segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ARNULFO O MAU - DA BAVIERA

Henrique I da GermâniaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Representação de Henrique I, o Passarinheiro.Henrique I da Germânia "o Passarinheiro" (em Alemão Heinrich der Finkler ou Heinrich der Vogler - Henricius Auceps, em latim) (876 – Quedlinburg, Memleben, Sachsen, 2 de julho de 936) foi duque da Saxônia a partir de 912 d.C. e rei dos germanos (chamado Henrique I da Germânia) de 919 até a sua morte, em 936. Primeiro da dinastia otoniana de reis e imperadores germanos, é considerado o fundador e primeiro rei do império alemão medieval, até então conhecido como Frância Oriental. Recebeu o epíteto "passarinheiro" porque teria recebido a notícia da sua ascensão ao trono no momento em que consertava as suas redes de apanhar pássaros. Sucedeu-o no trono seu filho Otão I da Germânia.

[editar] Relações familiares
Representação de santa Matilde de Ringelheim, esposa de Henrique.Foi filho de Oto I "o Ilustre", duque da Saxônia, (836 - 30 de Novembro de 912) e de Hedwiga (? -903), filha de Henrique da Francônia, marquês de Nêustria (830 - 886) e de Ingeltrude de Frioul.

Casou-se por duas vezes, a primeira em 906 com Hateburga de Alstadt, filha do conde Erwin da Saxônia, de quem teve um filho:

Thankmar, que foi morto na Batalha de Eresburg, lutando contra seu irmão Oto I.
Henrique se separou da primeira mulher em 909. No mesmo ano, casou segunda vez no Castelo Wallhausen perto de Sangerhausen com Matilde de Ringelheim "Santa Matilde" (890 - 14 de Março de 968), de quem teve cinco filhos:

Oto I, Sacro Imperador Romano-Germânico, (23 de Novembro de 912 - Memleben, 7 de Maio de 973), casou por duas vezes, a primeira com Edite de Wessex, filha de Eduardo, o Velho, rei do Wessex e a segunda com Adelaide da Itália.
Henrique I, Duque da Baviera, (? - 1 de Novembro de 955) casado com Judite da Baviera, filha de Arnulfo da Baviera "o Mau".
Bruno I, arcebispo de Colónia.
Hedwige da Saxónia (922 - 10 de Maio de 965) casada com Hugo, o Grande, marquês da Nêustria, duque dos francos e conde de Paris.
Gerberga da Saxônia (? - 5 de Maio de 959) casada por duas vezes, a primeira com Giselbert, duque da Lorena (ou Lotaríngia entre 924 - 939), e a segunda com Luís IV de França, rei de França.
[editar] ReferênciasA Herança Genética de D. Afonso Henriques, Luiz de Mello Vaz de São Payo, Universidade Moderna, 1ª Edição, Porto, 2002, página 287.
Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira - 50 vols. Vários, Editorial Enciclopédia, Lisboa, vol. 13-página 65.
[editar] Ligações externasgeneall.net.
Este artigo sobre História da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Henrique_I_da_Germ%C3%A2nia&oldid=28608529"
Categorias: Reis da GermâniaDinastia OtonianaMonarcas católicos romanosMortos em 936Categorias ocultas: !Esboços sobre História da Alemanha!Artigos destacados na Wikipédia em alemão!Artigos bons na Wikipédia em russo
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasБеларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Brezhoneg Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti فارسی Suomi Français Frysk Gaeilge עברית Hrvatski Magyar Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Lietuvių Latviešu Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska Türkçe Українська West-Vlams 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 16h33min de 1 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COIPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas