quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

LUIS X DA FRANÇA

Luís X de FrançaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luís X

Rei de França

Representação de Luís X de França na
Biblioteca Nacional de França
Governo
Reinado 29 de Novembro de 1314 a
5 de Junho de 1316
Coroação 24 de Agosto de 1315
Catedral de Reims
Consorte Margarida da Borgonha
Clemência da Hungria
Antecessor Filipe IV
Sucessor João I
Dinastia Capetiana
Títulos Rei de Navarra e
Conde de Champagne
(2 de Abril de 1305 a
5 de Junho de 1316}
Vida
Nascimento 4 de Outubro de 1289
Paris, França
Morte 5 de Junho de 1316
Vincennes, Val-de-Marne, França
Sepultamento Basílica de Saint-Denis, França
Filhos com Margarida da Borgonha
Joana II de Navarra
com Clemência da Hungria
João I de França
com uma criada chamada Eudeline
Eudeline (ilegítima)
Pai Filipe IV de França
Mãe Joana I de Navarra
ver
Luís X de França, cognominado o Teimoso, o Cabeçudo, o Turbulento ou ainda o Obstinado (Paris, 4 de Outubro de 1289 - Vincennes, 5 de Junho de 1316) foi rei de França de 1314 até à sua morte, o décimo segundo da chamada dinastia dos capetianos directos, e rei de Navarra e conde de Champagne desde 1305, com o nome de Luís I.

Era o filho primogénito de Filipe IV de França e de Joana de Champagne, rainha de Navarra. Os seus irmãos foram Filipe V de França, Carlos IV de França, e Isabel de França, rainha consorte da Inglaterra.

Índice [esconder]
1 Reinado
2 Sucessão
3 Casamentos e descendência
4 Representações na cultura
5 Bibliografia
6 Ligações externas

[editar] ReinadoLuís tornou-se rei de Navarra aquando da morte da sua mãe a 2 de Abril de 1305, e rei de França após a morte do seu pai em 1314, tendo sido coroado na catedral de Reims em 24 de Agosto de 1315. O seu curto reinado ficou marcado pelas consequências do caso da Torre de Nesle, que o condicionou a procurar nova esposa para gerar um herdeiro para o trono. A obstinação com que perseguiu este objectivo e a forma como foi manipulado pelos nobres da sua corte valeram-lhe os seus cognomes (le Hutin em francês).

Em 21 de Setembro de 1305, Luís casara-se com Margarida de Borgonha, também uma capetiana, filha de Roberto II, duque da Borgonha, e de Inês de França, filha de São Luís. Da união nasceu uma filha, Joana, a 28 de Janeiro de 1312.


Coroação de Luís X de FrançaEm Abril de 1314, ano da morte do seu pai Filipe o Belo, ocorreu o grande escândalo que marcaria a história da França, com graves consequências na linha sucessória do trono francês: A sua esposa Margarida de Borgonha e Branca de Borgonha, esposa do seu irmão Carlos, foram denunciadas por adultério pela sua irmã Isabel de França, rainha de Inglaterra.

Uma vez que a descendência da dinastia capetiana e do reino da França fora colocada em perigo, o castigo devia ser exemplar. Margarida da Borgonha foi aprisionada em Château-Gaillard, onde ocupou um quarto aberto aos ventos no topo da torre. Morreu a 30 de Abril de 1315, provavelmente de tuberculose, e segundo algumas versões por estrangulamento, mas as suas rudes condições de encarceramento já eram propícias a uma morte prematura.

Luís casou-se então a 19 de Agosto de 1315 com Clemência da Hungria, também uma capetiana, filha de Carlos Martel de Anjou, rei titular da Hungria, e de Clemência de Habsburgo. Desta união nasceria João I de França, o Póstumo, cinco meses após o seu falecimento.

Morreu em Vincennes a 5 de Junho de 1316, possivelmente de desidratação, apesar de haver suspeitas de envenenamento[1]. Foi sepultado, tal como a sua segunda esposa e o seu filho, na Basílica de Saint-Denis.

[editar] Sucessão
Luís X.Na data da morte de Luís X, Clemência da Hungria estava grávida, pelo que a sucessão do trono ficou uma incógnita, havendo três pretendentes:

No caso de um filho varão, este herdaria a coroa da França.
Se nascesse outra menina, a sua filha Joana poderia subir ao trono, apesar de não haver precedentes de uma mulher ter sido coroada rainha governante da França. Ao contrário, Navarra tinha este precedente e no futuro aceitaria esta como soberana.
Mas poderia ser decidida a necessidade de descendência varonil, pelo que o seu irmão Filipe, regente durante a gestação da cunhada, herdaria a França.
O assunto parecia resolvido com o nascimento de um filho varão, João I de França, o Póstumo, na noite de 14 para 15 de Novembro de 1316. Mas João viveu apenas durante alguns dias, falecendo a 19 de Novembro de forma misteriosa durante a cerimónia de apresentação aos barões.

À nobreza do reino foi posta a questão da legitimidade da princesa Joana, nascida do primeiro matrimónio, à sucessão do trono francês. De facto, era a primeira vez que ocorria a ausência de um herdeiro varão directo. A sucessão que começara por ser electiva no início da dinastia capetiana, passara a dinástica varonil. Havendo inclusivamente dúvidas sobre a paternidade de Joana, devido ao caso da Torre de Nesle, a nobreza francesa preferiu, alegando a lei sálica, oferecer as coroas de ambos os reinos, e o condado de Champagne, ao irmão de Luís X e já regente, Filipe V de França.

[editar] Casamentos e descendência
Representação de João I de França, o PóstumoDo seu primeiro casamento com Margarida da Borgonha, de 21 de Setembro de 1305 a 30 de Abril de 1315, nasceu:

Joana II de Navarra, (28 de Janeiro de 1312 - 6 de Outubro de 1349), sucessora do seu tio Carlos IV de França no trono de Navarra, de 1328 até à sua morte
Luís casou-se em segundas núpcias a 13 de Agosto de 1315 com Clemência da Hungria, de quem teve:

João I de França o Póstumo (14 de Novembro de 1316 - 19 de Novembro de 1316), sucessor do pai nos tronos de França e Navarra e no condado de Champagne
De uma criada chamada Eudeline, teve ainda uma filha ilegítima:

Eudeline (1305-1380), freira no convento de Faubourg Saint Marcel em Paris, e depois abadessa
[editar] Representações na culturaLuís X é um dos personagens principais da série de livros de romance histórico Os Reis Malditos (Les Rois Maudits em francês) de Maurice Druon, publicada entre 1955 e 1977, e adaptada para a televisão por duas vezes na França, em 1972 e em 2005.
[editar] BibliografiaLa France au moyen âge: De l'An mil à la Peste noire, 1348, Marie-Anne Polo de Beaulieu, 2002
Robert III d'Artois, Roselyne Callaux, 2002
[editar] Ligações externasO Commons possui uma categoria com multimídias sobre Luís X de França↑ Biografia de Luís X (em francês)
Geneologia dos capetianos (em francês)
Reis da dinastia capetiana de França (em inglês)
Cronologia da história de França (em inglês)
Precedido por:
Filipe IV de França
Rei de França
1314-1316 Sucedido por:
João I de França
Precedido por:
Joana I de Navarra
Rei de Navarra
(como Luís I)
1305 - 1316

Conde de Champagne
1305 - 1316

Reinos cristãos da Península Ibérica
Astúrias
Reis e Rainhas Leão
Reis e Rainhas Castela
Reis e Rainhas Galiza
Reis e Rainhas Navarra
Reis e Rainhas Aragão
Reis e Rainhas Espanha
Reis e Rainhas
Portugal
Reis e Rainhas

[Expandir]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

[Expandir]v • eMonarcas de França
França Medieval
Casa de Capeto Hugo Capeto • Roberto II • Henrique I • Filipe I • Luís VI • Luís VII • Filipe II • Luís VIII • Luís IX • Filipe III • Filipe IV • Luís X • João I • Filipe V • Carlos IV
França Medieval
Casa de Valois Filipe VI • João II • Carlos V • Carlos VI • Carlos VII • Luís XI • Carlos VIII
Idade Moderna Francesa
Casa de Valois Luís XII • Francisco I • Henrique II • Francisco II • Carlos IX • Henrique III
Idade Moderna Francesa
Casa de Bourbon Henrique IV • Luís XIII • Luís XIV • Luís XV • Luís XVI • Luís XVII (de jure)
Primeiro Império Francês
Casa de Bonaparte Napoleão I
I Restauração dos Bourbon
Casa de Bourbon Luís XVIII
Cem Dias
Casa de Bonaparte Napoleão I • Napoleão II
II Restauração dos Bourbon
Casa de Bourbon Luís XVIII • Carlos X • Luís XIX • Henrique V
Monarquia de Julho
Casa de Orléans Luís Filipe I
Segundo Império Francês
Casa de Bonaparte Napoleão III

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lu%C3%ADs_X_de_Fran%C3%A7a&oldid=28108846"
Categorias: Reis da FrançaReis de NavarraNaturais de ParisMortos em 1316Monarcas católicos romanosGovernantes do século XIV
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAragonés Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Galego עברית Hrvatski Magyar Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Македонски Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Slovenčina Српски / Srpski Svenska ไทย Українська Tiếng Việt Yorùbá 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 13h23min de 26 de dezembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel



COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas