quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PATRICE DE MAC MAHON - PRESIDENTE DA FRANÇA

Patrice Mac-MahonOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Marie Edme Patrice Maurice de Mac-Mahon

Presidente da França
Mandato 24 de maio de 1873 - 30 de janeiro de 1879
Antecessor(a) Adolphe Thiers
Sucessor(a) Jules Grévy
Vida
Nascimento 13 de julho de 1808
Sully, Saône-et-Loire, França
Falecimento 8 de outubro de 1893
Montcresson, Loiret, França
Primeira-dama Élisabeth Charlotte Sophie de La Croix de Castries
Profissão militar e político
ver
Marie Edme Patrice Maurice, conde de Mac-Mahon (Sully, Saône-et-Loire, 13 de julho de 1808 - castelo de La Forêt, Montcresson, Loiret, 8 de outubro de 1893), duque de Magenta e príncipe de Solférino, foi marechal da França e presidente da República francesa entre 24 de maio de 1873 e 30 de janeiro de 1879.

Sai de Saint-Cyr (1827) e participa nas campanhas da Argélia. Legitimista por natureza, serve lealmente os diferentes regimes, distinguindo-se durante as guerras da Criméia (tomada de Malakoff - 8 de Setembro de 1855) e da Itália (vitória de Magenta). Após a vitória de Magenta (4 de Junho de 1859), recebe a patente de marechal e o título de duque.


Edme Patrice Maurice Mac-Mahon.Foi governador-geral da Argélia de 1864 a 1870, onde foi encarregado de aplicar a política do "reino árabe". Na guerra de 1870, foi colocado à cabeça do primeiro corpo da armada do Reno, tendo sido esmagado pela superioridade numérica das forças inimigas em Wissembourg (4 de Agosto) e em Froeschwiller (6 de Agosto). Após ter organizado o seu exército, o governo impõe-lhe que vá em socorro de Bazaine, sendo cercado em Sedan (1 de Setembro), onde foi ferido e feito prisioneiro. Mac-Mahon acaba por ser libertado a pedido de Thiers, que lhe confia o exército de Versalhes contra a Comuna.

Apesar de monarquista, aceitou a presidência da República (1873), esperando que as condições para a Restauração fossem realizadas. As eleições de 20 de Fevereiro de 1876 elegeram uma maioria republicana, tendo Mac-Mahon aceite os presidentes do Conselho eleitos. A Assembleia é dissolvida em 25 de Junho de 1877 e o governo prepara novas eleições. Estas dão a maioria ao republicanos (Outubro de 1877). O marechal acaba por renunciar em 1879 devido a problemas com o governo.

Enquanto presidente de França, em 1875, Mac-Mahon decidiu a favor de Portugal numa disputa com a Grã-Bretanha relativamente à posse da região sul de Moçambique.

O Commons possui multimídias sobre Patrice Mac-MahonPrecedido por
Adolphe Thiers Presidente da França
1873 - 1879 Sucedido por
Jules Grévy

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Patrice_Mac-Mahon&oldid=28229057"
Categorias: Políticos da FrançaMarechais da FrançaPresidentes da FrançaMortos em 1893Categoria oculta: !Artigos que carecem de fontes desde janeiro de 2012
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasአማርኛ Aragonés Български Català Česky Dansk Deutsch English Español Suomi Français Gaeilge Magyar Ido Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Română Русский Slovenščina Svenska Türkçe Українська Tiếng Việt Walon Yorùbá 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 13h50min de 4 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas