quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

HISTÓRIA DA RÚSSIA

Home Fotos Tunísia Fotos Marrocos Imagens Inglaterra Imagens França Imagens Itália Foto Grécia Imagens Istambul
Suécia Imagens Espanha Imagens Portugal Animais Fotos Camboja Islândia Veneza China Escócia Índia Nova Iorque
Imagens do Vietname Japão

História da Rússia: o nascimento da Rússia Fotografias em Rússia
Mapa da Russia
Geografia da Rússia
Os rios da Rússia
A vegetação da Rússia
Os animais da Rússia
Governo russo
A economia russa
A população russa
Nascimento da Rússia
O primeiro estado socialista
Gorbachov e a perestroika
A federação da Rússia
Golpe anti-Ieltsin
Guerra civil na Tchechénia


Antes da era cristã, a Rússia era habitada por diversos grupos étnicos dispersos. O norte era ocupado pelos eslavos e o sul, pelos povos asiáticos. Estes por sua vez foram expulsos pelos godos, que estabeleceram uma reino no mar Negro. Os eslavos, um povo comercial, foram fundando burgos e postos de comércio. A partir do século X, a Rússia estreitou relações comerciais com o Império Bizantino e aproximou-se da religião católica. Em 988, Vladimiro I converteu o povo russo ao cristianismo. Posteriormente, o Estado foi sendo desmembrado em pequenos principados autónomos. No século XIII, os mongóis invadiram a Rússia e tomaram todo o território que está compreendido entre o Adriático e o Pacífico. O oeste estava sob o domínio dos polacos, dos cavaleiros teutónicos, dos lituanos e de uma ordem religiosa. No século XIV formou-se um Estado soberano, centralizado, governado pelo príncipe Ivan III, onde a igreja ortodoxa tinha um grande poder. Na segunda metade do século XVI, o Estado russo integrava os povos da região adjacente ao médio e baixo Volga, os montes Urais e a Sibéria Ocidental. No século XVII a Rússia tornou-se uma grande potência europeia.


Historia
O seu Estado foi reorganizado, bem como o Governo e a sociedade. Passaram a ser adoptadas formas de governo mais ocidentais, com a criação de um senado e ministérios. A indústria foi desenvolvida e as relações externas fomentadas, sobretudo através do comércio com os ingleses. Pedro, o Grande, que ascendeu ao trono em 1682, foi o grande mentor das mudanças sociais, culturais e científicas que ocorreram na Rússia. Em 1721, Pedro, o Grande foi proclamado imperador do Império Russo. Em 1805, a Rússia juntou-se à Prússia e à Áustria contra Napoleão I. Com a invasão napoleónica à Rússia, as relações com a França foram-se deteriorando.

No reinado de Nicolau I, o Império Russo alargou as suas fronteiras. A expansão foi feita em três direcções: para sul, em direcção ao Mediterrâneo; para o Cáucaso e Ásia Central; e para este, em direcção ao oceano Pacífico. O imperador conquistou a Moldávia e a Valáquia, toda a região de Amur e na Ásia Central, foi até às fronteiras da Índia.

Ivan Terrivel

Em 1864 foi decretada a emancipação dos servos e em cada distrito foi criada uma assembleia e uma junta executiva (zemstvo). Os movimentos revolucionários ganharam força e Alexandre III instaurou de novo medidas repressivas, para os silenciar. As ideias revolucionárias e as teorias de marxistas propagaram-se pelos empregados fabris e pelos camponeses. A derrota da Rússia com o Japão, na guerra pela expansão na Ásia Central, contribuiu para aumentar o fervor revolucionário. Numa manifestação, em 1905, as tropas do czar fizeram centenas de vítimas, num massacre que ficou conhecido como o «Domingo Sangrento». As greves e os distúrbios propagaram-se por todo o país. A I Guerra Mundial veio agravar as dificuldades económicas e as tensões sociais que ser viviam no Império Russo.



Anuário Galeria de fotos Entrevista Informações viagem Agenda Autor News Contato franceses


Pesquisa personalizada



COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas