sexta-feira, 4 de março de 2011

9609 - IMIGRANTES ESPANHÓIS NO BRASIL

Imigração espanhola no BrasilOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estima-se que quinze milhões de brasileiros sejam descendentes de imigrantes espanhóis, a maioria vivendo em São Paulo.[1]

Índice [esconder]
1 Histórico
2 O Brasil como novo destino
3 Os galegos na cidade e os andaluzes no campo
4 Referências

[editar] HistóricoA grande imigração espanhola só começou em fins do século XIX, devido ao agravamento dos problemas sócio-econômicos naquele país que não tinha uma politica boa.

A presença espanhola em terras brasileiras acontece desde o início da colonização do Brasil. Porém só se pode falar de uma efetiva imigração de espanhóis para o Brasil a partir do final do século XIX.

[editar] O Brasil como novo destinoNo final do século XIX, com o desenvolvimento da tecnologia naval, milhares de pessoas saíram da Europa em busca de melhores condições de vida nas Américas. No caso da Espanha, a imensa maioria rumava para suas colônias ou ex-colônias, pelos laços históricos e culturais que mantinham e, por esse fato, os destinos preferidos dos imigrantes espanhóis eram a Argentina, o Uruguai e Cuba. Todavia, alguns desses países hispânicos passaram a enfrentar problemas financeiros e deixaram de ser um destino atrativo para os espanhóis. Ao mesmo tempo, o Brasil estava atraindo imigrantes, a fim de abraçar as colheitas de café que se expandiam largamente pelo País. A riqueza gerada pelo café acabou por seduzir milhares de espanhóis, que partiram para o Brasil à procura de uma nova vida. Quando aqui chegaram, espalharam suas culturas por todo o Brasil. A cultura Espanhola foi passada de pai a filho, até chegar aos dias de hoje. Assim como eles passaram suas crenças e culturas para cá com a imigração, também passamos a nossa, a partir da hora que um brasileiro vai para outro país que não tem nossos costumes e nossa cultura.

[editar] Os galegos na cidade e os andaluzes no campoOs primeiros espanhóis chegaram ao Brasil na década de 1880. Até o final do século XIX, a grande maioria era de galegos, que se fixaram principalmente em centros urbanos brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Devido à grande semelhança entre galegos e portugueses, aqueles eram muitas vezes confundidos com estes.

No começo do século XX passaram a predominar os andaluzes. Com a decadência da imigração italiana no Brasil, os espanhóis foram atraídos aos milhares para o Brasil a fim de substituir a mão-de-obra italiana no café. Outros grupos importantes foram os catalães, bascos e valencianos.

Formou-se rapidamente uma comunidade espanhola de operários, trabalhando nas nascentes indústrias brasileiras. Cerca de 78% dos espanhóis ficaram concentrados no estado de São Paulo. Estima-se que, entre 1880 e 1960, mais de 750 mil espanhóis imigraram para o Brasil. Apenas os portugueses e italianos chegaram em maior número.

A Guerra Civil Espanhola formou um novo fluxo de imigrantes que fugiram para o Brasil. O crescimento da economia espanhola após a guerra fez o número de imigrantes cair e passou a ser pouco significativa.

Referências↑ Página do Ministério de Negócios Estrangeiros da Espanha
[Expandir]v • eMigração no Brasil
[Expandir] Migração externa

Imigrações América Estados Unidos
Ásia Coreia • China • Japão • Oriente Médio
Europa Alemanha (ES, MG, RO, PR, RS, SC, SP) • Espanha • Finlândia • Itália (MG, RS) • Lituânia • Países Baixos (MG, SP, PR) • Polônia • Portugal • Suíça • República Checa • Ucrânia


Emigrações Emigrações recentes • Brasiguaios • Dekasseguis


[Expandir] Migração interna

Nordestina


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_espanhola_no_Brasil"
Categorias: Imigrações no Brasil | Hispano-brasileiros | Relações entre Brasil e Espanha
Categoria oculta: !Artigos sem interwiki desde Setembro de 2009
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Esta página foi modificada pela última vez às 01h29min de 26 de novembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT5 WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas