quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

LOTÁRIO IDA FRANÇA

Lotário IOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lotário I
Sacro Imperador Romano-Germânico


Governo
Vida
ver
Lotário I (795 – Prüm, 29 de Setembro de 855), o terceiro imperador do Sacro Império Romano-Germânico, era o filho mais velho de Luís I, o Piedoso e de Hermengarda, filha de Ingramm, duque de Hesbaye.

Pouco se sabe dos seus primeiros anos, provavelmente passados na corte do seu avô Carlos Magno, até 815, quando se tornou rei da Baviera. Quando, em 817, o seu pai dividiu o império entre os seus filhos, Lotário foi coroado co-imperador em Aix-la-Chapelle. Em 821 casou-se com Irmengarde (falecida em 851), filha de Hugo, conde de Tours; em 822 ele assumiu o governo da Itália e, a 5 de Abril de 823, foi coroado imperador pelo Papa Pascoal I em Roma.

Em Novembro de 824 ele promulgou uma lei regulando as relações entre papa e imperador, que reservavam para este o supremo poder secular e, a seguir, emitiu várias ordens para o bom governo da Itália.

Quando Luís I estava no leito de morte, em 840, enviou as insígnias imperiais para Lotário que, ignorando os desejos de seu pai, se proclamou chefe de todo o império. Falhadas as negociações com os seus irmãos Luís o Germânico e Carlos o Calvo, estes pegaram em armas em conjunto. A batalha decisiva teve lugar em Fontenay, a 25 de Junho de 841 e Lotário teve que fugir para Aix. Finalmente, levando consigo todos os bens que conseguiu, Lotário abandonou a sua capital.

Num esforço para restabelecer a paz, os irmãos reunem-se em Junho de 842 numa ilha do rio Saône e concordam numa divisão, que seria formalizada em Agosto de 843 pelo Tratado de Verdun, segundo o qual Lotário ficou rei da Itália, mantendo o título de imperador, dominando ainda uma estreita faixa de terra ao longo dos rios Reno e Ródano, que ficou conhecida como Lotaríngia. No entanto, Lotário deu a regência da Itália ao seu filho mais velho, Luís (que se tornaria mais tarde no imperador Luís II, o Jovem e permaneceu no seu nono reino, continuando as antigas escaramuças e reconciliações com os seus irmãos e tentando defender o seu domínio dos ataques dos nórdicos - os vikings – e dos sarracenos.

Em 855 ele ficou doente e renunciou ao trono, dividiu os seus domínios pelos três filhos e, a 23 de Setembro daquele ano, entrou para o mosteiro de Prüm, onde morreu seis dias depois e onde está enterrado (os seus restos só foram ali encontrados em 1860).

Os domínios de Lotário I foram divididos da seguinte forma: o mais velho foi o imperador Luís II, o Jovem e rei da Itália, o segundo, Lotário II da Lotaríngia, ficou com a Lotaríngia e o mais novo, Carlos de Provença ficou com a Alta e Baixa Borgonha (Arles e Provença).

Precedido por
Luís I Imperador do Sacro Império Romano-Germânico
823 - 855 Sucedido por
Luís II

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lot%C3%A1rio_I&oldid=28180601"
Categorias: Monarcas católicos romanosImperadores do Sacro Império RomanoCarolíngiosMortos em 855Filhos de Luís I da França
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAlemannisch العربية Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Español Eesti Euskara Suomi Français Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 한국어 Latina Lëtzebuergesch मराठी Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe Українська West-Vlams 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 14h25min de 31 de dezembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPÝRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas