segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

HENRIQUE IV - SACRO IMPÉRIO

Henrique IV, Sacro Imperador Romano-GermânicoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henrique IV
Sacro Imperador Romano-Germânico

Henrique IV
Governo
Vida
ver
Henrique IV (Goslar, Brunswick, Alemanha 11 de Novembro de 1050 — Liége, Bélgica 7 de agosto de 1106) foi rei da Germânia desde 1056 e imperador do Sacro Império Romano-Germânico no período de 1084, até abdicar em 1105. Foi o terceiro imperador da dinastia Saliana.

Henrique foi o primogênito do imperador Henrique III e da sua segunda esposa Agnes de Poitou e provavelmente nasceu palácio real de Goslar. Só foi batizado na Páscoa do ano seguinte, de modo que o abade Hugo de Cluny pudesse ser um dos seus padrinhos mas, mesmo antes desta cerimônia, durante o Natal, o seu pai exigiu que os nobres presentes à consoada prometessem fidelidade a seu filho. Três anos mais tarde, ainda ansioso de assegurar a sucessão, Henrique III convocou uma assembleia de nobres para elegerem o jovem Henrique como seu sucessor e, a 7 de julho de 1054, fez com que ele fosse coroado rei da Germânia pelo arcebispo Hermano de Colónia. Desta maneira, quando Henrique III morreu repentinamente em 1056, a ascensão do seu filho de 6 anos não teve oposição, ficando sua mãe, a imperatriz Agnes como regente.

Índice [esconder]
1 Henrique e a luta pela investidura
1.1 Ida a Canossa para pedido de perdão ao Papa Gregório VII
2 Vida familiar de Henrique IV
2.1 Ver também
3 Ligações externas

[editar] Henrique e a luta pela investiduraO reinado de Henrique IV foi marcado por esforços para consolidar o poder do império mas, na realidade, foi uma difícil tentativa de manter a lealdade dos nobres e o apoio do papa, que Henrique pôs em causa quando, em 1075, insistiu no direito de um príncipe secular presidir à investidura dos príncipes da igreja, especialmente os bispos, o que desencadeou o conflito conhecido como a Controvérsia da investidura. Como consequência, o papa Gregório VII excomungou (penalidade da Igreja católica que consiste em excluir alguém da totalidade ou de parte dos bens espirituais comuns aos fiéis), Henrique no dia 22 de Fevereiro de 1076.

[editar] Ida a Canossa para pedido de perdão ao Papa Gregório VIIVer artigo principal: Penitência de Canossa
Quando por essa altura, o Papa Gregório VII se encaminhava para uma dieta em Augsburgo, soube que Henrique andava ao seu alcance e refugiou-se no castelo de Canossa (perto de Reggio Emilia), que pertencia a Matilda, condessa de Toscana. A intenção de Henrique, contudo, era apenas de cumprir a penitência requerida para levantar a sua excomunhão, de modo a poder continuar como rei. Ele ficou três dias, de 25 a 27 de janeiro de 1077, fora das portas de Canossa, na neve, suplicando ao Papa para anular a sentença. O Papa levantou a excomunhão, debaixo de certas condições, mas que Henrique rapidamente violou.

Nos últimos anos da sua vida, Henrique IV enfrentou rebeliões por parte do seu filho mais velho e a esposa dele. Morreu em Liège em 1106 e foi enterrado junto a seu pai, em Speyer.

[editar] Vida familiar de Henrique IV
Henrique IVEm 21 de setembro de 1066 Henrique casou-se com Berta de Maurienne também conhecida por Berta de Sabóia (Maurienne, Savoy, França, 21 de Setembro de 1091 - 27 de dezembro de 1086), filha de Oddone, Conde de Saboia e de Adelaide de Susa. Em 1068, tentou divorciar-se dela, mas sem o conseguir. Berta faleceu no dia 27 de dezembro de 1086 e foi enterrada na catedral de Speyer. Tiveram os seguintes filhos:

Inês da Alemanha (nascida em 1072 ou 1073 - 24 de setembro de 1143), que casou por duas vezes, a primeira com Frederico I da Suábia, duque da Suábia e a segunda com Leopoldo III da Áustria.
Conrado dos Romanos (12 de fevereiro de 1074 - 27 de julho de 1101) casado com Constança de Hauteville. Sucedeu seu pai no condado e foi Rei dos Romanos.
Adelaide, morta na infância.
Henrique, morto na infância;
Henrique V da Germânia (1081 - 23 de maio de 1125), que se tornou no sucessor, com os títulos, primeiro de Henrique V da Germânia e, mais tarde, de imperador do Sacro Império Romano-Germânico.
Em 14 de Agosto de 1089 Henrique IV casou-se com Eupraxia de Kiev (1071 - 20 de julho de 1109), filha de Vsevolod I de Kiev, príncipe de Kiev e de Maria Monomach, que adotou o nome "Adelaide" quando foi coroada. Em 1094, Adelaide participa numa rebelião contra o seu marido, acusando-o de mantê-la prisioneira, de forçá-la a participar em orgias e de pretender fazer uma missa negra sobre o seu corpo desnudo.

[editar] Ver tambémLista de imperadores do Sacro Império Romano-Germânico

Precedido por
Henrique III da Germânia Imperador do Sacro Império Romano-Germânico
1084 — 1105 Sucedido por
Henrique V da Germânia Aquele que escutava.
[editar] Ligações externasO Commons possui multimídias sobre Henrique IV, Sacro Imperador Romano-GermânicoGeneall.net.


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Henrique_IV,_Sacro_Imperador_Romano-Germ%C3%A2nico&oldid=28262655"
Categorias: Reis da GermâniaImperadores do Sacro Império RomanoPessoas excomungadas pela Igreja Católica RomanaDinastia salianaMortos em 1106Monarcas católicos romanosCategorias ocultas: !Artigos bons na Wikipédia em alemão!Artigos destacados na Wikipédia em alemão!Artigos destacados na Wikipédia em croata
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasБългарски Català Česky Dansk Deutsch English Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Gaeilge Galego עברית Hrvatski Magyar Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Lietuvių मराठी Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 02h18min de 7 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPÝRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas