sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

HISTÓRIA DA FRANÇA

Principal Notícias Cursos Online Contato Exercícios Anuncie no InfoEscola
--------------------------------------------------------------------------------
InfoEscola » História »
História da França
Por Fernando Rebouças

Na França, as culturas arqueológicas mais remotas datam do período paleolítico (anos 50.000 a.C a 8.000 a.C). Na atual região de Marselha, houve uma colônia grega no século VII a.C. Durante o século V a.C, do leste da Gália ao mundo celta, proliferou a cultura La Tène.

As fronteiras da atual França são heranças da antiga Gália, na época habitada pelos gauleses, de cultura celta. No século I a.C., a Gália foi conquistada pelos romanos, fato que inseriu o latim na região. No 121 a.C, Marselha também foi ocupada pelos romanos. Toda a Gália seria conquistada por Júlio César nos anos de 58 e 51 a.C.

Na época da colonização celta, o povo celta levaram técnicas de metalurgia, olaria e a fabricação de vinhos que utilizava os barris para conservar a bebida. Na arte, os celtas reproduziam animais em madeira e em joias.

Após a rendição do chefe gaulês, Vercingétorix, Júlio César introduz o seu império na região gaulesa. Como província romana, a Gália torna-se numa província mais refinada culturalmente, adquirindo o hábito de banhos públicos, arquedutos e teatros.

Nos anos 406 e 420 d.C, o Império Romano cede às invasões de bárbaros do Norte e do Leste. A região da gaulesa, posteriormente, é invadida por povos burgúndios, vândalos, visigodos , ostrogodos e pelos francos.

Os francos eram liderados por Clóvis, neto de Meroveu, que derrota o exército romano da Gália, as tropas germanas e dos burgúndios e por fim os visigodos no sul dos Pirineus. No ano de 486, Clóvis é batizado católico e eleito “rei dos francos”.

Clóvis falece em 511, a partir de então, a França é dividida entre os quatros herdeiros de Clóvis, constituindo as três provinciais que formariam o Império : Búrgundia, Nêustria e Austrásia, que começas a lutar entre si.

Depois da morte do pai de Carlos Magno, Pepino – o Breve, em 758, e de seu irmão, Carlomano, em 711; Carlos Magno torna-se no rei dos territórios francos.

A monarquia francesa é datada a partir do século V, mas a sua existência como região é registrada a partir do século IX, através do Tratado de Verdum. O Tratado de Verdum definiu a divisão do império de Carlos Magno entre os seus três netos.

O Império Franco de Carlos Magno foi partilhado nas porções ocidental, central e oriental. A oriental é parte da origem alemã, e a ocidental da atual França. Dentre os netos, Carlos recebeu a França ocidental, Luís Germânico, a França oriental, e Lotário, a atual região central da Itália.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/História_da_França
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Verdun

http://www.infoescola.com/povos-germanicos/burgundios/
Data de publicação: 15/01/2010
Categorias: França, História da Europa Imprimir | Recomendar | Link



Nenhum comentário sobre "História da França". Clique aqui para adicionar um comentário.
Deixe um Comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Você precisa estar logado para comentar este texto.
Conteúdo

Administração Artes Astronomia Atualidades Biografias Biologia Ciências Curiosidades Direito Doenças Drogas Economia Educação Espanhol Esportes Filosofia Física Francês Geografia História Informática Inglês Literatura Matemática Medicina Mitologia Política Português Profissões Psicologia Química Redação Religião Sexualidade Sociedade Sociologia NotíciasEducação Enade Enem Gabaritos Inscrições Matrículas ProUni Vestibular


--------------------------------------------------------------------------------
Anuncie | Política de Privacidade | Feed RSS | Twitter | Facebook | XML Sitemap
Copyright 2006-2012 - Todos os direitos reservados.

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas