quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

LUIS VIII DA FRANÇA

Luís VIII de FrançaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luís VIII

Rei dos Francos

Coroação de Luís VIII e Branca de Castela,
iluminura de Jean Fouquet,
Grandes Chroniques de France
Governo
Reinado 14 de Julho de 1223 a
8 de Novembro de 1226
Coroação 6 de Agosto de 1223
Catedral de Reims
Consorte Branca de Castela
Antecessor Filipe II
Sucessor Luís IX
Dinastia Capetiana
Títulos Conde de Artois (1190–1226)
Rei da Inglaterra (1216–1217)
Vida
Nascimento 5 de Setembro de 1187
Paris, França
Morte 8 de Novembro de 1226 (39 anos)
Montpensier, França
Sepultamento Basílica de Saint-Denis, França
Filhos Branca
Inês
Filipe
Afonso
João
São Luís
Roberto I de Artois
Filipe
João
Afonso III de Poitiers
Filipe Dagoberto
Estêvão
Isabel
Carlos I da Sicília
Pai Filipe II de França
Mãe Isabel de Hainaut
ver
Luís VIII de França, o Leão (Paris, 5 de Setembro de 1187 – Montpensier, 8 de Novembro de 1226) foi rei dos Francos de 1223 até à sua morte, o oitavo da chamada dinastia dos capetianos directos.

Foi também conde de Artois de 1190 a 1226 por herança da sua mãe e, de 1216 a 1217, durante a sua campanha contra João Sem Terra, foi proclamado rei da Inglaterra pela maioria da nobreza e do clero desse país. O curto reinado de Luís foi a continuação das políticas do seu pai, de conflito com os Plantagenetas pelos territórios destes em França e de reafirmação do poder real sobre a nobreza.

Índice [esconder]
1 Príncipe Luís
2 Reinado
3 Descendência
4 Referências e bibliografia

[editar] Príncipe LuísFilho de Filipe II de França e de Isabel de Hainaut, houve muito júbilo pelo seu nascimento, pois as dinastias de Carlos Magno e Hugo Capeto finalmente se uniam num único herdeiro.

Aos 12 anos de idade, Luís casou-se com Branca de Castela, neta de Leonor da Aquitânia, a primeira esposa do seu avô Luís VII de França. A cerimónia ocorreu a 23 de Maio de 1200, depois de longas negociações entre Filipe Augusto e João Sem Terra.

Cognominado Coração de Leão ou o Leão, para o distinguir de Ricardo I da Inglaterra, foi no reinado do seu pai que Luís obteve o seu renome. Em Fevereiro de 1214, João I da Inglaterra desembarcou na França, em La Rochelle, para atacar Filipe Augusto. Em Maio subiu até ao vale do rio Loire e tomou Angers.


Miniatura medieval do nascimento de Luís VIII de França, Grandes Chroniques de FranceFilipe, ocupado com um conflito na Flandres, confiou a defesa a Luís, que se dirigiu imediatamente para a fortaleza de Roche-aux-Moines, perto de Angers. Com a aproximação do exército francês, que incluía uns intimidantes 800 cavaleiros, João e os nobres aquitânios hesitaram e acabariam por fugir a 2 de Julho.

Em 1216 os nobres ingleses revoltaram-se contra o impopular rei João I da Inglaterra na Primeira Guerra dos Barões e ofereceram o trono ao príncipe Luís. Apresentando uma interpretação desde o início contestável da genealogia da sua esposa Branca de Castela, o príncipe Luís conduziu uma expedição ao o reino insular a convite dos nobres.

O desembarque ocorreu em Maio de 1216 e Luís, à cabeça do seu numeroso exército (1.200 cavaleiros e numerosos rebeldes ingleses[1]), encontrou resistência apenas em Windsor, Lincoln e Dover e entrou em Londres. Foi proclamado rei, mas não coroado, na Catedral de São Paulo em Maio do mesmo ano, numa grande cerimónia de celebração com a presença da capital em peso. Muitos nobres, e até o rei Alexandre II da Escócia, compareceram para lhe prestar homenagem.

Em 14 de Junho tomou Winchester e em pouco tempo conquistou metade do reino da Inglaterra. Mas apesar da calorosa recepção reservada ao francês por uma maioria de bispos ingleses, o apoio do papa Inocêncio III a João Sem Terra continuou firme e Luís foi excomungado. João acabou por morrer subitamente de disenteria a 19 de Outubro, e os seus antigos aliados rapidamente coroaram o seu filho Henrique III da Inglaterra, com nove anos de idade.

O papa também faleceu, mas o seu sucessor Honório III continuou a defender os súbditos leais aos Plantagenetas. Os bispos retiraram o apoio ao Capeto e, depois e um ano e meio de guerra civil, os rebeldes repensaram a sua posição. O príncipe voltou a França no início de 1217 para procurar apoiantes e, ao retornar à Inglaterra, foi vencido pelo regente William Marshal na batalha de Lincoln.

Luís teve de abandonar a sua pretensão à coroa inglesa, assinando o tratado de Lambeth em 11 de Setembro de 1217 com uma contrapartida monetária, e assim a sua excomunhão foi levantada. Pelo texto deste tratado, o príncipe concordou que nunca fôra o legítimo rei da Inglaterra, pelo que não se costuma inclui-lo na lista de monarcas britânicos.

[editar] ReinadoDepois da morte do seu pai em 14 de Julho de 1223 Luís VIII foi coroado a 6 de Agosto, na catedral de Reims. Continuou o conflito com os angevinos usando o pretexto de que a corte da Inglaterra não tinha cumprido todas as condições do tratado de Lambeth, pelo que aproveitou a minoridade de Henrique III para tomar as últimas possessões inglesas na França.

Retomou grande parte da Aquitânia, com as cidades desta região caindo em sequência em uma rápida campanha em 1224: Poitou, Saintonge, Périgord, Limousin, Angoumois e uma parte de Bordéus. Henrique III da Inglaterra ficaria apenas com o restante da região de Bordéus e da Gasconha, as únicas possessões não atacadas. Depois seguiu-se a conquista de Avignon e Languedoc.

Nesta época, o sul da França estava em conflito devido aos albigenses. Em 1218, Simão de Monforte morreu e o seu filho Amaury sucedeu-o no condado do Languedoc. No entanto, este preferiu abandonar o Meio-Dia-Pirenéus, aceitando ceder os seus direitos ao rei da França em troca da importante dignidade de condestável.


Mapa das possesões inglesas (a vermelho) na França no início da Guerra dos Cem Anos. A extensão do ducado da Aquitânia, que seria renomeado para Guyenne no reinado de São Luís, é sensivelmente a deixada por o Leão depois das suas conquistas.Em 1 de Novembro de 1223, Luís decretou a proibição de os seus oficiais registrarem dívidas a judeus, assim revertendo as políticas do seu pai. A usura era uma prática ilegal para os cristãos, de acordo com a lei da Igreja era vista como um vício em que as pessoas lucravam do infortúnio de outros, e era punível por excomunhão.

No entanto, uma vez que os judeus não podiam ser excomungados, havia um buraco legal que os governantes seculares por vezes exploravam ao permitir ou solicitar serviços de usura à comunidade judaica, frequentemente para lucros pessoais. A proibição de Luís VIII foi uma tentativa de resolver este problema, que era uma constante fonte de fricção entre os tribunais da Igreja e do Estado.

Vinte e seis barões aceitaram, mas não o poderoso conde Teobaldo IV de Champagne, que tinha um acordo com os judeus que lhe garantia rendimentos através de impostos. Teobaldo tornar-se-ia num dos principais opositores ao domínio capetiano, e a sua hostilidade foi manifesta durante o reinado de Luís. Por exemplo, durante o cerco de Avignon cumpriu apenas a obrigação mínima ao seu suserano de 40 dias, e abandonou o campo sob acusações de traição.

O conde Raimundo VII de Toulouse esteve sempre sob suspeita da Igreja de abrigar os cátaros nas suas terras. Em 1225, o concílio de Bourges excomungou-o, declarou que destruir a heresia era uma necessidade e que era indispensável uma nova cruzada contra os cátaros.

O Leão, já tendo participado em anteriores campanhas no reinado do seu pai, foi escolhido para liderar a nova expedição e voltou de bom grado ao conflito para poder fazer valer os seus direitos reais. O conde Rogério-Bernardo II de Foix tentou manter a paz, mas o rei rejeitou a sua embaixada, impelindo-o a aliar-se com os condes de Toulouse contra a coroa.

Luís seria na generalidade bem sucedido, mas não conseguiria concluir a subjugação antes da sua morte. Na Páscoa de 1226, milhares de cavaleiros (os cronistas da época informam um número de 50.000, o que parece exagerado) juntaram-se ao rei em Bourges. Este exército dirigiu-se para o vale do rio Ródano e, à sua aproximação, os senhores e as cidades apressaram-se a fazer-lhe a sua submissão.

No entanto, a cidade de Avignon, que pertencia a Raimundo VII, recusou abrir as suas portas. Foi então feito o cerco à praça-forte que era considerada a chave do Languedoc. Ao fim de três meses foi tomada e Nîmes, Castres, Carcassonne e Albi renderam-se a Luís VIII. Raimundo VII fechou-se em Toulouse. Os cruzados, atacados por doenças, decidiram adiar o cerco. O Leão morreria antes de Toulouse cair, apenas em 1228.

Ao voltar a Paris, Luís VIII adoeceu com disenteria e morreu a 8 de Novembro de 1226 no castelo de Montpensier, na Auvérnia. Foi sepultado na basílica de Saint-Denis, sendo sucedido pelo seu filho Luís IX de França.

[editar] Descendência
São Luís pintado por El Greco, Museu do LouvreEm 23 de Maio de 1200, Luís VIII casou-se com Branca de Castela, filha de Afonso VIII de Castela e Leonor Plantageneta. Desta união nasceram:

Branca (1205–1206)
Inês (nascida e morta em 1207)
Filipe (9 de Setembro de 1209 - Julho de 1218), casado ou apenas noivo de Inês de Donzy
Afonso e João (gémeos nascidos e mortos em Lorrez-le-Bocage a 23 de Janeiro de 1207)
Luís IX de França (1214-1270, seu herdeiro no trono da França, canonizado como São Luís em 1297
Roberto I de Artois (1216-1250), o Valente, casado com Mafalda de Brabante
Filipe (1218-1220)
João (21 de Julho de 1219 - 1232), conde de Anjou e Maine
Afonso III de Poitiers (1220-1271), conde de Poitiers e Auvérnia, e de Toulouse por casamento com Joana de Toulouse
Filipe Dagoberto (20 de Fevereiro de 1222-1232)
Estêvão (1225-1226)
Isabel (1225-1269), abadessa fundadora de Longchamp
Carlos I da Sicília (1226-1285), conde de Anjou e Maine, duque de Anjou, e rei da Sicília e de Nápoles, rei de Jerusalém e conde da Provença
[editar] Referências e bibliografiaO Commons possui uma categoria com multimídias sobre Luís VIII de França↑ Philippe Auguste et son gouvernement - Les fondations du pouvoir royal en France au Moyen Âge, John Baldwin, traduzido para inglês por Béatrice Bonne, prefácio de Jacques Le Goff, Fayard, 1991
Geneologia dos capetianos (em francês)
Reis da dinastia capetiana de França (em inglês)



Precedido por:
Filipe Augusto
Rei de França
1223 - 1226 Sucedido por:
São Luís
Precedido por:
Isabel de Hainaut
Conde de Artois
1190 – 1226
Precedido por
João Sem Terra Rei da Inglaterra
(reconhecido mas não coroado,
disputado por João I
e depois por Henrique III
até à sua renúncia)
1216 – 1217 Sucedido por
Henrique III




[Expandir]v • eMonarcas de França
França Medieval
Casa de Capeto Hugo Capeto • Roberto II • Henrique I • Filipe I • Luís VI • Luís VII • Filipe II • Luís VIII • Luís IX • Filipe III • Filipe IV • Luís X • João I • Filipe V • Carlos IV
França Medieval
Casa de Valois Filipe VI • João II • Carlos V • Carlos VI • Carlos VII • Luís XI • Carlos VIII
Idade Moderna Francesa
Casa de Valois Luís XII • Francisco I • Henrique II • Francisco II • Carlos IX • Henrique III
Idade Moderna Francesa
Casa de Bourbon Henrique IV • Luís XIII • Luís XIV • Luís XV • Luís XVI • Luís XVII (de jure)
Primeiro Império Francês
Casa de Bonaparte Napoleão I
I Restauração dos Bourbon
Casa de Bourbon Luís XVIII
Cem Dias
Casa de Bonaparte Napoleão I • Napoleão II
II Restauração dos Bourbon
Casa de Bourbon Luís XVIII • Carlos X • Luís XIX • Henrique V
Monarquia de Julho
Casa de Orléans Luís Filipe I
Segundo Império Francês
Casa de Bonaparte Napoleão III

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lu%C3%ADs_VIII_de_Fran%C3%A7a&oldid=27743886"
Categorias: Mortos em 1226Monarcas católicos romanosReis da FrançaCondes de ArtoisMonarcas britânicosCasa de CapetoPessoas excomungadas pela Igreja Católica Romana
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasالعربية Беларуская Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français עברית Hrvatski Magyar Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Lietuvių Македонски Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe Українська Tiếng Việt Yorùbá 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 15h56min de 24 de novembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas