quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SACRO IMPÉRIO ROMANO-GERMÃNICO

Principal Notícias Cursos Online Contato Exercícios Anuncie no InfoEscola
--------------------------------------------------------------------------------
InfoEscola » História »
Sacro Império Romano-Germânico
Por Pedro Augusto Rezende Rodrigues

O Sacro Império Romano – Germânico foi a união de certas localidades da Europa na Idade Média, Moderna e Contemporânea, e que estavam sob a autoridade do Sacro Império Romano. As dinastias responsáveis pelo governo do Império foram as mais diversas.


Mapa do Sacro Império Romano-Germânico (linha em vermelho)
Primeiramente os soberanos do Sacro Império foram os Carolíngios, uma dinastia franca que foi responsável por restabelecer o Império Romano do Ocidente de 800 a 887, e que tem como sua principal figura o Imperador Carlos Magno, que é considerado o primeiro Imperador do Sacro Império Romano – Germânico, com sua coroação no dia 25 de Dezembro de 800.

Depois dessa dinastia veio a dinastia Guideshi, que em pouco tempo deu lugar novamente a dinastia Carolingia. Como a terceira dinastia estava a dos Saxões, que eram povos germânicos que viviam onde é hoje o noroeste da Alemanha e o leste da Holanda. Em quarto lugar a dinastia Sália, e logo depois a dinastia von Süpplingerburg, logo após os von Hohenstaufen, os Guelfos, e os von Wittelsbach respectivamente. Como a ultima dinastia, que durou maior período inclusive, de 1273 a 1806, foram a dinastia dos von Habsburg, que teve fim com as Guerras Napoleônicas (conflito armado designado que se estabeleceu em 1799 a 1815, em que nações da Europa se opunha a Napoleão Bonaparte), representada na figura do Imperador Francisco II.

Uma observação que é de grande importância se tratando de Sacro Império Romano – Germânico é que esse Império foi palco também da Guerra dos Trinta Anos, que foi uma série de guerras entre diversas nações Europeias que tinham vários motivos, más especialmente um: rivalidades religiosas entre Católicos e Protestantes.

Uma outra coisa que devemos expor aqui é a questão da expansão territorial do Império Romano – Germânico. Tal expansão sempre foi algo muito variável, ou seja a questão do verdadeiro territorio do Império era algo sempre questionável, pois seu ápice ocorreu justamente quando o Império conseguiu englobar alguns territórios como Alemanha, Áustria, Suíça, Liechtenstein, Luxemburgo, Republica Tcheca, Eslovênia, Bélgica, Países Baixos, e uma grande parte da Polônia, França e Itália.

Já na maioria das vezes em sua história, o Sacro Império Romano – Germânico foi composto por centenas de pequenos reinos, principados, ducados, condados, e cidades livres imperiais, e outras formas de domínios. Uma outra curiosidade é que apesar do Nome “Sacro Império Romano – Germânico”, o império nunca chegou a dominar a cidade de Roma. Ele recebeu esse nome em homenagem a todas as glórias e ao poder que o Império Romano conseguiu com o passar do tempo em quase todo o continente europeu.

Fontes:
http://educacao.uol.com.br/historia/sacro-imperio-romano-germanico.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sacro_Imp%C3%A9rio_Romano-Germ%C3%A2nico
http://www.historiadomundo.com.br/romana/sacro-imperio-romano-germanico.htm
Mapa: http://neatnik2009.wordpress.com/2010/01/26/feast-of-johannes-bugenhagen-april-20/


Data de publicação: 24/03/2011
Categorias: História, História da Europa Imprimir | Recomendar | Link



Nenhum comentário sobre "Sacro Império Romano-Germânico". Clique aqui para adicionar um comentário.
Deixe um Comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Você precisa estar logado para comentar este texto.
Conteúdo

Administração Artes Astronomia Atualidades Biografias Biologia Ciências Curiosidades Direito Doenças Drogas Economia Educação Espanhol Esportes Filosofia Física Francês Geografia História Informática Inglês Literatura Matemática Medicina Mitologia Política Português Profissões Psicologia Química Redação Religião Sexualidade Sociedade Sociologia NotíciasEducação Enade Enem Gabaritos Inscrições Matrículas ProUni Vestibular


--------------------------------------------------------------------------------
Anuncie | Política de Privacidade | Feed RSS | Twitter | Facebook | XML Sitemap
Copyright 2006-2012 - Todos os direitos reservados.


COPYRIGHT WIKIP´[EDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas