terça-feira, 17 de maio de 2011

10611 - GUILHERME IV DA INGLATERRA

. Pesquisa global Todos os temas
Artes
Ciências Naturais e Exatas
Ciências Sociais e Humanas
Desporto e Lazer
Geografia
História
Literatura
Religião e Mitologia
Sociedade
Tecnologia

--------------------------------------------------------------------------------
Atlas
Banco de Recursos Enciclopédia Língua Portuguesa
- com Acordo Ortográfico
Língua Portuguesa
- sem Acordo Ortográfico
Português|Inglês
Inglês|Português
Português|Espanhol
Espanhol|Português
Português|Francês
Francês|Português
Português|Alemão
Alemão|Português
Português|Italiano
Italiano|Português
Português|Neerlandês
Neerlandês|Português
Verbos Portugueses
Verbos Ingleses
Verbos Franceses
Siglas e Abreviaturas
Toponímia
Antroponímia
Termos Médicos
--------------------------------------------------------------------------------
Vocabulário Ortográfico
da Língua Portuguesa (Gratuito) 21 Dicionários
LOGIN
Login

Password

Esqueci-me da password
Login e/ou password inválidos



PESQUISA AVANÇADA AJUDA



HistóriaTodos os temas
Artes
Ciências Naturais e Exatas
Ciências Sociais e Humanas
Desporto e Lazer
Geografia
História
Literatura
Religião e Mitologia
Sociedade
Tecnologia

--------------------------------------------------------------------------------
Atlas
Banco de Recursos Enciclopédia

Pesquisa Local Módulos Complementares

>Almanaque


>Atlas


>Conhecer Portugal


>Guia Curricular


>Mapas Estatísticos


>Obras Completas






Rainha Vitória de Inglaterra (1819-1901)

Alexandrina Vitória, filha de Vitória Maria Luísa, descendente do duque de Saxe-Coburgo-Saalfeld, e de Eduardo Augusto, duque de Kent, 4.° filho do rei Jorge III, nasceu no Palácio de Kensington, Londres, a 24 de maio de 1819.
A 20 de junho de 1837, com apenas 18 anos, Vitória ascendia ao trono de Inglaterra por morte do seu tio Guilherme IV, que não deixara descendência, dando início ao mais longo reinado da história da Inglaterra e um dos mais famosos, que inclusivamente deu nome a uma era britânica, a Vitoriana.
Quando subiu ao trono, Vitória era uma estranha para os seus súbditos, mas à sua morte tinha construído uma reputação e respeito que extravasava as fronteiras do mundo britânico. De início, Vitória foi guiada, política e socialmente, pelo Primeiro Ministro Whig, William Lamb (1834, 1835-41), 2.° visconde de Melbourne, que manteve sobre ela grande influência até se casar com o seu primo Alberto, Príncipe de Saxe-Coburgo-Gotha, a 10 de maio de 1840.
Até se tornar esposa deste Príncipe, Vitória foi educada pela sua governante de origem alemã, a Baronesa Lehzen, que aos 11 anos a advertira para o facto de ser uma presumível candidata ao trono de Inglaterra. O seu pai, Eduardo Augusto, duque de Kent, o irmão mais novo de Guilherme IV, morrera em 1820 quando ela era ainda uma criança, e a sua mãe, a alemã Vitória Maria Luísa, pouco habilitada a providenciar-lhe uma educação esmerada, deixou a criança entregue aos cuidados da governanta.
O casamento modificou completamente a sua vida, pois trouxe-lhe, ao que parece, mais alegria de viver, apesar de durar apenas até 1861. Nesse ano, o primeiro marido da rainha Vitória morria prematuramente, deixando 9 descendentes e um bom exemplo de vida familiar. O primeiro dos seus filhos, Vitória, veio a ser imperatriz alemã, e o segundo filho o futuro Eduardo VII.
A sua vida familiar repartia-se, para além de Londres, entre a Casa Osborne, na Ilha de Wight (mais para o inverno), e o Castelo de Balmoral (residência estival), na Escócia, comprado em 1852 e reconstruído segundo desenhos de Alberto.
O poder constitucional que detinha era limitado; embora as suas escolhas pessoais influenciassem as resoluções políticas e as escolhas de gabinete, ela não determinava a política. Alberto, que estava sempre a seu lado, particularmente em questões de política externa, usava a sua influência para persuadir Vitória a aceitar a sua versão do monarca ideal.
Os dois estavam em acordo na antipatia que nutriam por Lorde Palmerston e suas políticas, mas não contestaram a sua liderança. Ambos estavam preocupados com a política externa, sobretudo na questão que conduziu à Guerra da Criméia, tendo apoiado a intervenção das tropas britânicas no conflito. Em 1856, a soberana instituiu a condecoração Victoria Cross, para galardoar o militar mais valioso para o seu país, e em 1857 deu a Alberto o título de Príncipe Consorte.
Após a morte do seu marido, Vitória entrou num período de depressão e nervosismo, que deu azo a fortes críticas por parte da opinião pública e das autoridades. A rainha, no entanto, fez prevalecer o seu bom senso e manteve viva a monarquia britânica.
Vitória encontrou em Benjamim Disraeli, um Primeiro Ministro judeu e conservador que destituiu Robert Peel - um homem que o seu falecido muito admirava -, um líder que a encorajou. Foi este homem, Disraeli, que em 1876 convenceu o Parlamento, sobretudo a ala liberal, a passar o Royal Titles Act, conferindo à rainha o título de imperatriz da Índia.
Ao contrário de Benjamim Disraeli, a rainha não tinha grande apreço por um dos mais autoritários líderes liberais do século XIX, William Ewart Gladstone (1809-1898), com quem manteve diversos confrontos institucionais.
Em 1887, celebrou-se um dos mais importantes eventos do seu reinado: o jubileu, comemorativo dos seus 50 anos de reinado. Nesta cerimónia, a rainha compareceu em público, na missa da Ação de Graças na Abadia de Westminster, num evento que ajudou a organizar, e no qual estavam presentes representantes de todas as partes do império.
O Jubileu Dourado, celebrado 10 anos depois foi ainda mais grandioso. Na capela de S. Jorge, em Windsor, para celebrar o dia da Ação de Graças, foi cantado um Te Deum, com música da autoria do príncipe Alberto. Os festejos culminaram quando a rainha premiu um botão elétrico que telegrafou uma mensagem do jubileu para todo o império, tentando manter-se em contacto com as grandes mudanças do seu tempo, apesar de ser muito conservadora.
Entre 1897 e 1901 houve outra ocasião muito especial. Esta ocorreu aquando da visita da rainha à Irlanda em 1900, trinta e nove anos depois da sua última visita ao país. Esta porção europeia do império esteve no centro das políticas britânicas nos dias do Ministro liberal Gladstone. O assunto manteve a sua atualidade no novo século, e mantém-na ainda hoje.
A Guerra dos Bóeres, na África do Sul, iniciada a 12 de outubro de 1899, arrastou consigo uma cadeia de insucessos militares e a oposição da Europa. Tal como no passado, a rainha apoiou os seus exércitos e festejou triunfalmente a quebra do cerco de Ladysmith a 28 de fevereiro de 1900.
No ano de 1901, morreu na sua residência de Osborne, após prolongada doença. Uma das últimas pessoas a visitá-la foi o seu neto Guilherme II, o imperador germânico, que na Primeira Guerra Mundial lideraria a Alemanha contra a Inglaterra. O "kaiser" foi um dos familiares presentes nas pomposas cerimónias fúnebres. Fechava-se um ciclo da história britânica, o da "era vitoriana", e iniciava-se um novo capítulo.



Como referenciar este artigo:
Rainha Vitória de Inglaterra (1819-1901). In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-05-17].
Disponível na www: .
Ficha Informativa
Data de nascimento
24-05-1819
Local de nascimento
Londres, Inglaterra
Data de morte
22-01-1901
Local de morte
Ilha de Wight, Inglaterra
Nacionalidade (país)
Reino Unido
Banco de Recursos


Rainha Vitória, monarca inglesa



Imagem

Tema(s): História

> VER DOCUMENTO

Rainha Vitória, monarca inglesa



Imagem

Tema(s): História

> VER DOCUMENTO


Sugestões de consulta
História|História Universal
Personalidades
▪ Abd-El-Krim
▪ Aníbal Barca
▪ João Duns Escoto
▪ Lotário I
▪ Mohamed Köprülü
▪ Odoacro (Reino Lombardo)
▪ Sidartha Gautama (Buda)
> ver mais
Artigos relacionados
▪ Benjamin Disraeli
▪ Eduardo VII
▪ Guerra da Crimeia
▪ Guerra dos Bóeres
▪ William Ewart Gladstone



--------------------------------------------------------------------------------


WOOK
novidades literárias
A Mentira Sagrada
de Luís Miguel Rocha
Jardim, a Grande Fraude
de Ribeiro Cardoso
A Questão Finkler
de Howard Jacobson
Cozinha
de Nigella Lawson
Gestão de Tempo para mulheres (muito) ocupadas
de Maria José Silveira Núncio



--------------------------------------------------------------------------------










TERMOS E CONDIÇÕES DE ACESSO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | CENTRO DE CONTACTO
© 2003-2011 Porto Editora




COPÝRIGHT PORTO EDITORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas