terça-feira, 3 de maio de 2011

10456 - AIATOLÁ KOMEIN

As candidaturas para a Eleição da Wikimedia Board of Trustees estão actualmente a ser aceites. Torne-se um candidato. [Esconder]
[Ajuda-nos com as traduções!]

Ruhollah KhomeiniOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde janeiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus
Rūḥollāh Mūsavī Khomeynī
روح الله موسوی خمینی

Líder Supremo do Irã
Mandato: 3 de dezembro de 1979 a
3 de junho de 1989
Sucedido por: Ali Khamenei

--------------------------------------------------------------------------------

Nascimento: 24 de setembro de 1902
Khomein, Markazi
Irã
Falecimento: 3 de junho de 1989 (86 anos)
Teerã, Irã

O Grande Aiatolá Sayyid Ruhollah Musavi Khomeini (em persa روح الله موسوی خمینی, transl. Rūḥollāh Mūsavī Khomeynī, Khomein, 24 de setembro de 1902 — Teerã, 3 de junho de 1989) foi uma autoridade religiosa xiita iraniana, líder espiritual e político da Revolução Iraniana de 1979 que depôs Mohammad Reza Pahlevi, na altura o xá do Irã. É considerado o fundador do moderno Estado xiita e governou o Irã desde a deposição do xá até à sua morte em 1989.

Costuma ser referido como Imã Khomeini dentro do Irã[1] e pelos seus seguidores ao redor do mundo, e como Aiatolá Khomeini fora de seu país. [2]

Índice [esconder]
1 A religião, a agitação política
2 Revolução islâmica no Irã
3 Crise dos reféns
4 Guerra Irã-Iraque
5 Falecimento
6 galeria
7 Referências
8 Bibliografia
9 Ligações externas

[editar] A religião, a agitação política
O jovem Khomeini.Nascido "Ruhollah Mousavi" (em persa روح‌الله موسوی‌), recebeu o estatuto de aiatolá (perito em religião/direito) nos anos 50. Em 1964 ele foi para o exílio, após o seu criticismo reiterado do governo do xá Mohammad Reza Pahlavi,sendo que este governava de forma corrupta e despótica. Ele fugiu para o Iraque, onde permaneceu até ser forçado a sair em 1978, altura em que ele foi para viver para Neauphle-le-Château na França. De acordo com Alexandre de Marenches (na altura chefe do "Service de Documentation Extérieure et de Contre-Espionnage", os Serviços secretos franceses), a França teria nesta altura proposto ao xá um "arranjo de acidente fatal de Khomeini". O xá declinou este assassínio, argumentando que isto faria dele um mártir.

[editar] Revolução islâmica no IrãEm 1925, um oficial do exercito persa, Reza Pahlevi, ganha fama ao sufocar uma revolta no norte, iniciada pelos comunistas. Pahlevi aproveitou seu posicionamento e instaurou uma ditadura, ao fazer com que o parlamento o nomeasse xá da Pérsia. Em 1941 – em plena Segunda guerra mundial – o xá se inclinava para o regime nazista. Ante esta situação, tropas britânicas e soviéticas invadem o país, para não perder a principal fonte de abastecimento de petróleo. Reza Pahlevi se exila na ilha Mauricio e abdica em favor de seu filho Mohamed Reza Pahlevi.

Este último, ao terminar a guerra se encontra com a direção do principal país exportador de petróleo do mundo, mas apesar de que esta situação geraria riquezas para o Irã, o nível de vida do povo não melhorava. Ao retirar as tropas estrangeiras de território iraniano, graças às pressões sociais, obrigam ao novo xá a nomear um primeiro-ministro: Mohamed Mossadeg.


Mohamed Mossadeg era um nacionalista, contrário à idéia de uma ingerência estrangeira na vida iraniana, e muito próximo à hierarquia islâmica xiita. Em sua gestão se nacionalizou o petróleo (1953) e fez abdicar o xá Reza Pahlevi. E assim, como Grã-Bretanha junto aos EUA promove um levantamento militar, que depõe finalmente Mossadeg, devolvendo o governo ao xá.

Desta forma começa um novo período no Irã, caracterizado por um monarca que quer converter a seu país em uma potência econômica e militar na região. Mas embora alguns avanços, seu governo se destacou por sua política de subordinação ao Ocidente e pelos métodos despóticos utilizados contra os dissidentes.

A esta situação se somou a inflação, a escassez de trabalho e os abusos dos direitos humanos. O sistema ocidental que queria impor o xá Reza Pahlevi não funcionou, o mal-estar popular foi crescendo até chegar à revolução. O líder religioso Ruhollah Khomeini por suas características pessoais, impôs-se como o líder indiscutível da revolução iraniana.

Em 16 de janeiro, o xá Reza Pahlevi abandona o país; em 10 de Fevereiro de 1979 volta Khomeini do seu exílio na França, dirige a revolução islâmica, deixa sem efeito o regime imperial e proclama a República Islâmica do Irã; devido ao asilo que outorgou os Estados Unidos ao xá – justificando-se em motivos de saúde – em Novembro se produz a expulsão da embaixada americana em Teerã e a seu pessoal como reféns - um total de 53 –, isto foi utilizado para pressionar e assim liberar recursos iranianos congelados – aproximadamente 23 bilhões de dólares - em contas nos Estados Unidos; em Agosto se anulam acordos de compras de armas aos EUA; a sua vez se interrompe o fornecimento de petróleo para esse país, e em Dezembro se dita uma nova constituição Teocrática. Desta maneira os EUA perdem o seu principal aliado no Golfo Pérsico.

Diferente do diz a mídia ocidental sobre o atual Irã, com a revolução, o índice de mulheres na Assembleia cresceu de 0%, na época do despótico xá, para 4,1%, enquanto países como Brasil (8,8%), EUA (16,3%) e Inglaterra (19,7%),[3] que deveriam ter uma participação maior das mulheres nos parlamentos, não a tem. Em 25 anos de República Islâmica, a porcentagem da presença feminina já atinge quase a metade daquela de certas nações ocidentais.

A Sharia, Lei Islâmica, foi adotada como se manda o Corão, as religiões existentes no pais tinham seus próprios tribunais, governados por suas próprias leis.

Embora seja uma teocracia islâmica há relativa liberdade no que tange aos adeptos das demais religiões abraâmicas, deste modo cristãos , zoroastristas e judeus têm inclusive representantes na Assembleia do país. No entanto, adeptos de crenças não abraâmicas, politeístas ou ateus são penalizados com a pena de morte. Homossexuais, prostitutas e mulheres infiéis também podem ser condenados à morte baseado na Sharia.

[editar] Crise dos refénsNos primeiros anos da revolução, entre 1979 e 1981, os seguidores de Khomeini mantiveram presos, por 444 dias, um evento conhecido como a crise iraniana dos reféns, 52 americanos na embaixada americana de Teerã. Khomeini afirmou, em 23 de fevereiro de 1980, que o Parlamento iraniano decidiria o destino dos reféns da embaixada americana. O presidente Jimmy Carter tentou salvar os reféns, mas a missão falhou quando os helicópteros enviados tiveram de enfrentar condições adversas de tempo do deserto em Tabas. Alguns iranianos consideraram isto um milagre. Muitos comentadores apontam este fracasso como a principal causa da perda de Carter nas eleições seguintes, ganhas por Ronald Reagan. Documentários televisivos mostraram mesmo que houve uma negociação entre Reagan e o Irã para alongar a crise até às eleições. Pouco depois deste ser eleito o problema foi "milagrosamente" resolvido. Os reféns voltaram aos EUA e Reagan marcou pontos na agenda internacional. Alegam que o Irã recebeu uma compensação em forma de armamento.

[editar] Guerra Irã-IraqueAnte o temor de que esta revolução se expandisse na região e em outros Estados islâmicos, os países ocidentais passaram a apoiar o regime de Saddam Hussein e o guia para uma guerra com o Irã. Assim, em 21 de Setembro de 1980, o exercito iraquiano realiza um ataque na fronteira com o Irã. A justificativa do Iraque se apoiava em uma velha disputa fronteiriça pela zona do Shatt Al–Arab, mas o verdadeiro objetivo era debilitar o regime iraniano e desta forma não permitir o avanço da ‘Revolução Islâmica’.

Destaque-se que Hussein era patrocinado e financiado pelo Ocidente e alguns países Árabes da região. No caso da Europa, certas empresas proveram a Hussein das bactérias químicas, que este não duvidou em utilizar, principalmente contra aldeias Curdas. A Guerra durou de 1980 a 1988 e produziu no lado iraniano a morte de 300.000 pessoas, deixando um saldo de centenas de milhares de pessoas com sequelas. Vale citar que o Irã utilizou-se de "soldados-crianças" nesta guerra, inclusive para desarmar minas terrestres iraquianas. Milhares de crianças morreram, sendo-lhes prometido o paraíso em troca de seu martírio.

[editar] FalecimentoKhomeini morreu no hospital, onze dias depois de uma operação feita para tentar parar uma hemorragia interna. Diz-se que uma multidão de mais de um milhão de iranianos reuniu-se à volta do local de enterro, que era suposto não ser conhecido à altura.

[editar] galeriaReferências↑ Moin , Khomeini, (2000), p.201
↑ ''BBC'': Historic Figures: Ayatollah Khomeini (1900–1989). BBC (4 de junho de 1989). Página visitada em 19-3-2010.
↑ Women in National Parliaments.
[editar] BibliografiaMoin, Baqer (2000), Khomeini: Life of the Ayatollah, St. Martin's Press, ISBN 0312264909



[editar] Ligações externasAyatullah Al-Odhma Assayed Ruhollah Khomeini (K.S.)
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Ruhollah KhomeiniO Commons possui multimídias sobre Ruhollah Khomeini[Expandir]v • ePessoa do Ano
[Expandir] 1927–1950

Charles Lindbergh (1927) · Walter Chrysler (1928) · Owen Young (1929) · Mahatma Gandhi (1930) · Pierre Laval (1931) · Franklin Delano Roosevelt (1932) · Hugh Samuel Johnson (1933) · Franklin Delano Roosevelt (1934) · Haile Selassie (1935) · Wallis Simpson (1936) · Chiang Kai-shek / Soong May-ling (1937) · Adolf Hitler (1938) · Josef Stalin (1939) · Winston Churchill (1940) · Franklin Delano Roosevelt (1941) · Josef Stalin (1942) · George Marshall (1943) · Dwight D. Eisenhower (1944) · Harry Truman (1945) · James F. Byrnes (1946) · George Marshall (1947) · Harry Truman (1948) · Winston Churchill (1949) · Forças Armadas dos Estados Unidos (1950)


[Expandir] 1951–1975

Mohammed Mossadegh (1951) · Elizabeth II (1952) · Konrad Adenauer (1953) · John Foster Dulles (1954) · Harlow Curtice (1955) · Hungarian Freedom Fighters (1956) · Nikita Khrushchev (1957) · Charles de Gaulle (1958) · Dwight D. Eisenhower (1959) · U.S. Scientists: George Beadle / Charles Draper / John Enders / Donald A. Glaser / Joshua Lederberg / Willard Libby / Linus Pauling / Edward Purcell / Isidor Rabi / Emilio Segrè / William Bradford Shockley / Edward Teller / Charles Townes / James Van Allen / Robert Woodward (1960) · John F. Kennedy (1961) · Papa João XXIII (1962) · Martin Luther King, Jr. (1963) · Lyndon B. Johnson (1964) · William Westmoreland (1965) · The Generation Twenty-Five and Under (1966) · Lyndon B. Johnson (1967) · The Apollo 8 Astronauts: William Anders / Frank Borman / James Lovell (1968) · The Middle Americans (1969) · Willy Brandt (1970) · Richard Nixon (1971) · Henry Kissinger / Richard Nixon (1972) · John Sirica (1973) · King Faisal (1974) · American Women: Susan Brownmiller / Kathleen Byerly / Alison Cheek / Jill Conway / Betty Ford / Ella Grasso / Carla Hills / Barbara Jordan / Billie Jean King / Carol Sutton / Susie Sharp / Addie Wyatt (1975)


[Esconder] 1976–2000

Jimmy Carter (1976) · Anwar Sadat (1977) · Deng Xiaoping (1978) · Ayatollah Khomeini (1979) · Ronald Reagan (1980) · Lech Wałęsa (1981) · The Computer (1982) · Ronald Reagan / Yuri Andropov (1983) · Peter Ueberroth (1984) · Deng Xiaoping (1985) · Corazon Aquino (1986) · Mikhail Gorbachev (1987) · The Endangered Earth (1988) · Mikhail Gorbachev (1989) · George H. W. Bush (1990) · Ted Turner (1991) · Bill Clinton (1992) · The Peacemakers: Yasser Arafat / F.W. de Klerk / Nelson Mandela / Yitzhak Rabin (1993) · Papa João Paulo II (1994) · Newt Gingrich (1995) · David Ho (1996) · Andrew Grove (1997) · Bill Clinton / Kenneth Starr (1998) · Jeffrey P. Bezos (1999) · George W. Bush (2000)


[Expandir] 2001–presente

Rudolph Giuliani (2001) · The Whistleblowers: Cynthia Cooper / Coleen Rowley / Sherron Watkins (2002) · The American Soldier (2003) · George W. Bush (2004) · The Good Samaritans: Bono Vox / Bill Gates / Melinda Gates (2005) · Você (2006) · Vladimir Putin (2007) · Barack Obama (2008) · Ben Bernanke (2009) · Mark Zuckerberg (2010)




Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ruhollah_Khomeini"
Categorias: Mortos em 1989 | Aiatolás | Líderes religiosos
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Janeiro de 2010 | !Artigos destacados na Wikipédia em hebraico
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasالعربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Bosanski Català Cebuano Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti فارسی Suomi Føroyskt Français עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Ido Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული 한국어 Kurdî Latina Lietuvių Latviešu മലയാളം मराठी Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski پنجابی پښتو Runa Simi Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் తెలుగు ไทย Tagalog Türkçe Українська اردو Tiếng Việt Winaray ייִדיש 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 02h31min de 26 de fevereiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas