quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

FRANÇOIS MITERRAND - PRESIDENTE DA FRANÇA

François MitterrandOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
François Mitterrand

Presidente da França
Mandato 21 de maio de 1981
a até 17 de maio de 1995
Antecessor(a) Valéry Giscard d'Estaing
Sucessor(a) Jacques Chirac
Presidente da França
Mandato 21 de maio de 1981 a 17 de maio de 1995 (em conjunto com Joan Martí Alanis)
Antecessor(a) Valéry Giscard d'Estaing
Sucessor(a) Jacques Chirac
Co-príncipe de Andorra
Vida
Nascimento 26 de outubro de 1916
Jarnac
Falecimento 8 de janeiro de 1996 (79 anos)
Paris
Primeira-dama Danielle Gouze
Partido Partido Socialista Francês
Profissão Ativista
ver
François Maurice Adrien Marie Mitterrand OIH • GColIH (Jarnac, Charente, 26 de outubro de 1916 — Paris, 8 de janeiro de 1996) foi um político francês, que foi durante 14 anos presidente da França.

Detém atualmente o recorde de longevidade (14 anos) na presidência da República Francesa. Foi o primeiro e (até hoje) único presidente da república oriundo do partido Socialista. Foi sob sua presidência que foi abolida a pena de morte na França, em 1981.

Seu mandato presidencial encerrou-se em maio de 1995, quando foi sucedido por Jacques Chirac. Morreu de câncer seis meses depois.

Índice [esconder]
1 Infância e juventude
2 Regime de Vichy e a Resistência Francesa
3 Quarta República
4 Quinta República
5 Presidência
6 Ver também
7 Discursos
8 Primeiros-ministros durante a Presidência de François Mitterrand
9 Referências

[editar] Infância e juventudeFrançois Mitterrand nasceu no seio de uma família católica e conservadora da província. O seu pai, Joseph, era agente de uma companhia ferroviária, e também fabricante de vinagre, e chegou a ser presidente da federação de sindicatos de fabricantes de vinagre. Teve três irmãos e quatro irmãs.

Entre 1925 e 1934 fez os estudos secundários no colégio Saint-Paul de Angulême. Aí Mitterrand integrou-se na Juventude Estudiantil Cristã, ramo estudantil da Ação Católica. Até 1937 estudou na Escola Livre de Ciências Políticas, graduando-se em julho de 1937.

Nessa época (entre 1935 e 1936) militou durante cerca de um ano nos Volontaires nationaux (voluntários nacionais) do coronel de La Rocque.[1] Participou nas manifestações contra "a invasão de vagabundos" em fevereiro de 1935 e mais tarde nas que se fizeram contra o professor de Direito Gaston Jèze, quando este foi nomeado conselheiro jurídico do Negus da Etiópia, em janeiro de 1936.[2] Relaciona-se, por amizade ou família com membros da Cagoule.[3] Escreveu artigos em jornais de direita como L'Écho de Paris de Henri de Kerillis, próximo do Partido Social Francês, de caráter fascista. São artigos de literatura, mas também sobre a sociedade contemporânea e a política.[4][5][6] Em 1938 conhece Georges Dayan (judeu e socialista) a quem salva de agressões antissemitas da Ação Francesa. Passam a ser grandes amigos.

Entre 1937 e 1939 fez serviço militar na infantaria colonial.

[editar] Regime de Vichy e a Resistência Francesa[editar] Quarta República[editar] Quinta República[editar] Presidência[editar] Ver tambémDoutrina Mitterrand
[editar] DiscursosO Wikisource contém fontes primárias relacionadas com este artigo: Discurso de François Mitterrand de 1987O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com este artigo: Discurso de François Mitterrand de 1988O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com este artigo: Discurso de François Mitterrand de 1995[editar] Primeiros-ministros durante a Presidência de François MitterrandPrimeiro-ministro de a Notas
Pierre Mauroy 1981 1984 Primeiro chefe de governo socialista da V República
Laurent Fabius 1984 1986 Primeiro ministro mais jovem desde Élie Decazes (39 anos)
Jacques Chirac 1986 1988 Primeira coabitação da V República
Michel Rocard 1988 1991 -
Édith Cresson 1991 1992 Primeira mulher chefe de governo em França
Pierre Bérégovoy 1992 1993 -
Édouard Balladur 1993 1995 Segunda coabitação
Referências↑ Jacques Bénet, companheiro de quarto de François Mitterrand, declarou a Patrick Rotman e Jean Lacouture para o livro François Mitterrand, a novela do poder que foram três anos. Pierre Péan cita em Uma juventude francesa, p.23 a 35, a correspondência de Mitterrand, demonstrando que chegou a Paris no outono de 1934, e se tinha inscrito no inverno de 1934-35. Os Volontaires nationaux foram dissolvidos em 1936, e François Mitterrand nunca teve carnet do Partido Social Francês, herdeiro dos distintos movimentos inspirados por La Rocque
↑ Mitterrand recorda este período, num artigo do Écho de Paris de 4 de julho de 1936, como "as gloriosas jornadas de março", citado por Edwy Plenel a propósito do livro de Pierre Péan [1]
↑ Assim defende Henry Rousso em El síndrome de Vichy acerca das relações pessoais de Mitterrand com os "cagoulards". Pierre Péan mostra também que "inevitavelmente o futuro presidente se cruza com 'cagoulards'" [2]. Para as acusações e supostos vínculos, ver [3]
↑ François Mitterrand, Politique I, éd. Fayard. 1977
↑ Em particular, foi autor de um artigo onde lamenta que se tenha permitido que os "de fora" invadam o Quartier Latin. [4] Aí diz que "A partir de agora, o Quartier Latin será esse complexo de cores e sons tão desafinados que se tem a impressão de que se está perante essa torre de Babel em que não queríamos acreditar."
↑ Faz patente a sua "inquietação" perante o expansionismo nazi após o Anschluss
Precedido por
Valéry Giscard d'Estaing Presidente da República Francesa
1981 - 1995 Sucedido por
Jacques Chirac
O Commons possui uma categoria com multimídias sobre François Mitterrand[Esconder]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Fran%C3%A7ois_Mitterrand&oldid=28556105"
Categorias: Presidentes da FrançaAdvogados da FrançaMortos em 1996Categorias ocultas: !Esboços maiores que 5000 bytes!Esboços de biografias de políticos
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasአማርኛ العربية مصرى Azərbaycanca Žemaitėška Беларуская Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Arpetan Gaeilge Galego עברית Hrvatski Hornjoserbsce Magyar Bahasa Indonesia Ido Italiano 日本語 ქართული Қазақша 한국어 Kurdî Latina Lietuvių Latviešu Македонски मराठी Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Runa Simi Rumantsch Română Русский Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska ไทย Tagalog Türkçe Українська Tiếng Việt Winaray Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 02h23min de 29 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas