quinta-feira, 3 de março de 2011

9598 - BARÃO ESCWEGE

Brasil - Geologia, Recursos Minerais, Hídricos e Mineração


BRASIL - CRONOLOGIA 500 ANOS DE MINERAÇÃO
(Continuação)

OURO - FERRO - DIAMANTE
PERÍODO - 1808 - 1889 Retorna


1808. Transferência da Corte portuguesa para o Brasil, com a chegada da Família Real. Reaberta a estatal Real Extração de Diamantes, sob direção do Intendente Manuel Ferreira Câmara. Carta régia autoriza o Intendente Câmara a utilizar capital da Real Extração de Diamantes na construção de uma usina de ferro no Serro do Frio, em Morro do Pilar, Minas Gerais.

1809. Frederico Varnhagen, engenheiro alemão, é encarregado pelo Governo de São Paulo de elaborar um projeto siderúrgico no Rio Ipanema, próximo a Sorocaba.

1810. Carta régia cria o Estabelecimento Montanístico da Extração de Ferro das Minas de Sorocaba, mais tarde denominado Real Fábrica de São João do Ipanema.

- Criado por D. João VI o Real Gabinete de Mineralogia do Rio de Janeiro, com o Barão de Eschwege, também engenheiro alemão, chamado para o dirigir e ensinar aos mineiros técnicas avançadas de extração mineral.

- Encontrado mercúrio no Tripuí, próximo a Vila Rica, Minas Gerais.

1811. Eschwege chega a Minas e inicia em Congonhas do Campo os trabalhos de construção de uma fábrica de ferro, denominada de "Patriótica", empreendimento privado, sob a forma de sociedade por ações.

1812. O paládio é descrito por Wollaston, a partir de estudo da platina, oriunda do Córrego das Lajes, no Morro do Pilar, Minas Gerais.

- A usina de ferro de Eschwege produz em escala industrial.

- Em Itabira do Mato Dentro (atual Itabira), Minas, pela primeira vez é extraído ferro por meio de malho hidráulico, com a ajuda do Barão de Eschwege, que inova a mineração de ouro brasileiro introduzindo os pilões hidráulicos na lavra do coronel Romualdo José Monteiro, em Congonhas do Campo.

- Publicado em Londres o livro de John Mawe, intitulado Travels in the Interior of Brazil, Particularly in the Gold and Diamond Districts of that Country

1813. John Mawe publica o livro A Treatise of Diamonds and Precious Stones. Including their Natural and Commercial History.

1815. Produzido ferrogusa pela primeira vez no Brasil, na fábrica de Morro do Pilar, construída pelo Intendente Câmara.

1817. Aprovados pelo Governo os estatutos das sociedades de mineração, que estabeleciam nomes para a fundação da primeira companhia mineradora do Brasil, sugeridas por Eschwege.

1818. Descobertas minas de manganês em Nazaré, Bahia.

- Produzido ferrogusa na fábrica de São João do Ipanema, São Paulo.

1819. Criada a primeira companhia de mineração, por Eschwege - a Sociedade Mineralógica - para explorar o ouro da mina de Passagem, nas proximidades de Vila Rica.

- José Bonifácio de Andrada e Silva, em discurso na Academia Real de Ciências de Lisboa, salienta as ocorrências de minerais do Brasil.

1822. Proclamada a independência do Brasil, em 7 de setembro, por Dom Pedro, aclamado primeiro Imperador.

1824. A noção de direito de pesquisa e lavra de jazidas minerais é introduzida na primeira Constituição do País. Organizada a Imperial Brasiliana Mining Company, que começa a lavrar ouro na mina de Gongo Soco, em Santa Bárbara, Minas Gerais

1825. O naturalista alemão Friedrich Sellow faz observações sobre ocorrência de carvão em São Jerônimo, Rio Grande do Sul.

1827. O engenheiro de minas Jean Monlevade estabelece importante fábrica de ferro no distrito de São Miguel do Piracicaba.

1828. Organizada a General Mining Association, com quatro minas, em São José del'Rei (atual Tiradentes).

1830. A Saint John d'EI Rey Mining Company instala-se em São João del Rei.

1832. A Brazilian Gold Company é implantada em Itabira do Campo (atual Itabirito) explorando a mina de Cata Branca. O fim do monopólio real desencadeia um novo boom na produção de diamantes. Bernardo Pereira apresenta projeto de lei para a criação de uma escola de Geologia, Mineralogia e Metalurgia em Minas Gerais.

1833. Publicado em Berlim o livro Pluto Brasiliensis, do Barão de Eschwege, uma contribuição importante para a mineração e a geologia no Brasil. Em Cocais, Minas Gerais, é fundada a National Brazilian Mining Association.

1834. Fundada a Serra da Candonga Gold Mining Company, no distrito de São Miguel e Almas (pertencente ao atual Município do Serro), Minas Gerais. A Saint John d'El Rey transfere-se para a mina Morro Velho (no atual Município de Nova Lima), Minas Gerais.

1837. Augusto Kersting tenta explorar carvão em Santa Catarina.

1839. Guilherme Bouliech estuda o carvão de Santa Catarina. O engenheiro Jules Parigot é encarregado de estudar o carvão catarinense.

- Estudado pelo engenheiro Mabilde o carvão de Arroio dos Ratos, Rio Grande do Sul.

1840. O Governo Imperial encarrega o engenheiro Parigot de explorar carvão com financiamento do Estado.

1842. Encontrados diamantes na serra da Chapada Vermelha.

1843. O engenheiro Vaie estuda o carvão de Santa Catarina.

1844. Achados diamantes na Serra do Sincorá.

1846. Henwood descreve a mina da Descoberta, em Caeté, Minas Gerais.

1847. O Museu Imperial, que possuía a Seção de Mineralogia e Geologia, transforma-se no Museu Nacional, importante centro de pesquisa mineral.

1848. Inácio Veloso Pederneiras estuda o carvão de Arroio dos Ratos, no Rio Grande do Sul, e dá posição favorável para a exploração.

1850. Descobertas jazidas de diamante no Rio Bagagem, onde foi encontrado o maior diamante do Brasil, o Estrela do Sul, com 254 quilates em estado bruto.

1852. Os engenheiros Edward e Alfred Mornay obtêm concessão, em 7 de agosto, para a construção da estrada de ferro do Recife, ligando a cidade até ponto navegável no curso médio do Rio São Francisco, passando por Água Preta e Garanhuns.

1853. Criada a Recife and São Francisco Railway Company, para construir a estrada de ferro Brazilian Street Railway.

- James Johnson começa a exploração do carvão de Santa Catarina, financiada pelo Estado.

1858. Criada a Montes Áureos Brazilian Gold Mining Co., Ltd., no Maranhão.

1861. Criada a East d'EI Rey Mining Company, Ltd.

- O Visconde de Barbacena obtém privilégio para a exploração do carvão de Santa Catarina

1862. Criada a Santa Bárbara Gold Mining Co., Ltd, com a finalidade de trabalhar a mina do Pari, no Rio Piracicaba, em Santa Bárbara, Minas Gerais.

- Criada a Dom Pedro North d'El Rey Gold Mining Company, Ltd., para lavrar ouro em Morro Santa Ana, na Serra de Antônio Pereira, perto de Mariana, Minas Gerais.

1863. Criada a Roça Grande Brazilian Gold Mining Company, Ltd., para explorar ouro perto de Caeté, Minas Gerais.

1864. Primeira concessão de pesquisa de petróleo no Brasil.

- Thomas Danny Sargent obtém concessão, em 30 de novembro, para explorar ferro, chumbo e outros minerais em Camamu e Ilhéus, Bahia, onde também procura óleo e turfa

1866. John Charies obtém concessão, em 17 de janeiro, para pesquisar carvão, ferro, chumbo e outros minerais em Cachoeira e Chapada Diamantina.

- Richard Francis Burton e seu sócio Augusto Teixeira Coimbra obtêm concessão, em 29 de setembro, para pesquisar chumbo, estanho e outros metais em Iporanga.

1867. Descobertas as jazidas de diamantes de Douradinho e Água Suja.

1870. Primeira viagem de Orville Adelbert Derby ao Brasil. Ainda estudante, veio como participante da Expedição Morgan, dirigida por Charles F. Hartt. Esteve em Pernambuco, onde na companhia do naturalista DeBorden Wilmont, organizou uma importante coleção de fósseis da formação Maria Farinha.

1871. No verão de 1871, na segunda viagem da Expedição Morgan, outra vez, acompanhando Hartt, Derby retornou ao Brasil, desta vez para explorar o vale do rio Amazonas. Nessa ocasião, realizou, no baixo curso do rio Tapajós, uma importante coleta de fósseis carboníferos nos cálcários da formação Itaituba.

1872. Thomas Dutton obtém concessão, em 31 de julho, para explorar magnetita nas margens do Rio Piúma.

- Luiz Matheus Maylask obtém concessão para explorar carvão e petróleo em Sorocaba, Itapetininga e Itú, São Paulo.

- Criada a Rio Grande do Sul Gold Mining Company, Ltd.

1873. A Brazilian Consols Gold Mining Company, Ltd. obtém a propriedade de Taquara Queimada, no flanco da Serra de Ouro Preto, entre Mariana e Antônio Pereira, Minas Gerais.

- Explorado cobre em Caçapava, Rio Grande do Sul.

1874. Criada a Associação Brasileira de Mineração.

- Orville A. Derby publica seu primeiro trabalho sobre a Geologia do Brasil : " On the Carboniferous Braquiopoda of Itaituba, Rio Tapajós " . Foi publicado no Bulletin of Cornell University, Ithaca (vol. 1, nº 2) (Tese de doutorado).

- Luiz Maylask obtém concessão para explorar carvão de pedra em Águas Brancas, em Tatuí, São Paulo.

1875. Criada pelo Imperador Dom Pedro II a Comissão Geológica do Império, com a contratação dos geólogos Charles Frederick Hartt, Orville Derby, John Branner e Richard Rathbum e dos engenheiros civis brasileiros Francisco José de Freitas e Elias Fausto Pacheco Jordão (1849-1901), este último, o primeiro brasileiro a estudar engenharia civil na Universidade de Cornell, onde se doutorou em 1874, no mesmo ano do doutoramento de Orville Derby.

1876. Fundada a Escola de Minas de Ouro Preto, em 12 de outubro, pelo francês Claude-Henri Gorceix, seu primeiro diretor.

- Criada a Pitanguy Gold Mines, Ltd., que iria minerar ouro em Jacutinga, em Santa Bárbara, Minas Gerais.

1877. Extinta a Comissão Geológica do Império.

1878. Vangham estuda o carvão de Santa Catarina e menciona a ocorrência em duas camadas - Barro Branco e Bonito. Referência feita ao carvão do Paraná por José Joaquim Pereira Branco, em artigo relativo a sua ocorrência.

- Criada a Gold Fields of Brazil, Ltd., no Rio Grande do Sul.

1880. Construída a Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, para transportar o carvão das minas de Santa Catarina ao porto de Laguna

- Criada a Brazilian Gold Mines Company, Ltd., em Minas Gerais, que iria lavrar a mina da Descoberta, em Caeté.

1881. Charles Normaton obtém concessão, em 17 de julho, para lavrar xisto betuminoso na bacia do Taubaté/Tremembé, no vale do Rio Paraíba do Sul, São Paulo, nascendo a Companhia do Gás e Óleos Minerais de Taubaté.

1883. Pedro Rampi obtém concessão, em 10 de dezembro, para explorar carvão e outros minerais em Santo Antônio de Ibituva, em Ponta Grossa, Paraná.

- W. C. Eutis apresenta análise da gibbsita de Mariana, Minas Gerais.

1884. Criada a Ouro Preto Gold Mines of Brazil, Ltd., em Minas Gerais.

- Henri Gorceix estuda a bacia do Fonseca, próximo a Ouro Preto, Minas Gerais.

- Criada a São Bento Gold States, Ltd., em Minas Gerais.

1886. Criada a Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo, dirigida por Orville Derby e pelo petrógrafo Eugen Hussak.

- Criada a São José d'El Rey Gold Mining Co., Ltd., em Minas Gerais.

1888. O engenheiro Henrique Hargreaves menciona grandes camadas de manganês ao longo do ramal de Ouro Preto da Estrada de Ferro Central do Brasil.

- O metalurgista. Gerspadier constrói o alto forno de Esperança, uma das primeiras siderúrgicas a funcionar no País, em Itabira do Campo (atual Itabirito) e Miguel Burnier, Minas Gerais.

1889. Proclamada a República, em 15 de novembro, pelo Marechal ManueI Deodoro da Fonseca, primeiro Presidente do Brasil.

======================================================

Atenção: Se você tiver alguma sugestão sobre um fato marcante que venha aprimorar e aperfeiçoar a Cronologia da Mineração no Brasil, envie sua sugestão através do e-mail: nelsoncustodio@ig.com.br
======================================================

Retorna





COPYRIGHT AUITOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas