quarta-feira, 11 de maio de 2011

10570 - VANGUARDAS EUROPÉIAS

Scribd Carregar um documento Pesquisar Documentos
Explorar
Documentos
Livros - Ficção
Livros - Não ficção
Saúde e medicina
Catálogos
Documentos governamentais
Guias/Manuais Como fazer
Revistas e jornais
Receitas/Menus
Trabalho escolar
+ todas as categorias

Apresentou
Recente
Pessoas
Autores
Estudantes
Pesquisadores
Editores
Governamental e sem fins lucrativos
Negócios
Músicos
Artistas e designers
Professores
+ todas as categorias

Os mais seguidos
Popular
Registre-se | Logon
1Primeira página
Página anterior
Próxima página
/ 7Seções nao disponíveis
Diminuir
Ampliar
Tela cheia
Sair da tela cheia
Selecionar modo de exibição
Modo de exibição
Slideshow
Scroll Readcast
Adicionar comentário
Incorporar e compartilhar
Leitura deve ser uma coisa social! Publique uma mensagem nas suas redes sociais para que as outras pessoas saibam o que você está lendo. Selecione os sites abaixo e comece a compartilhar.
Faça readcast deste documento
Logon para adicionar um comentárioCompartilhar e integrar
Adicionar a Coleções
Baixar este documento gratuitamenteOcultar automaticamente: ativado



AULA 20 – LITERATURA PROFª Edna Prado VANGUARDA EUROPÉIA I – OS VÁRIOS -ISMOS As principais manifestações artísticas do início do século XX foram fundamentais para o desenvolvimento do Modernismo literário. Costuma-se chamar deVanguarda Européia o conjunto de movimentos artísticos, não só na literatura, mas também na pintura e escultura, que apresentavam no início do século XX o comum desejo de renovação, de rompimento com as estéticas tradicionais. Vanguarda européia é rebeldia, é negação.
Veja quais foram esses movimentos: * FUTURISMO
* EXPRESSIONISMO
* CUBISMO
* DADAÍSMO
* SURREALISMO

O início do século XX caracteriza-se como um período marcado por grandes e rápidas transformações tecnológicas. Literalmente rápidas. Essa é era da eletricidade, do automóvel, do avião, ou seja, é o momento da velocidade, provocada pelo aperfeiçoamento das máquinas e pela crescente industrialização.
OFu t u ri s m o foi o primeiro movimento de vanguarda, chocando com sua rebeldia toda a população da época. Veja uma imagem futurista: Nesse quadro, chamadoO Dinamismo de um automóvel, de Luigi Russolo, encontramos uma característica marcante do Futurismo: a velocidade, o movimento e a força das máquinas representados nas fortes cores e traçados.
O principal representante do Futurismo foi o escritor italiano Marinetti, que, na literatura, pregava a destruição da sintaxe, o menosprezo pela pontuação. Para esse autor tudo deveria ser novo e rápido, seu desejo era a exaltação da vida moderna e o rompimento total com o passado.
O Futurismo apresentou vários manifestos. Veja um fragmento do mais conhecido, escrito por Marinetti: “Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito à energia e à eternidade. Os elementos essenciais de nossa poesia serão a coragem, a audácia e a revolta. Tendo a literatura até aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono, nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo ginástico, o salto mortal, a bofetada e o soco.
Nós declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida (...) é mais belo que a Vitória de Samotrácia (...)
Nós queremos glorificar a guerra – única higiene do mundo -, o militarismo, o patriotismo, o gesto destrutor dos anarquistas, as belas idéias que matam, e o menosprezo à mulher. Nós queremos demolir os museus, as bibliotecas, combater o moralismo, o feminismo e todas as covardias oportunistas e utilitárias”. Vitória de Samotráciaé o nome de uma famosa escultura grega que se encontra no Louvre, em Paris, considerada uma das obras de arte mais perfeita de todos os tempos (O Louvre é um dos museus mais famosos do mundo).
O próximo movimento é de origem alemã e caracteriza-se pela expressão do mundo interior, pela expressão das imagens independentemente dos conceitos de beleza. O importante era a expressão, daí ser conhecido comoExpressionismo.
Veja uma pintura expressionista: Perceba a densidade expressionista dessa pintura. A imagem parece transformar-se na própria dor do homem que gritava. As principais características desse movimento foram: *Composições abstratas
*Subjetivismo
*Ilogismo

Composições abstratas= Assim como na pintura, os escritores expressionistas também gostavam de deformações abstratas do real. Subjetivismo= O artista expressionista desejava a expressão violenta do subjetivo, das emoções, do mundo interior. Ilogismo= Uma vez que tudo era expressão não havia a preocupação com a lógica do mundo exterior como nas estéticas anteriores. Lês Demoiselles d’Avignon Essa pintura de Pablo Picasso, de 1907, é considerada por muitos estudiosos o marco inicial doCubismo e da arte moderna. Perceba que as formas são geometrizadas, com cores duras e chapadas. Picasso conseguiu romper com séculos de tradição artística.
Na pintura, as formas geométricas e os objetos vistos sob vários ângulos simultaneamente caracterizam oCubismo. Veja as características do Cubismo na literatura: * Ilogismo
*Linguagem caótica
* Tempo presente
* Humor

Ilogismo = Os textos cubistas são marcados pela supressão da lógica formal. O pensamento não é racional, ele aparece entre o consciente e o inconsciente do escritor. Linguagem caótica= Como não há uma lógica, as palavras são soltas, dispostas aparentemente de uma forma aleatória. Tempo presente= Para o escritor cubista, ansioso por viver o seu tempo, o tempo presente, tudo passa a ser tema para poesia, como por exemplo: viagens, paisagens e visões exóticas. Humor= Muito comum nos textos cubistas, provocado não só pelas ironias, mas pela própria disposição gráfica das palavras. Veja uma imagem do próximo movimento: Perceba nesse quadro, chamadoÉ o chapéu que faz o homem, 1920, de Max Ernst, a justaposição dos objetos, associados livremente. A liberdade artística foi uma grande característica do movimento chamadoDadaísmo.
ODa da ísmo é considerado por muitos, o mais radical de todos os movimentos da Vanguarda Européia. Ele era a negação de todos os valores culturais existentes há séculos. O dadaísmo é a estética do absurdo, do incoerente, do ilógico, a começar pelo próprio nome. Quando indagado sobre o significado da palavradada, Tristan Tzara, o criador do Dadaísmo, afirma quedada não significava nada, que ele encontrou essa palavra ao acaso, abrindo um dicionário. Os dadaístas estavam preocupados em ridicularizar, em negar tudo e todos.
Veja como escrever um poema dadaísta a partir de uma receita dada pelo próprio criador do movimento: “Pegue um jornal.
Pegue a tesoura.
Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu

poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.
Agite suavemente.
Tire em seguida cada pedaço um após o outro.

Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público”. Tristan Tzara Nessa conhecida pintura de Salvador Dali, chamadaA persistência da Memória, encontramos relógios derretendo, numa espécie, de sonho, de sugestão sobre a brevidade do tempo e da vida. Esse quadro é um dos símbolos doSurrealismo.
Os escritoress u rr ea l i s t a s, influenciados pelos estudos de Freud, mostraram grande interesse pelo inconsciente humano e pelo sonho, considerado a expressão máxima da liberdade humana. Através do sonho o homem estava livre de toda crítica, de toda censura e principalmente da lógica.
Veja um texto surrealista: As realidades (fábula) Era uma vez uma realidade com suas ovelhas de lã real a filha do rei passou por ali
E as ovelhas baliam que linda que está
a re a re a realidade.

Na noite era uma vez
uma realidade que sofria de insônia
Então chegava a madrinha fada
e realmente levava-a pela mão
a re a re a realidade.

No trono havia uma vez
um velho rei que se aborrecia
e pela noite perdia o seu manto
e por rainha puseram-lhe ao lado
a re a re a realidade.

CAUDA: dade dade a reali
Dade dade a realidade
A real a real
Idade idade dá a reali
Ali
A re a realidade
Era uma vez a REALIDADE.

Louis Aragon
Literatura - Aula 20 - Vanguarda européia
Baixar este documento gratuitamenteImprimirCelularColeçõesDenunciar documentoInformar sobre este documento?
Diga-nos a(s) razão(ões) para denunciar este documento



Spam ou lixo eletrônico

Conteúdo pornográfico adulto

Detestável ou ofensivo

If you are the copyright owner of this document and want to report it, please follow these directions to submit a copyright infringement notice.

Relatório Cancelar

Este documento é particular.
Informações e classificação
Leituras:64,308Carregado:06/14/2008Categoria:Não classificado.Classificação:25 Ratings()Copyright:Atribuição não comercial


vangardas artisticasvanguardaeuropeiascribdeuropeia futuristacaracteristicas literatura(mais tags)vangardas artisticasvanguardaeuropeiascribdeuropeia futuristacaracteristicas literaturasticasticas europeiaseuropeias expressionismovanguardas europeisresumo literaturamovimentos culturaisprincipais artistasdadaista(menos)SeguirLiterature Litera...

Compartilhar e integrar

Documentos relacionados
AnteriorPróximo p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p.
Mais coisas deste usuário
AnteriorPróximo26 p.16 p.16 p.31 p.31 p.9 p.9 p.7 p.9 p.7 p.9 p.8 p.8 p.7 p.7 p.10 p.8 p.7 p.10 p.8 p.6 p.10 p.11 p.9 p.7 p.
Readcasters recentes

Adicionar comentário


EnviarCaracteres: 400


Imprimir este documento
Alta qualidade
Open the downloaded document, and select print from the file menu (PDF reader required).

Baixar e imprimir

Registre-se
Use seu registro do Facebook e veja o que seus amigos estão lendo e compartilhando.

Outras opções de registro
Login with Facebook

Registre-se
Não tenho conta no Facebook



endereço de email (obrigatório)

criar nome de usuário (obrigatório)

senha (obrigatória)

Quero receber a Newsletter Scribd e eventuais comunicados sobre a conta.
Registre-se Política de privacidade Você receberá notificações por email sobre a atividade da sua conta. Essas notificações podem ser gerenciadas nas configurações da conta. Prometemos respeitar sua privacidade. Por que se inscrever?
Descubra e se conecte com pessoas de interesses semelhantes.
Publique seus documentos rápida e facilmente.
Compartilhe seus interesses em leitura no Scribd e em sites sociais.


Já tem uma conta Scribd?


endereço de email ou nome de usuário
senha
Logon Está com problema para se conectar?
O logon teve êxito
Trazendo você de volta...



« Voltar para o logon
Redefina sua senha

Insira seu endereço de email abaixo para redefinir sua senha. Enviaremos um email para você com instruções sobre como continuar.


Endereço de email:

Você também precisa criar um logon para esta conta.

Logon:


Enviar
Carregar um documento Pesquisar Documentos Siga-nos!scribd.com/scribdtwitter.com/scribdfacebook.com/scribdSobreImprensaBlogParceirosScribd 101Material da webLoja ScribdSuportePerguntas frequentesDesenvolvedores/APIVagasTermosCopyrightPrivacidadeCopyright © 2011 Scribd Inc.Idioma:Português (Brasil)Escolha o idioma com o qual quer usar o Scribd:EnglishEspañolPortuguês (Brasil)




COPÝRIGHT SCRIBID

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas