quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

NICOLAS SARCOZI - PRESIDENTE DA FRANÇA

Nicolas SarkozyOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade .
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:s-fontes}}.
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Nicolas Sarkozy

23º presidente da França
Mandato 16 de maio de 2007
a atualidade
Primeiro-ministro François Fillon
Antecessor(a) Jacques Chirac
Co-príncipe de Andorra
Mandato 16 de maio de 2007
a atualidade
Antecessor(a) Jacques Chirac
Presidente do Conselho Europeu
Mandato 1 de julho de 2008
a 1 de janeiro de 2009
Antecessor(a) Janez Janša
Sucessor(a) Mirek Topolánek
Vida
Nascimento 28 de Janeiro de 1955 (57 anos)
Paris, França
Cônjuge Carla Bruni Sarkozy
Partido UMP
Profissão Advogado
Assinatura
ver
Nicolas Sarkozy ( pronúncia ajuda · ficheiro · ouvir - AFI: [nikɔla saʁkɔzi]), de nome completo Nicolas Paul Stéphane Sarközy de Nagy-Bocsa (Paris, 28 de janeiro de 1955) é um advogado e político francês, que serve como 23º presidente da França[1]. É também, juntamente com o bispo de Urgel, o co-príncipe de Andorra.

Antes de se tornar presidente, foi líder da União por um Movimento Popular (UMP). Durante a presidência de Jacques Chirac, foi Ministro do Interior nos primeiros dois governos de Jean-Pierre Raffarin (de maio de 2002 a março de 2004), e depois foi nomeado Ministro das Finanças no último governo de Raffarin (março de 2004 a maio de 2005), e novamente Ministro do Interior no governo de Dominique de Villepin (2005-2007).

Sarkozy foi também presidente do Conselho Geral do departamento francês de Hauts-de-Seine de 2004 a 2007 e prefeito de Neuilly-sur-Seine, uma das comunas mais ricas da França, de 1983 a 2002. Foi também Ministro do Orçamento no governo de Édouard Balladur durante o último mandato de François Mitterrand. Sarkozy é conhecido por querer revitalizar a economia francesa. Ele prometeu reavivar a ética trabalhista, promover novas iniciativas e combater a intolerância. Nos assuntos exteriores, prometeu um fortalecimento da Entente Cordiale com o Reino Unido e cooperação mais próxima com os Estados Unidos. Seu apelido, é utilizado tanto por apoiadores quanto por oponentes.

Índice [esconder]
1 Biografia
2 Assuntos polémicos
3 Ligações externas
4 Referências

[editar] BiografiaNascido Nicolas Paul Stéphane Sárközy de Nagy-Bocsa, é filho de Pál Sarkozy de Nagy-bocsa (Nagybócsai Sárközy Pál, em húngaro), nascido em Budapeste em 1928, em uma família pertencente à nobreza. O título nobiliárquico de sua família, tem origem numa concessão de 1628 que o Sacro Imperador Fernando II, também rei da Boémia e Hungria, concedeu a um antepassado de Nicolas, distinguido em altos comandos nas guerras contra os turcos. Em 1944, com a chegada das tropas soviéticas a Hungria, a família Sarkozy de Nagy-bocsa, originalmente em húngaro: Nagybócsai Sárközy, tem suas propriedades expropriadas e é forçada ao exílio.

Se inicia então uma longa etapa de mudanças pela Europa, que os leva à Áustria e à Alemanha, onde Pál, seu pai, conhece um recrutador da legião estrangeira francesa, na qual se alista por um período de cinco anos e inicia sua formação militar na Argélia, uma então colônia francesa na África. Ele devia ser enviado à Indochina ao final do treinamento, mas o médico que o examinou antes da partida, também húngaro, simpatizou-se com ele e lhe deu uma dispensa médica. Ele retornou à vida civil em Marselha em 1948 e, apesar de só ter requisitado cidadania francesa na década de 1970 (seu status legal era de apátrida até ali), galicizou seu nome húngaro para "Paul Sarközy de Nagy-Bocsa". Formou-se publicitário, e em 1949 casou-se com Andrée Mallah, filha dum médico cirurgião parisiense, e judia sefardita convertida ao catolicismo e estudante de Direito.

Em 1952, nasceu o primeiro filho do casal, Guillaume, futuro diretor de sucesso de empresas da indústria têxtil. Três anos mais tarde, em 1955, nasceu Nicolas. Em 1958, nasceu François, o terceiro filho, que seria médico pediatra e investigador em biologia.

Em 1959, quando Nicolas Sarkozy tinha quatro anos, seu pai Paul se divorciou de sua mãe e abandonou o domicílio conjugal, o que obrigou sua mãe a retomar os estudos e praticar a advocacia, para sustentar sua família. Durante a infância de Sarkozy, seu pai se recusou a dar qualquer tipo de ajuda financeira à família da ex-mulher, apesar de ter fundado uma empresa de publicidade e estar em boníssima situação financeira. A família vivia em uma antiga mansão que pertencia ao seu avô materno, o médico Dr. Benedict Mallah, no 17e arrondissement ("17º distrito"). A família posteriormente se mudou para Neuilly-sur-Seine, uma das comunas mais ricas da região de Ilha-de-França, a oeste do 17º distrito, nos arredores de Paris. Segundo Nicolas Sarkozy, seu avô gaullista teve maior influência sobre ele que o pai, com quem se encontrava pouco. Seu avô, judeu sefardita de nascimento, originário de Tessalónica, se converteu ao catolicismo ao se casar com a avó de Sarkozy, uma francesa católica de nascença, de modo que Nicolas foi criado no catolicismo e, tal como seus irmãos, foi batizado e é católico praticante. Sarkozy disse recentemente que um de seus modelos a seguir foi o falecido papa João Paulo II.

Pál, o pai de Sarkozy, não ensinou o húngaro a ele e aos irmãos e quase nunca os visitava.

Sarkozy disse que o abandono pelo pai moldou seu caráter atual: "O que me fez o que sou agora foi a soma de todas as humilhações sofridas na infância."

Sarkozy foi casado com Cecilia, de quem se divorciou em 18 de outubro de 2007, após vários meses de rumores públicos sobre esse desenlace devido às infidelidades de ambos no ano 2005; Cecilia com o publitário Richard Attlias e Nicolas com Anne Fulda, periodista do Le Figaro. Segundo sua advogada, Michèle Cahen, o casal se apresentou a um juiz, que lhes outorgou o divórcio depois de 11 anos de matrimônio.

Academicamente, Sarkozy é licenciado pela Universidade de Paris e Nanterre e exerceu advocacia. Também estudou no Institut d'Études Politiques de Paris (em português: Instituto de Estudos Políticos de Paris, um dos mais conceituados do mundo, onde não recebeu o título pela insuficiência de seu nível de inglês.

Desde o final de 2007 mantinha um relacionamento com Carla Bruni, ex-modelo e cantora italiana, com quem se casou em 2 de Fevereiro de 2008, no Palácio do Eliseu, em Paris, de acordo com a emissora francesa RTL.

Envolvido com a política desde 1974, Nicolas Sarkozy, exerceu a advocacia a partir de 1981. Foi presidente do RPR em 1999.

Em 2006, acumulava os postos de presidente da UMP, ministro de Estado, encarregado do Interior e da organização do território e presidente do conselho geral do departamento dos Altos do Sena, além de conselheiro municipal de Neuilly-sur-Seine, de cuja Câmara foi presidente (equivalente a "prefeito" no Brasil) de 1983 a 2002.

Foi o candidato de seu partido para as eleições presidenciais de 2007. Qualificou-se para o segundo turno da eleição, que ocorreu no dia 6 de maio de 2007, e acabou por vencer sua rival, Ségolène Royal. Tornou-se assim o vigésimo-terceiro presidente da França, cargo que assumiu oficialmente a 16 de Maio de 2007.




[editar] Assuntos polémicosDurante sua presidência, o presidente Nicolas Sarkozi foi criticado sobre muitos casos polémicos, diversos esquemeas de corrupção e controversas nas quais muitas vezes a ética dele foi colocada em questão :

O caso Karachi [1]
O caso GDF [2]
O caso Tapie [3]
O caso Clearstream [4]
O caso Bettencourt [5]
O caso Wildenstein [6]
O caso César [7]
O caso de Compiègne [8]
O caso Peugeot [9]
Os discursos de Dakar [10], Riyad e Latran [11] [12]
Os convites dos ditadores para a festa nacional do "14 juillet", o convite de Kadhafi com os ouros, o tapete vermelho. [13]
O caso da Jatte, do Fouquet's, do Paloma, do casarão mexicano, da viagem no Egito [14]
O caso Pérol [15]
O caso do Epad (e do scooter) [16]
As vacinas do vírus H1N1 [17]
Os casos Yade, Boutin, Joyandet, Blanc, Estrosi, Lefebvre, Santini, Proglio, Amara, Laporte, Péchenard, Ouart, Solly, Soubie, Richard, Marleix
A utilisação do contra-espionagem para resolução de assuntos privados
A utilisação do Elysée para receber os veteranos do UMP e dos satélites até varias vezes por semana, a utilisação dos recursos do estado para a propaganda política e para preparar e fazer a campanha presidencial do candidato Sarkozy
As "légions d'honneur" (Servier, Widenstein, Desmarais, Frère, Maistre, Peugeot etc.)
O "Air Sarko One", [18] o brinde de New York de 400 000 euros, o almoço para a UMP de 1 million d'euros
A proposição de lei sobre a perda da nacionalidade francesa, o debate sobre a nacionalidade
O caso da remuneração ilegal de setembro ao 31 de dezembro de 2007, o divórcio, o casamento e a inscrição fora do prazo nas listas eletorais, a declaração dos impostos atrasados, tudo isto ilegal e não processado
A circularia Hortefeux [19]
A nominação das diretorias das radios e televisões públicas pelo poder
A reforma constitutional
A irresponsabilidade penal do Presidente da República
O caso da espionagem dos jornalistas pelos serviços secretos "contrespionnage" Video em português
O caso da validação das contas da campanha de Balladur e de Chirac
O caso Servier
O caso Bongo
[editar] Ligações externasOutros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Citações no Wikiquote
Imagens e media no Commons
Commons
Wikiquote
Operação Sarkozy
Site da UMP
Precedido por
Jacques Chirac Presidente da França
2007 - Sucedido por
-
Referências↑ Nicolas Sarkozy - Biographie officielle (em francês). Página visitada em 21 de abril de 2011.
[Expandir]v • eChefes de Estado dos Estados-membros da União Europeia
Christian Wulff · Heinz Fischer · Alberto II2 · Rosen Plevneliev · Dimítris Christófias1 · Margarida II2 · Ivan Gašparovič · Danilo Türk · Juan Carlos I2 ·
Toomas Ilves · Tarja Halonen · Nicolas Sarkozy1 · Károlos Papúlias · Pál Schmitt · Michael Higgins · Giorgio Napolitano · Andris Bērziņš · Dalia Grybauskaitė1 ·
Henrique2 · George Abela · Beatriz2 · Bronisław Komorowski · Aníbal Cavaco Silva · Isabel II2 · Václav Klaus · Traian Băsescu · Carlos XVI Gustavo2

1 Também são membros do Conselho Europeu. 2 Monarcas.

[Expandir]v • e Membros do Conselho Europeu
Presidente: Herman Van Rompuy
Angela Merkel · Werner Faymann · Elio Di Rupo · Boyko Borisov · Dimítris Christófias · Helle Thorning-Schmidt · Iveta Radičová · Borut Pahor · Mariano Rajoy · Andrus Ansip · Jyrki Katainen · Nicolas Sarkozy · Lucas Papademos · Viktor Orbán · Enda Kenny · Mario Monti · Valdis Dombrovskis · Dalia Grybauskaitė · Jean-Claude Juncker · Lawrence Gonzi · Mark Rutte · Donald Tusk · Pedro Passos Coelho · David Cameron · Petr Nečas · Emil Boc · Fredrik Reinfeldt · Durão Barroso

Portal da União Europeia

[Expandir]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z




Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Nicolas_Sarkozy&oldid=28548283"
Categorias: Presidentes da FrançaAdvogados da FrançaCopríncipes de AndorraGrã-cruzes da Ordem Nacional da Legião de HonraCatólicos da FrançaNaturais de ParisCategorias ocultas: !Artigos que carecem de fontes!Artigos destacados na Wikipédia em hebraico
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página CorrelatosCommons Wikiquote Noutras línguasAfrikaans አማርኛ Aragonés العربية مصرى Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Bislama বাংলা བོད་ཡིག Brezhoneg Bosanski Català Corsu Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Français Arpetan Nordfriisk Frysk Gaeilge Galego Gaelg עברית हिन्दी Hrvatski Hornjoserbsce Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Interlingue Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Taqbaylit Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 Перем Коми Kurdî Latina Ladino Lëtzebuergesch Lingála Lietuvių Latviešu Malagasy Олык Марий Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu မြန်မာဘာသာ Plattdüütsch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Nouormand Occitan Polski Runa Simi Rumantsch Română Русский Саха тыла Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் Тоҷикӣ ไทย Tagalog Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Winaray 吴语 ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 18h20min de 28 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas