segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CARLOMANO - SACRO IMPÉRIO

Carlomano da BavieraOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Karlmann redireciona para este artigo. Para outros usos de Carlomano, veja Carlomano.
Este artigo não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Carlomano, em alemão: Karlmann (ca. 830 – Altötting, 29 de setembro de 880) foi o filho mais velho de Luís o Germânico, rei da Frância oriental (Alemanha), e Emma, filha do conde Welf. Foi rei da Baviera, a partir de 876 e da Itália, a partir de 877 até ficar incapacitado em 879 e morrer em 880.

Buscando tornar-se independente de seu pai, promoveu uma revolta armada contra ele em 861 e novamente dois anos mais tarde (863); um exemplo que foi seguido por seu irmão, Luís, o Jovem, que em uma nova revolta foi acompanhado por seu irmão Carlos, o Gordo. Em 865, Luís foi obrigado, pela dissidência de seus filhos, a promover a divisão de seus territórios: foi prometido a Carlomano o reino da Baviera, juntamente com a Marca oriental; foi prometido a Luís, o Jovem, o território da Saxônia, juntamente com a Francônia e a Turíngia; foi prometido a Carlos, o Gordo, a Suábia, juntamente com a Récia.

A notícia de que o Imperador Luís II havia morrido trouxe a paz entre pai e filhos e a tentativa de Luís o Germânico para ganhar a coroa imperial de Carlomano, prometida a ele por seu primo. Esses esforços foram frustrados por Luís II, que não estava de fato morto. Em 876, Luís o Germânico morreu e seus filhos herdaram suas terras; Carlomano, assim, tornou-se rei da Baviera. Os irmãos mantiveram a concórdia entre si, ao contrário do exemplo dado pelo próprio pai e seus tios e primos.

Com a morte de Carlos, o Calvo, da Frância ocidental, em 877, Carlomano tornou-se também rei da Itália e destinado a receber a coroa imperial, mas em 879, ele teve um acidente vascular cerebral e impossibilitado de continuar a gerir seus domínios, dividiu seus territórios, assim como havia feito seu pai. Uma vez que Carlomano não tinha filhos legítimos, a Baviera ficou para seu irmão Luís, o Jovem e a Itália para seu outro irmão, Carlos, o Gordo. Carlomano tinha, porém, um filho ilegítimo chamado Arnulfo, com uma concubina de nome Litwinde. A ele foi concedido o Ducado da Caríntia. Arnulfo mais tarde tornou-se rei da Alemanha e da Itália e imperador do Sacro Império Romano-Germânico.

[editar] Ancestrais[Expandir] Ancestrais de Carlomano da Baviera


16. Pepino, o Breve



8. Carlos Magno



17. Berta de Laon



4. Luís I, o Piedoso



18. Gerold de Vinzgouw



9. Hildegarda



19. Emma da Alamannia



2. Luís o Germânico



20. Rodberto



10. Ingermano de Hesbaye







5. Ermengarda de Hesbaye







11. Edwiges da Baviera







1. Carlomano da Baviera







12. Rotardo de Metz







6. Welf







13. Hermenlindis







3. Emma de Altdorf







14. Isanbart







7. Edwiges, duquesa da Baviera
















Carlomano da Baviera
Dinastia carolíngia
Nascimento: 830 Morte: 29 de setembro de 880
Títulos reais
Precedido por:
{{{antes}}} {{{titulo}}} Sucedido por:
{{{depois}}}
Precedido por:
{{{antes}}} {{{titulo}}} Sucedido por:
{{{depois}}}
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Carlomano_da_Baviera&oldid=28335834"
Categorias: Mortos em 880CarolíngiosDuques da BavieraMonarcas católicos romanosCategorias ocultas: !Artigos sem infocaixa!Artigos que carecem de fontes desde Maio de 2010!Artigos sem imagens desde Maio de 2010
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAlemannisch Български Brezhoneg Català Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Español Eesti فارسی Français Gaeilge Hrvatski Magyar Italiano 日本語 한국어 Nederlands Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Српски / Srpski Svenska ไทย Українська West-Vlams Esta página foi modificada pela última vez à(s) 04h59min de 13 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas