicana.

[editar] Anglicanismo no Brasil

Igreja Anglicana brasileira, em Pelotas, Rio Grande do SulVer artigo principal: Anglicanismo no Brasil
O primeiro templo cristão construído por protestantes no Brasil foi da Igreja Anglicana, sendo também o primeiro na América do Sul, construído no Rio de Janeiro. Isto foi possível em 1810, devido um acordo de comércio entre Portugal e a Inglaterra, no qual estava previsto a liberdade de os anglicanos construírem suas capelas em território brasileiro.

A princípio os anglicanos residentes no Brasil reuniam-se em residências e navios ingleses para realizarem seus cultos, antes da liberdade de construir capelas. Porém, as capelas não poderiam ter aspecto de templo e deveriam parecer uma casa comum, sendo proibido construir torres e ter sinos. Essas primeiras capelas ficaram subordinadas à Igreja da Inglaterra e eram somente para atender ingleses. Foram construídas capelas em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Belém e Recife.

Aproximadamente nos anos 1860 houve a tentativa de se implantar a igreja anglicana voltada para o povo brasileiro. Para isso o missionário estadunidense Rev. Richard Holden tentou abrir a primeira missão em Belém do Pará, e depois em Salvador da Bahia, mas essas tentativa foram frustradas. Em 1890 missionários estadunidenses, egressos do Seminário de Virgínia, chegaram ao Rio Grande do Sul, onde estabeleceram as primeiras comunidades brasileiras. Em 1º de junho de 1890, James Watson Morrir e Lucien Lee Kinsolving realizam, na cidade de Porto Alegre, o primeiro ofício religioso do que se chamou na época, Igreja Protestante Episcopal no Sul dos Estados Unidos do Brasil, que foi o primeiro nome da Igreja Anglicana em terras brasileiras. Depois passou a se chamar Igreja Episcopal Brasileira, Igreja Episcopal do Brasil e ultimamente Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

A partir da década de 1990, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil começou a ter problemas internos, por razões semelhantes às ocorridas nos Estados Unidos — confronto entre liberalismo e ortodoxia —, e foi a essa altura que as Igrejas Anglicanas Independentes começaram a chegar no Brasil. Assim, as divisões no Anglicanismo aconteceram como em todas as outras denominações cristãs.

Para conhecer melhor o Anglicanismo Brasileiro, veja denominações anglicanas no Brasil

[editar] Ligações externas
Comunidade Anglicana - Site oficial
O que significa ser anglicano": Site oficial da Igreja de Inglaterra
Textos históricos anglicanos
Anglicanos Online - Site não oficial da Comunidade Anglicana
Anglicanismo: ReligionFacts.com - Artigos sobre a história, rituais e organização angicana, com imagens e lugares
Igreja Anglicana Reformada do Brasil
Este artigo sobre Anglicanismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.




[Esconder]v • eIgrejas da Comunhão Anglicana
Aotearoa, Nova Zelândia e Polinésia · Austrália · Bangladesh · Brasil · Burundi · Canadá · África Central · América Central · Congo · Inglaterra · Hong Kong · Norte da Índia · Sul da Índia · Oceano Índico · Irlanda · Japão · Jerusalém e Oriente Médio · Quênia · Coréia · Melanésia · México · Myanmar · Nigéria · Paquistão · Papua Nova Guiné · Filipinas · Rwanda · Escócia · Sudeste Asiático · África do Sul · Cone Sul · Sudão · Tanzânia · Uganda · EUA · Gales · África Ocidental · Índias Ocidentais — igrejas extra-provinciais

Igrejas em plena comunhão: Mar Thoma Syrian Church · Old Catholic Church · Igreja Independente Filipina


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Anglicana"
Categorias: Igreja Anglicana | Inglaterra
Categoria oculta: !Artigos que carecem de fontes desde Dezembro de 2008
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Anglo-Saxon Azərbaycan Български Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti فارسی Suomi Français עברית Hrvatski Magyar Interlingua Bahasa Indonesia Italiano 日本語 한국어 Kernewek Latina Македонски Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Nouormand Polski Română Русский Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Shqip Српски / Srpski Svenska தமிழ் ไทย Türkçe Українська اردو Tiếng Việt Walon 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 16h32min de 28 de junho de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT AUTROR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas