quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CARLOS MAGNO - IMPERADOR DO SACRO IMPÉRIO ROMANO-GERMÃNICO

Idade Média - História Medieval
História da Idade Média, o feudalismo, história medieval, castelos medievais, cavaleiros medievais, as guerras na Idade Média, o feudo, trabalho servil, os francos, vassalos e suseranos, literatura medieval

Castelo Medieval : símbolo do porder econômico dos senhores feudais

A Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até o descobrimento da América (1492). Denominam-se de Idade Obscura os primeiros 600 anos dessa época.

Depois da queda de Roma, os francos tornaram-se a raça mais poderosa da Europa Ocidental e, por volta do ano 800, Carlos Magno reinava sobre o Sacro Império Romano Germânico. Com sua morte, surgiram vários reinos independentes, mas o ideal de uma Europa unificada não desapareceu.

Nos séculos X e XI os nórdicos apoderaram-se de parte da França e Inglaterra; então começou a época das Cruzadas, das lutas entre os governantes e a Igreja, assim como a Guerra dos Cem anos. Surgiu o feudalismo: em redor dos castelos dos nobres agrupavam-se as choças dos vassalos, formando uma espécie de vila chamada feudo. Os vassalos serviam os senhores feudais em troca de mo­radia, alimento, ajuda e proteção.

Na Idade Média os mercadores dos portos do Mar Báltico desenvolveram o comércio, ao passo que em Flandres e cidades-estados da Itália florescia a arte e a literatura.

Nessa época não existia ainda um povo essencialmente francês ou italiano, que só apareceu com a formação dos estados-nações. O Renascimento marcou o fim da Idade Média.

Saiba mais





COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas