quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

HENRIQUE I, 0 PASSARINHEIRO - SACRO IMPÉRIO ROMANO-GERMÃNICO

Dinastia OtonianaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Dinastia Otoniana foi uma dinastia de Reis da Germânia (919-1024), nomeado depois de seu primeiro imperador, mas também conhecida como a dinastia saxônica devido a origem da família. A própria família também é às vezes conhecida como os Liudolfings, devido ao seu membro mais antigo conhecido Liudolf e um de seus principais líderes. Os governantes Otonianos também são consideradas como a primeira dinastia dos Sacro Império Romano-Germânico, como sucessores da Dinastia carolíngia e de Carlos Magno, que é normalmente visto como o fundador original de um novo Império Romano (Francos).


Oto I, o primeiro Sacro Imperador Romano da Dinastia Otoniana.Embora nunca tenha sido Imperador, Henrique I o Passarinheiro, Duque da Saxônia, foi indiscutivelmente o fundador desta dinastia imperial, desde que, sua eleição como rei alemão tornou possível para o seu filho, Oto, o Grande assumir o controle império. Desde Oto I a maioria dos reis alemães também foram coroados Sacro Imperador Romano-Germânico. Sob o reinado dos governantes Otonianos, o reino Oriental dos Francos acabou por se tornar a Germânia, com a celebração da unificação dos ducados da Lorena, Saxônia, Francônia, Suábia, Turíngia e Baviera em um império. Também a união da Germânia com o Sacro Império Romano, que dominou a história alemã até 1806, iniciou-se com a coroação de Oto I o Grande, em Roma, em 962. Mas a previsão do restabelecimento do Império Romano, já fracassou com Oto III.

Após a extinção da dinastia Otoniana com a morte de Henrique II da Germânia em 1024 a coroa passou para a Dinastia dos Salianos. Luitgard, uma filha do Imperador Otto I tinha casado com o Duque Saliano Conrado, o Vermelho, da Lorena. Seu bisneto foi Conrado II, coroado Sacro Imperador Romano em 1027.

Reis e imperadores Otonianos:

Henrique I o Passarinheiro, Rei dos Alemães e Duque da Saxônia, morreu em 936
Oto I, Sacro Imperador Romano-Germânico e Duque da Saxônia, morreu em 973
Oto II, Sacro Imperador Romano-Germânico, morreu em 983
Oto III, Sacro Imperador Romano-Germânico, morreu em 1002
Santo Henrique II da Germânia, morreu em 1024
Alguns famosos outros membros da Casa de Liudolfing ou Otoniana:

Liudolf, o Conde da Saxônia, morreu em 864/866
Santo Altfrid, Bispo de Hildesheim, morreu em 874
Brun, Duque da Saxônia, morreu 880
Otto, o Ilustre, duque da Saxônia, morreu em 912
Gerberge da Saxônia, morreu em 954
Henrique I, duque da Baviera, morreu em 955
Liudolf, Duque da Suábia, morreu em 957
Hedwige da Saxônia, morreu em 965
Bruno I, Arcebispo de Colônia, e Duque de Lotaríngia, morreu em 965
Guilherme, Arcebispo de Mainz, morreu em 968
Matilda, abadessa de Quedlinburg
Oto, Duque da Suábia e da Baviera, morreu em 982
Henrique II, duque da Baviera, o Wrangler, morreu em 995
Bruno, bispo de Augsburgo, morreu em 1029
[editar] Ver tambémRenascença otoniana
Arte otoniana
Arquitetura otoniana
[editar] Referências(em inglês)Karl Leyser, "Ottonian Government" The English Historical Review 96.381 (Outobro de 1981), pp 721-753.
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Dinastia_Otoniana&oldid=28515372"
Categorias: Famílias reais germânicasDinastia OtonianaSacro Império Romano-GermânicoReis da Germânia
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAlemannisch Български Català Česky Deutsch Ελληνικά English Español Français Frysk עברית Magyar Bahasa Indonesia Italiano ქართული 한국어 Lietuvių मराठी Nederlands Polski Română Русский Simple English Српски / Srpski ไทย Українська West-Vlams 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 16h48min de 26 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHTY WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas