segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ARNULFO DA CARINTIA - SACRO IMPÉRIO

Irá começar o I GP Wikimedia Brasil. Crie sua conta, forme sua equipe, concorra a prêmios e o mais importante, divirta-se.
Arnulfo da CaríntiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arnulfo I
Sacro Imperador Romano-Germânico

Arnulfo da Caríntia
Governo
Vida
ver
Arnulfo da Caríntia foi rei francês e [Lista de imperadores do Sacro Império Romano-Germânico|imperador Romano-Germânico]].

[editar] HistóriaSucedeu ao tio, imperador Carlos III quando foi desapossado do império. Carlomano I, seu pai (828-29) de setembro de 880 em Öttingen, era doente crônico. Rei da Baviera em 865, rei dos Francos do Leste 876-880, Rei da Itália 887-880. Tinha, em 850, casado com Litwinde ou Leusinde, filha do conde Ernesto e depois com uma desconhecida de Nordgau.

Arnulfo nasceu em 851 e morreu em novembro ou dezembro de 899, estando sepultado em Ratisbona. Foi rei da Germânia ou dos Francos do Leste [887-899], rei da Itália 894-896 e imperador do Sacro Império Romano-Germânico [896-899]. Era ainda duque ou margrave da Caríntia (876-887), dignidade confirmada, quando morreu seu pai em 880, pelo novo rei do Leste e dos francos Luís III. Em 882, prestou homenagem ao imperador Carlos III.

Passou os anos seguintes em constante guerra contra eslavos e homens do norte. Identificado ao desgosto dos bávaros e outros povos, dada a incapacidade do tio Carlos III o Gordo, reuniu um grande exército [887], marchou para Tribur. Carlos abdicou, Arnulfo foi reconhecido rei pelos germanos [887-96]. Foi a primeira ação independente do mundo secular germânico.

Assumindo no verdadeiro golpe de Estado que depôs o tio, era o rei mais forte do Ocidente, pois na parte oriental a herança de Carlos Magno era ainda mais compacta do que no Oeste: havia uma larga rede de abadias, bispados que lhe forneciam recursos materiais e apoio ideológico: os mosteiros de Lobbes, Echternachm Corvey, Reichenau, Fulda ou Prum, as metrópoles de Colônia, Treveres, Mayence, Magdeburgo, as sés de Metz, Liège, Worms, Paderborn. Em sua época surgiram numerosos reizetes: Berengário de Friul, filho de Everardo, proclamou-se na Itália; o marquês Rodolfo I, filho de Conrado II, Conde de Auxerre governava a Alta Borgonha; Guido II, filho de Lamberto I , na Gália Bélgica; Eudes, filho de Roberto, o Forte usurpou a monarquia no norte do Loire e Arnulfo se proclamou rei.

Arnulfo permitiu a instalação de Rodolfo na Borgonha, impondo-lhe certos limites; abandonou a Itália à rivalidade mortal entre Guido e Berengário; dois anos depois não impediu a coroação [fim 890] em Valence de Luís III, filho de Boson, como rei da Provença – o protegido de Carlos o Gordo, sobrinho do poderoso Ricardo de Autun. E, depois de se entrevistar com Eudes em Worms, em 24 de junho de 890, permitiria sua nova função como rei da França, sendo coroado de novo em 13 de novembro de 890 em Reims, desta vez com coroa, manto e cetro enviados por Arnulfo.

Sua autoridade porem não se estendia além da Baviera e se contentou com reconhecimento nominal da supremacia pelos reis que surgiram em vários lugares do Império. Em 891, continuou a lutar contra os homens do norte, ou vikings, vencendo-os em Lovaína; prestou assistência efetiva a Zvatorpluk, Rei da Morávia, na luta contra os aristocratas. Convidado pelo Papa Formoso a libertá-lo de Guido III Duque de Espoleto, quando já estava coroado imperador, partiu para a Itália em 894, sitiou Bérgamo, recebeu homenagem de nobres em Pávia. Mas as deserções em seu exercito obrigaram-no a retornar.

Nos três anos seguintes conseguiu estabelecer um filho seu, bastardo, como rei do distrito mais tarde conhecido como Lorena.

A restauração da paz com os morávios e a morte de Guido prepararam seu retorno exitoso a Itália em 895-6. Chegou a Roma em fevereiro de 896 para combater Agiltrude e seu filho Lamberto II, duque de Spoleto. Foi coroado pelo Papa Formoso em 22 de fevereiro de 896 e seria o último imperador carolíngio.

Partiu para Espoleto para ali estabelecer sua autoridade mas no caminho ficou paralitico como seu pai, e retornou à Baviera, onde morreu.

Casara com Oda ou Ota da Baviera. Deixou três filhos.

[editar] BibliografiaJozko Šavli, Karantanija- Editorial Humar, Nova Gorica, 2007.
[editar] Ligações externascarantha.net - Carantha - History of Slovenia - Carantania.
Precedido por
Carlos III Rei da França
887 – 899 Sucedido por
Luis IV
Precedido por
Carlos III Rei da Lotaríngia
887 – 895 Sucedido por
Zuentiboldo
Precedido por
Lamberto II Império Ocidental
898 – 899 Sucedido por
Luis III o Cego

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Arnulfo_da_Car%C3%ADntia&oldid=27907570"
Categorias: Monarcas católicos romanosImperadores do Sacro Império RomanoReis da FrançaCarolíngiosMortos em 899
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAlemannisch Ænglisc Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Brezhoneg Català Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Español Eesti فارسی Français Gaeilge Hrvatski Magyar Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska Українська Tiếng Việt West-Vlams 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 21h12min de 8 de dezembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas