terça-feira, 3 de maio de 2011

10483 - MUNDO OCIDENTAL

Mundo ocidentalOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outras definições, veja Ocidente.
Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus

██ Países geralmente considerados parte do mundo ocidental
O Mundo Ocidental, também conhecido como Ocidente (Latim: occidens -pôr do sol, oeste, como distinto do Oriente), é um termo que pode ter vários significados, dependendo do seu contexto (por exemplo, o período de tempo, a região ou a situação social).[1] Assim, a definição básica do que constitui "o Ocidente" varia, expandindo e contraindo ao longo do tempo, em relação às diversas circunstâncias históricas.

O conceito de Mundo Ocidental tem suas raízes na civilização greco-romana na Europa, no advento do cristianismo e no Grande Cisma do Ocidente, no século XI, que dividiu a religião em duas metades: Oriental e Ocidental. Na era moderna, a cultura ocidental tem sido fortemente influenciada pelas tradições do Renascimento e do Iluminismo, e moldada pelo colonialismo expansivo no século XVIII e XIX. Seu uso político foi temporariamente usado pelo antagonismo com o bloco soviético durante a Guerra Fria, em meados para o final do século XX. No contexto contemporâneo, político e cultural, o mundo ocidental em geral, refere-se às nações da União Europeia, os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Muitas vezes também inclui-se partes da Europa Central, a América Latina, Israel e a África do Sul como integrantes do mundo ocidental.

Índice [esconder]
1 Origem
2 Introdução
3 Definições
3.1 Definição clássica
3.2 Culturas dominantes desde a época colonial
3.3 Países capitalistas durante a guerra fria
3.4 Definições de governos
4 Referências
5 Ver também

[editar] Origem
Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci. Este desenho famoso virou um símbolo das mudanças nas culturas ocidentais durante o RenascimentoDe origem, a expressão indicava as áreas da Europa tradicionalmente católicas ou protestantes.

A diferença entre o Ocidente e a sua contrapartida o Oriente é mais velha: no Império Romano ja havia diferença entre a parte ocidental latina e o parte oriental, dominada pelos gregos. A separação do Império Romano em uma parte Ocidental e uma parte Oriental em 395 e o cisma de 1054 também reforçaram esta diferença.

Com a expansão do cristianismo na Europa, a diferença foi levada às outras partes da Europa. Por exemplo, a Rússia e a Bulgária foram convertidas a partir de Constantinopla e fazem parte do Oriente, enquanto os irlandeses e os neerlandeses pertencem ao Ocidente. Depois da Idade Média, o Ocidente foi caracterizado por um grande número de correntes de desenvolvimento, tais como o Renascimento, o Iluminismo, o Protestantismo, o Humanismo, etc.

[editar] IntroduçãoÉ consenso que o Ocidente teve origem no norte e leste do Mediterrâneo, com a Grécia antiga e a Roma antiga. Com o tempo, seus impérios associados cresceram primeiro para o leste e para o sul, conquistando e absorvendo muitas grandes civilizações mais antigas; depois, cresceu para o norte e para o oeste incluindo a Europa Central e Ocidental.


O território ocidental da Europa de acordo com Huntington. O mapa representa o Oriente Ortodoxo e o Ocidente cristão (católico-protestante) do Ocidente. Através dos séculos, o Grande Cisma causou diferenças determinantes na estrutura social, nas formas dominantes, no domínio das tecnologias aplicadas e desenvolvimento econômico, na filosofia e na ética, na arquitetura, nas finas artes e no vestuário.Outros historiadores, como Carroll Quigley (Evolução das Civilizações), sustentam que a civilização ocidental nasceu por volta de 400 d.C., após o colapso total do Império Romano do Ocidente, deixando um vácuo para o florescimento de novas idéias que eram impossíveis nas sociedades clássicas. Em qualquer ponto de vista, entre a queda do Império Romano do Ocidente e o Renascimento, o Ocidente experimentou um período de declínio considerável,[2] conhecido como a Idade Média, que inclui a Idade das Trevas e as Cruzadas.

O conhecimento do mundo antigo ocidental foi parcialmente preservado durante este período devido à sobrevivência do Império Romano do Oriente, que também foi expandido pelo Mundo Árabe,[3] e principalmente pela ascendência concorrente da Era de Ouro do Islamismo.[4] A importação árabe, tanto de antigas quanto de novas tecnologias a partir do Oriente Médio e do Oriente para a Europa renascentista representou "uma das maiores transferências tecnológicas na história do mundo."[5][6]

Desde a Renascença, o Ocidente evoluiu além da influência dos antigos gregos, romanos e muçulmanos devido às revoluções Comercial,[7] Científica[8] e Industrial,[9] à expansão dos povos cristãos dos impérios da Europa Ocidental e, particularmente, à abrangência dos impérios europeus dos séculos XVIII e XIX. Desde a Era dos Descobrimentos e de Colombo, a noção do Ocidente se expandiu para incluir as Américas, embora grande parte das Américas tenham tido uma considréval influência pré-cultural ocidental. A maioria dos países da América Latina, Austrália e Nova Zelândia são considerados parte da cultura ocidental devido ao seu estatuto anterior de colônias de impérios da Europa Ocidental. Em geral, o consenso atual seria localizar o Ocidente, pelo menos, entre as culturas e povos da Europa, América do Norte (ou seja, Canadá, Estados Unidos e México), a maioria dos países na América do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Há um debate entre alguns se a Europa Oriental poderia ser colocada em uma categoria própria. Culturalmente o Leste Europeu é geralmente aceito como parte do "Ocidente", principalmente por causa da sua localização geográfica e pelos laços culturais com o restante da Europa. No entanto, a região não preenche os critérios econômicos tradicionais de padrão de vida que se associa com "o Ocidente".[10]

Quando se refere a acontecimentos atuais, o termo "mundo ocidental", muitas vezes inclui[carece de fontes?] os países desenvolvidos da Ásia, como o Japão, Singapura, Taiwan e Coreia do Sul, que têm fortes laços econômicos, políticos e militares com a Europa Ocidental, a OTAN e Estados Unidos. Embora esses países tenham considerável influência e semelhanças com a cultura ocidental, eles ainda mantêm tradições muito distintas do Ocidente em religião (embora o Cristianismo seja uma religião importante na Coréia do Sul), idiomas, costumes e visões de mundo que são produtos do seu próprio desenvolvimento indígena, ao invés de apenas serem frutos das influências ocidentais.

Japão e Coréia do Sul, em particular, são os únicos membros asiáticos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e são as duas principais democracias plenas na Ásia, tendo um alto padrão de vida e um elevado nível de desenvolvimento humano.

[editar] DefiniçõesHoje em dia, usam-se várias definições para o Ocidente:

Definição clássica
Culturas dominantes desde a época colonial
Países da OTAN durante a guerra fria.
Países ao ocidente da Ásia
Definições de governos
[editar] Definição clássicaA definição clássica para o "Mundo Ocidental" compreende os países da Europa (por oposição a Ásia, o "mundo oriental"), e os que têm suas raízes históricas e culturais ligadas à Europa. Nesta definição se incluem, além da própria Europa, também as Américas e a Oceania e, em parte, também a África do Sul.

[editar] Culturas dominantes desde a época colonialA expressão Mundo Ocidental às vezes refere-se ao grupo de países que alcancaram a hegemonia desde a segunda parte do segundo milénio. Nesta definição estão incluídos a Europa Ocidental, os Estados Unidos e o Canadá.

[editar] Países capitalistas durante a guerra friaDurante a Guerra Fria, a expressão "Mundo Ocidental" se referia de maneira muito genérica aos países capitalistas desenvolvidos. Esta definição inclui os Estados Unidos, o Canadá, a Europa Ocidental, a Austrália, a Nova Zelândia, e também o Japão e Israel.


Ocidente e oriente em 1980, definido pela Guerra Fria.[editar] Definições de governosDefinições de governos servem um alvo legal e administrativo. Às vezes, elas têm pouca relação com definições que foram apresentados acima. Por exemplo, o governo dos Países Baixos considera os imigrantes da Indonésia (uma ex-colônia holandesa) como imigrantes ocidentais.

Referências↑ western definition | Dictionary.com
↑ Middle Ages
Of the three great civilizations of western Eurasia and North Africa, that of Christian Europe began as the least developed in virtually all aspects of material and intellectual culture, well behind the Islamic states and Byzantium.

↑ Section 31.8
For some generations before Muhammad, the Arab mind had been, as it were, smouldering, it had been producing poetry and much religious discussion; under the stimulus of the national and racial successes it presently blazed out with a brilliance second only to that of the Greeks during their best period. From a new angle and with a fresh vigour it took up that systematic development of positive knowledge, which the Greeks had begun and relinquished. It revived the human pursuit of science. If the Greek was the father, then the Arab was the foster-father of the scientific method of dealing with reality, that is to say, by absolute frankness, the utmost simplicity of statement and explanation, exact record, and exhaustive criticism. Through the Arabs it was and not by the Latin route that the modern world received that gift of light and power.

↑ Lewis, Bernard. What Went Wrong. [S.l.]: Oxford University Press, 2002. 3 p.
For many centuries the world of Islam was in the forefront of human civilization and achievement…. In the era between the decline of antiquity and the dawn of modernity, that is, in the centuries designated in European history as medieval, the Islamic claim was not without justification.

↑ Science, civilization and society
↑ Middle Ages
↑ commercial revolution
↑ The Scientific Revolution
↑ The Industrial Revolution - Innovations
↑ Thompson, William. Society in Focus. Boston, MA: Pearson, 2005. 0-205-41365-X Broek and Webb, "A Geography of Mankind" (2nd ed., 1973) at 199, 201; cf., Arnold Toynbee, "Change and Habit" (Oxford Univ., 1966).
[editar] Ver tambémOriente
Hemisfério ocidental
Cultura ocidental
História da Arte ocidental
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Mundo_ocidental"
Categorias: Antropologia | Sociologia | Classificação dos países
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé | !Esboços | !Esboços maiores que 10000 bytes
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasالعربية Asturianu Български Català کوردی Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Suomi Français Frysk Galego עברית Hrvatski Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 한국어 Latina Lietuvių Latviešu Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Română Русский Саха тыла Scots Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenščina Svenska ไทย Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 08h14min de 27 de março de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas